segunda-feira, 3 de agosto de 2015

SEE usará dinâmica do teatro para combater o bullying

Em parceria com o Instituto Sou da Paz, a Secretaria Estadual a Educação distribuiu um novo material formativo para que professores saibam usar as dinâmicas teatrais como instrumento pedagógico e protetor dos conflitos escolares.

No total, serão 3,3 mil Kits, entregues a partir deste novo semestre, que inclui roteiros de peças com temáticas diferentes e que propõem a interpretação de cenas do cotidiano. Os alunos se colocam no lugar do outro e vivenciam situações que ajudam a compreender estas vivências e, assim, evitar conflitos.

A ideia é que a dinâmica seja aplicada inicialmente pelos professores mediadores, um educador que atua na rede estadual formado especificamente para identificar vulnerabilidades e traçar estratégias preventivas. Após a experiência, o modelo pode ser replicado e utilizado pelo docente de qualquer disciplina.
Criado em 2011 pelo Instituto Sou da Paz, o projeto Diálogo com o Teatro está inserido dentro da metodologia do Sistema de Proteção Escolar, que visa à prevenção da violência no ambiente escolar. A iniciativa tem como objetivo capacitar professores e gestores para realizar uma intervenção nas escolas na qual atuam usando o teatro como ferramenta para a criação de um espaço de diálogo e prevenção à violência.