quarta-feira, 22 de julho de 2009

Prova vai avaliar 500 mil alunos da rede pública (municipal) de SP

Precisamos tomar cuidado, porque o eixo central de avaliação institucional como o SARESP é a reflexão em função dos resultados para estabelecer ações e políticas públicas afim de atingir o programa de metas da educação. Não se pode apenas frisar que a avaliação é para atingir o Idesp e pagar bônus ao professor. Até porque se as escolas quiserem tem como atingir os índices sem que de fato haja a melhora na educação. Mas isso é apenas uma suposição, isso jamais aconteceu ou aconteceria na rede...
Fonte: 22/07/2009 - 16h14 - Agência Estado Cerca de 500 mil alunos de escolas municipais em todo o Estado de São Paulo serão submetidos à prova da 13ª edição do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar) que acontece entre os dias 10 e 12 de novembro. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, são alunos matriculados em 2.540 escolas de 429 cidades paulistas. Outros 145 colégios particulares também manifestaram interesse em aderir o exame. Só na rede estadual de ensino, o Saresp deve atingir cerca de 2 milhões de alunos de 5.300 escolas, informou a pasta.A avaliação é aplicada aos alunos da 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental, em escolas com ciclo de oito anos, e estudantes do 3º ano do Ensino Médio. Para as unidades que já implantaram o regime de nove anos no Ensino Fundamental, o exame é destinado aos matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos. As disciplinas avaliadas são língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação. A aplicação das disciplinas acontecerá de acordo com a série.O resultado da avaliação tem implicação direta no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo), utilizado para calcular o bônus pago aos professores da rede. Neste ano, a secretaria informou que vai arcar com todos os custos da aplicação das provas. Os convênios entre Estado e municípios devem ser concluídos até o final deste mês.

São Paulo estuda adiar início das aulas por causa da gripe suína

Só espero que depois as reposições de aula ocorram de fato e não seja esse engodo que normalmente ocorre nas escolas. Não por culpa da escola, mas sim das próprias exigências do sistema.
Fonte: 22/07/2009 - 14h57 - Da Redação - UOL educação - Em São Paulo
O Estado de São Paulo estuda adiar o retorno às aulas como forma de prevenir a transmissão do vírus da influenza A H1N1, a gripe suína. O retorno às aulas está programado inicialmente para o dia 3 de agosto.
Segundo o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, na próxima semana uma, reunião com o Ministério da Saúde com os Estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul vai definir a data do fim das férias. A informação foi dada em entrevista ao programa SPTV, da TV Globo."Estamos estudando prorrogar as férias escolares por mais uma semana ou quinze dias", disse Barata. A decisão vai depender do número de casos de gripe e da quantidade de crianças contaminadas. Quem tem gripe não vai à escolaA recomendação para quem está com gripe é não frequentar a escola, afirmou o secretário. "Criança gripada e professor gripado não devem em hipótese nenhuma voltar às aulas. Devem ficar em casa, tomar bastante líquido, repousar, se recuperar da gripe e aí voltar a frenquentar as aulas", afirmou.A recomendação para as mães é a mesma: "Não mandem os filhos gripados para as creches, para as escolas, porque aí eles vão transmitir os vírus para as outras crianças", informou o secretário.