quinta-feira, 22 de junho de 2023

Canal Educando na Ação


 

EDUCANDO NA AÇÃO - CANAL YOUTUBE

 Para acessar os conteúdos disponíveis no Canal Educando Na Ação, clique no link

Link - Educando na Ação

Processo seletivo simplificado da prefeitura de Mauá.

 Sobre o processo seletivo simplificado da prefeitura de Mauá.

No meu canal tem inúmeros vídeos que podem auxiliar em relação a referência bibliográfica sugerida no edital.

Não se esqueçam de se inscrever no canal e quando puderem compartilhar os vídeos.

Bons estudos e boa prova.

Publicada nova edição da revista Em Aberto

número 116 da revista Em Aberto já está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e na plataforma Open Journal System (OJS). Com o tema “O campo da educação superior: tensões e desafios”, a edição busca refletir sobre a educação superior, as políticas e ações que envolvem esse nível de ensino, os modos de regulação e avaliação estatal e de outros agentes implementados nas últimas décadas.

Valdemar Sguissardi, professor titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), é o entrevistado deste número. Na seção Espaço Aberto, ele discorre sobre a sobrevivência e a autonomia das universidades públicas.

A seção Enfoque faz uma revisão teórica sobre o tema, com base na noção de campo de Pierre Bourdieu, além de apresentar políticas sobre a educação superior no Brasil a partir da década de 1990, com suas contradições, ambiguidades e complexidades.

Os oito artigos que compõem a seção Pontos de Vista tratam dos desafios que envolvem esse nível de ensino nos contextos brasileiro e mexicano, realizando uma análise de políticas e programas relacionados à expansão; à internacionalização; à economia do conhecimento e à governança.

Já a seção Resenhas faz uma análise dos seguintes livros:

- Institucionalização da educação superior a distância nas universidades federais da região Centro-Oeste: temáticas em questão, organizado por Catarina de Almeida Santos, Daniela da Costa Britto Pereira Lima e Danielle Xabregas Pamplona Nogueira;

- The new Brazilian university: a busca de resultados comercializáveis: para quem?, de João dos Reis Silva Júnior.

Em Aberto – Criada em 1981, a revista Em Aberto completará 42 anos em 2023. A publicação do Inep é monotemática e quadrimestral. Seu objetivo é estimular e promover a discussão de questões atuais e relevantes para a educação brasileira, trazendo opiniões divergentes ou confrontos de pontos de vista. Cada número temático é de responsabilidade de um organizador e deve conter diversidade de textos, incluindo artigos com dados de pesquisa, outros referentes às questões teóricas suscitadas pelo tema e, ainda, artigos de revisão de literatura. O recebimento dos textos ocorre após a proposta de organização de número temático ser aprovada pelo Comitê Editorial. Propostas podem ser encaminhadas para o e-mail dired.emaberto@inep.gov.br.

Plataforma OJS – A revista Em Aberto fica hospedada na plataforma OJS, um sistema eletrônico de editoração de revista, em que são armazenados periódicos e publicações científicos. As edições podem ser acessadas diretamente da plataforma ou pelo portal do Inep, que tem link para o sistema.

Confira a edição 116 da Revista Em Aberto http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/issue/view/517

 

Assessoria de Comunicação Social do Inep