sexta-feira, 10 de março de 2017

São Paulo tende a ser primeira cidade a implementar BNCC

A prefeitura de São Paulo e o Ministério da Educação (MEC) assinaram ontem (9) um protocolo de intenções de cooperação técnica para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na rede municipal de ensino. O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que propôs um desafio ao prefeito João Doria (PSDB), que aceitou, para que o município fosse o primeiro do País a colocar em prática o documento que deve nortear o currículo das escolas. Haverá, segundo a prefeitura, troca de informações e disponibilidade de pessoal para atuação em projetos conjuntos voltados à educação básica, embora os detalhes das ações não tenham sido fornecidos.

A proposta final da BNCC, que está em processo de elaboração há três anos, deve ser apresentada em abril pelo MEC para ser analisada pelo Conselho Nacional de Educação, conforme previsão da secretária executiva da pasta, Maria Helena Guimarães de Castro. A Base deve entrar em vigor em 2018 e é aguardada, sobretudo, porque está atrelada à Reforma do Ensino Médio, que entrou em vigor no mês passado.

Mendonça Filho disse que "tudo o que acontece em São Paulo repercute no Brasil", justificando o acordo. Ele anunciou ainda um convênio que prevê repasse de R$ 26,9 milhões de recursos federais para a aquisição de 8.470 notebooks e 242 impressoras 3D para a rede municipal no segundo semestre. 242 laboratórios receberão os equipamentos, o que deve atender 228 mil alunos.
 
O secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, disse que a medida vai contribuir para que os alunos da rede possam ter aulas de programação do 1º ao 5º ano, sob novo conceito de educação digital. A escolha das escolas, garantiu Schneider, priorizou as unidades da periferia da cidade.

Governo federal e municipal de São Paulo assinaram também um termo de cooperação técnica com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para formulação da Prova São Paulo, avaliação criada em 2007 e extinta em 2013. 

Publicado edital para contratar empresa que fará Concurso de Diretor

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (9), Poder Executivo, Seção I, o edital de pregão eletrônico para contratação da empresa que realizará o Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos de Diretor de Escola. 

O concurso deve prover 1.878 cargos, mais os que vierem a vagar, nos termos da legislação vigente. O prazo para oferecimento das propostas encerra-se em 20 de março. A escolha da empresa vencedora será na mesma data, às 10h.

Escolhida a empresa, o edital do concurso deve ser publicado.