quinta-feira, 2 de abril de 2009

CONCURSOS

CONCURSOS ÁREA EDUCAÇÃO, para maiores informações clique no título: Prefeitura de São Carlos (SP) - Professor Prefeitura de Várzea Paulista (SP) - Área Educação UNIFESP (SP) - Professores Colégio D Pedro II (RJ) - Professores Universidade Federal de Lavras (MG) - Professores Universidade Federal de São João Del Rei (MG) - Professores Universidade Federal de Uberlândia (MG) - Professor Assistente Universidade Federal de Alfenas (MG) - Professores Prefeitura de Juranda (PR) - Professores Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR) - Professores Universidade Estadual do Paraná (PR) - Professores Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PR) - Professores Prefeitura de Maratá (RS) - Professores Universidade Federal do Pampa (RS) - Professores Prefeitura de São José (SC) - Auxiliar de sala e Professores Universidade de Brasília (DF) - Professores Universidade Federal Goiano (GO) - Professores Universidade Federal de Goiás (GO) - Professores Universidade do Estado do Mato Grosso (MT) - Professores Universidade Federal do Pará (PA) - Professores Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (TO) - Professores Universidade Federal do Tocantins (TO) - Professores Universidade Federal de Alagoas (AL) - Professores Universidade Estadual de Santa Cruz (BA) - Professores Universidade do Estado da Bahia (BA) - Professor Substituto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (CE) - Professor Substituto Universidade Federal do Ceará (CE) - Professores Prefeitura de Ribeirão (PE) - Professores Universidade Federal de Pernambuco (PE) - Professores Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (RN) - Professores Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RN) - Professores Universidade Federal do Rio Grande do Norte (RN) - Professores BONS ESTUDOS E BOA SORTE.

NOTAS BAIXAS NO PROVÃO LEVAM MÃES A SER A FAVOR DA REPROVAÇÃO DOS FILHOS

INFELIZMENTE ISSO NÃO É UMA REALIDADE APENAS DO RIO DE JANEIRO, ISTO ACONTECE EM TODOS OS LUGARES DA NAÇÃO, CONFUNDEM-SE PROGRESSÃO CONTINUADA COM APROVAÇÃO AUTOMÁTICA, ISSO MOSTRA QUE AS POLÍTICAS PÚBLICAS SEMPRE SÃO IMPOSTAS E COMO SEMPRE SOBRA PARA OS PROFESSORES, NA VERDADE SOBRA PARA A SOCIEDADE. O QUE VOCÊS PROFESSORES, PAIS, ALUNOS PENSAM SOBRE ISSO? Publicada em 01/04/2009 às 22:49 Notas baixas no Provão levam mães a ser a favor da reprovação dos filhos Bruno Rohde, Isabella Guerreiro e Letícia Vieira - Extra RIO - "Por mim, meu filho voltaria do 3º ano para a alfabetização". O desabafo da dona de casa Lílian Biata Neris, de 33 anos, representa a opinião de muitos pais de alunos do 3º ao 9º anos do ensino fundamental sobre o resultado das provas de avaliação aplicadas pela Prefeitura do Rio. Os testes indicaram que 286 mil estudantes terão aulas reforço de português e matemática - 62% dos alunos que fizeram a avaliação. Para os responsáveis, as crianças precisam, sim, de reforço, e algumas até teriam que ser reprovadas. - Meu filho não sabe matemática nem português. Não escreve direito. Não sei mais o que fazer. Ele não se interessa pelos estudos. Já até o levei ao psicólogo - diz Lílian, sobre Geovane Neris de Sá, de 8 anos, aluno do 3º ano da Escola Municipal Professor Coqueiro, em Santa Cruz. Pai de uma estudante matriculada na Escola Municipal Monte Castelo, em Coelho Neto, José Roberto Lima, de 44 anos, está satisfeito com a proposta de reforço escolar. Ele ainda não sabe se a filha precisará do acompanhamento e culpa a aprovação automática pela situação precária do ensino. - A criança que não gostava de estudar não se preocupava, porque sabia que passaria no fim do ano. Os alunos não eram estimulados a estudar, mas a serem burros. Cesar Maia critica Provão O ex-prefeito Cesar Maia não quis comentar os resultados da prova aplicada pela atual gestão. Por email, Maia ressaltou a importância dos ciclos (que ficaram conhecidos como aprovação automática) e disse que 80% dos alunos de qualquer escola precisariam de reforço. "Nem quero analisar o erro de aplicar provas iguais em locais distintos com testes importados de São Paulo. Um aluno com nota 5 precisaria de apoio é igual a de 6 ou 7?", questiona. Curso contra traumas Para melhorar os índices de analfabetismo e de necessidade de reforço escolar, a Secretaria municipal de Educação vai adotar uma nova metodologia de ensino nas 150 Escolas do Amanhã, que estão localizadas em áreas de risco. O método Uerê-Mello será passado aos 150 orientadores pedagógicos que vão aprender novas formas de lidar com os traumas causados pela violência. - O Uerê-Mello trabalha com um novo tipo de abordagem desses alunos com bloqueios cognitivos. Em maio, 150 orientadores pedagógicos das Escolas do Amanhã vão participar do curso. Os demais professores deverão receber capacitação a distância pelo Senac. No futuro, poderemos levar esse projeto para as outras escolas - afirmou. A responsável pelo método é a artista plástica Yvonne Bezerra de Mello, que atende crianças que vivem sob risco social no Complexo da Maré: - O professor aprenderá a identificar os problemas de aprendizagem. Em vez de dar conteúdo em 40 minutos, são trabalhados 10 minutos de exercícios orais e outros 10, no livro. Quando você tem um trauma, perde a memória e precisa trabalhá-la. Falta de inspetores Na 1ª CRE, região com o segundo maior índice de analfabetos funcionais - 15,90% -, as brigas entre alunos são motivo de reclamação de mães da Escola Municipal Celestino da Silva, na Lapa. - Os funcionários fazem o que podem, mas faltam inspetores no colégio - disse a dona de casa Andrea Araújo, de 37 anos. 'Ele come as letras e escreve errado' Apesar de estar no 5º ano, Matheus Luiz Andrade dos Santos, de 10 anos, lê e escreve com dificuldades, além de se atrapalhar com contas e tabuada. O menino é um dos alunos que precisarão de aulas de reforço de português e matemática. Estudante da Escola Municipal Professor Coqueiro, em Santa Cruz, Matheus é um retrato do resultado das provas de avaliação aplicadas pela Prefeitura na 10ª CRE (Santa Cruz, Paciência, Guaratiba e bairros vizinhos), que teve 17,13% dos alunos considerados analfabetos funcionais. - Ele come as letras e escreve errado. Tento ajudá-lo em casa, mas acredito que ele possa ser reprovado este ano. Eu o reprovaria - afirmou Ana Paula de Andrade, de 37 anos, mãe de Matheus. Ela não é a única mãe a considerar que seu filho precisa de reforço e está sem condições de avançar de série. Para quem vê como é o desempenho dos filhos em casa, as crianças, em geral, sofrem as consequências do sistema de aprovação automática. - A criança vai passando de ano sem saber. Por isso, ela não se interessa em aprender e em estudar - critica a dona de casa Benise Silva de Melo, de 56 anos. Para um professor de uma escola da Zona Oeste, o problema maior dos alunos é a interpretação de textos: - Apesar de estudarem textos em sala, eles têm dificuldade em interpretar. Em Santa Cruz, há muita pobreza, e uma criança que não se alimenta direito não consegue aprender bem.

VIOLÊNCIA NA EDUCAÇÃO

Professora sofre fratura em vértebra ao ser agredida por aluno na zona sul de SP Colaboração para a Folha Online Uma professora de 49 anos teve uma vértebra fraturada após ser agredida por um aluno da 1º série do ensino médio, no dia 25 de março, na Escola Estadual México, na zona sul de São Paulo. Ontem (1º), o conselho da escola se reuniu e determinou a expulsão do adolescente. Segundo informações da Secretaria de Educação de São Paulo, a professora de geografia Sandra Helena Pinto sofreu um "empurrão" do aluno ao pedir que ele deixasse a sala de aula. Ainda de acordo com a secretaria, o pedido foi feito após o adolescente, de 16 anos, colocar os pés sobre a mesa. Em decorrência da agressão, a professora caiu e bateu as costas no chão. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital Nossa Senhora de Lourdes, onde foi diagnosticada uma fratura em uma vértebra. A vítima foi medicada e liberada. De acordo com a secretaria, o aluno expulso será encaminhado a outra escola da rede estadual de ensino, mas não foi informado qual será a unidade. Outro caso Uma professora de 25 anos sofreu traumatismo craniano ao ser agredida por uma aluna de 15 anos, no dia 23 de março, na Escola Estadual Bahia, em Porto Alegre (RS). Segundo a Polícia Civil, a professora da quarta série do ensino fundamental Gláucia Souza da Silva recebeu chutes e socos de uma adolescente --aluna da 8º série-- após uma repreensão dada à garota. Ela foi socorrida no Hospital de Pronto-Socorro de Porto Alegre, onde foi detectado que ela sofreu traumatismo craniano devido à queda. NÃO PRECISO DIZER O HORROR QUE É TUDO ISSO, É INACEITÁVEL QUE ISSO OCORRA, MAS ACABA SENDO UM REFLEXO DA SOCIEDADE SE MANIFESTANDO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. O QUE VOCÊS PENSAM SOBRE ESSE GRANDE PROBLEMA? SERÁ QUE TEM SOLUÇÃO?

PIC - Programa Intensivo no Ciclo

Para impedir que as crianças prossigam na escola sem desenvolverem adequadamente suas habilidades de leitura e escrita, o Programa Ler e Escrever desenvolveu o PIC – Projeto Intensivo no Ciclo I para a 3ª e 4ª séries. Assim, pelo projeto são criadas turmas especiais, com número reduzido de alunos, que contarão com um currículo adaptado às necessidades das crianças que chegaram a estas etapas de ensino sem possuírem plena desenvoltura para ler ou escrever. PROFESSORES VOCÊS ACREDITAM NA EFICÁCIA E/OU EFICIÊNCIA DO PIC? Caso tenham interesse cliquem no título e será levado para a página oficial da see/sp com informações sobre o PIC

PROPOSTAS CURRICULARES SEE/SP

PROFESSORES O QUE PENSAM SOBRE A PORPOSTA CURRICULAR, QUE AGORA É O CURRÍCULO DA SEE/SP? É FÁCIL TRABALHAR COM OS CADERNOS DOS ALUNOS? O NOVO CURRÍCULO FACILITA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO? Se quiser acessar as propostas é só clicar no título.

LER E ESCREVER - Matemática

AOS COLEGAS PROFESSORES ALFABETIZADORES E LETRADORES, CLIQUE NO TÍTULO PARA TER ACESSO AS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA PARA O CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL . O MATERIAL É RICO EM INFORMAÇÕES E ATIVIDADES

Programa Ler e Escrever - Língua Portuguesa

AOS COLEGAS PROFESSORES ALFABETIZADORES E LETRADORES, CLIQUE NO TÍTULO PARA TER ACESSO AS EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA O CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL . O MATERIAL É RICO EM INFORMAÇÕES E ATIVIDADES.

Programa Computador do Professor

PROFESSORES O QUE ACHARAM DA OFERTA DO GOVERNO?
PARA SABER MAIS CLIQUE NO TÍTULO.
Marca: Positivo InformáticaProcessador: Intel® Pentium® for Mobile T3400, Dual CoreVelocidade: 2.16 GHzMemória RAM: 2GB - 667MHzHD: 160GB Rede: sem-fio (wireless)Drive: Gravador de CD/DVDTela: 14” wide screen
Como funcionará o Programa a partir de agora? • A partir de 9 de março, a Secretaria da Educação dará início à convocação dos 84 mil professores que se cadastraram no Programa e desejam adquirir um laptop.• Os professores serão chamados a comparecer na agência da Nossa Caixa escolhida no momento da adesão a partir da segunda quinzena de março. A data prevista para início do atendimento aos professores pelo Banco (conforme convocação) é 17/03. • Pelo grande número de cadastrados, o atendimento aos professores deverá ocorrer até junho. • A “convocação” dos professores será pelo e-mail informado no momento de inscrição, além de divulgação no site. • Os professores poderão sempre acessar o site www.professor.sp.gov.br para verificar em seu cadastro a semana de comparecimento no Banco Nossa Caixa. • Depois de acertar o financiamento, na Nossa Caixa, com análise de crédito, o professor receberá seu laptop em até 7 dias úteis. • Depois de acertar o financiamento na Nossa Caixa, que está sujeito a análise e aprovação de crédito, o professor receberá seu laptop em até 7 dias úteis. • A partir do dia 26/03, os professores que fizeram o financiamento começarão a receber seus computadores. • O fabricante entrará em contato para confirmação de local e horário de entrega. • A primeira parcela do financiamento será debitada em folha de pagamento, no mínimo, 60 dias após a aprovação do crédito.

PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO

A Secretária de Estado da Educação considerando:a importância da criação de um programa que propõe uma nova relação do currículo escolar com diferentes manifestações culturais no Estado de São Paulo;a importância da utilização de equipamentos e bens culturais, públicos e/ou privados existentes no Estado, como ferramenta para o desenvolvimento dos conteúdos curriculares, CRIA O PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO. PARA SABER MAIS BASTA CLICAR NO TÍTULO. Professores tantos projetos assim facilitam as ações didática-pedagógica em sala de aula?

IDESP Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo

PROFESSORES, GESTORES, PAIS E ALUNOS, CONSULTEM O IDESP DE SUA ESCOLA, OBSERVE SE AS METAS FORAM ATINGIDAS. Basta clicar no título. PROFESSORES, GESTORES VOCÊS CONCORDAM COM AS METAS ESTABELECIDAS PELO IDESP?

Faltas de docente estadual por atestado caem 56%

COMO SEMPRE O PROBLEMA DA EDUCAÇÃO É O PROFESSOR, AFINAL DE CONTAS ESTA CATEGORIA SÓ PODE FICAR DOENTE SEIS VEZES POR ANO E NO MÁXIMO 1 VEZ POR MÊS, NÃO SEI SE É PARA RIR OU CHORAR COM TAMANHA HIPOCRISIA. EDUCADORES O QUE PENSAM SOBRE AS DECLARAÇÕES ABAIXO? Foram 7.000 em fevereiro, ante 15.800 no mesmo mês do ano passado, segundo governoLimite de ausências sem desconto e critérios de bônus causaram redução, diz pasta; para sindicato, governo não combate razões de faltas DA REPORTAGEM LOCAL (Folha de São Paulo) A Secretaria Estadual da Educação informou ontem que o número de faltas de professores em fevereiro justificadas com atestados médicos caiu 56% em relação ao mesmo mês de 2008. Foram 7.000, ante 15.800 -a rede tem 230 mil docentes.O governo José Serra (PSDB) afirma que a redução ocorreu por conta da aprovação da lei, em 2008, que limitou as faltas sem desconto no salário, e pelos critérios do bônus anual por desempenho (cada falta é descontada). Já a Apeoesp (sindicato dos professores) diz que desconfia dos dados e que o governo não atua nas causas das ausências -as condições de trabalho, segundo o sindicato.A secretaria afirma que o índice deste ano é o menor da história da rede, mas mostrou dados apenas a partir de 2001 (quando foram 22 mil faltas).Em janeiro deste ano, o governo apresentou estudo que aponta que um ponto percentual a mais no índice de absenteísmo dos docentes representa perda para os alunos da quarta série do ensino fundamental de 7,5% na nota de língua portuguesa e 8,5% de matemática.A secretaria afirmou ontem que não fechou o balanço geral atualizado das ausências (considerando também as não justificadas com atestados).Antes da mudança na lei, em abril de 2008, os servidores podiam faltar até metade do ano sem desconto dos dias perdidos, desde que as ausências fossem em dias alternados e com atestado médico. Para licenças médicas ou ausências em dias seguidos por problemas de saúde, era preciso passar por perícia (regra ainda em vigor).A alteração ocorreu após a Folha mostrar que, diariamente, cerca de 30 mil professores faltavam às aulas, por várias razões. Serra propôs a alteração alegando que muitas ausências eram desnecessárias."Não há confiabilidade nesses dados. Tudo parece marketing", afirmou a presidente da Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha. "O governo não mexe nas causas das faltas, que são as classes superlotadas, os baixos salários e as jornadas estafantes. O professor adoece."(FÁBIO TAKAHASHI)

UNICAMP, UNESP E USP estudam unificar 1 fase do vestibular

CONCORDAM COM A POSSIBILIDADE DE UNIFICAÇÃO? 02/04/2009 - 09h04 LUISA ALCANTARA E SILVAda Folha de S.Paulo USP, Unicamp e Unesp irão discutir uma primeira fase do vestibular unificada. Foi o que ficou decidido ontem, em reunião no CEE (Conselho Estadual da Educação). Não é a primeira vez que esse assunto entra na pauta --pelo menos desde 2004 já se discutia o tema. O avanço realizado ontem, de acordo com Maria Inês Fini, que representa a Secretaria Estadual da Educação, foi a criação de um fórum para discutir mudanças. "Esse assunto é antigo. O bom é que agora haverá discussão." Devem participar desse grupo de trabalho, proposto pelo secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, as três universidades estaduais paulistas, o CEE e a Secretaria Estadual da Educação e a de Ensino Superior.Com isso, o CEE e as secretarias poderão opinar sobre o processo seletivo das escolas, que têm autonomia. Vogt citou o Enem, que se mostrou como "uma boa forma de avaliação". "O MEC tem uma proposta nesse sentido [de fazer uma primeira fase geral para as universidades federais]. Não estou pregando que seja desse jeito. O que acho é que temos que discutir uma forma." "O vestibular deve seguir o que é dado no ensino médio, e não o contrário", afirmou Arthur Fonseca Filho, presidente do CEE. Ele acredita que, com a prova unificada, as escolas poderão programar melhor o conteúdo do ensino médio. Maria Inês citou também a facilidade para o vestibulando. "Vai ser uma prova, uma data."A proposta sugerida ontem foi que, após a primeira etapa, cada universidade faça a segunda fase como quiser e se quiser. Os representantes das universidades presentes na reunião --Leandro Tessler (Unicamp), Julio Cezar Durigan (Unesp) e Selma Garrido Pimenta (USP)--acharam a criação do fórum "salutar". "É complicado, porque cada universidade busca um perfil diferente. Mas é uma possibilidade", disse Tessler. Para Durigan, da Unesp, "o ideal seria um aproveitamento direto do ensino médio", mas ele acha boa a discussão. Selma, da USP, disse, após a reunião: "Não posso falar pela USP. Mas a Selma vê com bons olhos [a unificação]. É possível e desejável".

UNIFICAÇÃO DE DISPOSITIVOS LEGAIS E NORMATIVOS RELATIVOS AO

GESTORES ESCOLARES, PROFESSORES, PAIS, CLICANDO NO TÍTULO TERÁ ACESSO A UNIFICAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. É UM DOCUMENTO BEM ORGANIZADO E FÁCIL DE ENTENDER. SEGUE ABAIXO A INTRODUÇÃO DO DOCUMENTO, PARA SABER MAIS CLIQUE NO TÍTULO. INTRODUÇÃO Esta obra reúne e integra disposições normativas de leis, decretos, resoluções SE e deliberações CEE, relativas ao ensino fundamental e médio e aos profissionais de educação que atuam nesses níveis da educação básica. A Secretária da Educação, sensível à necessidade de se ordenar sistematicamente os dispersos e numerosos dispositivos que disciplinam e regulamentam o ensino fundamental e médio, com a preocupação de propiciar aos educadores maior facilidade na busca do fundamento legal aplicável aos casos concretos com os quais lidam no dia-adia, determinou que se reunisse num corpo orgânico e homogêneo a legislação esparsa e desordenada desses níveis de ensino. Essa preocupação vem somar-se à de outros secretários de estado e à do governo de imprimir maior eficiência à gestão pública pela redução do repertório de leis, decretos e demais atos normativos do Estado de São Paulo. O grupo de trabalho, sob nossa coordenação, integrado por representantes dos órgãos da estrutura básica da Pasta da Educação, lançou-se com afinco e determinação à árdua tarefa de identificar, selecionar e ordenar os diplomas legais e normativos, compreendendo aí leis, decretos, resoluções SE e deliberações CEE, cujos dispositivos relacionam-se e aplicam-se ao ensino fundamental e médio do nosso estado. Foi preocupação constante do grupo de trabalho a obediência aos princípios e à metodologia previstos na Lei Complementar nº 863, de 29.12.99, que “dispõe sobre a elaboração, a redação, a alteração e a consolidação das leis, conforme determina o item 16 do parágrafo único do artigo 23 da Consolidação do Estado e estabelece normas para a consolidação dos atos normativos que menciona”. No intuito de sistematizar e unificar dispositivos legais e normativos que disciplinam e regulamentam a gestão curricular, pedagógica, de informação, de vida escolar, de pessoas, de patrimônio, de resultados, de recursos financeiros, de projetos e programas e outros, buscaram-se, na esparsa e complexa legislação de ensino, aqueles dispositivos conexos ou afins, que têm aplicação no campo educacional, objeto deste trabalho. Preservando-se o conteúdo normativo original dos dispositivos unificados, fizeram-se alterações, sempre com observância do disposto no § 2º do art. 10 da lei complementar citada: 1. introdução de novas divisões do texto base; 2. adaptação de redação por junção de dispositivos; 3. alteração de redação de um dispositivo, para incluir a disposição de outro, visando ao melhor posicionamento da matéria no texto; 4. supressão de palavras ou expressões para evitar repetições desnecessárias, conferindo maior concisão ao texto; 5. exclusão de dispositivos vetados e os que tratam de cláusulas de regulamentação, de dotação orçamentária e de vigência; 6. substituição de expressões como “esta lei”, “esta resolução”, “este decreto”, “esta deliberação”, por “este capítulo”, “esta seção”, ou esta “subseção”, etc. para melhor posicionamento da matéria, uma vez que houve transformação em Capítulo, Seção ou Subseção, por exemplo, no texto unificado; 7. alteração de denominações de algumas Secretarias de Estado ou Fundações, com a finalidade de atualizá-las, conforme legislação vigente; 8. não aproveitamento de dispositivos legais temporários, transitórios e outros objeto de consolidações; 9. substituição de expressões, com a finalidade de uniformizar termos no texto unificado, adotando-se as usadas na Constituição Estadual e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; 10. alteração de verbos ou expressões verbais, para adequação à temporalidade do texto, etc.. Fizeram-se as alterações determinadas pela organicidade que a obra implica, preservando-se, contudo, o teor normativo dos dispositivos selecionados. Mantiveram-se, tanto quanto possível, os títulos, capítulos, seções e subseções originais. Procederam-se às atualizações impostas pela legislação vigente, sobretudo pelos preceitos constitucionais e pelas diretrizes e bases da educação nacional. A diversidade de assuntos tratados e a dificuldade de ordená-los em poucos blocos, levaram-nos a distribuí-los em cinco títulos: da gestão organizacional, da gestão pedagógica, da gestão de vida escolar, da gestão de pessoal e da gestão do prédio escolar. A par da legislação do ensino propriamente dito, o grupo entendeu oportuno inserir nesta obra, sob a denominação “Da Gestão de Pessoal”, dispositivos regulamentadores das leis complementares que tratam do estatuto e do plano de carreira do magistério paulista. O grupo de trabalho, com a finalidade de emprestar à obra maior transparência e facilidade na consulta entendeu, ainda, conveniente, oportuno e útil indicar abaixo de cada dispositivo, ou conjunto de dispositivos, sua origem, sua fonte. Estamos conscientes das limitações e das imperfeições de que o trabalho por certo se ressente, mas confiantes na sua utilidade e na sua acolhida pelos educadores que atuam na educação básica estadual. Nossos agradecimentos a todos que, direta ou indiretamente, nos apoiaram. Leslie Maria José da Silva Rama – coordenadora do grupo

PCN - Parâmetros curriculares nacionais

Professores, clicando no título você terá acesso a todos os PCNs do ensino fundamental, médio e os temas transversais. Bom estudo. Alías vocês concordam com eles?

LIVRO DIDÁTICO PARA ALFABETIZAÇÃO EJA

Professores foi aprovado em fevereiro o direito e acesso a material didático para alunos da EJA ciclo I ou alfabetização. É uma boa notícia haja vista que a EJA sempre fica em segundo plano e todos nós sabemos o quanto esta modalidade de ensino é importante. Caso queiram ler o texto na íntegra é só buscar no endereço abaixo. ftp://ftp.fnde.gov.br/web/resolucoes_2009/res01_13022009.pdf

PORTAL DOMÍNIO PÚBLICO

O Portal Domínio Público foi criado em novembro de 2004 com 500 obras. Hoje tem 94.700 títulos cadastrados e até setembro deste ano registrou 12,8 milhões de visitas. Todo acervo pode ser pesquisado gratuitamente. São oferecidas obras de Machado de Assis, Fernando Pessoa, Shakespeare, entre outros autores da literatura nacional e mundial. O acervo virtual reúne além de obras literárias, artes, ciências e pesquisas científicas. Todas as possibilidades de pesquisa, leitura, reprodução podem ser conferidas no endereço http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp PROFESSOR VALE MUITO ACESSAR ESTE SITE, ELE É RICO EM INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO. BOA PESQUISA

IDEB - Indice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita de ano e freqüente a sala de aula. Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação. O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. Consulte seu Ideb PARA SABER MAIS CLIQUE NO TÍTULO. SENHORES PAIS, PROFESSORES CONHEÇAM O IDEB DE SUA ESCOLA.

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos seqüenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos. Contato: prouni@mec.gov.br PARA AQUELES QUE QUEREM MAIORES INFORMAÇÕES BASTA CLICAR NO TÍTULO QUE SERÁ DIRECIONADO PARA PÁGINA OFICIAL DO PROUNI - MEC. BOA SORTE.

ENEM

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. O Enem é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. Caso tenha interesse em obter maiores informações, clique no título e será direcionado para o portal do ENEM do MEC.

ENCEJA

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivo avaliar as habilidades e competências básicas de jovens e adultos que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade apropriada. O participante se submete a uma prova e, alcançando o mínimo de pontos exigido, obtém a certificação de conclusão daquela etapa educacional. O exame é aplicado anualmente e a adesão das redes de ensino é opcional.As certificações são feitas diretamente nas secretarias municipais e estaduais de educação que aderem ao exame. Assim, o participante deve entrar em contato com a secretaria de educação da sua região para obter o documento de sua certificação. As secretarias são as responsáveis pela forma e pelos critérios de utilização das notas, com autonomia para realizar as certificações. O participante do Encceja se inscreve em cada uma das áreas avaliadas, sendo que é possível obter certificação em cada prova.Já estão disponíveis na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) os resultados do Encceja 2008. O sistema com as notas finais obtidas pelos participantes pode ser acessado de três maneiras: com o número de inscrição; nome completo do participante, data de nascimento e unidade da federação do seu endereço ou pelo número do seu CPF ou RG e UF da carteira de identidade. Para ter acesso às notas, o participante também deverá informar a senha de inscrição, entregue durante a inscrição. Quem não tiver essa senha poderá cadastrar uma nova pelo sistema.O participante terá acesso à sua avaliação individual comparada com a média nacional de desempenho. Quem prestou o exame também receberá, pelos Correios, o Boletim Individual de Desempenho no endereço indicado no ato de inscrição. Na edição 2008, o Encceja apresentou número recorde de inscritos: cerca de 780 mil, sendo 60% para o ensino médio e 40% para o ensino fundamental. As provas foram aplicadas nos dias 13 e 14 de dezembro em 2,3 mil unidades educacionais, de aproximadamente 800 municípios brasileiros. Caso tenha participado do ENCEJA clique no título e será direcionado para a página de consulta de resultados.

REVALIDAÇÃO DE DIPLOMA

Aos interessados em revalidar diploma. Cliquem no título e será direcionado para o portal do MEC com todas as informações e instruções. Façam bom uso.

DICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

* Cultive o hábito da leitura em sua casa. * Ajude seu filho a conservar o livro didático. O material servirá para outros alunos futuramente. * Acompanhe a freqüência da criança ou do adolescente às aulas e sua participação nas atividades escolares. * Visite a escola de seus filhos sempre que puder. * Observe se as crianças ou adolescentes estão felizes e cuidadas no recreio, na hora da entrada e da saída. * Verifique a limpeza e a conservação das salas e demais dependências da escola. * Observe a qualidade da merenda escolar. * Converse outras mães, pais ou responsáveis sobre o que vocês observam na escola. * Converse com os professores sobre dificuldades e habilidades do seu filho. * Peça orientação aos professores e diretores, caso perceba alguma dificuldade no desempenho de seu filho. Procure saber o que fazer para ajudar. * Leia bilhetes e avisos que a escola mandar e responda quando necessário. * Acompanhe as lições de casa. * Participe das atividades escolares e compareça às reuniões da escola. Dê sua opinião. * Participe do Conselho Escolar.

O que verificar na educação infantil

1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola • A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?• O alvará sanitário está afixado em lugar visível?• A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?• Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?• Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?• Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?• A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?• Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno?• As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério?• Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de:• 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?• 15 crianças de 3 anos?• 20 crianças de 4 até 6 anos?• As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranqüilos, com acústica que permite uma boa comunicação?• O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?• A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?• A instituição tem procedimentos pré-estabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes? 2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil • Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.• Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.• Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.• Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição: • que músicas cantou ou ouviu;• quais brincadeiras aconteceram;• que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;• qual livro a professora leu;• que história a professora contou;• o que ela está aprendendo, entre outras.3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil • Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).• Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.• Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma.• Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

O Jovem no Ensino Médio

Quando o jovem chega ao Ensino Médio, muitas vezes os responsáveis enfrentam maior dificuldade para acompanhar os filhos no processo escolar, pois os trabalhos exigem domínio de conhecimentos específicos com maior complexidade, além do currículo apresentar maior número de disciplinas. Assim, nesta etapa de desenvolvimento do jovem, os responsáveis podem contribuir para o trabalho pedagógico da escola tomando algumas atitudes, como: *valorizar as atividades escolares como etapa de crescimento intelectual; *valorizar o avanço social do jovem tanto no que se refere à continuidade dos estudos como na compreensão e participação do espaço em que convive; *valorizar o acesso ao mundo do trabalho; *observar e acompanhar a rotina das atividades sociais; *conversar e ouvir com atenção os seus questionamentos, lembrando que nesta etapa de desenvolvimento surgem muitas dúvidas sobre novos temas; *observar o comportamento: hábitos de higiene, sono, tratamento com as pessoas, mudanças de humor e converse com o psicólogo da escola; *alertar sobre as responsabilidades que acompanham a maior autonomia das suas relações; *manter contato com a coordenação da escola para se informar sobre o desempenho desses alunos; *verificar o material escolar utilizado pelo jovem: como estão suas anotações, a organização, capricho, o cuidado com os livros; *acompanhar à freqüência às aulas; *buscar informações na escola sobre a participação nas atividades escolares; *participar das atividades propostas pela escola; *desenvolver uma boa parceria entre família e escola, pois esta relação fortalecerá tanto o trabalho dos professores e profissionais que acompanham o dia-a-dia da juventude, como a orientação desenvolvida pelos responsáveis junto aos jovens; *participar do Conselho Escolar; *participar da Associação de Pais e Mestres

Escola faz vaquinha para bônus de temporários

colegas, vocês concordam com essa atitude? Luciana Lazarinido Agora Os funcionários da escola Estadual Reverendo Jacques Orlando Caminha D'Ávila, no Jardim São Luís, na zona sul, estão fazendo vaquinha para garantir grana extra aos servidores da escola que estão sem o bônus da Educação. A escola ultrapassou a meta do Idesp em 120% nos três níveis de ensino. Com esse desempenho, na terça-feira passada, os servidores receberam o bônus máximo, correspondente a 2,9 salários. Mas nem todos da escola receberam a grana, e a vaquinha distribui envelopes pela escola para que os funcionários com bônus contribuam com os temporários, afastados e eventuais que não tiveram direito à grana extra. "Existe um sentimento de injustiça muito grande nas escolas. O mérito é de todos e a vaquinha é uma atitude solidária, que o governador não teve, com quem contribuiu para o ensino, mas não foi reconhecido", diz o professor Severino Honorato, 39. Ficaram fora da lista do bônus os servidores que não trabalharam 244 dias em 2008 -o correspondente a dois terços do ano passado, segundo regra da Secretaria da Educação. Com isso, os agentes temporários que foram contratados após 2 de maio não tiveram o benefício. Segundo a secretaria, a primeira turma de agentes temporários, chamados para trabalhar na merenda e na limpeza, foram aprovados em janeiro e entraram na rede no dia 30 de abril. Quem faltou mais de uma vez ou foi chamado depois não teve bônus. Mas os servidores dizem que eles começaram a trabalhar apenas em 30 de maio. Os funcionários que tiraram licença-prêmio ou por motivos de saúde também podem ter ficado sem bônus -se as ausências ultrapassaram o limite permitido na regra dos 244 dias. As faltas foram descontadas do bônus. O desconto da licença-prêmio é a principal crítica dos professores no site da Apeoesp (sindicato dos professores). Ontem, às 19h, havia 3.131 reclamações registradas no site www.apeoesp.org.br.

PROFESSORES EXIGEM REAJUSTE SALARIAL

PROFESSOR VC CONCORDA COM AS REINVINDICAÇÕES DO SINDICATO? Reunidos em assembléia na Praça da República em 27 de março último, professores de todo o Estado deram início à campanha salarial e educacional de 2009. Os presentes aprovaram a pauta de reivindicações e o calendário de atividades em defesa da escola pública e dos direitos dos profissionais da educação. A assembléia repudiou qualquer política de bonificação e gratificações e aprovou a continuidade da luta por um reajuste que reponha as perdas salariais(27,5%), extensivo aos aposentados; estabilidade a todos os professores admitidos em caráter temporário; ingresso por concurso público classificatório; incorporação de todas as gratificações; garantia de 33% da jornada para atividade extraclasse (conforme determina a Lei do Piso); novo Plano de Carreira; piso do Dieese; entre outros itens. A substituição da secretária de Educação Maria Helena Guimarães de Castro foi comemorada pelos professores (veja nota em anexo), porém, não alterará as ações em defesa dos direitos, da escola pública e do reconhecimento social do Magistério. Nos próximos dias, a diretoria da APEOESP encaminhará a pauta de reivindicações ao novo secretário com solicitação de audiência. Como parte das ações de luta, a categoria aprovou o seguinte calendário: 30/03: participação no ato conjunto das centrais sindicais em defesa do emprego 02/04: presença da APEOESP durante votação das diretrizes nacionais da carreira do Magistério que acontecerá no Conselho Nacional de Educação (MEC) 02/04: ato em frente ao Supremo Tribunal Federal pela aplicação da Lei do Piso Salarial Nacional 20 a 24/04: Semana Nacional em Defesa da Educação Pública organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) 24/04: dia de paralisação em todas as escolas. Realização de nova assembléia dos professores. Para maiores informações cliquem no título.

Finalmente, depois de 10 anos de lutas,

Foi publicada, no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) de 27/03/2009, a ATA Nº 8/2009 que contém a Ementa e a Íntegra da Decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a ADI / 3772: Aposentadoria Especial dos Especialistas de Educação. Até que fosse publicada a íntegra do voto do Ministro Relator, a Udemo manteve uma certa cautela com relação ao tema. Por essa razão, enviamos um novo documento ao Senhor Ministro (Ofício nº 094/2008), esclarecendo sobre a situação específica do Estado de São Paulo, onde os especialistas estão dentro da carreira do magistério. Finalmente, com a publicação da Ementa e da Decisão do STF (com a interpretação conforme o Voto do Relator) - já podemos comemorar. Cliquem no título para maiores informações.