quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Brasil precisa de mais 20 anos para acabar com o analfabetismo, diz estudo do Ipea

É uma vergonha, um país que gasta tanto dinheiro com bobagem, que desvia rios de dinheiro do erário público para o bolso de poucos, tem tamanha taxa de analfabetismo. E ainda para piorar os dados dizem que precisamos de 20 anos para permitir que as pessoas tenham pelo menos 8 anos de escolaridade. Entretanto reforço que de nada vale a quantidade de anos estudados, se nesse período não existir qualidade, as crianças, os jovens e os adultos estão infleizmente passando pela escola, sem garantir qualquer aquisição de conhecimento. Poucas são as políticas públicas de fato preocupadas em desenvolver educação de qualidade. Fico perguntando quando o governo perceberá que para saírmos da condição de país em desenvolvimento precisamos de educação. Mas as vezes esqueço, que educação se faz pelo exemplo, e muitos dos que devem dar exemplo não tem educação em todos os aspectos. Não podemos banalizar a condição que garante dignidade, pertencimento e personalidade. Ai fica difícil. Que país é esse?
Se mantiver o ritmo dos últimos 16 anos, o Brasil ainda vai precisar de outros 20 anos para eliminar o analfabetismo no país. Essa é uma das conclusões de um estudo divulgado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nesta quarta-feira (7).Depois de analisar dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 1992 a 2008, o estudo constatou que "a queda do analfabetismo se processa fortemente pelo efeito demográfico e menos pelas iniciativas do governo ou da sociedade civil".
Isso acontece porque "a taxa de analfabetismo dentro de uma mesma geração é pouco sensível a mudanças com o passar dos anos". Esses resultados mostram a "ineficácia dos programas de alfabetização de adultos", segundo o estudo. Ao analisar os microdados da Pnad 2008, os técnicos do Ipea constataram que o número total de analfabetos tem se mantido constante - em torno de 14 milhões de pessoas - apesar de uma "redução sistemática da taxa de analfabetismo" de 0,45 pontos percentuais ao ano. Para se ter uma ideia, em 1992, 17,2% da população com 15 anos ou mais não sabia ler nem escrever um bilhete simples. Nos dados mais recentes, a porcentagem apurada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) foi de 10%. E outra conclusão grave é a de que o "número considerável de analfabetos jovens" mostra que "o sistema educacional ainda está produzindo analfabetos".
Mais analfabetismo entre negros
Segundo o Ipea, percebe-se que o analfabetismo é "bem mais acentuado na população negra". Além disso, os piores índices estão nas "regiões menos desenvolvidas, municípios de pequeno porte e as zonas rurais" e o problema está "fortemente concentrado na população de baixa renda".
Oito anos de escolaridade
Se mantiver o ritmo, o Brasil ainda vai precisar de cinco anos para que a população brasileira atinja a média da escolaridade obrigatória de oito anos - que corresponde ao ensino fundamental. A pesquisa constatou que a escolaridade do brasileiro com 15 anos ou mais aumentou à taxa de 0,14 ano por ano. Isso significa que "levou-se 16 anos para ampliar em 2,2 anos a média de anos de estudo da população". Segundo as informações divulgadas pelo IBGE em setembro, o brasileiro passa 7,1 anos em instituições de ensino. De acordo com o consultor em educação da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Célio da Cunha, cada cidadão deveria passar, no mínimo, dez anos estudando. Segundo o estudo, essa média de número de anos de estudo se deve "à elevada proporção de analfabetos entre adutlos e idosos e à baixa escolarização" desses dois grupos.

Audiência pública sobre o PLC 29/2009

A Comissão de Educação da Assembleia realizou nesta terça-feira, 6/10, audiência pública conduzida pelo presidente Barros Munhoz para debater o Projeto de Lei Complementar 29/2009. De autoria do Executivo, o projeto institui sistema de promoção para os integrantes do magistério.
Lí com muita indignação. A integra esta disponível, clicando no título será direcionada para o texto.