terça-feira, 11 de maio de 2010

MEC autoriza abertura de curso de tecnologia em processos escolares

Fonte: 11/05/2010 - 18h27 - Da Redação * Em São Paulo
A portaria nº 72, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11), autoriza o funcionamento do curso superior de processos escolares. O curso foi incluído no novo eixo tecnológico de Apoio Educacional. A determinação já foi adicionada ao Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, documento que regulamenta o funcionamento das habilitações tecnológicas.
O curso foi incluído no catálogo após solicitação feita pela CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação). Com a criação do novo eixo tecnológico, há a possibilidade de que outros cursos da mesma área sejam criados. A habilitação compreende tecnologias relacionadas aos processos de planejamento, coordenação e controle das atividades de apoio pedagógico e administrativo integradas ao contexto do ensino em diferentes espaços educativos.
O tecnólogo em processos escolares é responsável por atividades de acompanhamento dos processos acadêmicos e fluxos organizacionais, participação em equipes técnicas e desenvolvimento da ação educativa intra e extraescolar. O profissional pode atuar em secretarias, bibliotecas, cantinas, portarias e instalações esportivas, entre outros.
A carga horária mínima recomendada pelo MEC (Ministério da Educação) para o funcionamento do novo curso é de 2,4 mil horas. A infraestrutura recomendada inclui biblioteca especializada com acervo atualizado, ambientes que simulem espaços educativos, laboratório de informática atualizado, conectado à internet e com programas específicos, além de laboratório pedagógico de multimeios.
No próximo dia 31, será lançada a versão 2010 do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. A nova edição inclui dez novos cursos, divididos nos eixos tecnológico-militar (seis cursos), segurança (três) e apoio educacional (um). O catálogo orientará instituições e estudantes sobre o teor e a infraestrutura de cada formação.
*Com informações do MEC.