quinta-feira, 2 de abril de 2009

O que verificar na educação infantil

1. Aspectos que os familiares podem verificar diretamente na creche ou na pré-escola • A instituição tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Educação?• O alvará sanitário está afixado em lugar visível?• A instituição tem proposta pedagógica em forma de documento?• Reuniões e entrevistas com familiares são realizadas em horários adequados à participação das famílias?• Há reuniões com familiares pelo menos três vezes por ano?• Os familiares recebem relatórios sobre as vivências, produções e aprendizagens pelo menos duas vezes ao ano?• A instituição permite a entrada dos familiares em qualquer horário?• Existe local adequado para receber os pais ou familiares? E para aleitamento materno?• As professoras têm, no mínimo, a formação em nível médio, Magistério?• Há no mínimo uma professora para cada agrupamento de:• 6 a 8 crianças de 0 a 2 anos?• 15 crianças de 3 anos?• 20 crianças de 4 até 6 anos?• As salas de atividades e demais ambientes internos e externos são agradáveis, limpos, ventilados e tranqüilos, com acústica que permite uma boa comunicação?• O lixo é retirado diariamente dos ambientes internos e externos?• A instituição protege todos os pontos potencialmente perigosos do prédio para garantir a circulação segura das crianças e evitar acidentes?• A instituição tem procedimentos pré-estabelecidos que devem ser tomados em caso de acidentes? 2. O que os familiares podem verificar com a criança sobre o atendimento na educação infantil • Pergunte qual é o nome das professoras e de outros funcionários.• Pergunte o nome dos amiguinhos mais próximos.• Pergunte à criança o que ela mais gostou de fazer naquele dia.• Incentive à criança a contar e a narrar situações vividas na instituição: • que músicas cantou ou ouviu;• quais brincadeiras aconteceram;• que pinturas, desenhos, esculturas ela fez;• qual livro a professora leu;• que história a professora contou;• o que ela está aprendendo, entre outras.3. O que os familiares podem observar diretamente na criança sobre o atendimento na educação infantil • Observe o comportamento da criança quando ela chega na instituição (alegria, timidez ou choro).• Observe diária e atentamente enquanto estiver conversando com a criança, seu olhar, seus gestos, sua fala suas reações podem ajudar a avaliar o estado físico e emocional.• Observe as reações da criança ao ver seus colegas, isso pode demonstrar como está a relação com a turma.• Observe as produções e o material que ela traz da instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário