terça-feira, 10 de setembro de 2019

Setembro Amarelo nas Escolas Estaduais de São Paulo

 Bom dia mundo...

Hoje a secretaria de estado da educação está propondo uma ação em relação ao setembro amarelo. A ideia é necessária e importante.
Contudo, o governo quer resultados. Uma ação imposto do dia para a noite. Onde todos tem que se virar para mostrar serviço, sem condições nenhuma (pq falta tudo na escola) e ainda as pessoas precisam ir de camiseta amarela. Bater fotos e divulgar.
(Divulgar que as coisas acontecem na escola pública estadual - tipo uma fake News) pq vão vender o peixe de uma escola pública ativa, cheia de ações. Mentira, tudo ação pontual, para governador ver.
Volto a dizer que a intenção é muito boa (contudo o inferno tbem esta cheio de boas intenções). Estamos largados, abandonados.
A violência contra as pessoas, os servidores, os professores é tremenda. Aluno xinga, grita, ofende e nada é feito. A escola não tem regra, aluno fuma dentro da escola, usam drogas. Entram com o que querem. Aliás entram e saem a hora que querem e por inúmeras vezes sem nenhuma justificativa. A omissão está imperando na escola pública. E falo com propriedade. Pq infelizmente vivo essa rotina.
A preocupação hoje está em agradar muito mais ao dirigente de ensino do que de fato a própria escola.
Não tem regra para nada e quando se tenta por regra, vc só passa vergonha. A escola adoece. Adoece, pq não se tem mais valores.
Tenho dó dos professores da escola pública, pq estão jogados a sorte.
A escola estadual não tem segurança, as pessoas vivem no medo. O tempo inteiro se ouve, cuidado. Não faz isso. Não fala aquilo. Vc não tem medo de aluno.
Bem o dia que tiver medo de aluno, procuro outra profissão.
Governador faz tanta propaganda. Mas na prática nada acontece. Estamos abandonados.
Secretaria de educação parece que vive em um mundo e a escola em outro, descaso total. Só sabem falar... Faz isso. Faz aquilo.
Hoje no estado pedir para cumprir regras, cobrar normas é errado. Os alunos podem fazer o que quiserem. Vergonha. Triste.
Sofre o professor em sala de aula, sofre o inspetor no pátio (que em muitas vezes está sozinho para um número imenso de alunos), sofre quem atende na secretaria da escola (pq imagina se não atender o aluno a hora que ele quer). Pq é isso a escola vive para fazer o que o aluno quer. O aluno não trabalha mas briga
Pq quer entrar às 20h na escola. Quando a aula começa às 19h. Hoje a escola passou a ser um lugar sem regras. E aí do trouxa que resolve querer cumprir com elas. Coitado. Sempre tem alguém que passa por cima do certo para não se indispor com aluno. Como se permitir que o aluno faca tudo de errado fosse aprendizado.
Os pais cada vez mais são omissos e ainda quando vão na escola tem que aguentar desaforo. E acontece o que ? Nada.
Quem deveria defender as regras, para não se indispor permite que os alunos façam tudo.
Regra para que? O fracasso em todos os sentidos se materializa na escola estadual.
A escola adoece cada dia mais. Hoje na grande ação imposta pelo estado para discutir o setembro amarelo (que será realizado pelas escolas sem apoio nenhum do governo e com muitas coisas mais um vez feita pelos professores) pediram para irmos de roupa amarela. Eu não vou. Vou de preto. Pq o suicídio da alma já aconteceu inúmeras vezes.... O suicídio por meio da decepção, da dor, do desespero, da ausência, acontece todos os dias quando eu entro na escola estadual. Por isso vou de preto.
Esses desabafos em nada muda a desgraça que está a escola estadual, mas enfim fica o meu registro. De quem tenta há 25 anos ter um trabalho sério e respeitado. Mas que a cada dia percebe que não vale a pena esse desgaste.
Aos professores e funcionários da escola todo o meu respeito e gratidão. Pq são corajosos de entrarem na escola e não saberem como sairão. Mas que não perdem nunca a esperança de por e pela educação transformar pessoas. A vcs meu respeito, carinho e admiração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário