segunda-feira, 8 de junho de 2009

Salário de professor deve se igualar ao de outros profissionais até 2015

É esperar para ver. Fonte: 08/06/2009 - 15h44 - Simone Harnik - UOL educação - Em São Paulo
O salário dos professores deve se igualar à remuneração de profissionais com nível superior até 2015, afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta segunda-feira (8). Atualmente, o piso nacional do magistério é de R$ 950.
De acordo com o ministro, em quatro anos, a remuneração dos docentes se aproximou à de outros profissionais que concluíram a faculdade. A diferença nos salários passou de 86%, em 2003, para 61%, em 2007, disse Haddad."Se mantivermos esse passo, em algum lugar no tempo, entre 2014 e 2015, o professor com nível superior não ganhará menos do que a média de outros profissionais de nível superior", afirmou. Valorização da carreiraDe acordo com o ministro, a valorização da carreira docente também passa pelo aumento da exigência para acesso aos cursos superiores de formação e para ingresso na carreira.A intenção do ministério é instituir notas mínimas para ingresso nas licenciaturas - responsáveis pela formação de professores do ensino fundamental e médio -, e instituir um sistema unificado para a contratação de professores pelo país. Os estados e municípios que aderirem só deverão contratar docentes que tiveram as melhores classificações e notas em uma prova.As afirmações foram feitas em debate realizado pelo Estadão, juntamente com o secretário da Educação de São Paulo, Paulo Renato.

Escolha dos livros do período de 2010 a 2012 começa nesta segunda-feira

Fonte: 08/06/2009 - 12h39 - Da Redação - UOL educação - Em São Paulo
Começa nesta segunda-feira (8) o período de escolha de livros didáticos de 1ª a 5ª séries da rede pública do ensino fundamental. As obras serão oferecidas pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), financiado e executado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Professores e diretores têm até o dia 28 de junho para optar pelos livros que serão usados de 2010 a 2012 no programa. os livros devem durar três anos, sendo reaproveitados por outros alunos a cada novo período letivo, exceto as cartilhas de alfabetização do 1º e 2º ano, classificadas como consumíveis.A escolha ocorrerá exclusivamente pelo site www.fnde.gov.br. Informações sobre as obras podem ser consultadas no Guia do PNLD 2010, que foi enviado para as escolas participantes e também pode ser consultado pela web.Com conteúdo já adaptado ao novo acordo ortográfico da língua portuguesa, as disciplinas disponíveis para escolha são: letramento e alfabetização linguística e alfabetização matemática (1º e 2º ano); geografia, história e ciências (2º ao 5º ano); língua portuguesa e matemática (3º ao 5º ano); e história regional e geografia regional (4º ou 5º ano). Incentivo para as escolasComo forma de promover o período de opção dos livros, o FNDE instituiu o concurso Escolha Premiada. Dividido em quatro categorias - que ordenam os 26 estados e o Distrito Federal conforme a quantidade de escolas e sua distribuição em áreas rurais e urbanas -, o concurso vai premiar as quatro secretarias estaduais e as 12 secretarias municipais de educação que tiverem maior participação no registro da escolha.Também receberão prêmios as três escolas de cada município vencedor que mais rapidamente registrarem sua opção. Ao final do concurso, serão distribuídos 52 acervos completos do PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola), com 559 obras cada, totalizando cerca de 30 mil livros.Segundo a coordenadora-geral dos programas do livro, Sonia Schwartz, o principal objetivo do prêmio é "evitar o congestionamento do sistema para registro das opções na última semana do prazo". Participarão da Escolha Premiada apenas as escolas que optarem pelos livros entre 8 e 21 de junho.

Simulado do novo Enem feito por cursinho (Anglo) está online; confira

Fonte: 08/06/2009 - 11h40 - Da Redação - UOL Vestibular - Em São Paulo
O Sistema Anglo de Ensino realizou no último domingo (7) simulado com conteúdo nos moldes do novo Enem. A prova já está online; confira:
A prova teve menos questões (100) do que o novo exame, que terá 180. Está disponível também a resolução do exame.O simulado foi aplicada em 140 cidades de 10 Estados: ao todo, mais de 70 mil estudantes realizaram a prova.Nos dias 29 e 30 de agosto o Anglo fará um novo simulado, com o mesmo número de perguntas do Enem deste ano - 180 questões. Alunos de 1º e 2º anos do ensino médio poderão fazer a prova como treineiros.

Escola privada não terá de fazer prova estadual - SARESP

Ainda bem que a incoerência foi resolvida, pois o governo só poderia obrigar se pagasse os gastos, como isso não aconteceria seria muito autoritarismo junto aos sistemas de ensino privados. Até porque a prova é feita para a realidade da rede pública e acabaria criando um abismo entre as médias das escolas públicas com as privadas. Como já acontece com outras avaliações institucionais.
Fonte: 06/06/2009 - 10h07 - FÁBIO TAKAHASHI - da Folha de S.Paulo
O Conselho Estadual de Educação publicou ontem norma que desobriga as escolas particulares de São Paulo a participarem do Saresp (exame de avaliação de aprendizagem aplicado pelo governo estadual). A princípio, a obrigatoriedade começaria neste ano. A nova deliberação do órgão diz que o Estado não pode exigir que as instituições privadas arquem com os custos, por volta de R$ 10 por aluno, sem que haja uma lei sobre o assunto, aprovada pela Assembleia. Afirma também que não há previsão orçamentária (recursos destinados) para que a Secretaria Estadual da Educação assuma as despesas. A obrigatoriedade havia sido determinada também com uma deliberação do conselho. A ideia era "oferecer elementos para uma atuação mais direcionada da equipe de supervisão, assim como subsidiar as próprias escolas em seu planejamento na busca da qualidade do ensino ministrado". O órgão afirma que enviará, juntamente com a Secretaria da Educação, um projeto de lei ao Legislativo sobre o tema. Atualmente, as escolas privadas de ensino básico só são avaliadas por meio do Enem, exame do governo federal, restrito ao ensino médio. Com a deliberação de ontem do conselho estadual, as escolas privadas podem escolher se participam ou não da prova, criada inicialmente para avaliar a rede estadual. O exame deste ano será em novembro. "Não temos medo de avaliação, mas não podem nos obrigar a arcar com os custos. Nem com uma lei", diz o presidente do Sieeesp (sindicato da rede particular), Benjamin Ribeiro da Silva.

Atraso deixa aluno de escola municipal de São Paulo sem uniforme no frio

Não é a primeira vez que atrasa. Infelizmente os pais ficam nas mãos da SME e das escolas. Mas como sempre ao questionar os responsáveis falam como se nada tivesse ocorrido. Uma vergonha.
Fonte: 08/06/2009 - Jéssika Torrezan - do Agora
Os alunos da rede municipal passaram a semana mais fria do ano até agora sem os uniformes de inverno. Apenas 48 das 1.026 escolas --menos de 5%-- haviam recebido os kits até a última quinta. Só 30 mil dos 730 mil estudantes receberam os uniformes até o final da semana passada. Assim como ocorreu com os kits de verão e os materiais, a secretaria atrasou a entrega do conjunto de frio e mudou novamente o prazo da conclusão da distribuição. Segundo a administração Gilberto Kassab (DEM), até o dia 23 de junho as crianças receberão os uniformes. Se o prazo for cumprido, a entrega dos kits terminará a menos de um mês do fim do primeiro semestre letivo, que será encerrado no dia 22 de julho. "Nem espero mais. Já sei que, quando as aulas começam, tenho de comprar roupa e material", dia a mãe Lusinete Teixeira, 38 anos, cujo filho estuda em uma escola da Bela Vista (região central). Os uniformes de frio --cinco pares de meia, um par de tênis e um agasalho de tactel-- começariam a ser entregues no dia 18 de maio, mas a distribuição só começou na semana passada por conta de problemas com o fabricante dos tênis. Antes do dia 18, a primeira data era 1º de abril. O término estava marcado para 31 de maio. Apesar de o uso do uniforme ser obrigatório, as escolas permitem que as crianças usem outros agasalhos para frequentar as aulas. A entrega dos kits de verão atrasou quatro vezes neste ano, até ser concluída, no dia 15 de maio. "O meu menino estava vindo de sandália até esses dias. Agora, com o frio, comprei um tênis para ele, já que, pelo jeito, o tênis da prefeitura vai chegar só no verão", afirma a diarista Keila Farias, 32 anos. Avó de duas meninas que estão no ensino fundamental, a aposentada Severina Regina da Silva, 58 anos, resume a situação: "Se a gente for depender das datas de distribuição do governo, as crianças vão usar o uniforme de frio no verão e camiseta e sandália no inverno."