domingo, 30 de agosto de 2009

Classificação e Reclassificação - SME SP

Portaria nº 4.688, de 18 de dezembro de 2006
Da Classificação e Reclassificação Art. 4º - A classificação dos alunos em qualquer ano/termo/série, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita: I - por promoção ou retenção- aos que cursaram o ano/termo/série na própria escola; II - por transferência- aos procedentes de outros estabelecimentos de ensino, mediante apresentação de documento de escolaridade e que requereram matrícula no ano/termo/série ali indicado; III - independentemente de escolarização anterior e não possuírem documento comprobatório de escolaridade e requererem matrícula em determinado ano/termo/série letivo. Parágrafo Único - No caso do inciso III deste artigo, a Unidade Escolar procederá à classificação por meio de avaliação,que deverá contemplar a base nacional comum, obedecendo aos seguintes procedimentos: I - a direção da escola nomeará comissão composta por, no mínimo, três educadores, dentre docentes e especialistas, que avaliarão a condição do aluno, idade, grau de desenvolvimento, experiências anteriores ou outros critérios que a escola indicar; II – a comissão emitirá parecer sobre o ano/termo/série adequado para a matrícula, apontando, se necessário, eventuais intervenções pedagógicas; III – o parecer da comissão deverá ser aprovado pelo Diretor de Escola. Art. 5º - A reclassificação será aplicada quando o aluno, representado pelo pai/responsável, se menos de idade, ou seu professor ou membro da equipe técnica da Unidade Educacional, requerê-la justificadamente e apenas no decorrer do primeiro bimestre letivo e nas situações: I - o aluno estiver matriculado na própria Unidade Escolar e requerer matrícula em ano/série/termo diverso daquele em que foi classificado; II - o aluno transferir-se para a Unidade Escolar, apresentando documento de escolaridade e requerer matrícula em ano/termo/série diversa(o) do(a) indicado(a). Parágrafo Único - Para cumprimento do disposto neste artigo, serão adotados os procedimentos especificados no Parágrafo Único do artigo anterior.

396 comentários:

  1. Professor, obrigado pela ajuda. Poucas vezes na vida encontrei alguém com tanta sabedoria e inteligência. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Professor,um aluno do 1ºano do ensino médio pode ser retido por falta de notas mesmo tendo a média defrequencia?Ele pode nesta situação requerer a reclassificação?Oque fazer quando a escola não fornece estas informações?

    ResponderExcluir
  3. Sim, a legislação estabelece que o ensino médio é um regime seriado, ou seja a retenção ocorre todos os anos em função da infrequência, para aqueles que ultrapassem o limite de 25% de faltas, esgotadas todas as possibilidades de compensação. Com relação a aprendizagem e conteúdo, o aluno pode ficar retido, mesmo tendo a frequência. Entretanto é importante lembrar que a retenção é o útlimo recurso pedagógico. Caso fique retido, o aluno maior de idade, a família ou os professores podem pedir a reclassificação no ano seguinte. A escola é obrigada a fornecer a informação, pois de modo geral constam do regimento escolar, que é um documento público. Contudo, caso a escola continue escondendo ou denegando-lhe informações, entre em contato com a diretoria de ensino e se precisar com a secretaria de educação. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  4. eu estou correndo atras de uma reclassificação de ensino para o ensino medio e esta complicado!!!

    ResponderExcluir
  5. Augusto, qual sua duvida?
    vc esta matriculado em que série? se estiver frequentando a escola, apenas no 1 bimestre podera fazer a reclassificação, se vc não estuda tem que fazer uma classificação.
    mas também pode fazer o exame supletivo para eliminação ou certificação do ensino médio, no blog tem todas as informações postados.

    ResponderExcluir
  6. Professor João
    Preciso com urgencia de um modelo de ata de classificação.
    Há tenho uma dúvida esta classificação deveria ter acontecido há dois anos, mas não foi feita. Só agora que entrei aqui é que verifiquei este erro. Esta ata deve ser com data retroativa ou não?
    Simone
    Goiás

    ResponderExcluir
  7. Professor,

    gostaria de saber se todas as escolas são obrigadas a ter a reclassificação para qualquer aluno retido.

    Grata desde já. São Paulo - SP

    ResponderExcluir
  8. luzia disse... meu filho tem 17 anos e foi retido na 8ª serie e agora o 2ªano ...ele pode fazer reclassificação este ano e qual escola faz a reclassificação, todas?

    ResponderExcluir
  9. luzia disse...

    ops * correção

    ano quem vem 2010...

    ResponderExcluir
  10. Toda a escola deve proceder os mecanismos de classificação e reclasificação, de acordo com os regimentos escolares.
    A reclassificação deve ser feita no início do ano letivo e deve ser solicitada pelos resposnáveis ou pelos professores e o pedido deve ser direcionado para o diretor da escola.

    A LDB é clara no seu artigo 24 que trata dos mecanismos de classificação e reclassificação.

    ResponderExcluir
  11. O aluno tem que mudar de escola pra poder fazer reclassisficação?
    Hj liguei na minha escola e falaram que tenho q fazer a reclassificação em outra escola pois la nao fazem!
    Dai liguei em outra escola e falaram q não fazem reclassificação também!
    Isso pode acontecer? A escola q decide se faz ou não a reclassificação?
    HELP!

    ResponderExcluir
  12. Se for escola particular sim, agora escola pública tem que aceitar a matrícula e o pedido de reclassificação.

    Algumas escolas particulares realizam a reclassificação, com a condição de permanência do aluno na escola.

    ResponderExcluir
  13. Oi João!
    Pedi a reclassificação para meu filho que ficou retido no 1ºano do ensino medio numa escola particular e matriculei ele numa escola estadual.
    Não estou conseguindo o conteudo que ele precisa estudar.Nesta escola pediram 10 dias para fornecer o conteudo e na anterior era muito diferente o ensino.
    Já liguei pro mec,diretoria de ensino etc...
    Onde posso achar?
    Obrigada,Ana

    ResponderExcluir
  14. Olá Ana, o conteúdo a ser cobrado para o seu filho é do Ensino Médio, então dê uma olhada na proposta curricular do Estado (que esta disponível no blog), outra coisa, a escola estadual tem a obrigação de oferecer os conteúdos que serão cobrados na prova. Mas lembre-se ele só deve fazer a prova de reclassificação dos componentes curriculares em que ficou retido na escola particular, observe isso com atenção, pois em muitos casos a escola por comodismo aplica uma prova com todos os componentes, quando na verdade precisa apenas aplicar dos componentes em que não obteve a média satisfatória para a classificação para o ano seguinte. Outra coisa, sempre que pedir alguma coisa na escola, faça por escrito e protocole o documento, ficando com uma via para vc e assim e mais fácil questionar a própria escola e tbém solicitar alguma informação na diretoria de ensino.
    abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  15. Olá João td bem.. meu filho foi retido ano passado, no 2º ano em uma escola particular por não atingir a média, nas 3 matérias... porém matriculei ele em uma escola estadual este ano e quero pedir a reclassificação, seriam em 3 matérias mas estão me dizendo que ele tem que fazer a reclassificação em todas as matérias, isso é correto ou seria só nas matérias que ele ficou abaixo da média?

    ResponderExcluir
  16. Ele foi aprovado nas outras matérias e a prova de reclassificação deve ser sobre os componentes que ficou retido, isso é a regra geral, mas cada escola estadual tem um regimento, que é um documento público e ele deve trazer de forma clara quais as regras para reclassificação, se continuar com duvida pode procurar a diretoria de ensino. Informe-se na escola sobre o Regime de Progressão Parcial.
    abraços

    ResponderExcluir
  17. Bom dia João td bem, meu nome é Elza e gostaria de tirar uma duvida.
    Meu filho reprovou o 2ª anoi do ensino médio emk uma escola particular, eu o matriculei agora em escola estadual, porém a diretora da escola particular falou para ele que ele pode pedir reclassificação na estadual, que é um direito dele, pois a média da escola onde ele estava era 6 e a estadual é 5. e ele ficou abaixo da média em 3 matérias e foi reprovado. se for pedir a reclassificação tem que ser de todas as matérias ou só na que ficou abaixo da média.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Ele foi aprovado nas outras matérias e a prova de reclassificação deve ser sobre os componentes que ficou retido, isso é a regra geral, mas cada escola estadual tem um regimento, que é um documento público e ele deve trazer de forma clara quais as regras para reclassificação, se continuar com duvida pode procurar a diretoria de ensino. Informe-se na escola sobre o Regime de Progressão Parcial.
    abraços

    ResponderExcluir
  19. João Wagner,Meu nome é mark,Estou com uma duvida referente a Reclassificaçao...

    Fui reprovado no 2º Ano ensino médio, estudo em escola publica e essa é a primeira vez q eu fui reprovado, Fui reprovado em 4 materias, nas outras eu fui aprovado normalmente,Estou para pedir a reclassificaçao na segunda feira dia 22, Gostaria de saber se nessa prova vai cair realmente só as matéria q eu reprovei ou se vai cair todas?,pq nao tem sentido se eu ja fui aprovado nas otras eles mi passa uma prova contendo as materia q eu nen fui reprovado,...

    Obrigado..

    Abraços"

    ResponderExcluir
  20. olá joão eu estou no 2* ano do ensino medio novamente!tudo pq no ano passado eu fiz a reclassificação e passei para o 2* porém uma professora me agrediu verbalmente na sala atacando uma pessoa que jah morreu e é um ente muito querido para mim que é meu pai,ninguém quis por a mão no fogo pra me ajudar,eu reprovei o 2* e entreguei todos os trabalhos que pediram e fiz todas as provas mas mesmo assim me reteram,aposto que ela convenceu o conselho,a escola disse que a reclassificação é por idade e eu tenho 17 e dependendo a idade a prova não pode ser feita!devia estar no 3* mas contudo acho que vaõ me reter tbm na reclassificação por pirraça,estou retido em 6 materias a escola se tornou insuportavel todo mundo está comentando(os alunos) ao meu respeito e fazendo comentarios maldosos,não suporto ver alguns professores na minha frente,eu me sinto muito mal com essa situação,eu posso sair dessa escola e ir para outra e continuar retido em 6 materias e fazer a prova de reclassificação?detalhe eh escola publica estadual

    ResponderExcluir
  21. Olá Professor:
    Meu nome é Sônia, e estou com uma dúvida tremenda! Meu filho fará 8 anos no dia 02/04 e foi matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental, gostaria de saber se posso pedir a classificação ou reclassificação dele para o 3º ano, uma vez que, se ele fizesse aniversário no dia 31/03 estaria cursando o 3º. Não acho justo ele perder um ano por causa de 2 dias, existe um amparo legal para esse procedimento? Meu ajude por favor.

    ResponderExcluir
  22. Professor João Wagner, boa tarde.

    Queria por favor a sua orientação e informação
    referente a reclacificação escolar, estou desesperada.
    Tenho uma filha que completa 7 anos na proxima semana 03/03/2010 o ano passado ela estudou em uma escolar particular 1º ANO, por motivos financeiro este ano matriculei ela na 1 série rede publica, porém ela é a unica que sabe ler e escrever em sua sala de aula.

    A professoa e diretora estão cientes da sua aplicação. Segundo a informação que me passaram e que elas precisavão de autorização da diretoria regional para que ela possa ir para segunda série mas que isso demoraria um tempo e que nem teria confirmação desta aprovação.
    Peço por favor, sua orientação.
    Dede já agradeço, que DEUS abenções.

    Maria S E. Silva

    ResponderExcluir
  23. Olá professor João Wagner,

    Segundo fiquei sabendo no dia 15/01 o CNE publicou no D.O.U. uma resolução determinando que 31/03 é a data limite para que as crianças que vão entrar no 1º ano do Ens. Fund. completem seis anos, e as que completarem seis anos após essa data devem ser mantidas na pré-escola.
    Agora gostaria de saber o seguinte: se uma criança que completa seis anos no dia 06 de abril, já cursou o Pré-I e está praticamente alfabetizada é possível fazer o pedido para que seja feita uma avaliação de "altas habilidades" para que ela possa engressar no 1º ano? Como disse a colega acima não é justo a criança ficar atrasada um ano por causa de apenas alguns dias, visto que quem completa seis anos em 31/03 cursa normalmente o 1º ano.

    Por favor preciso muito de sua orientação e ajuda,
    Desde já agradeço.

    Carvalho S.

    ResponderExcluir
  24. Ola! Professor preciso saber como emitir o historico de um aluno q esta fazendo uma reclassificação de 1º ao 4º ano o que devo colocar nota ou alguma obs.Obrigada Sandra,Goias

    ResponderExcluir
  25. Olá Mark, vc deve fazer prova apenas das 4 matérias.

    Olá Lucas, entendo seus questionamentos, nesse caso vc deve pedir acompanhamento do supervisor da escola, para mediar e tentar contornar os problemas e isso claro depois de uma boa conversa com o diretor da escola.

    Olá D. Sônia, na verdade a regra para 31/03 vale para os alunos que ingressam na escola, seu filho provavelmente cursou a pré escola e nesse caso já foi matriculado no 2 ano, na verdade neste momento não tem reclassificação, mas a senhora pode pedir isso no começo do ano que vem, caso perceba que seu filho esta adiantado em função dos colegas. É importante ter clareza que essa é uma fase muito importante, todo cuidado é pouco. Tenha paciência e com calma, serenidade e tranquilidade o ano que vem a senhora toma a decisão, se quiser podemos até conversar mais pelo email. Abraços

    Olá D. Maria, precisa primeiro ver a terminologia, a 1ª série no estado equivale ao 2 ano. Caso tenha duvidas o melhor é procurar a diretoria de ensino e solicitar orientações da equipe de supervisão.

    D. Carvalho S. esta legislação passa a valer esse ano apenas para os sistemas de ensino que ainda não tinham lei definidas, no caso do Estado e da Prefeitura de São Paulo, vale a lei desses sistemas. A escola pode sim pedir a avaliação para as altas habilidades e a própria legislação ampara. O mais importante é pedir para a escola realizar esta avaliação. Pois as vezes a família tem uma percepção da criança que não corresponde com o que a escola espera. Não estou dizendo que seja esse o caso, mas isso é muito comum. Na verdade o fato de ter alunos avançados ou atrasados na escola não significa ganho ou perda de conteúdo, tudo dependerá diretamente da ação do professor em sala de aula, que deve potencializar a aprendizagem de todos. Tbém no caso de duvidas procure a Diretoria de ensino e peça ajuda a equipe de supervisão.

    Olá Sandra, na verdade vc vai colocar no histórico que o aluno foi reclassificado para série tal de acordo com o artigo 24 da Lei 9394/96 e demais legislações do sistema de ensino.

    ResponderExcluir
  26. Professor, a escola está obrigando meu filho que se reclassificou a permanecer todo o ano letivo lá, só que estou mudando de cidade. E aí como fica? Meu filho, perde o ano? a quem devo recorrer?

    Agradecido,

    Isaias Santos

    ResponderExcluir
  27. Lucas
    Tenho 15 anos estou na6 serie por caua de falta muito , pq sou bem inteligente , e pedi a reclassificacao e eles naum aceitaram pq falaram que naum tem nada de errado em tar na 6 serie com 15 , o que faço , naum da pra fika assim né , acho que é um direito meu pedir a reclassificacao , passando ou naum tenho que fazer a prova pelo menos :P

    ResponderExcluir
  28. Isso mesmo Lucas, vc tem direito sim de pedir a reclassificação, mas vc é menor de idade, logo quem tem que fazer o pedido são os professores da escola, seus pais ou algum responsável, maior de idade. Se a escola se recusar procure a diretoria de ensino. Mas corra, pq isso só pode acontecer n primeiro bimestre.
    abarçso

    ResponderExcluir
  29. ALEXANDRE
    OLÁ PROFESSOR ...REPROVEI A 8ª SÉRIE EM 2006 E AGORA EM 2009 REPROVEI DE NOVO O 2ºANO EM UMA ESCOLA PARTICULAR, ME MATRICULEI EM UMA ESCOLA PUBLICA E FIZ A RECLASSIFICAÇÃO,SÓ QUE AGORA EU QUERO PEDIR A TRANFERENCIA PRA UMA ESCOLA PARTICULAR E A DIRETORA ME DISSE QUE EU SOU OBRIGADO A CURSAR O ANO QUE EU FUI RECLASSIFICADO NA ESCOLA ORIGEM A RECLASSIFICAÇÃO ISSO É VERDADE?EU NÃO POSSO PEDIR TRANSFERENCIA PARA OUTRA ESCOLA?
    MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  30. Profª o meu filho veio de uma pré escola entrou no fundamental 1º ano dnascimento 22/02/2003-fez 7 anos ele não tem que ser reclassificado para o 2º ano? ANA- por favor me ajude ?

    ResponderExcluir
  31. Olá Alexandre, é isso mesmo, quando vc solicita a reclassificação e é aprovado, vc tem que cursar o ano nesta unidade escolar. A lei não permite que a escola faça apenas a reclassificação para depois o aluno pedir transferência.

    Olá Ana, na verdade se ele foi matriculado no Estado deveria estar no 2º ano , pois frequentou toda a pré escola. Isso vale tbém para a escola particular, caso não consiga a mudança, após solicitar por escrito, vá a diretoria de ensino e peça explicações com fundamentação legal por escrito.

    abraços

    ResponderExcluir
  32. Professor;
    Com as novas determinaçõesdo CEE para o EJA, ainda é possível reclassificar um aluno do 3º termo para o 4º termo,sendo que o mesmo irá frequentar apenas 1 ano e concluir?
    Prof. Manoel
    Diretor de Escola

    ResponderExcluir
  33. Ola, meu nome é Marcos e eu estou na 2° ano do ensino medio no estado de SP, e como faço um pré vestibular desde o ano passado acho o 2° ano mto facil pois no mer curso as materias abordadadas são mais do 3° ano.
    Gostaria de saber que mesmo não tendo reprovado, posso pedir minha reclassificação pois me sinto desmotivado na escola ?
    Obs: teho 16 anos

    Grato desde ja

    ResponderExcluir
  34. Ola João , meu nome é Caroline tenho 15 anos e fui retida na 8° série do Ensino Fundamental , Pedi a prova de reclassificação e a escola alegou que eu nao poderia estar fazendo porque estou na 8° e não posso mudar de ciclo e ir pro 1° Ano do ensino médio.. gostaria de saber se posso ou não fazer a prova?
    Desde ja agradeço... espero anciosamente pois o bimestre ja esta acabando e eu tenho que correr!

    Muito obrigada, Caroline.

    ResponderExcluir
  35. Olá Manoel, se ele tem todos os pré requisitos para a reclassificação pode ser feito sim.

    Marcos, fico feliz pelo seu interesse e determinação, continue assim, mas infelizmente vc não pode ser reclassificado por causa de sua idade.

    Olá Caroline, protocole o pedido de reclassificação na diretoria de ensino. Vc tem direito a reclassificação. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  36. Olá Professor Manoel, como escrevi anteriormente ele pode pedir a reclassificação, pq a lei não foi alterada, entretanto ele não cumprira o período de integralização, sendo assim ele terá que fazer as provas de certificação como ENCCEJA ou/e CESU, nesse caso não compensa, pq ele pode ter as compet~encias avaliadas na reclassificação, mas pode não passar nas provas de certificação, então compensa cursar normalmente a EJA. Infelizmente a legislação é contraditória nesse ponto, pois permite a reclassificação, mas exige o período de integralização. Espero ter ajudado.
    abraços

    ResponderExcluir
  37. Olá Caroline, protocole tbém o pedido na escola e caso haja o indeferimento solicite a justifiucativa por escrita, caso isso ocorra protocole na diretoria de ensino. VC TEM SIM O DIREITO A RECLASSIFICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  38. Profº sou de Alagoas e gostaria de sanar um dúvida. Sabemos que existe a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. Dessa forma, alunos que cursam a pré-escola e com seis anos vão estudar em escolas do Estado aos 6 anos no 1º ano? e se ela já tiver 7 anos? Um abraço! Obrigado.

    ResponderExcluir
  39. João.. é a caroline novamente..
    entrei em contato com a diretoria e eles me informaram que eu ate poderia fazer a prova.. mais nao poderia obter o diploma de conclusao do ensino fundamental.. e assim poderia ter problemas futuros..
    nao estou entendendo mais nada, rssrsrs
    vc pode me explicar isso se é isso mesmo?

    Obrigaaaaaaaada , muito obrigada.

    ResponderExcluir
  40. Olá prof de Alagoas, sua terra é lindo, já tive a oportunidade de trabalhar na UFAL. Quando uma criança tem 7 anos e cursou a educação infantil, ela entrara no 2 ano do ensino fundamental de 9 anos, quando ela tem 7 anos e não cursou a educação infantil, entrara no primeiro ano do EF de 9 anos.

    Caroline, faça o pedido na escola ou na DE, vc pode sim fazer a prova, vc só não conseguirua concluir o Ensino médio e teria problemas futuros se tivesse no regime de progressão aprcial que são as dependências, o seu caso é outro vc pode por exemplo estar com 17 anos na 7 série e pedir reclassificação para o 3 ano do ensino médio, se vc passar na prova, será reclassificada para o 3 ano e terá direito ao certificado mesmo que não tenha nesse caso o do ensino fundamental. Lembre-se o seu caso e de reclassificação e não de progressão parcial.
    abraços

    ResponderExcluir
  41. Olá João Wagner,
    Poderia me ajudar em uma questão... é que eu fui reprovado no 1ºano do ensino médio, e vou fazer a prova de reclassificação... mas estou preocupado de como vou estudar 1 ano de matérias em poucos dias, tem alguma forma de estudar determinado assunto de cada matéria ou terei que estudar simplesmente tudo?!

    Abraços

    ResponderExcluir
  42. olá profesor

    Me ajuda tb no caso de uma reclassificação, sei que deverá ser solicitada no início do ano letivo, mas o aluno já deve estar matriculado na série que ele perdeu? aguardando a reclassificação périe seguinte, como procede?

    Abralos Tati

    ResponderExcluir
  43. Olá Bruno, de modo geral a escola oferece ao aluno o programa de estudos, solicite ao coordenador pedagógico.

    Tati, vc faz a matrícula na série que deve cursar, se vc passar na reclassificação, vc será encaminhada pela escola, depois de homologar a ata de reclassificação para a seguinte, ou para o ano que vc pleitiou e passou.

    Uma orientação, para todos, a reclassificação é um instrumento eficiente e correto que veio para ajudar quando da LDB em 1996, esse recurso existe para evitar erros e distorções, por isso use com muito cuidado, as vezes nos desgastamos demais na escola, para exigir um direito sim, mas que nem sempre o aluno tem condições cognitivas de avançar, e para escapar da retenção usa esse procedimento. A reclassificação deve ser discutida no âmbito familiar e escolar, pensando sempre na melhora e consequências no desenvolvimento escolar e social do educando.

    ResponderExcluir
  44. olá professor meu nome é Gisa e gostaria de saber sobre a nova lei da criança ser matriculada no 1 ano só quem fizer aniversario ate 31/03? e no caso das crianças que estão completamente alfabetizadas? e são de datas posteriores a esta?

    ResponderExcluir
  45. prof como o sr ve a reclassificação para os alunos de inclusão? Maria Tereza

    ResponderExcluir
  46. Olá, reprovei o segundo, eu ainda tenho 16 vou fazer 17 anos só em junho, eu posso fazer a prova? Meu nome é Juliana

    ResponderExcluir
  47. Olá Gisa, nesse caso vc precisa pedir uma avalição na escola, mas dependendo do sistema de ensino precisa verificar a legislação específica para cada realidade, infelizmente nesse país imenso ainda não padronizam essa questão.

    Olá Maria Tereza, eu vejo de forma mto positiva, hj temos políticas públicas e pessoas sérias dedicadas a educação especial, claro que pode falhar em algum lugar, mas a intensão é mto boa.

    Olá Juliana, vc só pode fazer reclassificação se mudar de escola, e no ato da transferência pedir a prova. Na sua escola vc tem que ser rápida, pois ela só pé permitida durante o primeiro bimestre. Se vc acha justo corra atrás

    abraços

    ResponderExcluir
  48. ola boa noite,Eu irei fazer uma prova de reclassificaçao para o terceiro ano e eu estou em duvida se presciso estudar todo o conteudo do 2 ano do ensino medio ? obrigado desde ja e boa noite!!!

    ResponderExcluir
  49. Ola professor,

    Meu nome é Thaís, tenho 18 anos, reprovei o 2° ano uma vez e não solicitei a prova de reclassificação, eu reprovei novamente o 2° por falta, solicitei a prova de reclassificação e me deram, mas como eu já suspeitava a prova foi injusta me deram prova com conteúdos totalmente distorcidos ao 2º ano, caiu coisas que eu NUNCA vi na minha vida, e os meus amigos que me ajudaram a estudar para essa prova também nunca viram, teve algumas provas que foi totalmente coerente, mais outra? tenho certeza que fizeram a prova dessa forma para que ninguém passasse.. estou me sentindo injustiçada professor, por que eu sei que tenho capacidade para estar no 3° ano, eu ensino os meus amigos do 3° as matérias.. estou me sentindo lesada.. me deram ate prova de Ed. Física, eu nunca vi nenhuma matéria de Ed. Física, eu fui conversar com a coordenadora do colégio eu disse para ela que era uma verdadeira piada essa prova que eles nos deram... totalmente injusta, e ela foi super sinica e me disse que que piada era eu chegar todos os dias atrasada no colégio e não ir com o uniforme, eu disse para ela que eu concordava que algumas vezes cheguei atrasada, mais sem uniforme? eu nunca fui para o colegio sem o uniforme.. e quando eu disse isso ela começou a gritar comigo e me agrediu verbalmente dizendo que se eu não estava no 3° era por que eu não tinha capacidade p/ isso me senti humilhada e ofendida.. não sei como agir professor, eu gostaria muito que tivessem me dado uma prova justa, p/ ai sim poderem avaliar o meu grau de conhecimento e poderem decidir se eu ia poder ou não estar no 3° colegial.. fora que me deram 11 provas para fazer em 4h .. a maioria disertativa e algumas alternativas..

    professor me socorre eu estou me sentindo literalmente injustiçada e não sei o que fazer, estou tentando ir atras dos meus direitos, mais esta dificil, o 1° bimestre ja esta acabando, liguei na secretária de estado me disseram que preciso fazer um novo requerimento, levar na secretária para que um Diretor de ensino vá ate a escola avaliar a situação..

    (mais e se a escola falar varias coisas ruins de mim "o que não duvido", e alegarem que a prova foi coerente sim, e que eu é que não tenho capacidade, e se esse Diretor acreditar em tudo isso?? como eu faço, não sei mais o que fazer, me sinto injustiça e sinto que não vou conseguir reverter o quadro)

    ME AJUDA POR FAVOR PROFESSOR!!!

    ResponderExcluir
  50. Se a prova de reclassificação é para o 3 ano, vc deve estudar o conteúdo exigido para o 2 ano, boa prova.

    Olá Tais, entendo seu lado, e aqui não vou entrar no mérito do atendimento junto a coordenadora, pois seria anti ético de minha parte, mas vamos aos fatos, nesse momento a única coisa que vc pode fazaer de fato é relatar tudo isso, por escrito, sempre, na diretoria de ensino o mais rápido possível e pedir sempre a resposta por escrito também, não desista e se vc se sentiu injustiçada corra atrás dos seus direitos. boa sorte, depois me escreva e me conte o desenrolar.

    ResponderExcluir
  51. oi professor...eu fiz o exame supletivo do dia 25/04 o gabarito saiu e pelo que eu vi passei em todas as provas menos na de matematica (eu teria que acertar 15 para passar e acertei 11) estou cursando o 2º termo do EJA, eu posso no 3º termo cursar somente a disciplina matematica?
    Priscila.

    ResponderExcluir
  52. olá Priscila, infelizmente não, não existe a possibilidade de eliminar matérias e estudar apenas as que faltam, o que pode acontecer e vc continuar estudando e caso tenha alguma dificuldade, prestar novamente o exame supletivo apenas para matemática, mas lembre-se na eliminação, vc não elimina matérias e sim áreas de conhecimento. Observe quantas vc acertou por área de conhecimento, Por exemplo: Línguagens, códigos e tecnologias corresponde a Língua Portuguesa, Artes e Inglês e assim por diante.

    ResponderExcluir
  53. Bom dia professor!!
    Minha filha reprovo ano passado ela ta cursando o segundo ano do encino medio...
    Ela tem 17 anos sera que ela pode fazer a prova de reclassificação?
    Obrigada um abraçao!

    ResponderExcluir
  54. como já terminou o primeiro bimestre, depende da legislação de cada sistema de ensino, ou ainda transferir de escola e pedir a reclassificação, mas tente conversar na escola e entender o pq da retenção e alguns casos ela se faz necessária. Reflita e tome a melhor decisão.Qualquer coisa é só escrever
    abraços

    ResponderExcluir
  55. Intão João fui na escola e ja foi assinado o papel e tudo, agora o moço lá foi a ateh minha filha fala q ela naum vai pode fazer porque nao tem 18 anos .
    Eles só alegaram pra minha filha isso, porque ela só tem 17 !

    ResponderExcluir
  56. Boa Tarde João,

    Sou a Thaís, a que te enviou o conteúdo da prova de reclassificação injusta..

    Bom professor, fiquei com medo e acabei não indo na delegacia de ensino, eu não tenho como provar absolutamente nada..
    e depois arrumar confusão com a diretoria da escola é o mesmo que pedir p/ reprovar novamente, eles poderiam arrumar varios pretextos contra a minha pessoa..

    bom agora estou estudando.. e parei de faltar, já que esse foi o grande problema das outras retenções..

    vou procurar ver o lado bom dessa situação

    obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
  57. Olá Thais,
    parabéns pela sa postura e amadurecimento. Mas não veja a escola como um espaço de vingança, pelo contrário mostre as seus professores que vc tem potencial, é uma boa pessoa e quer apenas que seus direitos e deveres sejam respeitados.
    abraços, vamos nos falando ao longo do ano.

    ResponderExcluir
  58. Olá, minha filha já lhe perguntou sobre reclassificação no começo do ano,ela repetiu de ano na 8 série e pediu a reclassificação e enrolaram ela, depois disseram que ela não podia porque tinha 15 anos,eu liguei para a supervisora da delegacia de ensino e ela tambem disse que não podia porque ela ia ficar sem o diploma da oitava série e podia ter problemas futuros , por estes dias eu estive com a diretora da escola da minha filha e pedi para ela fazer em 2011 a reclassificação e ir para o 2 ano do ensino médio; isto se ela passar para o 1° .. e a diretora disse que não por causa que a lei não permite por causa da idade.
    sou leiga e não sei oque fazer, minha filha quer saber de seus direitos , muito obrigada. Antonia

    ResponderExcluir
  59. oi joão, novamente aqui queria esclarecer uma duvida , Minha filha Caroline estava cursando desde a quinta série na turma A e neste ano ela foi trocada pelo sistema , ela pediu para trocar de classe pois não conhecia ninguem da classe nova e o pedido foi feito até por mim , pois ela não estava dando atenção aos estudos , e com o rendimento caindo por causa dessa troca de classe, a diretora ficou de mudar e até hoje não mudou ,a cordenadora fala que não pode ser mudada , queria saber se ela pode , pois ela não se sente bem nesta classe e suas notas estão caindo.
    muito obrigada. Antonia..

    ResponderExcluir
  60. Olá Antonio.Com relação a reclassificação sempre que houver a defazagem idade série, ela pode ser solicitado pelos professores ou pelos responsáveis, cumprindo todos os requisitos legais não existe questionamento, afinal de contas lei cumpre-se e não questiona. Vamos para um exemplo sua filha tem 15 anos e esta na oitava série porque repetiu um ano, de acordo com a legislação 15 anos e idade para estar cursando o primeiro ano do ensino fundamental. Como aconteceu a retenção ela esta cursando a 8 serie ou 9 ano novamente, nesse momento a familia ou os professores podem pedir a reclassificação, mesmo que ela não tenha concluido o ensino fundamental. Por exemplo o ano que vem ela tera 16 anos e estara no primeiro ano do ensino médio, vc pode pedir reclassificação sim para o segundo ano, faça o pedido por escrito no primeiro bimestre do ano letivo, caso seja indeferido o pedido procure a ouvidoria da secretaria de estado da educação que fica na praça da república. Qualquer coisa, anote meu email e te oriento via email como proceder.
    Com relação a troca de sala, isso poderia ocorrer nos primeiros 10 dias letivos, quando as salas estão sendo montadas e as presenças confirmadas. Claro que entre em questão o bom senso, a necessidade de uma intervenção pedagógica, quase necessite entre em contato com a ouvidoria e relate o fato, antes procure a diretoria de ensino, mas na negativa, va sim a secretaria de educação, pense sim em sua filha, mas tente entender os motivos da troca de sala, as vezes é uma forma que a escola enocntra de potencializar a aprendizagem da aluna.
    Espero que dê tudo certo, qualqur coisa, conversamos por email.
    abraços

    ResponderExcluir
  61. Bom dia professor eu preciso de uma orientação eu concluir o meu Curso de Pedagogia Plena nesse semestre de 2010.O problema que é trabalho como Autonoma com Supletivo à distância de para Instuições em outro estado o ensino é por módulo, o aluno estuda em casa e passado um período tenho que aplicar as avaliações, mas na realidade gostaria de saber como faço para poder aplicar as Avaliações para meus alunos de forma correta o que tenho que fazer para conseguir trabalhar em paz e conseguir uma autorização.Agradeço de puder me esclarecer essas dúvidas o meu e-mail sandralameu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Ola Professor desculpe o incomodo, meu Nome é João tenho 16 anos e estou cursando a 1ª serie do ensino médio,no ano de 2008 fui reprovado em 3 tres materias em uma escola, e no ano seguinte mudei de escola, logo no fim do ano minha mae deu entrada na reclassificação, nao tivemos tempo de acabar o processo porque houve um problema e minha mae veio a falecer,entao no ano de 2009 tive que cursar a 8ª Serie novamente, agora no ano de 2010 estou no 1º ano do ensino medio e queria saber se ano q vem (2011) eu posso fazer uma prova para tirar o atraso q ocorreu na 8ª Serie e ja Seguir para o 3º Ano do ensino medio, e se eu puder fazer o tipo de materias q cairiam nessa prova seria o conteudo do 2º Ano?

    ResponderExcluir
  63. Olá João, em 2011, vc pode pedir a reclassificação para o 3 ano do ensino médio sem problema desde que vc tenha 17 anos até o final do primeiro bimestre. O conteúdo da prova será em cima dos conteúdos do 2 ano do ensino médio. Agora vc precisa olhar para a frente, o que aconteceu na 8 série, já foi e não tem como voltar atrás ou compensar este ano. Pense que independente de qualquer coisa, vc ganhou mais conhecimento e maturidade. Agora vc tem até o final do primeiro bimestre para pedir o instrumento de reclassificação na sua escola, quando digo vc, significa um responsável maior de idade. Espero que `dê tdo certo. Se precisar de mais informações, entre em contato, boa sorte.

    ResponderExcluir
  64. Olá ..
    reprovei o ano passado o 2º ano do ensino médio.
    Estou cursando novamente, mas queria fazer a prova de reclassificação, pois faço 18 anos esse mês de agosto. Quando posso fazer a prova? Tem data marcada pra todos? Ou posso já na secretária da escola para fazer? Como funciona?
    Aguardo a resposta .

    Obrigada !

    ResponderExcluir
  65. Na escola vc pode fazer a reclassificação apenas no primeiro bimestre, no momento, vc deve continuar cursando e o ano que vem fazer o 3 ano, outra opção e vc fazer a inscrição para a prova de certificação que ocorre no final do ano, se vc obtiver a nota mínima, vc pode ter o certifido do ensino médio ao término desse ano. Procure a secretaria da sua escola para maiores informações ou a Fundação Bradesco ou o SESI, pois são instituições que tbém aplicam as provas de certificação.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  66. Profº João

    A minha filha foi reclassificada do 9º ano para o 1º ano do ensino médio, cursou o primeiro semestre, como não obtive informações necessárias para acompanhar o desenvolvimento dela, resolvi trocá-la de escola. O problema é que a escola se recusou a dar a transferência da aluna, sendo que foi recebida em uma outra escola e não pôde continuar a frequentar a mesma por falta do documento de transferência. E está até o momento sem frequentar a escola. Como devo proceder neste caso?

    ResponderExcluir
  67. Bom Dia joão, sou uma mãe desesperada,pesquisando uma resposta mo Google achei seu BLOG, o pouco que pude ler eu gostei vc esta de parabéns!
    Gostaria que vc tirasse uma dúvida que o diretor da escola de minhas filhas esta me enrolando pra me disser,eu e meu marido estamos de transferencia de Estado ele e militar( RioxRN) estão minhas filhas irão fazer só ate o terceiro bimestre,e eu quero saber se elas tiverem notas o suficiente ele teria como aprova las,Se não,elas teriam como antecipar o quarto bimestre?
    Desde já desculpa por tantas pergunta,mais ficarei no aguardo de sua resposta!

    ResponderExcluir
  68. Com relação a classificação, a escola não deu a documentação, pq de acordo com a legislção o aluno tem que frequentar a escola onde fez a reclassificação, pois caso contrário a mesma pode se tornar sem efeito, por isso a demora na documentação. A escola que recebeu também errou, pois não deu a devida orientação e informação para a senhora, como a aluna não pode ser prejudica, sugiro que procure a diretoria de ensino da jurisdição da escola para que seja tomada as necessárias providências para solucionar o problema.

    Olá D. Lucimere, obrigado pela visita, fique a vontade quanto as perguntas. Infelizmente a escola não pode antecipar o bimestre, tão pouco o ano letivo, entretanto a legislação garante a vaga na cidade de destino, ou seja assim que ocorrer a mudança a senhora deve procurar uma escola para efetivar a transferência. A escola não pode aprovar antes do término do ano letivo, isso é lei federal. O melhor caminho, assim que terminar o 3 bimestre, solicite a trasnferência e informe o motivo, assim que chegar na nova cidade, matricule em uma escola para que tenham continuidade, a nova escola vai avaliar o 4 bimestre e usara os dados da outra escola para fechar o ano. Talvez a escola peça um prazo para expedição do histórico escolar, esse prazo não pode ultrapassar 30 dias e a escola pode mandar o mesmo pelo correio para a escola de destino em função da distância. Boa sorte nessa nova cidade. Se continuar com duvidas pode me escrever aqui ou no meu email direto joaowagner@uol.com.br . Abraços

    ResponderExcluir
  69. Olá Professor !
    Meu nome é Larissa e tenho 16 anos,
    Eu Reprovei o 9°ano no ano passado e ja fui informada que esse ano fui novamente reprovada por faltas e por mais oito matérias.
    Neste caso, se eu puder, o que seria o melhor : Reclassificação ou Supletivo ?
    Obrigada pela atenção =)

    ResponderExcluir
  70. prof. meu filho teve o direito asegurado por determinação judicial de repetir a serie já estudada. Só que como essa determinação demorou quase o ano todo, ele cursou mais uma serie na sua antiga escola até o 2° bimestre(agosto deste a)no e ele se sente prejudicado nos estudos porque agora está somando mais uma serie em atraso. A escola que ele estuda atualmente é estadual e da policia civil. a diretora não esta permitindo a reclassificação dele, alegando falta de vagas e que ele foi matriculado por concurso na serie anterior e efetivado por ação na justiça. Posso requerer na justiça ou na D.E. o direito dele?

    ResponderExcluir
  71. Bom dia professor sou a mãe da Caroline que tem 15 anos vai completar 16 em novembro e ela repetiu por faltas fez a 8 de novo nós pedimos a reclassificação e mudança de classe pois ela não conseguia se consentrar deviso ao barulho com muito idas e vindas minhas a diretoria e sempre receber-um não tanto para a reclassificação como para a mudança de classe resolvi deixar o ano. correr, então nesta semana fui a delegacia de ensino e falei na supervisão e eles lá me informaram que ela pode sim, ainda não falei com a direção vou falar na primeira semana de 2011,queria saber ,ela assim que pedir oque a escola faz dá um simulado do que vai cair na prova ou ela tem que estudar todos os conteúdo do ano; eles tem que prepara-la para prova, asera que ela vai ter que fazer um resumo minucioso do 1 grau do ensino médio? queria todas as informaçoes possivéis pois ela se sentiu magoada e prejudicada e a diretora acha que eu mimo ela e fala umas coisas absurda ninguem merece viu! este ano ela foi a melhor da classe inclusive em portugues,mas ela tem algumas faltas devido a greve dos profesores o implante dentário que ela fez etc .isto implicaria um abraço e desculpe ficar lhe incomodando,abraços

    ResponderExcluir
  72. existe reclassificação para alunos que repetiram o terceiro ano do colegial?

    ResponderExcluir
  73. Professor, entrei na faculdade, mas tenho certeza que vou pegar DP do terceiro ano.
    O que posso fazer? existe algum tipo de reclassificação pra esta situação?
    Não posso perder minha vaga ja conquistada na faculdade!

    ResponderExcluir
  74. Olá
    Minha filha gostaria de saber se ela for reprovada somente em ingles/espanhol e nas demais materias for aprovada, ela pode fazer reclassificação.
    Ela estuda em uma escola particular.
    Ou somente em escola publica que tem reclassificação?
    Agradeço desde já a sua atençao e seu trabalho.
    Grata

    ResponderExcluir
  75. Olá Larissa, vc pode fazer EJA sim, ou se preferir pedir a reclassificação, mas só no começo do ano que vem.

    Com relação ao filhop que estuda na escola da polícia, a reclassificação só pode ser pedida no próximo ano letivo, no primeiro bimestre, caso a diretora recuse, fazer por escrito na diretoria onde a escola encontra-se vinculada.

    Mãe da Caroline, a senhora pode e deve pdeir a reclassificação da sua filha no início do ano letivo de 2011, nesse caso deve pedir tbém todo o conteúdo que caira na prova, a escola tem a obrigação de oferecer, caso dê alguma coisa errada, procure a diretoria de ensino e sempre faça as solicitações por escrito.

    Não tem reclassificação para alunos do 3 ano do ensino médio. Mas vc pode fazer a prova de eliminação de matéria, caso tenha mais de 18 anos e se aprovado, terá o diploma do ensino médio.

    Mariana, infelizmente a legislação não permite que vc ingresse na universidade sem ter sido aprovada no ensino médio, o que vc pode pleitiar na escola são exames de recuperação para que possam te ajudar ainda esse ano. Converse com a equipe gestora da escola e explique seu caso, se necessário procure a supervisão de ensino da sua escola, nesse momento será primordial um bom diálogo, abraços e boa sorte.

    Se ela ficar retida apenas em uma disciplina, ela pode fazer a reclassificação apenas nessa disciplina, todas as escolas devem fazer reclassificação, mas tudo depende do regimento escolar, que foi aprovado e homologado pela diretoria de ensino de sua jurisdição. Mas penso que uma boa conversa com os professores e direção da escola seria o melhor caminho. Abraços e boa sorte.

    ResponderExcluir
  76. Olá!
    Sou mãe de uma criança que fará sete anos no início de 2011, mas já está completamente alfabetizada, pois na escola de educação infantil já houve a alfabetização e meu filho acabou correspondendo além do esperado. Quero matriculá-lo no 2º ano do fundamental, mas estou encontrando dificuldades nas escolas que procuro. Você poderia esclarecer como devo proceder?

    ResponderExcluir
  77. Professor João
    Preciso com urgencia de um modelo de ata de reclassificação.
    Há tenho uma dúvida esta reclassificação deveria ter acontecido há dois anos, mas não foi feita. Só agora que entrei aqui é que verifiquei este erro. Esta ata deve ser com data retroativa ou não?

    keila

    ResponderExcluir
  78. Professor.. estou com uma duvida, a nota universal é obrigatoria em todos os colegios?
    Minha filha esta no 3° do ensino medio, existe reclassificação?

    ResponderExcluir
  79. Em relação a matrícula no ensino fundamental, é necessário saber no sistema de ensino (escola pública) ou no regimento escolar (escola provada) qual a data limite para completar sete anos no ano seguinte. Mesmo que o aniversário ocorra um dia depois do tempo limite, a matrícula será feita no primeiro ano. Contudo se for provado que o aluno cursou as duas fases da educação infantil, este pode ir para o segundo ano do ensino fundamental. Caso a escola coloque obstáculos, junte todos os documentos, inclusive as provas da escola de educação infantil que ela frequentou os dois anos e leve até a diretoria de ensino, ou órgão responsável pela unidade escolar. Faça todos os pedidos e solicitações por escrito.

    O modelo de ata de classificação deve ser solicitado a diretoria de ensino de sua jurisdição. Com relação a reclassificação ela deve ser feita e não pode ser retroativa, o aluno será encaminhado para a série/ano que estiver apto respeitando a relação idade/série mais as competências e habilidades.

    Para alunos do 3º do ensino médio, não existe reclaSSIFICAÇÃO o que existe é o regime de progressão parcial, ou seja, caso fique retida cumprira no próximo ano letivo apenas as disciplinas que não atingiu a nota míima para a aprovação. A nota universal é utilizada em algumas istituições de ensino, vinculada ao vestibular. Não existe nenhuma lei dizendo que ela é obrogatória em todos os colégios

    ResponderExcluir
  80. Olá professor, tenho 16 anos e estava cursando o 2 ano do ensino médio em uma escola particular, como normalmente as escolas particulares são mais dificeis me esforcei bastante esse ano, porém tenho prova toda semana,terça, quinta e sexta e acabei perdendo um ente querido em minha família,fiquei abatida com tudo isso mas sei que isso não justifica. O problema é que sou pessima em exatas e creio que vou repitir de ano, meus pais querem me colocar na pública e não os culpo por isso,o minimo que eu deveria ter feito era passar de ano né. O coordenador da minha escola disse sou uma boa aluna, porém preciso sempre de um empurrãzinho para me esforçar mais e mostrar meu potencial, gostaria de saber se agora que eu vou para estadual posso quando matriculada pedir a reclassificação? independente do que tiver que fazer preciso ir pro 3 ano. Por favor me ajude.
    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  81. olá eu gostaria de saber o seguinte,se estou estudando no 6° ano e tenho 16 anos,posso fazer a reclassificação para avanças para o primeiro ano do ensino médio,pois seria na verdade minha série adequada?
    por favor me informar estou muito interessada em saber sobre isso.
    e também gostaria de saber quais são as matérias que caêm na prova da reclassificação?
    Obrigada desde já,espero respostas(ansiosamente).

    ResponderExcluir
  82. por favor responder sou a menina q qr saber sobre a reclassificação!

    ResponderExcluir
  83. prof. Joao
    sou mae de aluno de 1a. serie de ensino medio e levei um choque no dia de hoje quando recebi ligacao do cordenador na escola avisando que meu filho pegou 5 recuperacoes e como no maximo permitido pelo regimento seriam 3 , nao teria direito a recuperacao e seria retido diretamente.
    a minha pergunta e = a reclassificacao em outra escola mais fraca (unica disponivel no bairro)e a melhor opcao ou devemos aceitar o fracasso e a decepcao com perda do ano e refazer-lo em outra escola de melhor nivel:

    ResponderExcluir
  84. Desculpe o incomodo professor meu nome é Rafael estou cursando o 3 ano do ensino medio em são paulo em uma escola municipal (umas da unicas escola municipais de ensino medio no estado)e tenho muitas chances de reprovar posso perdir reclassificação mesmo estando no 3 ano ????
    e a escola é obrigada a fazer esse exame ???
    muito obrigado pela resposta des ja

    ResponderExcluir
  85. ola professor sou jessica e gostaria de saber como funciona o regime de progressão parcial
    estou no terceiro ano e já repeti e gostaria de saber se a escola é obrigada a usa-lo caso dezeje ??

    ResponderExcluir
  86. Ola professor João voce é sensacional alem de tantos afazeres ainda dá dicas as mães e alunos obrigada por sua dedicação sou a mãe da Caroline que pretende fazer ano que vem a reclassificação espero ,qual é o seu e-mail caso aja dúvidas apesar que espero te dar boas noticias e que tudo corra bem um ótimo final de ano e que 2011 seje iluminado e muito feliz Antonia posso dizer que bom amigo!

    ResponderExcluir
  87. Olá,gostaria de saber se um aluno for reprovado em 6 matérias no 3º ano do E.M,em uma escola particular,ele pode vir a fazer a prova de reclassificação em uma escola Estadual,meu filho passou no vestibular,porem está para reprovar na escola,gostaria que me tirasse essa duvida,agradeço desde já. meu nome é Priscila

    ResponderExcluir
  88. Fui reprovado por 5 materias .. e estou querendo fazer reclassificaçao em outra escola, to no 9ano e queria ir pro 1ano do ensino medio, é possivel ?

    ResponderExcluir
  89. Pro, meu namorado repetiu o terceiro ano, teria como ele fazer uma reclassificação e sair da escola com diploma ? quando em media é o custo ?

    ResponderExcluir
  90. Olá Renata, sinto pelos seus problemas. Vc pode pedir sim a reclassificação durante o primeiro bimestre do ano letivo na escola estadual, o ideia e que a pessoa resposnável por vc faça isso logo no começo do ano. Boa sorte.

    Quem tem 16 anos, pode ser reclassificado para o primeiro ano, desde que tenha as habilidades e competências mínimas exigidas para alguém cursar o ensino fundamental, sendo assim no começo do ano letivo de 2011 peça para seu responsável solicitar na escola tal procedimento e estude o conteúdo mínimo previsto para o último ano do ensino fundamental.

    A mãe do aluno que ficou em cinco matérias, o fracasso não pode ser aceito em hipotese alguma, o importante e ter a família sempre presente, afinal de contas alguns alunos apresentam limitações diferentes, o que não os classifica em bons ou ruins. O que me preocupa é o fato de apenas no final do ano o coordenador ligar para dizewr que ficou em cinco matérias e falou sobre a retenção, para isso acontecer seu filho já apresentou problemas ao longo do ano e desde então a escola deveria entrar em contato com os pais. Quando for matricular em outra escola (pois pelo jeito essa não atende a demanda e necessidades de seu filho), converse abertamento com o coordenador e diretor da escola e peça para aplicarem a prova, com o resultado eles saberão o melhor encaminhamento.

    Não existe reclassificação no 3 ano do ensino médio, infelizmente, mas vc pode cursar apenas as disciplinas em que ficou retido.

    Olá Antonio, espero que tudo ocorra bem, qualquer duvida pode me escrever em joaowagner@uol.com.br.

    A escola é obrigada a oferecer o regime de progressão parcial, de acordo com as orientações do regimento escolar, solicite essa informação por escrito e peça cópia do regimento se for o caso, caso conste do documento, a escola é obrigada a oferecer o regime de progressão parcial.

    Como disse anteriormente não tem reclassificação no terceiro ano do ensino médio, o que ele deve fazer e entrar com recurso na escola, caso fique retido, alegando que ingressou na universidade. É uma possibilidade, mas não existe nenhuma lei que ampare essa questão, isso vai do bom senso do conselho de classe. Caso fique retido, podera cursar apenas as disciplinas que não obteve exito.

    Uma orientação, para todos, a reclassificação é um instrumento eficiente e correto que veio para ajudar quando da LDB em 1996, esse recurso existe para evitar erros e distorções, por isso use com muito cuidado, as vezes nos desgastamos demais na escola, para exigir um direito sim, mas que nem sempre o aluno tem condições cognitivas de avançar, e para escapar da retenção usa esse procedimento. A reclassificação deve ser discutida no âmbito familiar e escolar, pensando sempre na melhora e consequências no desenvolvimento escolar e social do educando.

    ResponderExcluir
  91. Olá professor, primeiramente queria te dar os parabéns por esse blog, onde você tira todas nossas dúvidas o/ Muito obrigada!

    Bem, eu fui reprovada no 2ºano e vou fazer a prova de reclassificação para o 3º em um outro colégio, assim, a matéria vai ser do que foi ensinado do 2ºano nesse colégio? Ah, e outra dúvida, existe uma taxa a ser paga para fazer essa prova?
    E onde eu faço a prova de reclassificação eu devo ficar o ano inteiro ou eu posso pedir uma transferência?
    E mais uma coisa, não me ache chata por favor, só estou com um pouco de insegurança, mas enfim, será que os professores e os coordenadores da minha antiga escola poderão piorar minha situação na hora da avaliação da prova?

    Muito obrigada e me desculpa pelo incômodo ;**

    ResponderExcluir
  92. Olá Caroline, obrigado pelas palavras.
    A matéria versara sobre o conteúdo do 2 ano do ensino médio, sendo aprovada será classificada no 3 ano do ensino médio.
    Não existe taxa para a prova de reclassificação em escolas públicas, algumas escolas condicionam a prova a matrícula na instituição.
    Vc deverá permanecer na escola que realizou a reclassificação durante todo o ano letivo. Mas caso não seja aprovada, pode pedir transferência.
    Quem faz a prova é a escola nova e não a antiga, por isso não fique preocupada, nesse momento aproveite para estudar e recuperar as informações que ainda não foram bem assimiladas.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  93. Boa tarde professor. Meu nome é Márcia Maria.
    MInha filha estuda numa escola particular. Ela ficou prá exame final em 3 matérias (só pode até 3)e agora constatamos que ela estava com nota baixa em uma 4.ª matéria, pois no boletim constava nota 8,5, equivocadamente. Conclusão: em 4 matérias é reprovação. Eu posso pedir reclassificação para ela em 2011, para 1.º ano de Ensino Médio? Ela fará 15 anos em maio próximo. Obrigada.

    ResponderExcluir
  94. Olá Dona Márcia Maria, suas duvidas já foram esclarecidas por email.
    abraços

    ResponderExcluir
  95. olá,meu nome é Cauê,estudei em escola particular a vida inteira,mas fui reprovado no 1°ano do EM esse ano,e gostaria de saber onde posso encontrar escolas com reclassificação para o 2ano do EM?(de preferencia na Zona Norte de SP)

    ResponderExcluir
  96. Olá Professor' João Wagner , meu nome é Gustavo .
    Estudo em escola particular ,neste ano de 2010 eu acabo de repetir o 9° ano'
    Qeria saber se posso fazer uma reclassificação
    numa escola publica .
    E se eu fizer a reclassificação do 9° ano
    eu vou ficar sem meu diplona ?

    ResponderExcluir
  97. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  98. Professor tenho 16 anos estou no segundo ano do ensino medio, fui reprovado em 5 materias sem nem ter feito a recup do 4º bimestre ( porque eles nao dão) e sem fazer a recuperaçao final , porque eles dizem q só podem no maximo 3 , se eu me transferir para um colegio estadual , eu posso pedir a reclassificaçao? (responsavel)
    oq eu faço?
    essa reclassificaçao é para qualquer tipo de pessoa? ou só qm tem problemas ? (docentes)?
    conto com sua ajuda!!

    ResponderExcluir
  99. e eu faço a prova ai se eu passar eu faço o terceiro ano?
    me de um conselho , oq eu façooo? por favor me responda o mais rapido possivel!
    OBRIGADO

    ResponderExcluir
  100. Professor, minha filha reprovou o terceiro colegial. Como proceder a reclassificação nesse caso? Obrigada

    ResponderExcluir
  101. professor fui na escola publica eles disseram q ja expirou essa lei , e que só os alunos excelentes q podem pedir reclassificaçao!?
    oq eu faço?????

    ResponderExcluir
  102. Professor, repiti o 3º ano e tenho 18 anos. irei recorrer, mas caso nao ganhe, queria saber se posso fazer a prova de reclassificação e começar a faculdade ano que vem ou se isso nao é possivel. caso nao seja, tem alguma outra solução para que eu comece logo a faculdade ou apenas supletivo? obrigada !

    ResponderExcluir
  103. Professor
    Meu filho de 16 anos foi reprovado no 9o. ano, em uma escola particular. Quero reclassificá-lo em outra escola particular. Quais são os procedimentos e os prazos?
    Grata
    Cecilia Romo

    ResponderExcluir
  104. ROMÉRIO CRISTOVÃO17 de dezembro de 2010 13:32

    OI COMO VAI!!!
    GOSTARIA DE LHE PEDIR UMA INFORMAÇÃO.EU ESTOU CURSANDO O 3° ANO MÉDIO EM ESCOLA PARTICULAR E JÁ COMPLETEI TODA A CARGA HORÁRIA E ATÉ TODAS AS NOTAS DO 4° BIMESTRE,MAS FIQUEI EM 6 MATÉRIAS E O REGIMENTO DA ESCOLA SÓ FAZ DUAS RECUPERAÇÕES E SÓ NO FINAL DO ANO,MAS EU NÃO QUERO PEDIR FAZER ESSAS RECUPERAÇÕES AQUI NESTA ESCOLA,POIS,ELA USA A MÉDIA ARITMÉTICA ISSO QUER DIZER QUE EM UMA MATÉRIA QUE A MÉDIA SEJA 3 PONTOS(NO QUAL 3X 4 BIMESTRES=12 PONTOS)TEREI QUE RETIRAR NA PROVA DE RECUPERAÇÃO 9 PONTOS POIS ELES SOMAM 9 PONTOS MAIS 3 DA MÉDIA QUE É IGUAL A 12 E POR FIM DIVIDIR POR 2 QUE DÁ 6 PONTOS.ENTÃO A PERGUNTA É POSSO PEDIR TRANFERENCIA DE ESCOLA PARTICULAR PARA OUTRA PARTICULAR OU PÚBLICA SÓ PARA FAZER ESTA BENDITA RECUPERAÇÃO?
    OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO E AJUDA!!!
    ASS:ROMÉRIO CRISTOVÃO

    ResponderExcluir
  105. olá professor minha filha repetiu o 1° ano do ensino médio
    ela tem 15 anos ela tem direito de fazer a prova de reclassificação?

    ResponderExcluir
  106. Rosângela Monteiro18 de dezembro de 2010 15:52

    João, apesar de ler todos os coments estou com uma dúvida: um aluno retido (não recuperou 2 matérias no 7º ano) ao pedir a prova reclassificatória em uma escola pública, pode somente fazer essa prova, ou deve obrigatoriamente se matricular e cursar o próximo ano letivo lá? em Colégios particulares, também são no 1º bimestre as provas? Basta o aluno se matricular para o ano reprovado e pedir para fazer a prova reclassificatória, sendo assim, caso passe, muda o ano?

    ResponderExcluir
  107. Olá Caue, qualquer escola estadual da sua região, faz o processo de reclassificação. Boa sorte.

    Olá Gustavo, vc pode pedir sua reclassificação pra o ensino médio e não ficara sem seu diploma de ensino fundamental. Boa sorte.

    A legislação é clara FEITOSA, o arttigo 24 da LDB 9394/1996 diz que todos podem participar do processo de reclassificação, desde que atendam alguns pre requisitos como idade e que passe na avaliçaõa de competência e habilidades. Nas escolas estaduais o prazo termina no final do primeiro bimestre letivo, isso signigica final de abril de 2011. Peça para seu responsável fazer o peidodo ao diretor da escola solicitando a reclassificação, bem como as informações dos conteúdos que serão cobrados na prova. Faça em duas vias e fique com uma cópia e escola é obrigada a fazer a reclassificação e se vc perceber que esta sendo perseguido e que não foi justa a sua avaliação, protocole diocumento na diretoria de ensino e caso tbém não tenha sucesso, encaminhe todas essas cópias s SEE/SP que fica na praça da república. Boa prova.

    Quem esta no terceirto ano, não pode fazer reclassificação. O que vc pode fazer é fazer um supletivo, ou provas de eliminação e certificação que são oferecidas todo semestre. Infelizmente não poderá cursar a faculdade, sem terminar o ensino médio.

    Romério, infelizmente nesse momento isso não é possivel, haja vista que as escolas públicas não aceitam transferências nesse período, somente para o próximo ano letivo, dessa forma terá que fazer a recuperação na escola em que esta matriculado,. boa sorte.

    Olá Rosângela, sua resposta foi atendida via e-mail. Apenas uma complementação, aonde faz a reclassificação, fica para estudar durante o ano todo.

    Abraços a todos e obriogado pela visita.

    ResponderExcluir
  108. Boa tarde, João.
    Gostaria de saber se é possivel fazer reclassificação dois anos seguidos.. Fiz ano passado e fui para o nono ano, mas acabei reprovando esse mesmo ano, e gostaria de saber se tem como fazer reclassificação para o PRIMEIRO MÉDIO.
    Gostaria que me indicasse colégios que fazerm a reclassificação na ZONA NORTE de Sp.

    ResponderExcluir
  109. silvia disse...
    boa tarde professor,meu filho da 6ª serie foi reprovado pelo colegio particular,por algumas notas e problemas que se tornaram pessoais,colégio x familia.Agora eles me mandaram procurar um colegio que faça reclassificação.como posso fazer isto?Nem consegui ainda vaga em outro colégio?O regimento do colégio,posso ter uma cópia para ler?Eles dizem que eu não posso.Por favor me ajude.

    ResponderExcluir
  110. Boa noite, João.Minha filha tem 15 anos e foi reprovada no 1º ano do esino medio, ela pede fazer a prova de reclassificação ??? Fui na escola para ver e eles disseram que é só para os atrasados, com idade mais avançada. Por favor me responda para eu poder procurar uma escola que de esta prova. Muito obrigada. Aguardo respostas

    ResponderExcluir
  111. Olá Boa tarde Professor João Wagner!
    Meu nome é Pâmela tenho 16 anos, gostaria de saber quantas provas de reclassificação uma aluna pode fazer ?. Pois fui reprovada no 2°ano do ensino médio em 7 matérias!
    Abraços, boas festas! :*

    ResponderExcluir
  112. Olá Carol,
    se vc tiver a idade e conseguir passar na prova, não tem problema, toda escola estadual é obrigada a fazer a reclassificação que ocorre até o final do primeiro bimestre letivo.

    Olá D. Silvia, a escola deve sim mostrar o regimento aos pais, quando isso nao acontece deve solicitar via diretoria de ensino. Nesse caso a solução é transferência mesmo, ficar na escola só pode piorar as coisas e quem será o prejudicado sera seu filho. Mas procure com calma outro colégio em janeiro, se decidir mesmo pela transferência, já o faça sem precisar pagar a rematrícula. Tenha uma boa conversa com a coordenadora e diretora e deixe claro a situação. Não esqueça de solicitar por escrito a reclassificação. Boa sorte.

    Sim ela tem direito a reclassificação, deve ser solicitado por escrito durante o primeiro bimestre. Se for escola estadual, todas fazem, se for escola particular, vai depender do regimento escolar, qualquer duvida procure a diretoria de ensino.

    Olá Pamela, vc pode fazer a reclassificação, e fara uma prova a cerca dos conteúdos destes componentes curriculares. Boas festas para vc tbém.

    ResponderExcluir
  113. Olá, bom professor eu tenho 16 anos e repeti o 2º ano do ensino medio, e fui até minha escola para saber da reclassificação, a diretora da minha escola disse que por eu ter 16 anos, não tenho direito à reclassificação.
    É preciso ter mais que 16 anos pra ter esse direito ?

    desde ja, muito obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  114. Prof. João, por favor minha filha foi retida no 3º EM e passou na faculdade, ela pode fazer um supletivo rapido eliminando estas materias que ficou retida (5 materias) e cursar a faculdade no mesmo ano em que sair o historico de conclusão do ensino medio? Ela tem o prazo de 60 dias para entregar a conclusão do EM.

    ResponderExcluir
  115. João, gostaria de saber se em colégio particular tem como fazer a reclassificação para o primeiro médio

    ResponderExcluir
  116. Vc deve ter 17 anos para pedir a reclassificação para o terceiro ano do ensino médio. Abraços

    Gc.cidinha: Sua filha pode fazer supletivo no próximo ano, mas isso demora em média seis meses, não confie nesses cursinhos rápidos, nem sempre os documentos são validados. Penso que é mto dificil em 60 dias ela apresentar o certificado de conclusão. Mas se o documento tiver valor legal sem problemas. Mas não pode jamais estudar de forma concomitante o ensino médio e a educação superior.

    Carol: as escolas particulares podem fazer o processo de reclassificação, mas não são obrigadas, deve constar do regimento escolar da instituição.

    ResponderExcluir
  117. Boa tarde João, gostaria de saber se posso solicitar a rova de reclassificação em outra escola, pois onde minha filha estuda não tem conversa com a direção.Obrigada.

    ResponderExcluir
  118. Bom Dia João!

    Meu filho foi reprovado no primeiro ano do ensino médio em uma escola particular. Estou à procura de uma escola particular que tenha o processo de reclassificação. De que forma posso ter saber quais escolas oferecem esta possibilidade?

    ResponderExcluir
  119. Boa tarde professor! Parabens pelas respostas! Este tipo de esclarecimento é fundamental para muitos estudantes. Meu nome é Ivoneide e gostaria de saber qual a sua orientação quando um aluno foi matriculado na série errada. O erro aconteceu na 2ª série, mas somente o ano passado o aluno descobriu que tinha sido reprovado apos 6 anos quando o mesmo foi buscar o ceritfiicado do Ensino Fundamental.Aguardo uma orientação.

    ResponderExcluir
  120. Boa noite. Se eu fizer a prova de reclassificação, geralmente é feito no 1º bim do no letivo, no 2º bim vou para a próxima série? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  121. Para solicitar a prova de reclassificação será necessário a transferência, mas não existe essa de não ter conversa com a diretora, é um direito do aluno e o diretor tem a OBRIGAÇÃO de aplicar a prova, se o regimento escolar assim estabelecer, se for escola pública a obrigatoriedade é estabececida para todas as escolas. Mas pode sim fazer em outra, desde que faça a transferência.

    Para saber quais as escolas particulares que aplicam o processo de reclassificação procure a diretoria de ensino da sua região, ela podera informar com mais prescisão.

    Olá Ivoneide, nesse caso é necessário que procure a diretoria de ensino e converse com o pessoal da vida escolar e com o supervisor de ensino de plantão, mas lembre-se faça tudo por escrito.

    A reclassificação tem que ser feita até o final do primeiro bimestre, o aluno tem que ser matriculado até o início do 2 bimestre na série para onde foi reclassificado, mas se a prova for aplicada antes, a transferência tambem pode ser feita antes.

    ResponderExcluir
  122. Sou Ivoneide novamente. Obrigada por sua atenção! Ainda sobre o assunto do aluno que ficou retido na 2ª série. Como fica o histórico deste aluno, se ele ja concluiu a 8ª série e somente agora fará a reclassificação? Será necessario ata especifica?? Para rclassificação le trá que estudar? Obrigada!
    Ivoneide

    ResponderExcluir
  123. PROFº, boa tarde!
    Tenho um aluno que foi retido, mas os pais não aceitaram e pediram a reclassificação. Qual a minha primeira atitude? As avaliações deverão ficar retida no prontuario do aluno?
    Aguardo com urgencia sua resposta.
    Obrigada
    Mariceles

    ResponderExcluir
  124. UM COLÉGIO PODE NÃO ACEITAR A MATRÍCULA DE UM ALUNO RECLASSIFICADO ?
    MEU FILHO FOI REPROVADO NO 8º ANO. FEZ A PROVA DE RECLASSIFICAÇÃO EM UM OUTRO COLÉGIO, PASSOU E CURSOU O 9º ANO. FOI APROVADO E AGORA QUERO QUE ELE RETORNE O COLÉGIO ANTERIOR NO QUAL FOI REPROVADO PARA CURSAR O ENSINO MÉDIO. O COLÉGIO NO QUAL ELE FOI REPROVADO PODE NÃO ACEITAR SUA MATRICULA ALEGANDO QUE ELE NÃO REPETIU A SÉRIE QUE FOI REPROVADO??

    ResponderExcluir
  125. Olá Sra Ivoneide, isso a diretoria de ensino por meio do supervisor resolve, fique tranquila, mas não deixe de cobrar e solicitar sempre por escrito e fique com cópia do protocolo. Com relação aos estudos, a escola deve fornecer o conteúdo que será cobrado na prova, tbém faça esse pedido por escrito.

    Olá Mariceles, a escola tem o direito de reter e a família de questionar, até aqui nenhum problema, para evitar maiores problemas, tire cópias da prova e coloque no prontuário e entregue as provas para a família, vc tem quize dias a partir do primeiro dia letivo para realizar a prova de reclassificação, no primeiro dia letivo entregue por escrito e com protocolo a família as competências e habilidade e os respectivos componentes curriculares que serão cobrados na avaliação, essa avaliação sim depois de corrigida deverá ficar no prontuário do aluno, com o resultado e com a ata de reclassificação.

    Se a escola for particular, pode sim negar a matricula pe um direito que tem em função do regimento escolar, se quiser mesmo a vaga terá que entrar na justiça ou faça i pedido via diretoria de ensino, mas como digo sempre se a escola se coloca dessa forma, a melhor coisa para seu filho e estudar em outra escola mesmo, com certeza essa unidade não o ajudara e podera sim prejudicar seu percurso escolar. Será que manter na escola que fez a reclassificação e que ele foi aprovado não seria uma solução? Pensem nisso;

    Abraços a todos e boa sorte

    ResponderExcluir
  126. Bom dia professor e obrigada por nos tirar tantas duvivas com tanta sabedoria e explicacoes.
    Minha filha vai pedir reclacificacao na em que foi reprovada em 2 das 15 materias,a duvida e se a prova vai ser somente do conteudo das materias as quais reprovou ou de todas as que foi aprovada tambem.
    Agradeco pela atencao!
    Me chamo Claudia e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  127. Bom dia professor e obrigada por nos tirar tantas duvidas com tanta sabedoria e explicacoes.
    Minha filha vai pedir reclassificacao na escola em que foi reprovada em 2 de 15 materias no segundo ano do ensino medio,a duvida e se a prova vai ser somente do conteudo das materias as quais reprovou ou de todas as que foi aprovada tambem.
    Agradeco pela atencao!
    Me chamo Claudia e aguardo resposta.
    (desculpa os erros da postagen anterior)

    ResponderExcluir
  128. Joao por favor estou desesperada.Sou a Claudia que ja escreveu anteriormente.Procurei a diretora do colegio da minha filha e esta me falou que o colegio so faz reclassificacao de alunos transferidos de outra escola,isso e possivel sendo que no regimento da escola nao tem isto especificado?

    ResponderExcluir
  129. Olá, tenho 19 anos e fiz reclassificação do 2° para o 3° ano.. E passei em uma faculdade publica, eu posso cursar? ou vou ter problemas com a reclassificação?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  130. Anônimo disse...
    Gostaria de saber, meu filho ficou retido no 3ºano do ensino fundamental (escola Particular).
    Levei ele em outra escola(particular) pedi para que lhe desse outra prova para ele ir para o 4ºano isso é possível é aprovado por Lei? Qual a lei que ampará essa atitude? Ele tem esse direito? Essa escola está correta em aceitar?
    Gostaria de saber para não prejudicar essa escola.
    Obrigada, gostaria dessa resposta o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  131. Olá Claudia, depende na verdade do que consta no regimento, mas vc pode já na soliictação pedir a reclassificação das duas disciplinas que sua filha foi reprovada, peça sempre por escrito. Se for escola pública todas são obrigadas a fazer a reclassificação, se for escola particular depende do regimento, mas se não consta procurar a diretoria de ensino. Se for escola pública protocole na escola e na diretoria de ensino.

    Olá Thais, se vc já concluiu o ensino médio não tem problema, pois ter feito a reclassificação não é impeditivo para continuar os estudos.

    Sim a escola pode reclassificar, desde que seu filho atenda os requisitos legais que é a idade para a respectiva série e que tenha as habilidades e competências minimas para prosseguir no estudo, na verdade a lei que fala sobre a reclassificação é o art 24 da LDB 9394/96. A escola não sofrera nenhuma sanção.

    ResponderExcluir
  132. Oi Joao.Sou a Claudia e obrigada pela resposta anterior.Na verdade consta a reclassificacao no regimento da escola em que ela estuda, mas nao especifica que e so pra alunos do EJA ou vindos de outra escola como a diretora esta falando,na verdade muitas outras clausulas do regimento nao foram cumpridas pela escola.Infelizmente so lembram de nos notificar que algo esta errado quando mensalidades estao em atraso(q nunca foi o meu caso)ou se nossos filhos fazem algo para denegrir a imagem da escola(q tmbm nao foi o caso).Digo isso porque apesar da minha filha estar com dificuldades em algumas materias, eu na medida do possivel( pois so estudei ate a quinta serie) e pouco entendia do conteudo, nao fui uma mae ausente, sempre ajudei em trabalhos dando ideias e cobrando atencao.O que me revolta e que nunca me chamaram para um dialogo, pra eu ter tempo de achar uma solucao para ela nao perder o ano pois ela ja tem 18 anos e ja deveria ter terminado o ensino medio justamente porque dificuldades no aprendizado.Quando ela estudou em escola publica teve mais suporte pois sempre estavam em contato comigo me encaminhando ate para especialistas para possiveis solucoes.No primeiro e segundo bimestre teve alguma dificuldade mas conseguiu recuperar no terceiro e estava certa da aprovacao,foi como o meu e o chao dela faltasse de repente quando saiu o resultado final.Como se nao bastasse tudo isso alunos que tinham tudo para reprovar inclusive ja no terceiro bimestre por notas e ate faltas, "milagrosamente" conseguiram aprovacao.
    "Me desculpa o desabafo mas infelismente neste pois pessoas honestas e humildes sofrem injusticas por nao terem conhecimento de seus direitos, e quando recorrem a eles, a burocracia e desigualdade e tanta que acabam desitindo).
    Abracos e fica com Deus!

    ResponderExcluir
  133. Olá, gostaria de saber se existe prova de reclassificação ou algum outro método para o aluno que reprovou o terceiro ano porém passou na faculdade? E gostaria de saber onde, aqui em São Paulo. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  134. Lucas (17)
    Olá professor... meu caso é o seguinte: reprovei o 3º do ens. médio e fiz algumas provas de vestibulares, como por exemplo o ENEM.. Há alguma possibilidade de eu,por meio de algum recurso, ingressar na facul (tendo oficialmente passado em algum curso) mesmo tendo reprovado o 3º? *Já tentei de tudo: ja fui emancipado pelos meus pais pra fazer supletivo e td + porem ñ consegui..e tbm tenho esperança em tirar o certificado do médio pelo ENEM por meio da emancipação (já q é preciso ter 18 anos)..Só ouvi boatos rsrsrs necessito de uma resposta concreta..desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  135. Olá professor...olha eu reprovei no 2° do ensino médio e queria saber se tenho como fazer o supletivo porque não quero ficar atrasada.Tenho 16 anos,faço 17 na primeira semana de março.Posso fazer o supletivo?? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  136. Boa noite pode me informar quais as escolas publicas na zona leste que faz reclassificação,pois perguntei no colegio mario marques que fica na santa clara e eles disseram que la não fazem?

    ResponderExcluir
  137. Que providências tomar quanto à documentação de um aluno que estudou no ano de 2001 em Escola que foi extinta e o documento foi extraviado sendo que somente agora solicitou o histórico?

    ResponderExcluir
  138. Olá Professor, meu nome é Gustavo e tenho uma dúvida, que embora ja tenho visto algumas perguntas parecidas, preciso saber com clareza.
    Fui reprovado no 2º ano do Ensino médio em uma escola particular. Procurei uma escola pública da cidade, e a secretária alegou que "não existe isso pro ensino médio".
    Todas as escolas públicas devem oferecer a reclassificação?
    Assim que eu fizer a reclassificação e puder cursar o 3º ano, eu posso voltar pra escola particular que eu estava, sem nenhuma complicação?
    Meus responsáveis legais já estão tomando algumas medidas judiciais, mas isso pode ser demorado e eu gostaria de algumas informações.

    Parabens pelos posts,
    Obrigado,
    Gustavo.

    ResponderExcluir
  139. Dona Claudia, já respondi ao email.

    Clara, infelizmente não existe nenhum metodo ou legislação que permita a reclassificação, o que vc pode fazer é um supletivo, mas isso demora no minimo seis meses, depois sim pode cursar a universidade.

    Olá Gustavo, na verdade se for escola estadual em São Paulo, todas fazem, vc precisa fazer a matrícula e seus pais devem solicitar por escrito na primeira semana de aula a prova. Não tem o que discutir, muitos falam que não fazem para não ter trabalho, faça por escrito e pronto, ninguém negará. A sua escola particular, pode sim negar a sua transferência, haja vista que a própria legislação ORIENTA (e não determina) que vc deve ficar pelo menos o ano letivo na escola onde foi reclassificado, contudo a escola tem autonomia e direito para não aceitar sua rematrícula.
    Uma sugestão Gustavo, se esta tendo que entrar na justiça em relação a escola, será que vale mesmo a pena voltar? não pense que voltando vc estara por cima da escola, isso pode voltar contra e não será bom concluir o ensino médio em uma escola que tem problemas. pense nisso com carinho.

    Boa sorte a todos.
    Documento extraviado, escola fechou, deve-se protocolar documento na diretoria de ensino a qual pertencia, pois todo o arquivo morto, fica em poder da diretoria de ensino.



    Toda escola pública faz reclassificação, inclusive a EE Mario Marques, a EE Américo de Moura, EE Stefan... e assim por diante, na verdade vc deve fazer a matrícula e pedir a prova de reclassificação por escrito na primeira semana de aula.


    Com 17 anos, vc não pode fazer supletivo do 2 e 3 ano do ensino médio.



    Lucas, como disse anteriormente, vc pode até usar o enem para ter o certificado de ensino médio, vc precisa inclusive se inscrever para isso, mas deve ter a idade de 18 anos, por força de lei, a emancipação não vale para a educação, pois falamos de maturidade e desenvolvimento cognitivo, e isso não há documento que consiga antecipar, por isso infelizmente só com 18 anos mesmo, ou vc pode fazer o supletivo em seis meses e concluir o ensino médio.

    ResponderExcluir
  140. Olá professor,

    Então, a escola que eu estudava, permite que voce, no fim do ano, fique de recuperação em 3 matérias, e depois disso, é levado a mais uma recuperação, a final.
    Eu fiquei em 4, e numa dessas notas, eu questiono com a escola que eu preciso ver a minha prova, pois eles dizem que eu nao consegui atingir a nota, mas tambem nao me mostraram a prova.
    As partes judiciais ainda não começaram, mas já tem requerimento na escola pra eu ver a prova, e quanto a reclassificação, tenho hora marcada na diretoria de ensino pra tirar informações, pois como voce disse, eles não querem trabalho.

    Hoje, fui na escola que pretendo fazer a matrícula, eles disseram que não há vagas, e que a reclassificação é só em Abril e que é um processo demorado.
    Gostaria de saber, como posso agilizar isso?
    Se, falando com a cordenadora da escola é mais fácil, ou algo assim.

    Muito Obrigado pelas informações, tenho que dizer que me ajudaram muito.
    Gustavo.

    ResponderExcluir
  141. E, quanto a voltar pra escola.. Conversei muito com meus pais sobre isso, eles me disseram que se eu quisesse poderia escolher qualquer outra escola, mas acho que por eu ter estudado os dois anos do Ensino Médio la, seria o ideal terminar la, e sendo que a escola é muito forte nos vestibulares, isso me ajudaria, mesmo tendo que fazer isso.
    A escola é o Anglo.
    Gustavo.

    ResponderExcluir
  142. Olá Gustavo, ver as provas é um direito seu e concordo com a ação judicial para isso. Em relação a reclassificação o processo não é nada demorado, todos falam isso pq como disse não querem trabalho e quanto menos o aluno questionar melhor. Então vamos para as ações práticas:
    Se vc for maior de idade, vc solicita o pedido de reclassificação ao diretor da escola, caso contrário quem devera fazer o pedido será seus pais. Se for escola estadual, o diretor tem 15 dias para dar início ao processo e agendar sua prova já com a orientação do que vc deve estudar. Faça tudo por escrito e fique com cópia, caso aconteça algum problema e com esse documento que vc questionara a questão na diretoria de ensino.
    Quando as escolas falam de abril é pq a legislação diz que o processo de reclassificação para alunos matriculados deve acontecer até o final do primeiro bimestre, mas isso não significa que tem que ser em abril, a lei diz até abril.
    Gustavo não quero ser chato, mas insisto acho que vc pode procurar uma escola tão boa quanto o Anglo, mas que atende suas necessidades e que não fique um aluno visado, pois infelizmente algumas escolas tornam isso pessoal demais. É apenas uma dica.
    Se precisa de maiores esclarecimentos, vc ou sua família pode entrar em contato comigo pelo email joaowagner@uol.com.br

    abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  143. Olá Professor! Meu nome é Janete, tire uma dúvida, meu filho ficou parcialmente reprovado em 8 matérias no 1ºano do ensino médio de uma escola pública, isso é o que diz no boletim da escola que tirei pela internet, já a escola diz que ele ficou retido e que vai ter que cursar o ano todo novamente, e ele fez o vestibulinho da ETC, e passou , mas não pude fazer a matricúla por não ter passado de ano, eu posso recorrer? existe alguma coisa que eu posso fazer? Responda urgênte se possível, pois o ano letivo ja vai começar. atenciosamente obrigada!!

    ResponderExcluir
  144. Boa noite Prof. gostaria de saber se a na prova só cai materia que fui reprovada, ou todas as matérias? A escola é estadual.Obrigada.

    ResponderExcluir
  145. Oi tudo bem com voce ? meu nome é Amanda.
    gostaria de saber se eu posso fazer a prova de reiclassificação 2 vezes no ensino fundamental parte 2 .
    Agradeço a atenão aguardo uma resposta rapida ..tanks !

    ResponderExcluir
  146. Oi meu nome e shirley, e gostaria de saber se minha filha poderia fazer a prova de reclassificaçâo,foi retida por falta,e esta fazendo a oitava,tive na escola e me disseram que nâo pode fazer quando e mudança de cicro...ela fez da sexta para a setima,eu gotaria de saber se pode ou ñâo fazer e o que devo fazer...para comseguir...obrigada...cat.tuc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  147. Olá Janete, se ele ficou retido em 8 matérias , ele vai precisar cursar e nesse caso nada pode ser feito. Vc até pode pedir a reclassificação, mas isso so no início do ano letivo. O que impedira a matrícula na escola técnica. Sinto muito, mas nesse caso nada pode ser feito.

    Com relação ao conteúdo da prova de reclassificação, dependerá do que consta do regimento escolar, mas no ato do pedido, a escola deve informar quais as disciplinas e seus respectivos conteúdos.

    Amanda, vc pode fazer quantas vezes necessárias a reclassificação, desde que seja uma por ano e que vc atenda os critérios de idade e que passe na prova.

    Olá Shirley, ela pode fazer sim, faça a solicitação por escrito e se houver a negativa, protocole requerimento na diretoria de ensino.
    Não existe nenhuma lei que estabeleça a quantidade de vezes que se faz a reclassificação.

    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  148. Ola, meu filho fez reclassificacao agora na avanco, a escola me informou que me daria a transferencia agora no dia 2 de fevereiro para eu coloca-lo em outra, mas essa outra falou que meu filho so vai poder ser transferido no final do ano, isso esta correto?

    ResponderExcluir
  149. BOM DIA PROFESSOR. AQUI É A MÁRCIA MARIA. O SR. SABE QUAIS SÃO AS ESCOLAR PARTICULARES QUE FAZEM RECLASSIFICAÇÃO DO 9.º ANO PARA O ENSINO MÉDIO, AQUI EM SANTANA, ZONA NORTE DE SÃO PAULO? MAIS ESPECIFICAMENTE NA REGIÃO 'SANTA TERESINHA' ? É URGENTE. ESTOU TENTANDO NUMA ESCOLA ESTADUAL, MAS AINDA NÃO CONSEGUIMOS VAGA P/ MATRÍCULA; ESTAMOS AGUARDANDO RESPOSTA DA DIRETORIA DE ENSINO A ESSA UNIDADE ESCOLAR.ENQUANTO ISSO EU QUERO PESQUISAR EM ESCOLA PARTICULAR. MUITO OBRIGADA. GRANDE ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  150. Com relação a reclassificação o aluno deve permanecer na escola onde fez a reclassificação, será muito dificil, reclassificar em uma escola como a senhora fez e no mesmo ano matricular no inicio do ano em outra, pois infelizmente algumas escolas apenas vendem a reclassificação e essa não é a intenção da da lei e sim garantir uma justiça em relação a aprendizagem e sucesso escolar do aluno.

    Olá Dona Márcia, sinto em não poder ajudar, pois não moro na cidade de São Paulo e nesse caso como já disse anteriormente a diretoria de esnino será o melhor caminho para conhecer novas escolas, desculpe-me por não ajudar.

    abraços a todos e bom início de ano letivo.

    ResponderExcluir
  151. Olá,
    João por favor tenho um sobrinho de 14 anos que estuda desde os 6 anos em uma escola conceituada escola daqui de Salvador.Ele perdeu 2 anos seguidos na mesma série,a escola pode negar a matrícula dele?
    Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  152. Ola, tenho 15 anos e faço aniversário em setembro, repeti o primeiro ano e terei que refaze-lo esse ano, e gostaria de fazer a prova de reclassificação,porem alguns alunos me disseram que só é possível para quem faz aniversário antes do meio do ano até junho, isso é verdade e não poderei faze-la ou é apenas uma mentira?

    ResponderExcluir
  153. carolina maria ferreira7 de fevereiro de 2011 16:00

    Ola, tenho uma filha com 8 anos ela esta no terceiro ano fundamental mas ela é muito adiantada gostaria de saber com quem devo falar para a reclasificação pois é a segunda escola que ela estuda e as professoras reconhece que ela é adiantada e mesmo assim se recusa a fazer a prova o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  154. Olá Dona Vera, se estiver no regimento sim, mas pensando mais amplamente, se a escola coloca essa barreira, é a hora de mudar de fato de escola. Pense nisso.

    Olá Victor respondi sua duvida, por email.

    Olá D Carolina, a legislação fala de reclassificação em função da idade e sua filha esta na série certa em função da idade que tem. Sendo assim o que a senhora pode pedir é uma prova para altas habilidades ou superdotação se esse for o caso. Existem profissionais nas redes de ensino que conseguem estabelecer esse diagnostico.

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  155. Olá, pretendo fazer uma prova de reclassificação em breve, da 8ºsérie para o 2º ano do ensino médio.

    Gostaria de saber especificamente que parte tenho que estudar de cada matriz curricular(estudo na rede estadual).

    Obs: Devido a problemas pessoais e saúde, fiquei afastado por 2 anos.

    ResponderExcluir
  156. Olá profº joão Wagner sou Maria Raimunda diretora de uma escola na zona rural no Estado do Tocantins. E estou com muita dúvida em relação quem tem direito de fazer a prova de classificação e quem já foi classificado (por exemplo) fez a prova de classificação concluiu o 1º ao 5º ano e passou e estudou no ano de 2010 o 6º ano e passou para o 7º ano, e agora a aluna quer fazer uma reclassificação para ir direto para o 9º ano. eu quero saber se isso é possível.
    Outra duvida é em relaçao a aluno que não concluiu o 5º do ensino fundamental e quer fazer a classificação direto para o 9º ano, a idade da aluna é de 35 anos. por favor companheiro me ajude.

    ResponderExcluir
  157. Olá Alan, com relação ao conteúdo, não posso falar qual será, pois depende da unidade escolar onde vc fara a reclassificação. Quando vc solicitar o pedido de reclassificação POR ESCRITO peça também que a escola informe o conteúdo que será cobrado na avaliação.

    Prof Maria Raimunda, acredito que deva fazer um trabalho muito bonito em sua cidade, haja vista a especificidade da escola rural.
    Vamos as duvidas:
    a classificação é para aquele aluno que nunca frequentou a escola e quer ser matriculado na escola, então é aplicado uma prova, levando em consideração as habilidade e competências exigidas para a série que se pretende classificar. Por exemplo, alguém com 30 anos, nunca estudou, pode pedir a classificação para o 3 ano do ensino médio.
    Já a reclassificação é para quem ja esta na escola, e esta atrasado e tem a idade mínima para a série pretendida.
    Nesse caso, a aluna tem sim o direito de fazer novamente a reclassificação para o 9 ano. Depois se ela quiser fazer uma reclassificação para o 3 ano do médio, pode também, pois a lei não estabelece uma quantidade de reclassificações por pessoa, sendo assim , ela pode fazer uma reclassificação por ano.
    Mesmo que a aluna tenha sido retida e tenha a idade, ela pode pedir a reclassificação para o 9 ano, o que talvez possa acontecer é a aluna não obter a nota minima para o avanço nos estudos.
    Espero ter ajudado.

    Obrigado a todos pela visita, atenção e respeito.

    ResponderExcluir
  158. Olá ,vou fazer uma prova de reclassificação em breve, do 2° para o 3° ano , e gostaria de saber quais são as matérias que cai na prova ? e sobre o que ?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  159. Tais, na verdade vc precisa procurar sua escola para obter essa informação, haja vista que as normas para a aplicação da prova constam do regimento escola da unidade e como ele não é padrão, pode haver diferença na forma de aplicação. O que é certo e que vc deve estudar todo o conteúdo de Lingua Portuguesa e Matemática exigido ao término do 2 ano do Ensino Médio. Agora se a escola vai cobrar ou não outras discplinas não tenho com saber em função da realidade de cada unidade.
    Abraços e boa prova.

    ResponderExcluir
  160. Oi João, eu repeti ano retrasado e ano passado desisti no meio do ano no 1°, gostaria de fazer a prova de reclassificação , mais na escola que eu fui me disseram que eles não faziam a prova e a escola é particular, na estadual disseram que estou com a idade certa só que não quero fazer pela terceira vez o 1°ano, poderia me ajudar ?

    ResponderExcluir
  161. Vamos aos fatos:
    Toda escola pública estadual em São Paulo, faz a reclassificação. O que acontece que existe a questão da idade, isso significa que vc precisa ter 16 anos para poder fazer a reclassificação para o 2 ano do ensino médio, se vc não tiver essa idade não poderá por força de lei realizar o processo.
    A lei em relação a idade é a mesma para as escolas particulares, com a diferença que elas não são obrigadas a realizar a reclassificação, salvo se constar no regimento escolar.

    ResponderExcluir
  162. Olá.
    Bom, eu tenho 16 anos de idade e repeti o 2° ano do ensino médio em uma escola estadual por falta,porem me senti OBRIGADA a faltar pois minha mãe esta com cancêr cerebral, nunca havia repetido de ano.
    Fiquei em 4 matérias: matematica,quimica,historia e biologia.
    Quero muito fazer uma prova de reclassificação,pois não acho justo continuar no 2° ano sendo que sempre fui uma boa aluna e tive motivos sérios para repetir.
    A minha dúvida é a seguinte: Os pais são OBRIGADOS a ir na escola com uma carta dizendo o porque ele quer que o filho faça a prova, ou se apenas os professores das matérias em que eu repeti forem na direção comigo eu consigo?
    Eu tenho TOTAL apoio de meus professores.
    Tenho medo de não passar pois perdi TOTALMENTE a matéria do 2° ano, mas sei que tenho capacidade para estudar e estar no 3° e me formar com todos os meus colegas.
    Além dessa prova de reclassificação, existe um outro meio de passar para o 3°?

    Agradeço desde já.


    Samanta Lima

    ResponderExcluir
  163. Oi,meu nome e shirley eu fui até a escola de minha filha,que ficou retida na 8% serie pedir a reclassificaçao,a diretora,me disse que nâo podia,porque na escola nâo tem o primeiro,eu gostaria de saber se é verdade...obrigada..

    ResponderExcluir
  164. Oi João eu tenho 16 anos e procurei escolas , mas nem a estadual quer me dar a prova pois disse que estou na idade certa deles, acho injusto pois c entrei antes, pq não posso sair juntos com meus colegas, eu moro em guarulhos cumbica,poderia me dar uma sujestão do que posso fazer?
    (Ah obg pela atençãao)
    Letícia.

    ResponderExcluir
  165. Samanta, a legislação diz que a reclassificação pode ser solicitada pelos pais ou pelos professores, nesse caso seus professores podem solicitar, contudo existira o problema da idade, pois para ser reclassificada para o 3 ano vc deve ter no minimo 17 anos. Nesse momento em função de sua idade, não existe nenhuma outra possibilidade para cursar o 3 ano. Boa sorte.

    Olá Shirley é verdade, a escola não pode reclassificar para uma série que não é contemplada, mas vc pode pedir transferência para uma escola que tem o 9 ano e o ensino médio e vc tem até o final do primeiro bimestre para pedir a reclassificação. Boa sorte.

    Letícia, sinto muito, mas as escolas estão certas, a lei exige a idade mínima para a reclassificação, sendo assim, infelzimente nada pode ser feito. sinto muito.

    ResponderExcluir
  166. Como assim a idade minima ?
    Eu tenho 16 anos, não é essa idade pra fazer a prova ?
    Letícia

    ResponderExcluir
  167. Meu nome é Julia.Ola Professor,meu filho ficou retido no 2° ano do ensino medio e no dia da reunião questionei a nota porque havia percebido um erro,em uma das materias,estuda em escola particular,quando questionei disseram que não poderiam mudar a nora por ja ter sido lançada na delegacia de ensino e pedi uma prova de reclassificação e o diretor disse que conversaria com os professores e me daria um retorno que não foi dado,entrei em contato e me disseram que eles não fazem prova de reclassificação,acredito que quando fui conversar com o diretor e dono da escola este deveria ter me dito,mas não o fez.e quero a prova de reclassificação,o que devo fazer como devo proceder.espero sua resposat o mais breve possivel

    ResponderExcluir
  168. Olá D. Julia, se a escola diz que não faz prova de reclassificação é pq consta no seu regimento, primeiro passo peça para ler o regimento da escola, se negarem, protocole pedido na diretoria de ensino. Se no regimento de fato constar que a escola não faz a reclassificação, infelizmente nada pode ser feito na escola, mas a senhora pode matricular seu filho em outra escola que faça a reclassificação, esse procedimento pode ser feito até o final de abril para alunos matriculados na escola e a qualquer tempo quando transferido ao longo do ano. Caso conste solicite por escrito ao diretor da escola o processo de reclassificação.
    boa sorte.

    ResponderExcluir
  169. ola meu nome e Lucas Tenho 16 Anos e Fui Retido do 2° ano do ensino médio.
    se possivel gostaria que você mandasse para o meu e-mail
    ( lucasscabio@msn.com )

    Vou fazer 17 anos em março esta na idade normal para fazer a prova de reclassificação para o 3° ?

    Na minha escola disse que faria a prova em ABRIL falaram que iria avisar. Gostaria de saber se todos retidos no ano anterior podem fazer a prova? e tambem ja ouvi boatos de que havia vagas limitadas.

    ResponderExcluir
  170. olá eu gostaria de saber,quantas vezes uma pessoa pode fazer reclassificação?
    e se só posso adiantar um ano pq eu vou fazer uma agora esse mes,eu tenho 15 vou fazer 16 já e eu posso em vez de ir pra sétema com a prova pedir para ir para a oitava ou isso não é possivel?
    obrigada desde já,ah e parabéns pela sua iniciativa de ajudar as pessoas e tirar nossas duvidas.

    ResponderExcluir
  171. Olá Lucas, se me permite, responderei por aqui, pois assim, podemos ajudar outras pessoas com as mesmas duvidas. Vamos aos fatos:
    Vc assim que fizer 17 anos, solicite por escrito a reclassificação ao diretor da escola, nesse caso seus responsáveis, haja vista que ainda é menor de idade.
    A prova deve ser feita até o final de abril.
    Não existe nenhuma limitação quanto a quantidade em nenhuma legislação.
    Qunado protocolar a carta, peça para obter a informação da data da prova por escrito, pois se esquecerem de avisar, vc perdera o prazo e será o grande prejudicado. Fique atento.
    A reclassificação não tem o objetivo de ser aplicada a todos os alunos que ficaram retidos, mas sim para aqueles que ficaram retidos e tem condições cognitivas , de aprendizagem de acompanhar os estudos da série seguinte. Por isso a retenção deve ser muito bem estudada, conversada com a família e com a escola.
    NÃO PODEMOS BANALIZAR A RECLASSIFICAÇÃO. Em algumas situações, extremas, a retenção tem seu valor pedagógica e se faz necessária.

    Érica, vc pode fazer a reclassificação todo ano se quiser, não existe nenhum impedimento ou limite estabelecido.
    Vc pode adiantar quantos anos precisar em função de sua idade, vc com 15 anos, pode pedir a reclassificação para o 1 ano do ensino médio, mas terá que passar na prova que será aplicada pela escola. Vc pode pedir uma vez por ano, mas todo o ano se quiser e julgar conveniente. Lembre-se não podemos levar apenas em consideração a idade, mas também os recursos cognitivos necessários para continuar nos estudos.

    Boa sorte à todos. Abraços

    ResponderExcluir
  172. Ola e o LUcas de novo...:.


    Não
    tem problema em reponder por aqui como vc disse que ajudaria outras pessoa com suas duvidas
    eu também esclarece algumas das minhas duvidas com suas respostas..
    Bom Prof°João gostaria que se possivel você me mandasse um esboço, uma ideia de solicitação ou algo sobre o que eu devo escrever.

    Esqueci de avisar que a escola onde eu estudo e estadual, nao a nemhuma diferença sobre o que vc me informou ne.

    ResponderExcluir
  173. Olá professor aqui é a Erica denovo então mais eu pedi na minha escola para fazer a prova de reclassificação para ir para a oitava e minha professora falou que as escolas só fazem a prova para que a pessoa adiante apenas um ano.
    Isso está certo ou devo falar com a diretora e pedir para que a minha prova seja realizada para ir logo para a oitava?
    E quem já fez supletivo pode fazer reclassificação se estiver atrasado?
    obrigada agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  174. eu fiquei retida na 8ª serie..
    tem como eu fazer uma prova e passar pro 1ªano??
    eu nao quero repetiir a 8ª de nvooo..aii diiz que tem jeiito de eu passar pro 1ªanoo ..poor favooor ;D
    eu vou fazer o primeiro ano esse ano..
    bjuu

    ResponderExcluir
  175. Olá Professor!
    Me chamo Ciro, e agora tenho 18 anos.
    no ano de 2010 Cursei o 2º ano do ensino médio, e fui retido por faltas, Porém minhas Notas eram estáveis, e ao final do ano minha média era acima de 7. Porém obtive 388 faltas, Claramente estourando o Limite. Li td o artigo e entendi Bem. Irei Fazer o Pedido de reclassificação amanha msm. Agradeceria se vc entrasse em contato comigo para esclarecer algumas Duvidas. amanha Posto uma resposta, relatando oque ocorreu na escola.
    Muito Obrigado
    Contato: naka-mura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  176. Lucas, tudo o que eu disse se aplica a escola estadual paulista.
    O requerimento deve ser direcionado ao diretor da escola e deve ser feito pelos seus pais, haja vista que é menor de idade, seus professores se julgarem necessário também podem solicitar.
    Eu (nome do responsável), RG, venho por meio desta solicitar prova de reclassificação para o aluno Lucas...... regularmente matriculado nesta unidade escolar na ___série ____, no período da _________, amparado pelo artigo 24 da lei 9394/96, art 440, 441 da legislação unificada ensino fundamental e média da SEE, art 1 e 2 da res SE 20/98 e normas regimentais.
    Aguardo por escrito a resposta contendo a data da prova, bem como o conteúdo a ser estudado para ocasião da avaliação.
    Caso haja o indeferimento solicito por escrito com o devido amparo legal.
    Certo do respeito e atenção.

    ResponderExcluir
  177. Olá Erica, a lei é clara e vc pode avançar mais de um ano sim, a lei garante e ampara. Qualquer coisa protocole na diretoria de ensino.

    Renata, para poder te ajudar, preciso saber a sua idade. abraços

    Olá Ciro, por favor, mande mensagem para joaowagner@uol.com.br, assim podemos prosseguir as orientações

    abraços à todos.

    ResponderExcluir
  178. queria saber se tem algum modelo dessa prova de reclassificação ? obrigado dez de já

    ResponderExcluir
  179. queria saber o que cai numa prova de reclassificação do 2º ano para o 3º ano .. Obg !

    ResponderExcluir
  180. Ola prof° Lucas de NoVo

    Eu também acho que fui um pouco prejudicado em relaçao as minhas notas, alguns professores faltaram no ultimo bimestre, nem deu atividades, devem ter se baseado no PROVÂO onde não fui muito bem ou nos outros bimestres
    e acho que por isso não atingi a média 5.

    Ha alguma coisa a fazer neste caso


    Não entendi essa parte.....seus professores se julgarem necessário também podem solicitar.

    ResponderExcluir
  181. Olá Jefferson, não existe um modelo de prova de reclassificação, haja vista que cada escola tem autonomia para elaborar a mesma.

    O conteúdo da prova é estabelecido pela escola, em função das disciplinas que serão cobradas na avaliação.

    Olá Lucas e que a reclassificação pode ser pedida pelo aluno, por meio dos resposáveis e tbém pelos professores. Isso significa que se os professores entenderem que vc tem condições de avançar na série eles podem pedir a reclassificação.
    Nesse momento a única coisa que vc pode fazer mesmo e pedir a prova de reclassificação

    Abraços

    ResponderExcluir
  182. Olá, obrigado por ter respondido minha pergunta anterior.

    Tenho uma dúvida, pretendo fazer uma prova de reclassificação da 8º para o 2º ano, se eu for classificado tenho que continuar no mesmo colégio ou posso pedir uma transferência em seguida ?

    E caso segundo os regimentos eu tenha que continuar, o que acontece se não houver vagas para a série pretendida ?
    Obg.

    ResponderExcluir
  183. Boa tarde professor, meu nome é joao e eu ja havia pedido uma informação no ano passada, bom o senhor me falou q eu poderia sim estar pedindo a reclassificação, bom eu estava conversando na minha escola mais o pessoal da secretaria disse que na minha escola nao faz reclassificação, isso quer dizer que eu preciso pedir em outra escola?
    Obrigado desde já.

    ResponderExcluir
  184. Olá Allan, de acordo com as orientações vc deve permanecer na escola onde fez a reclassificação, mas se não tiver vagas você deve procurar uma escola que atenda suas necessidades e se possivel fazer a reclassificação nessa escola.

    Se a sua escola for pública e estadual, ela tem a obrigação de fazer a reclassificação, muitos dizem que não fazem para não ter trabalho. Agora se não for escola estadual e não consta do regimento, ela não tem obrigação de fazer, nesse caso sim, vc deve procurar outra unidade escolar.

    ResponderExcluir
  185. eu repeti de ano no 1º ano do ensino médio, e nao estudei no ano seguinte, tenho 17 anos mas vou fazer 18 esse ano. tenho direito a fazer a prova ? pois eu trabalho como autonomo e nao tem 1º ano a noite e só posso estudar a noite. só se eu fizesse a prova de reclassificação e passase pro segundo.
    tem alguma outra maneira ? e o E.J.A ? eu posso fazer ? a diretora da escola disse que nao por que eu sou menor de idade, mas vou fazer 18 daqui tres meses !
    se tiver como me expliquem, mandem o numero da lei ou a fonte da resposta por favor !
    agradeço desde ja a todas as resposta.

    ResponderExcluir
  186. oi gostaria de um modelo com possiveis questoes que vao cair na prova de reclassificaçao do 1 ano?
    Amanda

    ResponderExcluir
  187. Olá Ronald, Eja vc ainda não pode cursar, pois a lei estabelece no mínimo 18 anos para ingresso nessa modalidade de ensino. Mas a reclassificação vc pode fazer sim. Pois como tem 17 anos, vc pode fazer a reclassificação inclusive para o 3 ano do ensino médio, mas para isso terá que passar na prova. Importante para quem esta estudando o prazo para a reclassificação termina ao mesmo tempo que termina o primeiro bimestre letivo.

    Amanda, como ja disse anteriormente, não posso oferecder modelo de prova, pois cada escola tem sua singularidade, sendo assim é mais fácil perguntar para a escola como que é o instrumento em questões, quais são as disciplinas, números de questões e quais as habilidade e competências que serão avaliadas.

    ResponderExcluir
  188. Professor e se eu quiser fazer a prova de reclassificação para o 3º a escola é obrigada a me dar a prova ?

    ResponderExcluir
  189. muito obrigado....é que tenho que passar na prova urgente...

    ResponderExcluir
  190. João, aqui no Estado do Tocantins temos uma resolução a 186, de 25 de dezembro de 2005, que fala de classificação e reclassificação, os professores selecionaram alguns alunos com idade para essa modalidade e com desempenho superior a série\ano que cursam e algumas pessoas da comunidade vieram solicitar também a classificação para uma turma de EJA que temos, a escola FEZ TODO O APARATO legal e a DRE não aceita, diz que não vai assinar as atas. temos a comissão formada, os professores elaboraram as provas de acordo com as diciplinas que ministram. o que posso fazer???

    ResponderExcluir
  191. opa amigão, td bem, entao suas dicas me ajudaram muito mesmo, mas ainda to com uma duvida, quanto a prova, e uma media de quantas questoes por materia?, e tambem queria saber se fazendo a prova de reclassificaçao, fica no historico escolar?, isso pode me prejudicar?, se eu fizer o 1º ano denovo, aparece que eu fui reprovado?
    obg, italo

    ResponderExcluir
  192. Olá Ronald, vc tem um dos requisitos par pedir a reclassificação que é a idade, sendo assim pode solicitar a mesma para o 3 ano do ensino médio. Lembre-se de fazer o pedido por escrito, mas só idade não basta, vc precisa passar na prova que será aplicada pela unidade escolar. Boa sorte.

    Com relação ao caso de Tocantins, o ideal é protocolar o documento junto ao Conselho Estadual de Educação, que será justo na análise do caso e com certeza ofertará o melhor caminho sem prejuízo de nenhuma parte. E como são profissionais não estão preocupados com o Status de alguns cargos na educação, que faz com que algumas pessoas se sintam "deuses". Boa sorte

    Olá Italo, a reclassificação constará sim do seu histórico, mas isso não prejudica em nada, até pq as pessoas nem sabem o que é isso de modo geral. Fique tranquilo, a reclassificação é algo amaprado em lei e atende os princípios da aprendizagem não formal, aquele que temos fora do espaço escolar. Com relação a prova, fica difícil dizer como será com quantas questões, pois as escolas tem autonomia para isso. Fique tranquilo o histórico é um documento com valor após a conclusão, que te dá amplo direito de continuidade nos estudos. É isso que vale. Boa sorte e obrigado pela visita ao blog.

    ResponderExcluir
  193. olá joao wagner..MEU NOME E RONEI MIRANDA ,fui retido 2 x no primeiro ano do ensimo médio.já me inscrevi no processo de reclassificaçao,porem,nao sei oq devo estudar..se possivel,mande no meu e-mail(bronei@Hotmail.com) os conteudos p/ estudar..
    a prova está quase confirmada p/ 13/03...
    TENHO POUCO TEMPO PRA ESTUDAR.

    agradeço desde já prof..

    ResponderExcluir
  194. ola eu por aqui novamente...
    hoje eu gostaria de tirar mais umas duvidas.
    se eu fizer a reclassicação em uma escola no caso a que eu estou e depois eu quiser sair para outra escola após ter passado na reclassificação q eu estava tem problemas,ou ñ tem pois eu já passei no exame e posso fazer a série que eu devo pois passei na prova?
    e eu gostaria que você se puder me mande nome e numero de escolas estaduais ou municipas da capital de são paulo zona norte que tenha 7° série de manhã.
    obrigado desde já e parabéns mais uma vez pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  195. Oi João sou eu novamente Letícia Eu tenho 16 anos vou fazer 17 esse ano ,repeti o 1° ano e no ano seguinte desisti, este ano quaria fazer A prova só q em algumas escolas não aceitam e na publica disseram q estou com a idade certa, Onde posso achar alguma escola ou fazer a prova de reclassificação ? Moro em Guarulhos SP
    Me ajude por favor ?
    C puder mande pelo meu e-mail: lucianaemico@hotmail.com

    ResponderExcluir
  196. Professor,

    Minha filha fará 7 anos no dia 18.06. Estudou por 6 anos em escola particular de educação infantil, concluindo em 2010 o III ciclo (pré-escola). Este ano matriculei-a no ensino fundamental do Estado. Em função de normas da delegacia de ensino, foi matriculada no 1º ano (Pré - NOVAMENTE). Se tivesse efetivado a matrícula no ensino particular minha filha estaria matriculada no 2º ano!!!

    Tenho verificado, todos os dias, seu caderno. O que tem sido ministrado no dia a dia, é o conteúdo que ela já aprendeu quando ainda estava no Jardim I em 2008!!!???

    Estive, em reunião, com a professora ... e, esta me informou que é evidente a maturidade,preparo e capacidade que minha filha e outros 2 alunos da sala têm para cursar o 2º ano.

    Como existe o recurso da RECLASSIFICAÇÃO pós matrícula (amparado por Legislação), solicitei-o (já no primeiro dia de aula - 10/02/2011) junto à Coordenadora Pedagógica da escola (verbalmente, pois a própria disse que não havia necessidade de solicitação por escrito (?????!!!), sabendo que o prazo para aplicabilidade e efetivação do recurso é o 1º bimestre.

    Depois de 15 dias (25/02/2011), liguei para a Coordenadora Pedagógica e esta me informou QUE O SUPERVISOR DE ENSINO DA REGIONAL LESTE 5, HAVIA NEGADO O PEDIDO DA RECLASSIFICAÇÃO DOS ALUNOS...USANDO A IDADE COMO FATOR DE IMPOSSIBILIDADE DE RECLASSIFICAÇÃO!!!????....NÃO ENCONTREI NA LEGISLAÇÃO, NENHUM IMPEDIMENTO RELACIONADO À IDADE!

    Solicito esclarecimentos sobre o fato....e questiono se REALMENTE não é possível o uso do dispositivo.

    Rosa

    Agradeço se houver resposta por e-mail: flowersname_rrm@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  197. olá Ronei, infelizmente não posso te ajudar, haja vista que cada escola tem autonomia para estabelecer o que cobrar na prova, bem como as disciplinas, seria leviano de minha parte dizer alguma coisa. Desculpas

    Olá Érika, vc deve ficar na escola que fez a reclassificação, durante o ano. Parabéns pela aprovação, boa ano para vc na nova série.

    Olá Letícia, vc pode sim fazer a reclassificação para o segundo ano do ensino médio, faça o pedido por escrito na escola, toda a escola pública tem que oferecer a reclassificação. Muitas criam essas barreiras, pq não querem trabalho, mas faço por escrito e se for negado, protocole o mesmo na diretoria de ensino, e se for negado, protocole no Conselho Estadual de Educação que fica no prédio da Secretaria de Educação, na praça da república. Boa sorte

    ResponderExcluir
  198. Amigos, em função de multiplas atividade, peço a atenção de todos com relação as respostas, e peço a compreensão, pois fica muito difícil responder as duvidas por email, por isso coloco no blog até para que outros sejam ajudados com as respostas. Espero que todos entendam.

    Abraços

    ResponderExcluir