sexta-feira, 18 de março de 2011

Desempenho dos estudantes cai em provão paulista

Fonte: 18/03/2011 FÁBIO TAKAHASHI Folha de São Paulo
Caíram as notas dos alunos que terminam o ensino fundamental e médio da rede estadual no ano passado.
Já a média dos mais novos do fundamental melhorou.
O panorama, obtido pela Folha, foi constatado no exame do governo estadual chamado Saresp, que avalia estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º do médio, em português e matemática. Os números oficiais serão divulgados hoje.
A Secretaria da Educação entende que, além de problemas com qualidade de ensino, falta interesse dos alunos mais velhos no exame. Por isso, pretende que a prova passe a valer no vestibular.
A pasta articula com USP, Unesp e Unicamp a utilização do Saresp -processo semelhante ao usado por universidades com o Enem.
Hoje, o Saresp é aplicado para mensurar a aprendizagem dos estudantes e é o principal fator considerado para definir quais professores receberão bônus. Em geral, profissional de escola onde houve redução de média não ganha a gratificação.
No exame do ano anterior, o ensino fundamental inteiro havia melhorado (ainda que com menor intensidade no 9º ano), e o médio, piorado.
Quando da divulgação das notas de 2009, no ano passado, o então secretário da Educação, Paulo Renato Souza, projetou uma "onda" de melhora no sistema a partir do avanço dos estudantes do 5º ano (antiga 4ª série).
Ainda não houve tempo para esses alunos chegarem ao patamar seguinte considerado no exame (9º ano).
Titular da Educação agora no governo Geraldo Alckmin (PSDB), Herman Voorwald deve comentar os novos resultados do provão hoje.
INCENTIVOS
Segundo a Folha apurou, o governo conta com duas medidas para melhorar as notas dos alunos nos próximos anos. A primeira é a implementação de provas bimestrais em todo o ensino básico. Hoje, não há uma sistematização nas avaliações.
A ideia é que haja melhor diagnóstico da situação dos estudantes, para que sejam oferecidas ações específicas àqueles com dificuldade.
A segunda medida é uma tentativa de aumentar a motivação dos alunos para resolver as questões do Saresp.
Entram aí as negociações para que as universidades estaduais usem a prova.
A Unesp disse que as conversas são iniciais. A Unicamp disse desconhecer o plano. A USP não respondeu até o fechamento da edição.
Outra ideia é que os alunos do 9º ano do fundamental usem o Saresp como parte do vestibulinho das Etecs (escolas técnicas estaduais).