terça-feira, 20 de junho de 2023

Educação de SP dá início à contratação de 550 psicólogos

Existe uma questão matemática e de qualidade nesse atendimento. a Rede Estadual conta com 5300 escolas. Como 600 profissionais darão conta e com qualidade nesse atendimento. Quem esta dentro das escolas sabe bem como funciona. Infelizmente é uma ação paliativa para mostrar para a sociedade que algo esta sendo feito em razão dos inúmeros casos de violência dentro das escolas. Governo acabou com a ronda escolar e quando essa aparece na escola não fica nem 5 minutos (a culpa não são dos policiais não, é que na realidade são muitas escolas, para um agrupamento reduzido da ronda escolar). Mas essas coisas as pessoas não querem enxergar, e acreditam na propaganda.


A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo publicou nesta terça-feira (20) o edital para contratação de serviços de psicologia do programa Psicólogos na Educação. A seleção da empresa responsável será realizada por meio de pregão eletrônico da Bolsa Eletrônica de Compras do Governo do Estado, com abertura de sessão pública no dia 3 de julho.

“O formato anterior dos atendimentos psicológicos fez sentido no contexto da pandemia, mas neste momento nós entendemos que o presencial é indispensável. Por isso, reformulamos o edital e agora, com tudo certo, podemos fazer essa contratação já para o segundo semestre”, explica o secretário da Educação, Renato Feder.

O edital prevê o serviço de 550 psicólogos, com pelo menos 600 mil horas de atendimento presencial. Todas as 5,3 mil unidades da rede estadual serão beneficiadas. A distribuição dos profissionais nas escolas será coordenada pelas 91 Diretorias de Ensino.

As horas dedicadas promoverão ações preventivas, de apoio institucional, habilidades socioemocionais, psicologia escolar, saúde mental na escola e ensino-aprendizagem com temas como: Acolhimento Emocional, Habilidades de Comunicação Afetiva, Intervenção Socioeducativa, Ações de Comunicação Afetiva, Orientação Profissional, Proposição Positiva, Protagonismo Juvenil e Cuidar de Pessoas.

MEC realizará concurso para prover 220 vagas

 Ministério da Educação (MEC) realizará concurso público para provimento de 220 vagas de nível superior, para o cargo de técnico em assuntos educacionais. A autorização do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira, 16 de junho, por meio da Portaria 2.384. Segundo o documento, o MEC terá até seis meses, a partir da publicação da portaria, para publicar o edital do certame. Já o prazo mínimo entre a publicação do edital e a realização da primeira prova é de dois meses. 

O último concurso do MEC para cargos de nível superior ocorreu em 2004. Na ocasião, foram ofertadas 169 vagas para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais e a banca organizadora foi o Cebraspe/UnB. 

Capes – O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos também autorizou a realização de concurso para provimento de 50 vagas no cargo de nível superior de analista em Ciência e Tecnologia para Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de acordo com a Portaria 2.385também do dia 16 de junhoAssim como o certame do MEC, o prazo para a publicação do edital para a realização da prova da Capes é de seis meses, a partir da publicação dessPortaria. O último certame do órgão foi realizado em 2012, sob organização do Cebraspe/UnB, nocasião, foram ofertadas 140 vagas para cargos de ensino médio e nível superior.  

FNDE – Também foi autorizada, por meio da Portaria 1.383, a realização de concurso público para suprimento de 100 cargos de nível superior de Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE e da Capes