quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Professora tem olho ferido por apontador no interior de SP

Um absurdo, qualquer tipo de violência, com quem quer que seja é um absurdo e não pode existir, principalmente no ambiente escolar.
Fonte: 17/02/2011 - 19h41 FÁBIO AMATO Folha de São Paulo - de São José dos Campos
Uma professora de 50 anos teve o olho ferido por um apontador atirado por um aluno do primeiro ano do ensino médio em uma escola estadual de São José do Rio Preto (440 km a noroeste de São Paulo).
O caso aconteceu na segunda-feira (14) na Escola Estadual Dr. Oscar Barros Serra Doria, que fica no bairro Solo Sagrado, periferia da cidade.
O aluno foi identificado. O conselho escolar do colégio, em reunião com os pais do rapaz nesta quinta-feira, decidiu puní-lo com um dia de suspensão.
De acordo com a polícia, a professora Rosemeiri Aparecida Silveira Souza estava substituindo uma colega na aula de geografia. Quando o sinal tocou anunciando o fim da aula, os alunos se levantaram para sair da sala e ela se colocou na frente da porta para impedí-los.
Rosemeiri estava atendendo a orientação da direção da escola, que prevê que os alunos devem permanecer na sala até a chegada do próximo professor.
No momento em que impediu a saída dos adolescentes, um apontador foi atirado e atingiu o olho direito da professora. Ela passou por atendimento médico que constatou uma lesão.

Verificação Bônus - SEE SP 2011

Olá professores!
Abaixo está o passo a passo do acesso ao sistema GDAE para consulta de dados do bonus, deverá ser gerado um login e senha para acesso. Esta consulta serve para cada servidor conferir os dados de frequência de 2010 e se houver divergência solicitar regularização à escola. Até esse momento o sistema não liberou a consulta, apesar de no manual do candidato em anexo, informar que eventuais correções estarão disponíveis até 21/02/2011, então é importante já gerar o login e senha e aguardar a liberação da consulta.
OBS: ESSE LOGIN E SENHA CRIADOS SERVIRÃO PARA CONSULTAS E OPERAÇÕES PARA REMOÇÃO, INSCRIÇÃO ARTIGO 22, E OUTROS QUANDO FOR O CASO.
clicar no link: Bonificação por resultado 2010
clicar em: Obter acesso ao sistema
Preencher todos os dados, clicar em continuar
Em seguida: selecionar as opções: REMOÇÃO; INSCRIÇÃO ARTIGO 22 / EMISSÃO DE COMPROVANTE / EMISSÂO MODELO DRHU -2, clicar em GERAR ACESSO, clique em “OK” para confirmação (essas opções serão apenas para consulta)
Será criado o login e senha de usuário para 1º acesso
Clique em voltar, digite o login e senha e clique em entrar
Alterar a senha fornecida e preencher todos os dados, clique em gravar e em seguida retornar ao login
Digite o login e a senha alterada

Por falta de professores, alunos são dispensados no interior de SP

Fonte: 17/02/2011 - 11h23 JULIANA COISSI Folha de São Paulo de Ribeirão Preto
A falta de professores para preencher lacunas na grade horária tem feito com que turmas sejam dispensadas das aulas em escolas estaduais de Ribeirão Preto (a 313 km de SP).
Desde o início das aulas, a dispensa ou o remanejamento de classes ocorreram em ao menos quatro escolas, segundo estimativa da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo).
Os alunos retomaram o ano letivo no último dia 10. Os problemas com lacunas de aulas foram relatados nas escolas Meira Junior, Baudílio Biagi, Edgardo Cajado e Francisco Cunha Junqueira, segundo o sindicato e professores ouvidos pela Folha.
Um dos docentes relatou uma terceira situação de improviso: para que alunos do período da tarde não ficassem sem aula, os professores da manhã precisaram extrapolar seus horários e trabalhar no turno seguinte.
O conselheiro estadual da Apeoesp José Wilson de Souza Maciel disse que o governo impediu que professores temporários que não passaram na prova do Estado, mas que estavam presentes na unidade, assumissem a aula para evitar que os alunos fossem para casa.
A prova foi aplicada no final do ano passado e, juntamente com os anos de experiência, serviu de critério para distribuir as aulas não assumidas por professores efetivos (concursados).
Em nota, a Secretaria de Estado da Educação disse que na véspera do início das aulas nas escolas citadas só faltava professor para 14 aulas de espanhol.
Porém "alguns professores de outras disciplinas solicitaram, posteriormente, afastamento".
A nota diz ainda que o Estado deve providenciar até sexta "todas as substituições temporárias necessárias" e que as aulas não ministradas serão devidamente repostas, sem prejuízo aos estudantes.

Secretário de Esportes de São Paulo quer pôquer como matéria escolar

Ah sim, era o que faltava para que tenhamos uma escola pública de qualidade. Hipocrisia não é aceitar o jogo na escola, hipocrisia é banalizar a prática educativa. Ainda bem que o secretário esta na pasta de esportes e lazer, pois imagina se estivesse na pasta da educação, estaríamos perdidos.
Fonte: 17/02/2011 - Redação - vírgula.uol.com.br
Já pensou seu filho tendo aulas sobre pôquer no colégio? Provavelmente isso nunca passou pela cabeça de nenhum, ou melhor, quase nenhum pai, mas Walter Feldman, secretário de Esportes e Lazer da cidade de São Paulo, cogitou a ideia.
"Infelizmente, o esporte é pouco explorado na educação. Não só os esportes mais conhecidos, físicos. Assim como outros esportes da mente, o pôquer poderia fazer parte da grade curricular das crianças, já que é um esporte de habilidade mental. É uma atividade coletiva, de saúde mental", afirmou Feldman.
A declaração do secretário aconteceu no WTC Sheraton na última quarta-feira (16) durante a abertura oficial da quarta temporada do Latin American Poker Tour (LAPT).
Minutos depois, Feldman ressaltou o talento brasileiro em todas as modalidades esportivas. "O brasileiro precisa aprender de uma vez por todas que o esporte é nossa vocação. Tudo que o brasileiro se propõe a fazer nesta área, ele se destaca. Imaginem quantos atletas profissionais de pôquer não poderiam aparecer por aqui", disse.
Para finalizar, o secretário avisou que o pôquer não é uma atividade ilícita e avisou que quem acha que a modalidade é proibida está sendo hipócrita.
"Legalmente, não há dificuldade nenhuma em São Paulo. Só haveria por hipocrisia. Hoje já temos o parecer favorável (ao pôquer como jogo de habilidade) do grande jurista Miguel Reale Jr, e o próprio prefeito Gilberto Kassab enviou uma carta-convite para o PokerStars visitar a cidade", completou

Ponto facultativo - Carnaval - Prefeitura de São Paulo

Decreto nº 52.133 (DOC de 17/02/2011, página 01)
DE 16 DE FEVEREIRO DE 2011
Declara ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 7 e 8 de março de 2011, e dispõe sobre seu funcionamento no dia 9 de março de 2011.
GILBERTO KASSAB, prefeito do município de São Paulo, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei,
D E C R E T A:
Art. 1º. Fica declarado ponto facultativo na Administração Pública Municipal direta, autárquica e fundacional nos dias 7 e 8 de março de 2011.
§ 1º. Deverão funcionar as unidades cujas atividades não possam sofrer solução de continuidade.
§ 2º. Nas demais unidades, a critério dos titulares dos respectivos órgãos, poderá ser instituído plantão, nos casos julgados necessários.
Art. 2º. O expediente na Quarta-feira de Cinzas, dia 9 de março, terá início às 12 horas.
Art. 3º. Os dirigentes das demais entidades da administração indireta poderão dispor, a seu critério, sobre a matéria de que trata este decreto.
Art. 4º. Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.