segunda-feira, 14 de setembro de 2020

MEC abre vagas para curso gratuito de Pós-Graduação em Educação

 O Ministério da Educação (MEC) divulgou a abertura de 4.320 vagas para os cursos de especialização gratuita em educação profissional e tecnológica, ofertada pelo programa Novos Caminhos, do MEC, em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).


A especialização lato sensu do MEC é voltada para os docentes das redes públicas estaduais ou distrital, de todo o Brasil, que atuem em disciplinas de áreas técnicas de cursos de educação profissional e tecnológica e que tenham diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento.


Com carga horária total de 460 horas, o curso de pós-graduação terá duração de 12 meses. Ele será ofertado na modalidade a distância, sendo que haverá atividades avaliativas a serem aplicadas presencialmente nos polos de apoio presenciais indicados pelas redes de ensino.


As aulas têm início previsto para o dia 26 de outubro deste ano e devem ser encerradas até o dia 17 de dezembro de 2021. As inscrições estarão disponíveis até o dia 24 de setembro. Basta conferir todas informações no edital.



Bolsas de estudo para pós-graduação

Outra oportunidade para os profissionais que desejam se qualificar são as bolsas de estudo para pós-graduação do Educa Mais Brasil. O programa disponibiliza até 70% de desconto nas mensalidades de cursos de especialização em diferentes áreas.

No site do Educa Mais Brasil você encontra bolsas de estudo em diversas faculdades e universidades do país, que são parceiros do programa. A inscrição é gratuita e as vagas ficam disponíveis em qualquer época do ano.

Vamos falar sobre creche noturna.

 Toda época de eleição as mesmas promessas.... mas, precisamos entender pq creche noturna assume uma política assistencialista e não educacional.....

1) creche compreende de 0 a 3 anos e não de 4 meses a 5 anos. Basta uma leitura atenta ao artigo 30 da lei federal 9394/90.

2) educação infantil é ação complementar aos cuidados e obrigações familiares. Ler com atenção ao artigo 29 da lei citada acima.

3) educação infantil é espaço de aprendizagem em suas múltiplas formas.

4) creche ou pré escola (que constituem a educação infantil) não é espaço para deixar filhos para responsáveis trabalharem ou estudarem. 

5) uma rápida leitura ao manual de dúvidas da educação infantil do MEC encontrará a informação que escola não se dá no período noturno em relação a educação infantil, quem deve assumir esse trabalho são outros órgãos haja vista que esse objetivo nesse horário não é e nem poderá ser da educação.

6) cuidar e educar são ações indissociáveis na educação básica. Qdo se foca apenas no cuidar para os responsáveis trabalharem ou estudarem se tira a obrigação da educação.

7) uma breve lida na história da educação infantil se observará que antes a escola tinha um papel muito mais social, contudo hoje isso já não é mais possível, inclusive pela obrigatoriedade de ter professores e auxiliares (profissionais capacitados para por meio do cuidar e educar, garantir mecanismos de ensino e de aprendizagem, que permita o desenvolvimento do processo de construção do conhecimento) nas salas. 

8) se vc entende que o espaço escolar e apenas para depositar criança, contrate babás e não profissionais da educação.

9) enfim, proponha e fiscalize ações para garantir qualidade dessa educação e não fazer média com tanta coisa fora de propósito.

Respeite os profissionais que atuam na educação infantil. Não a banalização desse segmento.