quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Quadro números de inscritos - Concurso SME SP

Números de inscritos Acesso Coordenador pedagógico: 7688 Diretor de Escola: 6859 Supervisor de ensino: 1053 Total de inscritos: 15600 Ingresso Educação Física: 17385 Língua Portuguesa: 12880 Artes: 6781 História: 7204 Geografia: 4889 Ciências: 5513 Matemática: 8008 Inglês: 7676 Química: 404 Física: 487 Biologia: 734 Total de inscritos: 71961

Pais reclamam que leite não chega em casa

Não sou contra os programas suplementares, penso até que o governo tem a função de garantir os elementos de permanência no espaço escolar. O que me deixa indignado é a forma como as ações são tratadas. Os pais devem ter o leite, pq é uma promessa da sme, não acredito que não queiram entregar, como existiu uma mudanças, demanda de um tempo para adaptação e arrumar a "casa". O que me deixa triste é em saber que os pais argumentam que os filhos não faltaram na escola (de acordo com os critérios da rede) e por isso tem direito ao leite. Ir à escola é um direito dos alunos e um dever dos pais e do governo. A educação e seus valores tem que ficar em primeiro plano e depois os programas suplementares. Entretanto as vezes penso que para os pais os filhos estão na escola pelo leite e bolsa família, e não para aprenderem e conformar uma nova sociedade. Entendo a carência e as necessidades. Contudo, precisamos mudar o foco. Quem sabe assim teremos de fato uma nova sociedade.
Fonte: Flávia Martins y Miguel - do Agora - 14/10/2009
Alunos da rede municipal de ensino, que deveriam receber o leite em pó oferecido pelo programa Leve-Leite, estão sem o benefício desde o início deste semestre. A falha coincide com a mudança na distribuição do alimento, que deixou de ser feita nas escolas e passou a ser realizada pelos Correios desde o dia 17 de agosto passado.
A alteração no sistema de entrega também afetou a periodicidade do recebimento do auxílio, que passou de mensal a bimestral, com o dobro da quantidade. Desde então, segundo relataram alguns pais de alunos, o leite não é mais distribuído em várias regiões da cidade.
O Agora chegou a mostrar a falha na distribuição em agosto, e a Secretaria Municipal da Educação informou que as entregas seriam regularizadas na semana seguinte. A pasta disse ainda que "nenhuma criança ficaria sem leite".
O problema, no entanto, continua, o que tem obrigado os pais a comprar leite para os filhos. É o caso do vendedor Cristiano Doria Prata, 36 anos. Ele conta que já cansou de reclamar na escola e com a prefeitura e afirma que, desde junho, sua filha de dez anos, aluna do colégio Coronel Hélio Franco, no Jardim Corisco (zona norte de SP), não recebe o leite em pó. "Não sei o que acontece. Já mandei cinco vezes o meu endereço para confirmação. Disseram na escola que no dia 25 de setembro eu receberia. E nessa história são seis latas perdidas", reclamou o comerciante.
De acordo com o manual do Leve-Leite, devem ser feitas seis entregas, sendo três a cada semestre. Até o mês de outubro, alunos de algumas Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) e Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) da capital não receberam nenhuma entrega referente ao benefício. A copeira Renata Soares de Resende, 30 anos, mãe de três alunos da rede municipal, diz que os filhos não faltam à escola, mas pararam de receber o benefício em junho. "Foi feita uma reunião na escola, uma semana antes das férias, para dizer que iriam entregar pelos Correios. Preenchi os dados e meu endereço foi confirmado, mas até agora não chegou. Pergunto na escola, e eles não sabem o motivo da demora."
Na casa da desempregada, Loide Carvalho, 40 anos, o filho e o sobrinho também não recebem o leite em pó desde julho. Ambos estudam na Emef Brigadeiro Correia de Mello, no Jardim Eliane (zona leste de SP), e dizem que a escola alega que a demora é responsabilidade dos Correios. "Depois que passou a entregar em casa, nunca mais chegou."
O metalúrgico Leandro Custódio, 24 anos, lamenta a falta da ajuda do programa nos últimos três meses. Ele diz que aperta o orçamento ao não ter o leite doado. "Compro o [leite] de caixinha, porque o em pó não tenho condições."