quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Ensino fundamental não tem melhora na rede estadual

Esse resultado é mascarado, haja vista que mesmo com uma nota alta (para os padrões brasileiro) não temos qualidade na prática, pois os alunos concluem o ensino médio sem as habilidades e competências mínimas necessárias e exigidas para a prática cidadã. Sem contar que no Estado e no Município de São Paulo o regime é de progressão continuada, o que faz com que a nota de fluxo escolar seja muito alta e com isso aumentando o índice destas redes. Precisamos encarar os dados com uma reflexão séria, pensando no sucesso e na melhora dos alunos e não apenas em ganhar eleição.
Fonte: 15/08/2012 Folha de S.Paulo
O ensino fundamental da rede estadual de São Paulo não apresentou melhora em 2011, segundo dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), divulgados ontem.
O índice é considerado o termômetro da educação nacional.
A avaliação vai de 0 a 10 e leva em conta a nota dos alunos nas disciplinas de português e matemática na Prova Brasil e também as taxas de aprovação dos estudantes (quantos passaram de ano). O índice é divulgado a cada dois anos pelo MEC (Ministério da Educação).
Os dados mostram que a rede estadual de São Paulo apresentou evolução apenas no ensino médio: o Ideb subiu de 3,6 para 3,9, nota prevista para a rede em 2013. Houve melhora tanto no desempenho em português como na aprovação.
Já nos primeiros anos do fundamental, a nota foi mantida em 5,4.
A taxa de aprovação dos alunos também continuou a mesma e houve leve aumento das notas em português e matemática.
Não houve evolução dos indicadores dos anos finais do fundamental, em que o Ideb permaneceu em 4,3.
A Secretaria de Estado da Educação diz que a rede, como um todo, ultrapassou todas as metas do Ideb.
"Os dados referentes à avaliação realizada no ano passado apontam que o ensino médio atingiu o indicador projetado para ser alcançado em dois anos", afirma.
Para a pasta, os indicadores do fundamental não foram ruins.
País
No país, os alunos do ensino fundamental público chegaram, no ano passado, ao patamar que era esperado apenas para 2013.
No 5º ano do fundamental, houve melhora em português, matemática e na taxa de aprovação.
O Ideb subiu de 4,4 para 4,7. Já no 9º ano, a melhora foi mais discreta. O índice subiu de 3,7 para 3,9.
Já o índice do ensino médio público estagnou no país --a nota foi de 3,4, mesmo indicador de 2009. Em 2007, a avaliação havia revelado índice 0,2 menor.

CÂMARA APROVA EMENDA QUE GARANTE RECESSO E FÉRIAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL; PL SEGUE PARA SANÇÃO DO PREFEITO

Fonte: SINPEEM - 15/08/1976
A Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira (15/08), em segunda e definitiva votação, o Projeto de Lei nº 145/2012, que dispõe sobre as diretrizes para o calendário escolar da rede municipal de ensino.
O PL, de autoria do Executivo e que segue para sanção do prefeito, foi aprovado com a emenda do vereador Claudio Fonseca, reivindicada e defendida pelo SINPEEM, que garante o direito de recesso para toda a educação infantil, inclusive para os Centros de Educação Infantil (CEIs).
Com a emenda, CEIs, Emeis, Emefs, Emefms, Emebs e Ciejas ficam integrados a todos os eventos do calendário. O PL foi aprovado em primeira votação em 20 de junho.
LUTA E PRESSÃO DO SINPEEM GARANTIRAM APROVAÇÃO DO PL
Durante a campanha salarial deste ano, o debate sobre a educação infantil foi intenso e houve afirmações de que as Emeis deixariam de ter recesso já em 2012. Embora a Portaria de organização das escolas já garantisse o contrário, isso não foi suficiente para convencer alguns.
No entanto, em julho, como afirmamos, ocorreu o recesso nas Emeis. Os CEIs ficaram de fora, mas o sindicato não deixou de lutar por este direito e conseguiu a aprovação do PL nº 145, garantindo recesso e férias coletivas para os CEIs e as Emeis.