quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Estudante não sabe fazer contas

Fonte: 04/02/2010 - Folha de S.Paulo
Os alunos da rede municipal de SP tiveram em 2009 um desempenho um pouco melhor em português, mas continuam muito mal em matemática. Em todas as séries, nem metade obteve nível satisfatório.
A situação mais grave é da 8ª série, em que 91% dos alunos não aprenderam o que se esperava em matemática (não conseguem, por exemplo, converter quilômetros em metros).
O panorama foi apurado por meio da Prova São Paulo 2009. Segundo a prefeitura, 300 mil estudantes de 2ª a 8ª série do ensino fundamental participaram da prova, que segue metodologia de avaliações federais.
Nas quatro séries em que todos os alunos foram avaliados, houve melhora das médias em português, ainda que tímida. O maior avanço foi na 2ª série (11%); o menor, na 6ª (0,3%). Já em matemática, houve leve queda em três das quatro séries e aumento na 2ª.
Para o secretário de Educação, Alexandre Schneider, há "dificuldade mundial" para ensinar matemática. "Os resultados estão aquém do que esperamos. Mas a rede já está preparada para dar um salto de qualidade. A melhora nas séries iniciais indica isso."

Excesso de trabalho afeta saúde de professor

Fonte: Portal Aprendiz - Sarah Fernandes Os professores da rede pública do Distrito Federal estão cansados e adoentados devido ao excesso de trabalho, intensificado por mudanças no comportamento da sociedade e por políticas públicas ineficientes.
O diagnóstico é de uma pesquisa da Universidade de Brasília (UnB), que durante sete meses analisou o trabalho de professores de uma escola de ensino fundamental I (1ª a 4ª série) da capital federal.“O baixo prestígio social de sua função, atitudes de desrespeito dos estudantes e familiares em relação à autoridade do professor e a indisciplina dos alunos foram apontados como fatores de intensificação do trabalho docente”, aponta a dissertação de mestrado “A intensificação do trabalho docente na escola pública”, defendida pela pedagoga Sandra Jaqueline Barbosa.
A pesquisadora entrevistou sete professoras com mais de sete anos de trabalho. Ela verificou que as educadoras acumulam funções nas escolas, como atividades administrativas (sem adicional financeiro) e obrigação de captar recursos para a unidade de ensino, por exemplo, organizando eventos. Soma-se a isso a inclusão de alunos com deficiência em colégios sem estrutura e uma mudança social no comportamento dos alunos.“Os pais estão trabalhando mais para atender as necessidades materiais dos filhos.
Como resultado a educação do ‘por favor’ e do ‘muito obrigado’ fica para o professor”, avalia Sandra. “A sociedade também enfrenta problemas, como violência e drogas. Tudo isso é levado para a escola e o professor tem que dar conta de tudo”.
Como resultado, os professores estão procurando auxílio no sindicato muito mais por causa da saúde do que para questões jurídicas. “Os docentes têm apresentado problemas de saúde e sofrimentos psíquicos relacionados à sua atividade profissional, um fenômeno brasileiro, mas também verificado na Europa, nos Estados Unidos, entre outros países”, informa a pesquisa.
A saída para o problema, segundo o estudo, seria uma reestruturação no sistema de ensino. O processo deveria incluir uma redução do número de alunos nas salas de aula, mais pessoas trabalhando nas escolas para ajudar os estudantes com deficiência, diminuição de carga horária dentro da classe e programas de capacitação.Para acessar a pesquisa completa, clique aqui.

Inep indica a nota mínima 400 no Enem 2009 como critério de certificação para o ensino médio

Fonte: 04/02/2010 - 18h59 - Da Redação - UOL educação - Em São Paulo
Estudantes que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 em busca de certificado para o ensino médio para maiores de 18 anos, tiveram de obter pontuação mínima de 400 como condição para conseguir o diploma. O novo Enem vai substituir o antigo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) neste nível de ensino.
Esta nota foi estabelecida considerando a nota de corte utilizada pelo Encceja até o ano passado, que era 100. Foi realizada uma análise estatística para fazer a correspondência da nota 100 do Encceja com a nova escala no Enem 2009.
As secretarias de educação podem aproveitar as notas de uma ou mais áreas avaliadas no Enem 2009, de acordo com o interesse e a certificação pleiteada pelo candidato. O candidato pode pleitear a certificação em cada uma das quatro áreas do conhecimento separadamente.
As secretarias de educação dos Estados, municípios e do Distrito Federal, têm autonomia para definir os procedimentos para certificação de ensino médio com base nas notas do Enem 2009, sendo responsabilidade dessas secretarias emitir os certificados de conclusão ou a declaração de eliminação de componentes curriculares, quando solicitado pelo participante. Institutos federais de ensino também poderão emitir certificação.
Serviço
Os candidatos interessados em obter a certificação do ensino médio com base no Enem 2009 devem se comunicar com as secretarias para que essas dêem andamento aos procedimentos necessários. Recebidas as manifestações dos estudantes, as secretarias terão o prazo de 30 dias para solicitar ao Inep as notas dos candidatos, pela internet.