sexta-feira, 8 de maio de 2015

Pisa é aplicado pela primeira vez para estudantes brasileiros

Fonte: Agência Brasil - 08/05/15

Estudantes brasileiros fazem pela primeira vez um teste internacional de educação financeira. A avaliação é aplicada como parte do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e vai medir o domínio dos estudantes sobre o controle das finanças diárias, além de saber como eles resolvem as situações cotidianas.
O Pisa é feito pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e aplicado a jovens de 15 anos. As provas começaram a ser aplicadas esta semana. Em 2014, a OCDE divulgou os primeiros resultados de educação financeira, mas o Brasil não estava entre os 18 países que participaram da avaliação. Os resultados nos países participantes mostraram que um em cada sete alunos não consegue tomar decisões simples de gastos diários, mas apenas um em cada dez resolve problemas financeiros complexos. 

O teste de educação financeira será aplicado a um grupo de alunos a ser sorteado entre os 33 mil que fazem o Pisa. O número foi divulgado ontem (7) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os estudantes devem ter nascido em 1999 e estar matriculados a partir do 7.º ano do ensino fundamental. 

O Pisa mede o desempenho dos estudantes em três áreas do conhecimento – leitura, matemática e ciências. Neste ano, os alunos são avaliados em ciências. Outra novidade é que o exame é todo feito no computador. O programa tem como propostas produzir indicadores que contribuam para a discussão da qualidade da educação nos países participantes e permitir a comparação da atuação do estudante e do ambiente de aprendizagem em diferentes países.

Auxiliar técnico de educação: SME prorroga validade de concurso

O prazo de validade do concurso público de ingresso para provimento de cargos de auxiliar técnico de educação, conforme publicação no DOC de 08 de maio, foi prorrogado por um ano, a partir de 10 de maio de 2015.

     Com a prorrogação continuarão ocorrendo convocações de aprovados para o provimento de vagas precárias ou definitivas, obedecendo à ordem de classificação. 

     O referido concurso teve oito mil aprovados, mas, até o momento, foram convocados 1.571 para a escolha de vagas, nomeação, posse e exercício.