Blog voltado para discussão sobre as ações e construções dos processos de ensino e de aprendizado, políticas públicas de educação e concursos públicos, além de ser um espaço colaborativo tentando estabelecer uma aprendizagem coletiva com trocas de experiências dentro deste imenso e maravilhoso universo chamado EDUCAÇÃO.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
Envolvimento dos pais melhora rendimento escolar, diz estudo
Estudantes invadem prédio na USP e fazem reivindicações
PARALIZAÇÃO NACIONAL
MEC notifica 74 faculdades por fraude no ProUni
Justiça libera Prefeitura (São Paulo) de garantir vaga em creche
domingo, 26 de abril de 2009
FGV: municipalização de escolas não melhora ensino
quinta-feira, 23 de abril de 2009
Governo anuncia vacinação contra gripe para grupo de alunos da rede estadual em SP
Receita Federal vai fiscalizar bolsistas do ProUni e criar "malha fina", diz MEC
Alunos são transferidos por ameaçar professora de morte
Funcionários da USP decidem fazer greve a partir de 5 de maio
Além do vestibular, Enem deve avaliar aluno de graduação
Câmara aprova oferta de merenda para o ensino médio
Municípios ignoram fundamental de nove anos
Aposentadoria especial: novas informações
Undime reunirá secretários de educação em Curitiba
Fernando Haddad lança hoje Conferência Nacional de Educação
FNDE disponibiliza guia do livro didático na internet
Prefeituras de São Paulo podem aderir ao Saresp
Donos de carro de luxo têm bolsa do ProUni
Governo federal altera repasse de verba do Fundeb
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Fundamental de 9 anos deve ser garantido até o fim do ano
Fonte: Nota10.com.br
Municípios de 17 estados que ainda não implantaram o ensino fundamental de nove anos têm prazo até dezembro para estruturar os sistemas para assegurar a matrícula de crianças de seis anos em suas redes. Dos 5.563 municípios do país, 868 estão nessa condição. Em 2010, a matrícula de estudantes de seis anos será obrigatória. Para ajudá-los a vencer as dificuldades, o Ministério da Educação (MEC) realiza um esforço concentrado, até o mês de junho, para tirar dúvidas dos gestores. As reuniões com esse objetivo começaram em agosto de 2008. Quatro estados concentram o maior número de municípios que ainda não implantaram o ensino fundamental de nove anos. São Paulo aparece em primeiro lugar com 354 municípios, a Bahia (141), o Maranhão (89) e o Pará (92). A coordenadora-geral do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica, Edna Borges, informou que, além dos encontros com técnicos e gestores das secretarias municipais, o MEC preparou um roteiro informativo que aborda o assunto sob três aspectos: oferece 40 perguntas e respostas sobre as dúvidas mais frequentes; a legislação federal do ensino de nove anos; e textos sobre a organização pedagógica da escola para receber a criança de seis anos. O roteiro informativo está disponível para consulta e reprodução no Portal do MEC. A adoção do ensino fundamental de nove anos está descrita na Lei n.º 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. A expectativa do ministério é que no próximo ano, quando 100% das redes tiverem implantado o que determina a lei, cerca de 3,2 milhões de alunos de seis anos estarão matriculados no primeiro ano (série). Na avaliação de Edna Borges, o ingresso aos seis anos colabora para melhorar a aprendizagem das crianças e oferece mais tempo aos professores para construir o processo de alfabetização e letramento. A coordenadora também considera positivo o desempenho da maioria das redes. De 2006 ao início de 2009, sistemas de nove estados e o Distrito Federal incluíram 100% das suas redes, conforme prevê a lei. São 4.695 municípios. Para apoiar as atividades dos professores das séries de alfabetização, o MEC enviará aos sistemas de ensino públicos, até o início das aulas de 2010, uma publicação que orienta como trabalhar a linguagem e a escrita com alunos de seis anos. O material foi encomendado ao Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Os conteúdos, segundo Edna Borges, foram produzidos por especialistas em alfabetização de crianças. O material aborda temas como o letramento, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, o diálogo com as práticas pedagógicas. Em 2007 e 2008, os sistemas receberam o primeiro material sobre a inclusão de alunos de seis anos.
Assim se compra a liberdade de expressão
Comissão do Senado aprova hasteamento obrigatório da bandeira nacional em escolas
A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) um projeto de lei que obriga o hasteamento da bandeira nacional em escolas públicas e particulares pelo menos uma vez por semana. O projeto agora segue para a Câmara.
Segundo o texto do projeto de lei nº 184/03, de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), a medida é válida para escolas do ensino fundamental e médio.
No relatório, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) acolheu o mesmo texto do parecer aprovado antes pela Comissão de Educação, em que o hasteamento semanal foi estendido também às escolas ensino médio.
A emenda retirou ainda do texto a menção de que o ato seja acompanhado da execução do Hino Nacional, medida considerada desnecessária, já que a legislação referente à forma e à apresentação dos símbolos nacionais --lei nº 5.700/1991, que determina que o hino seja sempre executado nas ocasiões em que a Bandeira Nacional for hasteada.
Senado aprova fim de taxa dos vestibulares das federais para alunos da rede pública
Aluno que faz exercícios tem melhor rendimento em sala de aula.
Fonte: minhavida.uol.com.br
Uruguai ensinará português nas escolas públicas de 2010
Fonte: 22/04/2009 - 13h00
Algumas escolas poderão adiantar o processo, começando antes do que está previsto.
Ministério da Educação afirma que criou curso para docentes
Internet chega a escolas que não são informatizadas
Fonte: DA SUCURSAL DO RIO - Folha de São Paulo
Professor sem preparo trava uso de computador em escola
Colégios também sofrem com falta de estrutura para abrigar equipamentos Laboratórios de informática são subutilizados por falta de conhecimento técnico dos professores para aplicá-los no ensino A implantação de laboratórios de informática em todas as escolas públicas do país até o fim de 2010, prometida pelo governo Lula, esbarra no despreparo dos professores para usar o computador e na falta de manutenção dos equipamentos e das instalações, responsabilidade de Estados e municípios.
Butantã tem a melhor escola, e Brasilândia, a pior.
Vinte quilômetros e 590 posições separam a melhor e a pior escola estadual de ensino médio da capital.
No topo, a Alberto Torres, no Butantã (zona oeste), tem por trás da pontuação 77 anos de história, boa infraestrutura e uma localização privilegiada. Ao lado do Instituto Butantan, a unidade é arborizada e possui biblioteca, laboratório e campo de futebol.
Na outra ponta, a escola Professor Renato de Arruda Penteado, na região da Brasilândia (zona norte), teve rendimento insuficiente em português, ciências e matemática. Segundo alunos, esse é o resultado da soma de falta de estrutura, sujeira, baderna e violência em sala de aula.
O ranking foi feito pela reportagem com base nos dados do Saresp 2008 (sistema de avaliação escolar do governo estadual).