segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Vacinar ou não vacinar.... Eis a questão.

 Pessoas morrem de Sarampo, porque não se vacinam e criaram uma cultura que vacina é algo perigoso, esquecendo que política pública de vacinação é para o bem coletivo; mas tem tratamento e cura.

Pessoas morrem de Leptospirose, Disenteria Bacteriana, Esquistossomose, Febre Tifoide, Cólera, por falta de saneamento básico, que o poder público omisso e bandido não proporciona para toda a população; mas tem tratamento e cura.
Pessoas morrem de AIDS, mas tem tratamento como os remédios, e profilaxia como os PrEP, PEP e camisinha.
Pessoas morrem de fome e de frio, mas isso ocorre por omissão do poder público que não tem programas sociais que atendam a demanda, porque preferem roubar e desviar a finalidade das coisas.
Para as gripezinhas e resfriadinhos, tem tratamento e cura de forma muito tranquila e continuamos trabalhando e fazendo tudo.
Pessoas morrem em razão de suas doenças crônicas, mas não de um dia para o outro e devido a um Sistema Único de Saúde (mesmo quando um grupo de pessoas querem acabar com ele) a grande maioria tem tratamento e medicação garantida.
Pessoas estão morrendo e ainda vão morrer de COVID-19. Não tem tratamento, não tem profilaxia. Pq? Simplesmente porque é um vírus novo e por mais que nossa Ciência seja avançada e respeitada (não pelos nossos governantes) demora ainda um pouco para estabelecer protocolos com novas medicações, vacinas e etc.
Nesse momento, profissionais respeitados (Infectologistas, Epidemiologistas entre outros cientistas) estão em uma luta contra o tempo para minimizar todos esses impactos.
Por isso a orientação para o distanciamento e isolamento social, ninguém esta de frescura. Nenhum profissional esta de brincadeira. Já existe uma clareza de quem é esse grupo de risco e claro que temos que cuidar ainda mais dessas pessoas.
As escolas estão fechadas. Sim, estão. Não precisa ser gênio, mas se um dos critérios é evitar aglomeração, como evitar isso em espaços escolares que tem média 5OO pessoas por período. Lembrando que uma escola não tem só alunos, não sei se vocês sabem, mas em uma escola tem professores, auxiliares, gestores, funcionários administrativos, de limpeza, de preparo de alimentação. Infelizmente por falta de educação convencional (aquele que não aprendemos na escola) as pessoas não respeitam os pedidos e muitos ainda desafiam, por isso a necessidade de imposição do fechamento.
É um momento, é claro que pessoas vão morrer, já estão morrendo. A intenção com essas ações é diminuir esses números.
Não somos a Itália, somos pior que a Itália, temos milhões na extrema pobreza, milhões sem saneamento básico e sem contar a falta de educação de muitos, infelizmente.
Por empatia (se isso for possível) coloca-se no lugar de quem perdeu parentes e de quem está na agonia do parente em estado muito grave na UTI. Quem sabe assim você consiga entender melhor.
Claro que é para termos calma. Devemos ficar impacientes com a omissão dos governantes, com o roubo dos políticos e com a ironia e a dissimulação de outros, que usam o momento para fazer política.
Por isso meu respeito aos profissionais da saúde que estão preocupados em diminuir nossas tristezas e pesquisando diuturnamente formas de melhorar esse quadro triste atual.
Meu respeito para com todos que nesse momento estão trabalhando para garantir alimento, medicação, transporte, limpeza.
Vocês sim são heróis.