A Coordenadoria Pedagógica – COPED esclarece alguns aspectos da
adequação entre a programação do planejamento escolar e as jornadas de trabalho
dos professores da rede estadual de ensino.
Os dias de planejamento escolar estão previstos nas resoluções que dispõem
sobre o calendário escolar de cada ano.
Em 2020, o planejamento ocorre em janeiro,
contribuindo para a organização das ações da escola antes das aulas começarem. A
duração de cinco dias permite maior aprofundamento, com vistas à melhoria do ensino
e, assim, da aprendizagem dos estudantes.
Além de contribuir para a aprendizagem, o planejamento escolar fortalece a
gestão democrática, permitindo que as ações estipuladas sejam construídas de forma
colaborativa e, assim, mais adequadas às realidades das escolas, às necessidades
dos estudantes e profissionais da educação.
A proposta de agenda para o planejamento escolar em 2020 foi construída de
forma a dar flexibilidade às escolas, respeitando sua autonomia.
A Secretaria propôs
seis pautas de quatro horas cada, para orientar aspectos que julga fundamentais para
o planejamento de todas as escolas da rede. Esse arranjo deixa espaços de tempo
para as escolas tratarem, durante as outras 16 horas da semana, de suas pautas
próprias, considerando suas especificidades e as de suas diretorias de ensino.
Cada professor participará do planejamento de acordo com a sua carga horária
semanal, respeitado(s) o(s) turno(s) em que atua, sem precisar trabalhar mais tempo
do que o previsto em sua jornada. Cabe à equipe de gestão de cada escola organizar
as pautas (próprias e da seduc) na semana para que todos os professores participem
durante toda sua carga horária e, ao final, estejam preparados para o início das aulas.
Dessa forma, o planejamento escolar 2020 contribuirá para a melhoria da
aprendizagem dos estudantes, envolvendo professores e equipes gestoras de forma
participativa e respeitando a carga horária dos docentes.