quarta-feira, 20 de maio de 2015

Educação convoca 1.485 professores

A Secretaria de Estado da Educação está convocando mais 1.485 professores aprovados no concurso para classes de alfabetização. As vagas estão distribuídas em escolas que atendem alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental da capital e da Grande SP, além de cidades do interior das regiões de Campinas e Ribeirão Preto. Os educadores deverão comparecer às diretorias de ensino nos dias 28 e 29 para fazer a escolha de aulas.

Os nomes dos convocados estão no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 20. A lista faz parte das vagas remanescentes no concurso. A edição do Diário Oficial do Estado traz também os documentos necessários para a contratação. Os professores que tiverem dúvidas podem acessar o site www.educacao.sp.gov.br. No portal, estarão as instruções para a apresentação de documentos nas diretorias.

De acordo com a Educação, hoje, os professores que trabalham nos anos iniciais do ensino fundamental na rede estadual paulista têm salário inicial de R$ 1.565,19, para jornada de 30 horas. O concurso foi realizado no ano passado e recebeu mais de 77 mil inscrições. Foram abertas inicialmente 3.700 vagas em 13 diretorias de ensino do Estado.

A Educação quer conhecer melhor o seu grêmio

Com objetivo de fazer um mapeamento das agremiações e contribuir para que os jovens sejam mais participativos, a Educação elaborou um questionário para conhecer os grêmios da geração Y. Um raio X completo dos que estão em atividade em todo o Estado. Desta forma, serão lançadas estratégias para aproximação entre os grupos e ampliar a  formação de outras equipes.
Com a iniciativa, os grêmios poderão fazer um intercâmbio com as melhores práticas de cada um. Na pesquisa  realizada pela Educação, os temas abordados variam entre meios de comunicação utilizados para a mobilização das escolas, incluindo redes sociais, como funciona o processo eleitoral – voto obrigatório, facultativo, indicação –, e quais as áreas de atuação dos alunos gremistas -cultura, saúde, política e entretenimento.  
Clique aqui para responder ao questionário
Um levantamento feito em 2014, pelo núcleo responsável da Secretaria pelos grêmios, identificou que 27% se dedicam na promoção de eventos culturais dentro e fora da unidade de ensino, contribuindo para que as escolas estaduais sejam locais de interação.
Como criar um grêmio estudantil                          
A construção de um Grêmio Estudantil é feita em poucos passos. O primeiro é comunicar à direção a proposta. Depois organizar uma comissão para esclarecer aos outros estudantes quais as funções do colegiado, formar um estatuto e convocar uma Assembleia Geral.  A segunda etapa diz respeito à escolha dos representantes. Nessa etapa a comissão eleitoral é quem responde pela organização, apuração dos votos e a posse da chapa eleita. Para garantir a renovação dos líderes e chapas, a cada ano novas eleições são convocadas pelos estudantes. O objetivo é que a alternância promova uma maior interação entre a escola, família e comunidade.