quarta-feira, 15 de julho de 2020

Polícia Militar do Estado de São Paulo, meu voto de confiança...

 Vamos falar sobre a Polícia Militar do Estado de São Paulo e acredito que vale para todas as PMs.

Ficamos surpresos, tristes, revoltados quando nos deparamos com algumas situações que envolvem a polícia. Alegamos falta de investimento, despreparo, nós perguntamos como que essas pessoas são capazes de tais atos. 

E todos esses questionamentos são necessários, urgentes e importantes. Temos que denunciar. Não podemos nos calar. 

São servidores públicos e como tal possuem a obrigação de servir a população, proteger, cuidar e defender. Devem cumprir com todas as suas obrigações. Quando do ato de posse ficam cientes de tudo isso. 

Hoje uma pergunta muito frequente é como a PM não percebe que tem em seus quadros, pessoas que não são compatíveis e com características psicológicas próprias para exercer seu ofício. 

A resposta é simples. Do mesmo jeito que na educação temos professores sem perfil. Do mesmo jeito que na saúde temos profissionais sem perfil. Temos bandidos, pedófilos, traficantes em todas as profissões. Simples assim. Pq antes de qualquer cargo, grau de instrução existe um ser humano. 

A maldade e o erro está no humano e não em sua profissão. Por isso a generalização torna se rasteira, suja, desproporcional. Erraram e devem ser punidos. Como qualquer servidor público deve ser punido caso cometa alguma infração. Seja qual o cargo ou status que essa pessoa tenha. 

Vejo as pessoas condenando de modo geral a Polícia Militar. Não concordo. É um julgamento sujo. Fora de propósito. Reforço. Errou tem que pagar o profissional e não a classe que ele faz parte. 

Isso vale para juiz, político, policial, médico, professor, e qualquer servidor. Ou para qualquer cidadão que comete um crime aos olhos da lei. 

Quando eu preciso de socorro e posso garantir que já precisei inúmeras vezes (principalmente nas escolas em que atuei) eu nunca liguei para a liga da justiça para me atender, orientar e em muitas vezes socorrer de apuros que presenciei, eu sempre liguei para a PM e todas as vezes eles atenderam, com toda a condição que o serviço público pode oferecer. 

Como Professor reclamamos que as vezes não temos  giz, instrumento mínimo e básico na escola, as vezes não temos papel higiênico, o mínimo para a higiene. Na saúde as vezes não tem vestimenta adequada, Luva, máscaras. As pessoas morrem de frio, de fome por abandono do poder público. E vcs acham de verdade que com a polícia é diferente? Claro que não. Existe a falta de tudo como em qualquer outro espaço público. Pq os políticos não tem vergonha na cara e eles sim em sua maioria só querem saber de roubar e matam muito mais do que qualquer serviço público.

As PMs também estão abandonadas. PMs compram munição, farda, colete muitas vezes com o seu próprio dinheiro e aqui nada diferente do Professor que compra material para seus alunos com seu salário. Sem contar que são profissionais Extremamente necessários , como em outras profissões e recebem um salário vergonhoso. Saem de casa e não sabem se voltam. São ameaçados. Morrem só pq são policiais. Como nos apanhamos de nossos alunos, só pq somos professores, as vezes sem nenhuma explicação. 

Enfim, não generalizem. Eu acredito que como em qualquer profissão a grande maioria tem compromisso e leva muito a sério sua profissão. 

Que a corregedoria e a justiça punam todos os servidores que não devem honrar a sua farda, sua profissão e seu ofício. Mas fica aqui meu respeito a Grande maioria dos servidores públicos, incluindo os PMs que são honestos e trabalham diariamente com a dignidade e a vontade de servir a população com qualidade e respeito em suas ações.