quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Comunicado COPED - SEDUC/SP - Esclarecimentos sobre o Planejamento Escolar 2020

A Coordenadoria Pedagógica – COPED esclarece alguns aspectos da adequação entre a programação do planejamento escolar e as jornadas de trabalho dos professores da rede estadual de ensino. Os dias de planejamento escolar estão previstos nas resoluções que dispõem sobre o calendário escolar de cada ano. 
Em 2020, o planejamento ocorre em janeiro, contribuindo para a organização das ações da escola antes das aulas começarem. A duração de cinco dias permite maior aprofundamento, com vistas à melhoria do ensino e, assim, da aprendizagem dos estudantes. Além de contribuir para a aprendizagem, o planejamento escolar fortalece a gestão democrática, permitindo que as ações estipuladas sejam construídas de forma colaborativa e, assim, mais adequadas às realidades das escolas, às necessidades dos estudantes e profissionais da educação. 
A proposta de agenda para o planejamento escolar em 2020 foi construída de forma a dar flexibilidade às escolas, respeitando sua autonomia. 
A Secretaria propôs seis pautas de quatro horas cada, para orientar aspectos que julga fundamentais para o planejamento de todas as escolas da rede. Esse arranjo deixa espaços de tempo para as escolas tratarem, durante as outras 16 horas da semana, de suas pautas próprias, considerando suas especificidades e as de suas diretorias de ensino. 
Cada professor participará do planejamento de acordo com a sua carga horária semanal, respeitado(s) o(s) turno(s) em que atua, sem precisar trabalhar mais tempo do que o previsto em sua jornada. Cabe à equipe de gestão de cada escola organizar as pautas (próprias e da seduc) na semana para que todos os professores participem durante toda sua carga horária e, ao final, estejam preparados para o início das aulas. 
Dessa forma, o planejamento escolar 2020 contribuirá para a melhoria da aprendizagem dos estudantes, envolvendo professores e equipes gestoras de forma participativa e respeitando a carga horária dos docentes.