sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

MEC promete homologar base curricular ainda no 1º semestre

A base é o documento que vai determinar conteúdos mínimos do currículo escolar na educação básica

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse na manhã desta quinta-feira (26) que a primeira etapa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino infantil e fundamental será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) "nas próximas semanas" e deve ser homologada até o fim do primeiro semestre deste ano.

A BNCC vai determinar conteúdos mínimos que os alunos das 190 mil escolas do país terão de aprender a cada etapa da educação básica.

Mendonça conversou com jornalistas após participar de evento na sede do Inep, em Brasília, onde está ocorrendo a apresentação dos trabalhos para a elaboração dos textos do BNCC. 

O documento está em sua segunda versão e foi discutido em seminários nos estados com a participação de professores, alunos e especialistas nos estados brasileiros. Na segunda versão, conteúdos de português e história foram revisados.
As revoluções Industrial e Francesa, por exemplo, e a história das civilizações grega e egípcia não constavam no texto. O mesmo acontecia com a literatura portuguesa, que não aparecia no conteúdo programático. Segundo o MEC, as falhas foram preenchidas na nova versão. O segundo documento tem 676 páginas.

Ensino médio
De acordo com Mendonça Filho, a BNCC do ensino médio segue um ritmo um pouco mais lento, mas se mantém dentro da programação feita por sua equipe quando assumiu a pasta, em maio de 2016.
"Até o final do ano desejamos concluir o envio também da base que diz respeito ao ensino Médio. Então, nesse ano de 2017 teremos com certeza a finalização com a homologação pelo CNE e o nosso referendo do MEC tendo em vista as duas etapas da trajetória educacional", afirmou.
 
Cronograma
O documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi apresentado em 16 de setembro de 2015. Ele ficou disponível para consulta pública e envio de sugestões até 15 de março e recebeu mais de 12 milhões de contribuições de instituições, educadores e público em geral.
 
A criação da base está prevista no Plano Nacional da Educação, porém, o prazo final de conclusão do documento venceu em junho de 2016.
"A próxima etapa é a entrega ao CNE para que eles analisem e entreguem de volta para nossa homologação. Espero que ainda neste semestre de 2017 tenhamos concluído essa discussão, principalmente no que diz respeito ao ensino fundamental", informou.