segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Grêmios Estudantis (rede estadual de São Paulo) devem ser eleitos até o dia 10 de abril

Para que os estudantes da rede estadual de ensino tenham vivência democrática, as escolas da rede, que não possuem Grêmios Estudantis, são incentivadas a criar, a partir de 1º de fevereiro, suas comissões eleitorais.
A iniciativa faz parte do Projeto Gestão Democrática da Educação, que desde 2016, visa ampliar a participação de alunos dos Ensinos Fundamental e Médio nas decisões da comunidade escolar.
Dentro do calendário definido para o processo eleitoral está prevista a organização de chapas e campanha com a divulgação de projetos visando a obtenção de votos. A Assembleia Geral deverá escolher a Comissão Eleitoral, que organiza o estatuto do Grêmio, para a definição dos cargos e posições de cada integrante, baseado nas legislações que o amparam. Mais informações sobre os procedimentos estão disponíveis no site da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica – CGEB .
As eleições devem acontecer até o dia 10 de abril. Realizado o pleito, a Comissão Eleitoral e a equipe gestora serão responsáveis pela guarda dos votos até o dia 11 de abril, quando será conhecida a chapa vencedora, empossada a diretoria e feito registro em ATA.
As unidades que possuem grêmio em atividade, também, precisam realizar anualmente o pleito para garantir que os novos alunos participem da composição das chapas e da escolha.