sexta-feira, 15 de maio de 2009

MEC divulga as habilidades que serão avaliadas no novo Enem

Clique no título e será direcionada para a página do MEC onde consta a matriz de habilidade do novo Enem 2009.
Fonte: 14/05/2009 - 15h41 - Da Redação - UOL educação - Em São Paulo O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta quinta-feira (14) a matriz de habilidades do novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O documento, que é um guia para orientar a elaboração dos itens da prova, foi aprovado durante esta manhã pelo Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e na nesta quarta (13), pelos reitores das universidades federais. A matriz está organizada nas quatro áreas que comporão o exame: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática. Assim, a nova prova do Enem, que será aplicada em outubro, cobrará os mesmos conteúdos pedidos pelos atuais vestibulares, mas o formato da prova será diferente. Agora, os estudantes terão de usar mais a capacidade de raciocínio e compreensão do que de memorização. A expectativa é de que a nova concepção do Enem ajude a reestruturar o currículo do ensino médio.

"Novo Enem é ótima oportunidade para discutir ensino médio", diz presidente do Consed

Percebo que o Ensino Médio tá na boca do povo, ou melhor dos especialistas em educação. Faz muito tempo que se discute este nível de ensino. A SEE/SP desde a época do Sr Gabriel Chalita já discutia e tentava-se aplicar algumas mudanças na matriz curricular, trabalhando com as disciplinas dentro das áreas de conhecimento. Mas as mudanças acabam sendo limitada, porque cada secretário que passa, inventa um "modismo" como os próprios professores e diretores da rede argumentam. Vejo com bons olhos o novo Enem, mas se for pautado na base conteúdista dos vestibulares, perde sua função e acabará sendo um vestibular generalista para as universidades, trocando seis por meia dúzia. O Enem tem seu valor justamente pela forma como aborda o conteúdo permitindo a aplicação e desenvolvimento de raciocínio e não de "decoreba", estabelecendo relação entre os conteúdos e permitindo que as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do ensino médio possam ser postas em questionamento nesta avaliação. Caso isto não ocorra o Enem manterá o mesmo nome mas terá outro cerne como elemento norteador.
Fonte: 15/05/2009 - 08h41 -Ana Okada - UOL educação - Em São Paulo
Para a presidente do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Maria Auxiliadora Seabra Rezende, o mais importante da reunião sobre o novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada na quinta (14) entre secretários de Educação e o MEC (MInistério da Educação), foi a possibilidade de discutir o ensino médio. O foco das discussões até agora tem sido a possibilidade de usar o novo formato do exame como vestibular. O MEC divulgou um balanço oficial em que 30 instituições já demonstraram interesse em adotar o novo Enem. "Aprovamos a universalização, mas desde que haja discussão mais aprofundada sobre os detalhes do exame, principalmente da logística", diz Maria Auxiliadora. Para ela, que também é secretária de educação de Tocantins, a obrigatoriedade do exame é interessante, pois permitirá a universalização do acesso ao ensino superior e o mapeamento de cada escola do país. Nesta quinta (14), o MEC divulgou o desejo de tornar o Enem obrigatório a todos os alunos da rede pública no ano que vem. A intenção é que o novo Enem sirva como certificação dos cursos, ou seja, que ele defina se o aluno completou ou não o ensino médio. Também foram divulgados o conteúdo do exame e a matriz de habilidades.A presidente afirma que a maior preocupação do Consed era que não houvesse mudanças radicais no Enem 2009 para não prejudicar os alunos que vão prestá-lo neste ano. A obrigatoriedade do novo Enem no ensino público deve começar no início de 2010. Para isso, segundo ela, é preciso que sejam garantidas condições para o acesso de todos os alunos: "o exame só pode ser obrigatório se houver estrutura para isso, não podemos pedir que o aluno tire dinheiro do bolso". Como será a universalização
O tema deverá ser discutido no comitê de governança, que definirá, dentre outros detalhes, a forma com que será implantada a participação dos Estados no Enem. Maria Auxiliadora diz que a entrada deles depende de como as regras do Enem 2010 forem construídas. As mudanças devem ser definidas até o final deste ano."Para que a universalização se concretize será necessário que os Estados tenham condições para que todos os estudantes, [tanto os de escola pública quanto os de escola privada], participem". Os pólos que aplicam o Enem atualmente deverão ser revistos pelo MEC.Para o exame de 2010 está prevista também a revisão da duração da prova, que poderá ser realizada em um dia ou um dia e meio. No Enem do final do ano, a prova terá duração de dois dias, o que pode signficar até 11 horas e meia de prova.A presidente do Consed afirmou que a proposta da obrigatoriedade do Enem foi sugerida pelo MEC e aceita pelo Consed, diferentemente do que havia sido divulgado pelo ministério.

Pisa será aplicado a 50 mil alunos nos dias 25 e 29 de maio

Fonte:15/05/2009 - 16h40 - Da Redação - UOL Educação -*Em São Paulo
O Pisa 2009 (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) será aplicado nos dias 25 e 29 de maio. No país, participarão cerca de 50 mil estudantes de 990 escolas públicas e particulares das áreas rural e urbana, em 587 municípios.O exame, que é feito a cada três anos, serve para poder mostrar aos países participantes indicadores de qualidade da educação de cada país. Esses resultados servem para subsidiar políticas de melhoria da educação. A prova desse ano terá ênfase em leitura e irá avaliar também as áreas de ciências e matemática. A cada edição, é dada ênfase a uma área distinta, até que um novo ciclo do programa se complete.Participam da prova alunos de 15 anos de idade, matriculados a partir da sétima série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio. A prova será aplicada em 65 países. O Pisa é elaborado pela OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico), para oferecer aos países participantes indicadores de comparação internacional, que servem de parâmetro para a melhoria da educação. O Brasil é a única nação da América do Sul que participa do Pisa desde a primeira edição, em 2000. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela coordenação do programa no país, investirá R$ 1,9 milhão na aplicação do exame, que terá ênfase na leitura e avaliará as áreas de ciências e matemática. Os resultados da avaliação serão divulgados pela OCDE em dezembro de 2010.Os resultados finais da avaliação serão divulgados pela OCDE em dezembro de 2010. A partir de junho, será feita pelo Inep a codificação (correção) da prova. No Brasil, serão divulgados também os resultados para cada unidade da Federação. Até o final de 2009, a OCDE irá divulgar itens (questões) que foram utilizados na avaliação.
Veja quais países participarão do Pisa 2009
Albânia, Austrália, Argentina, Áustria, Brasil, Chile, República Tcheca, Emirados Árabes Unidos, França, China, Indonésia, Itália, Cazaquistão, Liechtenstein, Letônia, República da Moldávia, Nova Zelândia, Peru, Catar, República da Sérvia, Eslováquia, Suécia, Tailândia, Turquia, Reino Unido, Azerbaijão, Bulgária, Colômbia, Dinamarca, Estônia, Alemanha, Hungria, Irlanda, Japão, Coréia, Lituânia, República de Montenegro, Noruega, Polônia, Romênia, Eslovênia, Suíça, Trinidad Tobago, Estados Unidos, Bélgica, Canadá, Croácia, República Dominicana, Finlândia, Grécia, Islândia, Israel, Jordânia, Quirguistão, Luxemburgo, México, Holanda, Panamá, Portugal, Rússia, Singapura, Espanha, Taiwan, Tunísia e Uruguai. Os interessados nas questões das edições anteriores podem ter acesso a elas no site do Inep.
*Com informações do MEC (Ministério da Educação) e do Inep.

Governo quer livro didático com temática homossexual

Até que enfim o governo acordou para a necessidade de informação para uma nova sociedade, livre de preconceitos. Será difícil, mas como acredito que professores, educadores, docentes, seja o nome que preferirem, devem ser profissionais que não podem e não devem em hipótese alguma ser sujeito do preconceito, porque como formadores de opinião não podem massificar conceitos contra os valores e direitos de todos, independentemente de orientação sexual. É uma pena que os políticos do congresso que se dizem tão preocupados com a família e os bons costumes, e que mostram seus preconceitos e até hoje não votaram leis que amparam os homossexuais. O que mais me incomoda e que para eles roubar, furtar, tirar dinheiro do erário público, prejudicando milhares de pessoas, todos ficam sabendo e nada acontece. Neste caso, bons modos não valem absolutamente nada.Tornam-se hipócritas e falsos moralistas, pq muitos usam a religião para justificar o seu preconceito e na verdade por vezes para fugirem de seus desejos. Para legislar sobre este assunto , os políticos deveriam pensar na pessoa humana e não em religião, até porque conheço vários padres e pastores que são HIV positivo e foram contaminados por outros homens e não pelo divino Espírito Santo. Quem sabe através dos livros didáticos e da educação poderemos mudar essa sociedade. Queira Deus que sim. Tenho maior respeito por todas as religiões, mas condeno algumas atrocidades cometidas em nome de Deus. Até porque ninguém tem procuração para justificar seus atos em nome do Mestre.
Fonte: 15/05/2009 - 08h58 - Agência Estado O governo quer que sejam incluídos nos livros didáticos a temática de famílias compostas por lésbicas, gays, travestis e transexuais. Ainda na área da educação, recomenda cursos de capacitação para evitar a homofobia nas escolas e pesquisas sobre comportamento de professores e alunos em relação ao tema. Essas são algumas das medidas que integram o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), documento firmado entre representantes de 18 ministérios.
O texto traz 50 propostas, que deverão se transformar em política de governo até 2011. São medidas em diversas áreas. Na saúde, o grupo prevê acesso universal a técnicas de reprodução assistida a LGBTs em idade fértil, recomenda o fim da restrição imposta a essa população para doação de sangue e garante que companheiros do mesmo sexo sejam incluídos como dependentes em planos de saúde. Na área da Justiça, pede que travestis e transexuais condenados à prisão sejam encaminhados para presídios femininos, em vez dos masculinos, como ocorre."É um marco na busca da garantia dos direitos e cidadania", afirmou ontem o secretário de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi, durante o lançamento do plano. O documento foi desenvolvido a partir da 1ª Conferência Nacional LGBT, realizada em junho. Desde então, integrantes da sociedade civil e representantes do governo passaram a discutir as medidas mais importantes para a garantia dos direitos desse grupo. Das propostas apresentadas, algumas estão em andamento. É o caso do reconhecimento da união civil de casais do mesmo sexo e da criminalização da homofobia. Projetos com essas propostas tramitam no Congresso. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

MEC divulga balanço oficial da adesão das federais ao novo Enem

Fonte: 14/05/2009 - 21h40 - Da Redação - UOL educação - Em São Paulo
O MEC (Ministério da Educação) divulgou na noite desta quinta-feira (14) seu balanço sobre a adesão das universidades federais ao novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). De acordo com os dados do MEC, 30 instituições já decidiram que vão adotar a prova em seus processos seletivos.
Lista de adesão das federias ao NOVO ENEM Região Centro-Oeste 1 - Universidade de Brasília (UnB) – Adotará o Enem no segundo vestibular de 2010. A modalidade a ser empregada será decidida este ano. 2 - Universidade Federal de Goiás (UFG) – Já utiliza 20% da nota do Enem na primeira fase do seu processo seletivo. Outras propostas de uso do Enem estão em discussão. 3 - Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - Já utiliza 20% da nota do Enem combinada à nota do vestibular. Outras propostas de uso do Enem estão em discussão. 4 - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – Em 2009, adotará o Enem como 1ª fase e para o preenchimento de vagas remanescentes. Em 2010, adotará como fase única. 5- Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD) - Em 2009, adotará o Enem para o preenchimento de vagas remanescentes do vestibular. A instituição analisa a possibilidade de usar o exame para preencher parte das vagas ou todas em 2010. Região Sudeste 1 – Universidade Federal do ABC (UFABC) – Adotará Enem como fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes 2 – Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) – Em fase de decisão 3 – Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Todos os cursos adotarão Enem pelo menos como 1ª fase e para o preenchimento de vagas remanescentes. 4 – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – O Enem será utilizado como fase única, já em 2009, para preencher 50% das vagas do processo seletivo e para as vagas remanescentes. A outra metade será preenchida por meio do vestibular seriado (nesta modalidade, a 3ª etapa do vestibular seriado é a nota do Enem). 5 – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Adotará Enem como 1ª fase em 2010. 6 – Universidade Federal de Viçosa (UFV) – A partir de 2009, o Enem comporá 50% da nota final do vestibular e será adotado como critério para preencher as vagas remanescentes. 7 – Universidade Federal Fluminense (UFF) – O Enem será utilizado para compor parte da nota da 1ª fase. A nota do Enem também servirá como bônus de 10% a 15% para compor a nota da segunda fase de alunos das redes públicas. 8 – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – Adotará o Enem como fase única já em 2009 e para o preenchimento das vagas remanescentes. 9- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Em fase de decisão 10- Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescentes 11 – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – Em fase de decisão 12 – Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – Adotará o Enem como 1ª fase já em 2009. 13 - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – O aluno poderá optar entre usar a nota do Enem na primeira fase ou fazer o vestibular tradicional. Utilizará o Enem para as vagas remanescentes. 14 – Universidade Federal de Lavras (UFLA) – O Enem será utilizado como fase única. A instituição também manterá o processo seriado de ingresso, em que a nota do Enem compõe a 3ª fase, além de utilizar o exame para as vagas remanescentes. 15 – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Em fase de decisão para o processo seletivo de 2011. 16 – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Já adota o Enem como 50% da nota da prova de Conhecimentos Gerais da 1ª fase. Em fase de decisão para o processo seletivo de 2010. 17- Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) - 10% a 25 % das vagas (percentual em discussão) serão preenchidas pelo Enem, como fase única. Os alunos que quiserem poderão usar a nota para a primeira fase do processo seletivo. O exame será usado também para preencher as vagas remanescentes. 18 – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) - Adotará o Enem como fase única e para preencher vagas remanescente já em 2009. 19 – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Adotará o Enem como primeira fase. Região Sul 1. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – (UFRGS): Em fase de decisão 2. Universidade Federal do Rio Grande – (FURG): Adotará o Enem como parte da nota (50%) e para vagas remanescentes; 3. Universidade Federal de Pelotas – (UFPEL): Adotará o Enem em fase única e para as vagas remanescentes a partir de 2009; 4. Universidade Federal de Santa Catarina – (UFSC): Em fase de decisão 5. Universidade Federal do Paraná (UFPR): Em fase de decisão 6. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): Em fase de decisão 7. Universidade Tecnológica Federal do Paraná – (UTFPR): Adotará o Enem em fase única e discute adotar para vagas remanescentes; 8. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – (UFCSPA): Adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009. 9. Universidade Federal do Pampa – (UNIPAMPA): Adotará o Enem em fase única a partir de 2010 e discute adotar para vagas remanescentes; Região Nordeste 1- Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF: Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. 50% das vagas serão reservadas para estudantes de escola pública. 2 - Universidade Federal da Bahia – (UFBA): Adotará fase única para os quatro cursos de Bacharelado Interdisciplinar e o curso superior de tecnologia. Está em discussão o preenchimento de vagas remanescentes. 3- Universidade Federal do Maranhão – (UFMA): Adotará o Enem em fase única e para vagas remanescentes a partir de 2009. 4. Universidade Federal de Sergipe – (UFS): Em fase de decisão. 5. Universidade Federal do Piauí – (UFPI): Adotará fase única para 50 % das vagas de todos os cursos e para preencher vagas remanescentes a partir do processo de 2009. 6. Universidade Federal de Pernambuco – (UFPE): Adotará o Enem para 1ª fase. Está em discussão o preenchimento de vagas remanescentes; 7. Universidade Federal Rural de Pernambuco – (UFRPE): Adotará o Enem em fase única e vagas remanescentes a partir de 2009. 8. Universidade Federal do Ceará – (UFC): Em fase de decisão 9. Universidade Federal da Paraíba – (UFPB): Em fase de decisão 10. Universidade Federal Rural do Semi-Árido – (UFERSA): Adotará o Enem em fase única e para o preenchimento de vagas remanescentes a partir de 2009; 11. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – (UFRN): Em fase de decisão 12. Universidade Federal de Alagoas – (UFAL): Em fase de decisão. 13. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – (UFRB): Em fase de decisão. 14. Universidade Federal de Campina Grande – (UFCG): Em fase de decisão. Região Norte 1 – Universidade Federal da Amazônia (UFAM) – A nota do Enem será usada como fase única para preencher 50% das vagas do processo seletivo. As outras 50% serão preenchidas por meio de avaliação seriada. O Enem também será usado para preencher vagas remanescentes. 2- Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) – Não utilizará o Enem nos processos seletivos de 2009 e 2010. 3 – Universidade Federal do Acre (UFAC) – Em fase de decisão 4 – Universidade Federal de Roraima (UFRR) – Em fase de decisão 5 – Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Em fase de decisão 6 – Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Em 2009, 25% das vagas serão preenchidas pelo uso do Enem como fase única 25% das vagas remanescentes também serão preenchidas pelo Exame. 7 – Universidade Federal do Pará (UFPA) – Em fase de decisão 8 – Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – Em fase de decisão Universidades Novas (PLs em tramitação no Congresso Nacional) 1.Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA: Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão; 2. Universidade Federal da Integração Amazônica – UNIAM: Adotará o Enem em fase única; 3. Universidade Luso Afro-Brasileira- Universidade-UNILAB: Adotará o Enem em fase única. A operacionalização do processo está em discussão; 4. Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS: Adotará o Enem em fase única. Aluno de escola pública terá bônus.
Outras quatro instituições federais, cuja implantação definitiva depende de aprovação de projeto de lei no Congresso, também estão apontadas como participantes do novo Enem.De acordo com o levantamento do MEC, apenas três universidades federais descartaram adotar o novo Enem no primeiro vestibular 2010. Ao todo, segundo o levantamento do ministério, 17 universidades ainda estão em fase de decisão.Os números de faculdades que decidiram aderir à prova são semelhantes ao levantamento elaborado pelo UOL Educação. Ao todo, 30 instituições federais são contabilizadas como participantes na nova avaliação do ministério. Mais uma instituição, a UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) aparece no mapa. As divergências se dão na quantidade de instituições que decidiram não utilizar a prova. No levantamento do UOL são oito, ao todo, e 17 que ainda estão em fase de discussão. InscriçõesAs inscrições para o novo Enem devem começar no dia 15 de junho, segundo informou o Inep. De acordo com o cronograma previsto, o prazo máximo para se inscrever no novo formato da prova do MEC (Ministério da Educação) é dia 17 de julho. A forma para se inscrever ainda não foi divulgada.A proposta prevê a aplicação do novo Enem em 3 e 4 outubro e a divulgação das provas em 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, foi sugerida para 8 de janeiro do próximo ano.Ao se inscrever para a prova, o estudante terá o direito de optar por cinco cursos e instituições e, de acordo com a nota, simular a posição no curso pretendido, em comparação com as notas dos demais concorrentes. No sistema unificado, os pesos das provas podem ser diferentes, caso a instituição queira.