quarta-feira, 22 de outubro de 2014

SME reduzirá, em 2015, quantidade de alunos em sala de aula

Vamos ver e esperar o próximo ano. Fato: com essa redução não mudara em nada o rendimento em sala de aula. Mas como todos trabalham com a enganação mesmo. Espero que a pessoa que pensa sobre esses dados visite uma escola, fique um tempo em sala de aula e que leia um pouco mais sobre a influência do número de alunos na qualidade do ensino. Quem sabe assim os números serão repensados. As metas são ótimas o problema e que enquanto não se atinge o número ideal de alunos por sala, os alunos que estão na escola nesse processo sofrem por receber um ensino de péssima qualidade.

Fonte: CPP

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, o ano letivo de 2015 marcará o início da redução gradativa da quantidade de alunos por sala de aula na pré-escola e no Ensino Fundamental, do 3º ao 9º ano. A nova determinação será publicada no Diário Oficial da Cidade (DOC), em Portaria que dispõe acerca das diretrizes, normas e períodos para a realização de matrículas.
Confira as metas:

Ensino Fundamental – As salas do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental terão, a partir do próximo ano, no máximo 33 alunos por professor no lugar dos 35 permitidos anteriormente. O 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental, que já tinham um número menor de alunos, continuarão com no máximo 30 e 32 estudantes por educador, respectivamente.

Educação Infantil – Nas turmas de Infantil I e II (pré-escola), o número de alunos por turma / educador cairá de 30 para 29. Em casos excepcionais, a portaria anterior permitia até 35 crianças. Neste novo documento, se houver necessidade para atender a demanda da região, as turmas poderão ser formadas em proporções diferentes, conforme decisão da Secretaria em conjunto com as Diretorias Regionais de Educação.

Pela primeira vez, a Portaria de matrículas também possibilitará a transferência de alunos matriculados em creche, desde que haja vaga. Atualmente, quando a família muda de endereço e não quer permanecer na mesma unidade, a criança volta para a fila.

Entre as medidas do Programa de Reorganização Curricular e Administrativa, Ampliação e Fortalecimento da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (o Mais Educação São Paulo), anunciado no ano passado e implantado neste ano, está a redução gradativa de alunos por educador.Essa iniciativa é um passo inicial para que as escolas tenham menos alunos por professor e representa o compromisso desta gestão com a qualidade da educação ministrada aos mais de 900 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

A redução gradual do número de alunos por sala de aula da cidade de São Paulo deverá ser tema do Plano Municipal de Educação.