quarta-feira, 20 de maio de 2015

A Educação quer conhecer melhor o seu grêmio

Com objetivo de fazer um mapeamento das agremiações e contribuir para que os jovens sejam mais participativos, a Educação elaborou um questionário para conhecer os grêmios da geração Y. Um raio X completo dos que estão em atividade em todo o Estado. Desta forma, serão lançadas estratégias para aproximação entre os grupos e ampliar a  formação de outras equipes.
Com a iniciativa, os grêmios poderão fazer um intercâmbio com as melhores práticas de cada um. Na pesquisa  realizada pela Educação, os temas abordados variam entre meios de comunicação utilizados para a mobilização das escolas, incluindo redes sociais, como funciona o processo eleitoral – voto obrigatório, facultativo, indicação –, e quais as áreas de atuação dos alunos gremistas -cultura, saúde, política e entretenimento.  
Clique aqui para responder ao questionário
Um levantamento feito em 2014, pelo núcleo responsável da Secretaria pelos grêmios, identificou que 27% se dedicam na promoção de eventos culturais dentro e fora da unidade de ensino, contribuindo para que as escolas estaduais sejam locais de interação.
Como criar um grêmio estudantil                          
A construção de um Grêmio Estudantil é feita em poucos passos. O primeiro é comunicar à direção a proposta. Depois organizar uma comissão para esclarecer aos outros estudantes quais as funções do colegiado, formar um estatuto e convocar uma Assembleia Geral.  A segunda etapa diz respeito à escolha dos representantes. Nessa etapa a comissão eleitoral é quem responde pela organização, apuração dos votos e a posse da chapa eleita. Para garantir a renovação dos líderes e chapas, a cada ano novas eleições são convocadas pelos estudantes. O objetivo é que a alternância promova uma maior interação entre a escola, família e comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário