terça-feira, 10 de setembro de 2019

Resolução SEDUC: Você Leu ?

A Resolução SEDUC/SP - 44, de 10-9-2019, “Dispõe sobre a expansão do Programa Ensino Integral - PEI no âmbito da rede estadual de ensino de São Paulo e dá outras providências”.

Vamos destacar alguns pontos desta resolução:
  1. Fica claro que o atendimento à norma legal, que prevê o ensino médio em tempo integral, será feito na forma de PEI; ou seja, no médio prazo, todas as escolas que oferecem o ensino médio estarão no programa PEI. O ensino fundamental (Fund. II) pegou carona na resolução, aumentando o risco e o perigo. Ressaltamos: PEI é programa, não é sistema. Ele está à margem do sistema. Ele é inconstitucional ! A Udemo já está preparando uma ação judicial nesse sentido!
  2. De acordo com o artigo 5º, “As unidades escolares participantes do Programa Ensino Integral poderão contar com quadro de magistério próprio, independentemente do módulo de pessoal em vigor para as demais unidades escolares estaduais. Ou sejao Programa PEI passa a ser um projeto independente, dentro do sistema de educação e do serviço público paulista, com normas e regras própriasÉ uma usurpação do sistema estadual de ensino.Professores e gestores ficarão afastados junto ao Programa”.Nessas escolas, não haverá mais cargos efetivos.Os professores, mesmo sendo efetivos na unidade escolar que passará a PEI, terão de passar por um processo de “credenciamento”Ou seja, você prestou um concurso público, escolheu um cargo, efetivou-se, ganhou o direito à estabilidade, tudo de acordo com a Constituição. Agora, para continuar na escola em que você já é efetivo, há 10, 15, 20 anos, você terá de passar por um“processo de credenciamento”,onde uma das etapas será“Entrevista e aula-teste”. Aqui, a SEDUC atropelou a Constituição Federal e o Estatuto do Magistério ! Imagine você, colega, com 20 anos de efetivo exercício, ter de passar por uma “entrevista” e por “uma aula-teste”, para continuar trabalhando. É humilhante e descabido !
  3. Em função do programa PEI, o cargo de Diretor passará a ser “cargo em extinção”. A estratégia é simples e maquiavélica. O Diretor fica na escola PEI por 1 ano. Se for “bem avaliado”, continua lá. Se não for bem avaliado, ele e seu cargo saem da escola e vão para a DE. Quem o substituir, exercerá uma função, uma vez que não haverá mais cargo de Diretor nessa escola. Na Diretoria de Ensino, com o tempo, o cargo de Diretor será declarado extinto, por desnecessidade. Será o fim do cargo de Diretor de Escola ! Com o professor acontecerá algo semelhante: seu cargo será removido para uma escola “geograficamente mais próxima” ! Em resumo, com o tempo, tanto o Diretor quanto os professores serão varridos, enxotados das suas escolas e dos seus cargos !
  4. De acordo com a Constituição – e toda a legislação infraconstitucional – quando um servidor público não estiver desempenhando bem sua função, ele deverá ser submetido a cursos de capacitação, atualização e treinamento. O programa PEI atropela até a Constituição: se o Diretor não for bem avaliado (o que quer que isso signifique!), ele será sumariamente afastado da escola, e seu cargo será transferido para a Diretoria de Ensino, onde, depois de algum tempo, será extinto.
  5. Não se iluda: ser “bem avaliado” significa rezar pela cartilha da SEDUC, sem questionar nada, até mesmo abrindo mão de direitos constitucionais. Isto não é educação nem respeito aos educadores !
  6. Quanto aos alunos, o artigo 4º determina que aqueles que “não desejam” (leia-se “não podem”) fazer parte do Programa serão “direcionados para uma unidade escolar próxima”. Simples, assim, como trocar de roupa ! Onde fica esta “unidade escolar próxima” ?
  7. Do ponto de vista educacional, pedagógico, o Programa PEI vai atingir a meta proposta ? Não ! Pode até melhorar um pouco os índices de avaliação (que são muito baixos), mas não vai atingir a meta proposta, porque até mesmo nessas escolas já estão faltando professores, verbas, merenda e infraestrutura ! E o Diretor é proibido de reclamar !
  8. Pense em tudo isso antes de aderir ao programa. Aderindo, você estará abrindo mão do seu cargo, dos seus direitos, em favor de uma causa comprometida. O programa é muito mais político do que educacional.
Saudações
Udemo Central.

Setembro Amarelo nas Escolas Estaduais de São Paulo

 Bom dia mundo...

Hoje a secretaria de estado da educação está propondo uma ação em relação ao setembro amarelo. A ideia é necessária e importante.
Contudo, o governo quer resultados. Uma ação imposto do dia para a noite. Onde todos tem que se virar para mostrar serviço, sem condições nenhuma (pq falta tudo na escola) e ainda as pessoas precisam ir de camiseta amarela. Bater fotos e divulgar.
(Divulgar que as coisas acontecem na escola pública estadual - tipo uma fake News) pq vão vender o peixe de uma escola pública ativa, cheia de ações. Mentira, tudo ação pontual, para governador ver.
Volto a dizer que a intenção é muito boa (contudo o inferno tbem esta cheio de boas intenções). Estamos largados, abandonados.
A violência contra as pessoas, os servidores, os professores é tremenda. Aluno xinga, grita, ofende e nada é feito. A escola não tem regra, aluno fuma dentro da escola, usam drogas. Entram com o que querem. Aliás entram e saem a hora que querem e por inúmeras vezes sem nenhuma justificativa. A omissão está imperando na escola pública. E falo com propriedade. Pq infelizmente vivo essa rotina.
A preocupação hoje está em agradar muito mais ao dirigente de ensino do que de fato a própria escola.
Não tem regra para nada e quando se tenta por regra, vc só passa vergonha. A escola adoece. Adoece, pq não se tem mais valores.
Tenho dó dos professores da escola pública, pq estão jogados a sorte.
A escola estadual não tem segurança, as pessoas vivem no medo. O tempo inteiro se ouve, cuidado. Não faz isso. Não fala aquilo. Vc não tem medo de aluno.
Bem o dia que tiver medo de aluno, procuro outra profissão.
Governador faz tanta propaganda. Mas na prática nada acontece. Estamos abandonados.
Secretaria de educação parece que vive em um mundo e a escola em outro, descaso total. Só sabem falar... Faz isso. Faz aquilo.
Hoje no estado pedir para cumprir regras, cobrar normas é errado. Os alunos podem fazer o que quiserem. Vergonha. Triste.
Sofre o professor em sala de aula, sofre o inspetor no pátio (que em muitas vezes está sozinho para um número imenso de alunos), sofre quem atende na secretaria da escola (pq imagina se não atender o aluno a hora que ele quer). Pq é isso a escola vive para fazer o que o aluno quer. O aluno não trabalha mas briga
Pq quer entrar às 20h na escola. Quando a aula começa às 19h. Hoje a escola passou a ser um lugar sem regras. E aí do trouxa que resolve querer cumprir com elas. Coitado. Sempre tem alguém que passa por cima do certo para não se indispor com aluno. Como se permitir que o aluno faca tudo de errado fosse aprendizado.
Os pais cada vez mais são omissos e ainda quando vão na escola tem que aguentar desaforo. E acontece o que ? Nada.
Quem deveria defender as regras, para não se indispor permite que os alunos façam tudo.
Regra para que? O fracasso em todos os sentidos se materializa na escola estadual.
A escola adoece cada dia mais. Hoje na grande ação imposta pelo estado para discutir o setembro amarelo (que será realizado pelas escolas sem apoio nenhum do governo e com muitas coisas mais um vez feita pelos professores) pediram para irmos de roupa amarela. Eu não vou. Vou de preto. Pq o suicídio da alma já aconteceu inúmeras vezes.... O suicídio por meio da decepção, da dor, do desespero, da ausência, acontece todos os dias quando eu entro na escola estadual. Por isso vou de preto.
Esses desabafos em nada muda a desgraça que está a escola estadual, mas enfim fica o meu registro. De quem tenta há 25 anos ter um trabalho sério e respeitado. Mas que a cada dia percebe que não vale a pena esse desgaste.
Aos professores e funcionários da escola todo o meu respeito e gratidão. Pq são corajosos de entrarem na escola e não saberem como sairão. Mas que não perdem nunca a esperança de por e pela educação transformar pessoas. A vcs meu respeito, carinho e admiração.