quarta-feira, 5 de julho de 2023

Prorrogadas inscrições para o Programa Bolsa Permanência

Ministério da Educação (MEC), por meio da Portaria nº 13/2023, prorrogou até o dia 30 de julho, as inscrições para o Programa Bolsa Permanência (PBP), que é voltado aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente indígenas e quilombolas. Também foi prorrogado, de 23 de junho a 14 de agosto, o prazo para análise e homologação dos novos cadastros. O ato altera Portaria Sesu nº 09/2023, publicada inicialmente.   

Foram oferecidas até 10 mil bolsas do Programa para atender aos estudantes matriculados em cursos de graduação presencial ofertados por Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), contabilizado o número de bolsas vigentes, conforme disponibilidade orçamentária.  

Os interessados podem se inscrever por meio do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP), no site www.sisbp.mec.gov.br. As bolsas terão valor de R$ 1.400 e o candidato deve ficar atento, no momento da inscrição, aos documentos solicitados no processo seletivo da bolsa.  

Nesse processo, serão atendidas prioritariamente as IFES que apresentarem maior demanda de bolsistas cadastrados e/ou que não tenham sido contemplados nos processos realizados em 2022, por meio da Portaria nº 42/2022 e da Portaria nº 760/2022.  

PBP  o Programa Bolsa Permanência, instituído em 2013, tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica das IFES  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu 

Passo a passo para inscrição no Fies

período de inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)referente ao segundo semestre de 2023, começou na terça-feira, 4 de julho, e vai até o dia 7 do mesmo mês. Os interessados devem se inscrever pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior  FiesPara esta edição, o Ministério da Educação (MEC) ofertará 77.867 vagas, em 1.265 instituições privadas.   

Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do Governo Federal, criando uma conta no gov.br. Caso já tenha uma conta gov.br, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Fies são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.         

Confira, abaixo, o passo a passa para efetuar a inscrição no Fies:   

O primeiro passo é acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior  FiesEm seguida, clicar em “Inscreva-se”, na primeira caixa informativa do cronograma.  

O Portal direciona o usuário para o Sistema do Fies. Nessa tela, basta clicar no botão “Entrar com GOV.BR”. Caso ainda não tenha cadastro no portal do Governo Federal, será necessário criar uma conta. O usuário pode clicar no link “Clique aqui” para saber como acessar, se quiser mais informações, ou pode clicar direto em “crie sua conta gov.br”.  


Ao acessar o Portal gov.br, o usuário deverá realizar o login com o CPF e a senha cadastrados.  

No momento em que o candidato realiza o login no Fies, o sistema recupera, automaticamente, as notas obtidas na edição do Enem válida para o processo seletivo. Nessa tela, o candidato deve confirmar os dados pessoais, como CPF, e-mail válido e endereço.   
O passo seguinte é o questionário socioeconômico, em que o candidato deve preencher antes de prosseguir para a etapa do grupo familiar. 

 

Na etapa do grupo familiar é necessário o preenchimento dos campos com informações pessoais, gravar e incluir os dados dos familiares, como nome, CPF, data de nascimento e renda bruta mensal de cada um. Para os membros do grupo familiar com idade menor que 14 anos, é dispensada a indicação do número do CPF, caso ainda não tenha. 

 

Na próxima etapa, o candidato deve escolher um grupo de preferência.  

Para a escolha do grupo de preferência, será necessário preencher os campos obrigatórios para a pesquisa, como: Estado, Município e curso, as demais informações são opcionais. 

Definido o grupo de preferência, na sequência, deve indicar, por ordem de prioridade, até três opções de cursos, turnos e locais de oferta, como também, instituições de ensino dentre as disponíveis no referido grupo.   

O último passo é a confirmação das informações preenchidas e a conclusão da inscrição, no botão “Concluir”.  

No passo seguinte, o candidato poderá acompanhar a inscrição realizada. Nessa tela é possível visualizar a classificação, nota de corte do grupo de preferência que está participando, bem como a quantidade de vagas disponibilizadas. 

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções de cursos no grupo de preferência, mas, para isso, será necessário efetuar o cancelamento da inscrição realizada. Uma vez realizada a alteração na inscrição concluída, o candidato deverá certificar-se das alterações realizadas e das opções de cursos escolhidos até o término do prazo de inscrição. A classificação no processo seletivo do Fies será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema pelo candidato, com uso de CPF de senha.   

Resultado – o MEC divulgará a ordem de classificação e pré-seleção no dia 11 de julho, em chamada única, no Portal Único de Acesso.   

Confira, abaixo, o cronograma completo.

Fies  o Fundo de Financiamento Estudantil foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo do Fundo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação, em instituições de educação superior privadas aderentes ao Programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.   

  Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)