segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Ministro diz que universidade deve ser reservada para elite intelectual

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, afirmou que "a ideia de universidade para todos não existe" e que as instituições de ensino superior deveriam ser reservadas para uma elite intelectual.

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada nesta segunda-feira (28), Vélez disse que não faz sentido um advogado estudar anos para virar motorista de Uber. "Nada contra o Uber, mas este cidadão poderia ter evitado perder anos estudando legislação".

A análise é fundamentada na tese de que cursos técnicos podem proporcionar retorno financeiro maior e mais imediato do que o da graduação.
O novo comandante do Ministério da Educação (MEC) falou sobre possível alteração de pontos da reforma do Ensino Médio, enfatizando foco no ensino técnico para inserir jovens mais rapidamente no mercado de trabalho.

Ele ainda reforçou que não há estudo para cobrança de mensalidade em universidades públicas, apesar da necessidade de reorganizar os orçamentos das instituições de ensino. Ele também defendeu enxugamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), iniciado na gestão Temer.

Veja a entrevista na íntegra aqui.