quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

MEC abre inscrições para certificação de ensino médio pelo Enem 2009

Fonte: 17/02/2010 - 16h33 - Da Redação - UOL educação - * - Em São Paulo
Aqueles que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 com o objetivo de obter a certificação de conclusão do ensino médio já podem solicitar o documento pela internet, até 31 de março.
É preciso ter o número de inscrição e senha, e preencher o formulário eletrônico. Os interessados em declaração de proficiência em uma ou mais das matérias avaliadas pelo Enem devem preencher o mesmo formulário.Para ter direito ao certificado de conclusão, o estudante deve ter 18 anos ou mais na data da realização do Enem 2009, além de ter atingido o mínimo de 400 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame e o mínimo de 500 pontos na redação. Para a área de linguagens, códigos e suas tecnologias, o interessado deverá obter o mínimo de 400 pontos na prova objetiva e, adicionalmente, o mínimo de 500 pontos na prova de redação.
A emissão dos certificados será feita pelas secretarias estaduais e municipais de Educação, e cada uma delas definirá os procedimentos que julgar convenientes para a certificação de conclusão do ensino médio, com base nas notas do Enem 2009. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também poderão, alternativamente, emitir os certificados de conclusão - desde que façam uma avaliação adicional de língua estrangeira - ou expedir declaração de proficiência de acordo com o desempenho do interessado.
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizará, aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e às secretarias estaduais e municipais de Educação, as notas e os dados cadastrais dos interessados no site http://sistemasenem.inep.gov.br/EnemSolicitacao/.
Veja outras informações no site do Inep.
*Com informações do Inep.