quarta-feira, 7 de março de 2012

Classificação e Reclassificação

Devido ao excesso de comentários no post antigo sobre classificação e reclassificação, a partir de agora, as dúvidas, comentários e perguntas deverão ser postadas neste espaço, para que eu possa continuar orientando.
Obrigado pela visita.

440 comentários:

  1. João Wagner, tenho 15 anos e minha mãe pediu a prova de reclassifcação na escola aqui da minha cidade. Porém, eu falto bastante e a coordenadora teve a cara de pau de responder à minha mãe: AH, SÓ DOU PROVA PRA ALUNO QUE FREQUENTA AS AULAS. Não sei, mas ela nunca foi com a cara de nenhum dos meus irmãos. Acho q ela tem preconceito. E logo o bimestre acaba, o q devo fazer nesse caso, urgente, ajuda por favor!

    ResponderExcluir
  2. A sua mãe deve solicitar por escrito a diretora da escola o pedido de reclassificação. Não existe nenhum amparo na lei para não aplicar para alunos faltosos. Isso e invenção de sua escola. A prova sim precisa ser aplicada até o final do primeiro bimestre. Caso a escola negue, faça o pedido na diretoria de ensino.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joao com quantos anos eu posso fazer a prova de reclassificação eu tenho 14 anos e meus diretores falaram que eu sou muito novo para fazer a tal prova oque eu posso fazer

      Excluir
  3. João, me inscrevi para a prova de reclassificação. Porem no meio do ano, em julho, estarei me mudando para outro bairro. Ciente disso a coordenadora já me adiantou que se eu passar na prova não poderei cursar a serie seguinte em outra escola pois a prova só "vale" para a escola onde eu fiz a prova.
    Está certo isso?
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. E isso mesmo, vc deve permanecer na escola que fez a reclassificação durante o ano todo. abraços

    ResponderExcluir
  5. Professor, ganhei um papel escrito CONVOCAMOS PAIS E RESPONSÁVEIS DO ALUNO P/ UMA REUNIÃO NO DIA 27 PPARA O ASSUNTO: reclassificação (prova reclassificatória). minha mãe vai, mas depois dessa reunião, o que fazer? Ou são eles da escola que devem fazer algo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Se vc pediu a prova de reclassificação, a escola esta convocando os pais para explicar os procedimentos. Depois disso a escola deve marcar a data que não pode ultrapassar o final do primeiro bimestre. Mas lembre-se qualquer pedido ou orientação quanto a conteúdo e data, sempre por escrito. abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Ola meu nome e Jessica, fui reprovada no ano passado por falta!!!! assim que fiz a minha rematricula pedi que eles me dessem a prova de reclacificao, porem hoje fui avisada por uma das professoras que alunos que foram retidos por falta n'ao poderão fazer a prova,mais fiz uma pesquisa sobre isso na internet mais nao tem nada a respeito, por favor gostaria de saber se realmente existe essa regra para a prova dês de ja agradeço...

    ResponderExcluir
  8. Olá Jessica
    claro que vc pode fazer a prova. Não existe nada disso que sua professora esta dizendo. Quando for assim, peça para colocarem no papel com o devido amparo legal.
    Faça o pedido por escrito e caso neguem protocole na diretoria de ensino ou na ouvidoria da secretaria de educação.
    Boa prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola me chamo matheus queria saber eu que estou na 8° serie e ano q vem vou fazer o 9° no começo do ano q vem eu posso pedir essa prova para ir pro 1° ano? no caso vou estar com 15 anos quando solicitar a prova

      Excluir
  9. Olá meu nome é Gabriel.
    Fui retido no Segundo ano do ensino médio por notas, quero saber se o conteúdo que vai cair na prova vai ser do segundo ano e vai ser sobre as materias que eu fui retido ? (4)

    ResponderExcluir
  10. Olá Gabriel, vc vai fazer a prova com o conteúdo do 2 ano. Com relação as disciplinas depende do que consta no regimento da sua escola, mas obrigatoriamente fara de português, matemática e uma produção textual, fora isso a escola pode exigir outras disciplinas como disse de acordo com o regimento da escola.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  11. Olá meu nome é Fabiano
    Fui retido dois anos um por falta (estou cursando o 2º ano do ensino medio com 17), por meus pais estavam em época de separamente tive que morar com minha mãe onde ficava muito longe da minha casa, e outro, quando morei com o meu pai, mas voltei a morar novamente com minha, onde a escola não me concedeu uma vaga. Pós esse ano havera a prova de reclassificação em minha escola, porem me informaram que não poderia fazer-la, por não fazer aniversario até abriu (Por completar 18 anos só em novembro), mas tenho otimos resultados em meus esforços na escola onde consegui reconhecimento dos profesores. Poderia de alguma forma realizar a prova de reclassificação?

    ResponderExcluir
  12. Olá Fabiano,
    se vc tem 17 anos completos, vc pode sim pedir a prova de reclassificação na sua escola. Isso e legal.
    A sua escola deve estar confundindo com a prova de certificação que tem que ter 18 anos, mas que a escola não pode oferecer.
    Sendo assim a sua escola não tem amapro legal apra negar a prova. Faça o pedido por escrito (nesse caso seu responsável) e peça a prova que dev ser aplicada ate o final de abril.
    Caso a escola negue, faça o mesmo na diretoria de ensino e peça para fundamentarem com a lei (que não existe) caso queiram negar o pedido.
    abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  13. transferi meu filho para uma escola particular e pedi a reclassificação ele ja deveria ter feito ? pois estamos em abril e a escola nao informou nada ainda.... ele tem 17 anos e reprovou 2 ano EM ja esta matriculado e assistindo aulas no 3 ano EM ... e tem outra questão fiquei desempregada e não vou poder continuar mante-lo na escola devido problemas financeiros, posso transferi-lo para uma escola publica se por acaso a escola ja mandou a reclassificação? meu esposo assinou o pedido de reclassificação o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  14. Ola meu nome é Flavia ..muito bom o seu blog..parabéns
    transferi meu filho de uma escola para uma outra escola particular e pedi a reclassificação ele ja deveria ter feito ? pois estamos em abril e a escola nao informou nada ainda...na realidade disseram-me que iam ver se ele iria ficar no 3 ensino medio, ele tem 17 anos e reprovou 2 ano EM ja esta matriculado e assistindo aulas no 3 ano EM ... e tem outra questão fiquei desempregada e não vou poder continuar mante-lo na escola devido problemas financeiros, posso transferi-lo para uma escola publica se por acaso da escola ja ter pedido a reclassificação? eu ja assinei o pedido de reclassificação o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  15. Bem, se ele esta matriculado no 3 ano do EM, alguma coisa esta errada, pois a lei e clara, ele assiste aula no 2 ano do EM, faz a prova se for aprovado, passa a frequentar as aulas do 3 ano EM bem como oficializa a matricula nesta série.
    Neste caso o ideal e tranferir para uma escola estadual antes da prova, pois a lei permite o pedido até o final de abril, e a orientação e que ele fique na escola que fez a reclassificação ate o final do ano. Então o ideal e transferir para a escola estadual e pedir a prova que sera feita ate o final de abril.
    Obrigado pelas palavras e visita ao blog.
    Boa sorte

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu nome é Denise
    Obrigada pela oportunidade.Eu pedi a reclassificação da minha filha, que completa 10 anos em setembro e está no quarto ano.Até metade do segundo ano, ela estudou em Santa Catarina e, os demais no Paraná. A professora, no terceiro ano, comentou que ela tinha condição de adiantar um ano, as notas são excelentes e a frequência também.Neste ano solicitamos(eu e meu marido) a reclassificação e ela fez provas de português e matemática, não atingindo a média 6. A minha pergunta é: está certo fazer prova sem ter visto os conteúdos de quarto ano?
    Baseei-me nas notas e comentários de professores a respeito da capacidade dela, pois em relação aos colegas , ela é mais velha que eles e tem capacidade de aprender rápido.Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  17. Olá Dona Denise,
    e isso mesmo,a escola agiu corretamente, de acordo com a lei.
    Como a reclassificação foi para o 5 ano, a prova deve cobrar todas as habilidades e competências previstas para o 4 ano.
    Espero ter ajudado, boa sorte.
    abraço

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, João!!! Sou agente administrativa de uma escola estadual e tenho algumas dúvidas referentes à classificação e reclassificação. Ao preencher alguns históricos escolares, vez por outra encontro alunos que foram matriculados na série errada. Por exemplo: o aluno foi matriculado na 3ªsérie, mas na sua pasta encontramos apenas um histórico informando que ele havia concluído a 1ª. Há também alunos que ao fazer a matrícula alegaram que estudaram em uma escola da zona rural e não tinham como comprovar seus estudos, matricularam, por exemplo, na 3ªfase da Eja, sem fazer a avaliação necessária. Esses casos são de alunos que estudaram há muitos anos e já estão bem avançados em seus estudos, outros estão morando em outras cidades, estados... Ao me deparar com um caso assim, ou semelhante, o que coloco na série não cursada ao preencher o certificado??? É preciso que o aluno passe por uma avaliação??? E se ele estiver morando em outro estado???... Sempre que procuro informações os inspetores escolares divergem em suas opiniões. Agradeceria muito se pudesse esclarecer essas dúvidas.

    ResponderExcluir
  19. Olá, de fato acaba sendo complexo a discussão, pq muitas escolas não entendem esses processos e em muitos casos, levam apenas o fator idade e esquecem a avaliação. Então vamos lá:
    Sempre que tiver algum buraco no histórico, deve ser colocado que o aluno foi reclassificado de acordo com artigo 24 da lei federal 9394/96. Entretanto, no prontuário do aluno deve constar o processo de reclassificação, pois a legislação federal estabelece a obrigatoriedade da realização de uma prova de língua portuguesa, matemática e uma produção textual no mínimo para fazer a reclassificação, além de levar tbém em consideração o fator idade x série.
    Se os alunos já foram matriculados em séries/anos errados, não se pode mudar, pois a lei não permite o retrocesso na educação. Mas para que não tenha mais erros, fique sempre atenta:
    A Classificação é para o aluno que esta afastado da escola, nesse caso ele será classificado na serie/ano que deveria estar em função da idade, mas tem que fazer a prova obrigatoriamente.
    A Reclassificação, é para os alunos da própria escola ou que venham transferidos, e querem ajustar a relação idade x série/ano, da mesma forma tem que fazer a prova.
    Estas provas devem ficar no prontuário do aluno.
    Fico a disposição para maiores esclarecimentos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  20. ola Jao eu tenho 16 anos e estou na 8 serie eu tenho bastante falta estamos no meio do ano eu posso fazer a prova de reclassificaçao?
    abraço

    ResponderExcluir
  21. João e no caso do aluno que está morando em outro estado e não tem como fazer a prova... como preencho o histórico dele? Como regularizar sua vida escolar??

    ResponderExcluir
  22. Ailton, vc não pode fazer a prova de reclassificação durante o ano na sua escola, depois que passou o prazo do primeiro bimestre letivo, sendo assim aguarde o final do ano e no ano que vem solicite ao diretor da escola no começo do ano a prova de reclassificação.

    ResponderExcluir
  23. Nesse caso, ele ficara com esse buraco, ele precisa regularizar a vida escolar, ou pede tranferência para uma escola onde mora e la entao regulariza, o historico sera encaminhado com as informações que vc possue. Ou oriente a fazer as provas de certificação. Ou Basta ir na escola aonde ele mora e pedir para fazer uma classificação, a escola aplicara uma prova e ele ser matriculado no ano que atende suas competências e habilidades mínimas.

    ResponderExcluir
  24. Caro professor João Vagner,

    Gostaria de saber de quem é a responsabilidade da elaboração, aplicação e de correção da prova de reclassificação, pois no artigo 24 da LDB não especifica.
    Conto com a sua atenção,
    Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    na verdade o Diretor precisa constituir uma comissão de professores que será resposnável por todas estas etapas. Caso seja muito difícil, o corrdenador deve solicitar as questões para os professores das disciplinas envolvidas e depois pedir a correção e depois lançar a nota. Importante esta prova fica como documento no prontuário do aluno para dirimir duvidas futuras.
    abraço

    ResponderExcluir
  26. Olá João,
    Minha filha esta numa situação delicada, tem 16 anos já repetiu o 1ºano do EM em 2011, esta refazendo este ano mas ficou doente no meio do ano comprometendo todo rendimento escolar,foi obrigada a fazer provas passando mal e mesmo tendo encaminhado o laudo médico e declação a escola se negou a dar nova prova alegando que não poderia dar uma prova substitutiva da substitiva.Já sabemos que ela irá para conselho de Matemática e Física e temo que ela repita novamente.Que conselho me daria de qua providências devo tomar se ela repetir mesmo.

    ResponderExcluir
  27. Olá. Nesse caso, primeiramente uma boa conversa com a escola, explicando toda a situação. Até pq existe legislação específica para compensação de ausência em função de problemas de saúde. Caso a escola não entenda, e sua filha venha a ser retida pela segunda vez, no começo do ano, no primeiro dia letivo, solicite por escrito ao diretor da escola uma prova de reclassificação. Se ela tiver 17 anos completo no ato do pedido, pode inclusive solicitar a reclassificação para o 3 ano do ensino médio.
    Espero que de tudo certo,
    abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  28. Boa tarde, Professor. Meu nome é Maria. Minha filha já fez uma reclassificação no 7 ano do ensino fundamental. Hoje fiquei sabendo que ela foi reprovada no 2 ano ensino médio. Ela pode fazer a reclassificação deste 2 ano? Não tem problema ela já ter feito uma há quatro anos atrás? Muito obrigada pela ajuda... Atenciosamente, Maria.

    ResponderExcluir
  29. Olá. Meu nome é Bruna, tenho 16 anos e hoje (dia 17/12) soube que reprovei o 2º ano. Aí eu fui me informar na internet sobre a prova de reclassificação mas não entendi por completo se eu preciso ter reprovado mais de uma vez para faze-la. Faço aniversário em Junho e gostaria de saber se preciso fazer 17 anos antes de tal mês para faze-la ou se preciso ter reprovado mais de uma vez. Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Olá, meu nome é Bárbara. Tenho completei 16 anos em outubro, já reprovei a 8ª série e este ano reprovei o 1º ano do EM. Busquei informação em várias escolas públicas aqui da Zona Norte de SP sobre a reclassificação e várias delas não fornecem a prova, em outra tentei explicar minha situação escolar, mas o moço que me atendeu foi bem curto e grosso ao dizer que a prova só poderia ser aplicada para maiores de 18 anos. Vou organizar minhas dúvidas em tópicos para facilitar sua compreensão ao me responder:
    1. Gostaria de saber se todas as escolas públicas são obrigadas a fornecer essa prova ou somente as que quiserem.
    2. Quando deve ser feito o pedido? Sei que pode ser feito até o final de abril. Mas eu poderia solicitar (no caso, meu responsável), por exemplo, em janeiro, ou teria que esperar até a escola decidir quando deve "abrir" as datas para serem solicitadas as provas reclassificatórias? (Tanto em caso de transferência como no caso de continuar na mesma escola em que foi reprovado).
    3. Como deve ser feito o pedido? Sei, também, que deve ser feito por escrito. Teria outro meio de fazer esse pedido? Como, por exemplo, ligando ou indo pessoalmente à escola e solicitando; ou SOMENTE e EXCLUSIVAMENTE por escrito? E, caso somente possa ser feito por escrito, como deveria ser esse documento? Pois minha mãe não tem a mínima noção sobre esse processo de reclassificação e muito menos sobre o que se deveria escrever para solicitar a prova. Se puder deixar em sua resposta um modelo do documento a ser escrito para que eu possa mostrar à minha mãe para que ela solicite a prova, eu ficaria muito agradecida!
    4. Essa lei sobre a prova de reclassificação é aplicada ao país todo? (Desculpe, mas tenho apenas 16 anos e sou completamente leiga nesses assuntos). Pois minha mãe fará um concurso no RJ para trabalhar na Biblioteca Nacional, e se ela passar terei que me mudar, então, no caso, eu iria esperar o resultado para solicitar ou não a reclassificação aqui em SP, caso ela passe e eu me mude para lá antes do final do abril, eu teria que solicitar essa prova no RJ e gostaria de saber se lá também existe esse processo e se a solicitação ocorre da mesma forma.
    5. Está absolutamente fora de cogitação a hipótese de fazer a prova reclassificatória em SP e, no mesmo ano, pedir transferência para o RJ, ou depende da escola permitir ou não isso? E no caso, qual das escolas poderia negar isso? A escola que fornece a transferência ou a que aceita o aluno transferido? Ou as duas?

    Desculpe esse enorme texto, mas espero que possa sanar minhas dúvidas. Desde já, fico muito grata!

    ResponderExcluir
  31. Boa noite professor João, meu nome é Joana. Antes de mais nada gostaria de agradecer muito sua competência e solidariedade mantendo este blog que é de utilidade pública.
    Vamos à minha duvida: este ano fiquei retida no 2° EM, pelas materias de portugues, espanhol e inglês. E também não ter passado em uma progressão parcial do ano anterior, e por ultimo, por ter apenas 66% de frequência apenas. Gostaria de saber se na prova reclassificatória cairá apenas essas ou matematica também é obrigatória?
    Na avaliaçao cairá o conteudo padrão do segundo ano ou apenas o que foi lecionado na minha escola em questão? (no caso, há divergência entre esses dois, pois tem muito atraso de materia em minha escola) A lei especifica essa questão? Ou especifica se a avaliaçao deve ser dissertativa ou de multipla escolha?
    E por ultimo, completarei 18 anos no começo de março. Eu posso fazer alguma prova classificatoria ou algo do gênero para concluir o ensino medio (ja sou ciente do certificado para quem obtem nota minima no enem, mas gostaria de me informar sobre outro caminho que me "libere" já no começo do ano) e se sim, posso fazê-lo mesmo tendo sido hipoteticamente reclassificada para o 3° ano?
    Aguardo anciosamente seu direcionamento, pois já estou atrasada e me sinto muito mal vendo os que estão à minha volta ha na faculdade, seguindo suas vidas e eu aqui, marmanja presa ao ensino medio, rs.
    Desde já agradeço muitissimo a atençao, Joana.

    ResponderExcluir
  32. Olá Maria, respondi por email, mas não tem problemas fazer mais de uma reclassificação, não existe lei que coloque limite para esse procedimento.

    Olá Bruna, infelizmente para fazer a prova de reclassificação apra o 3 ano vc deve ter 17 anos completos no início do ano letivo. abraço.

    Olá Joana, obrigado pela visita e pelas palavras. Vamos lá:
    Tudo dependera do que esta contemplado no regimento interno de sua escola, pois a legislação garante a reclassificação, mas cada escola organiza da forma que julgar melhor. Independentemente de qualquer coisa a prova tem que constar obrigatoriamente de uma prova de português, matemática e produção de texto. Mas sua escola pode incluir outras matérias como disse de acordo com o regimento. Tbém em relação ao tipo de questão a escola tem autonomia para prova objetiva ou dissertativa. O conteúdo deve ser do 2 ano e a escola deve fornecer para vc o que estudar antes de aplicar a prova.
    Quanto a certificação de conclusão, com 18 anos vc pode, mas estas provas são oferecidas apenas no final do ano, junto com sua escola. Mas se vc não conseguir a reclassificação, nesse caso vale a pena fazer a prova de certificação como o ENEM por exemplo. Além disso a fundação Bradesco e o Sesi oferem essa prova, entre no site destas instituições e observe as fatas. Boa sorte.

    Bárbara respondi todas as suas duvidas por email, boa sorte.



    ResponderExcluir
  33. Oi João, Minha filha tem 17 anos, estudou em colégio particular até setembro de 2012, estava sofrendo Bullying e não aguentou continuar. Coloquei em um Colégio Público na Barra da Tijuca RJ, quando efetuei a matrícula, ela já havia perdido algumas provas, durante uma conversa falaram que isso não tinha importância, a nota q ela tirasse ficaria valendo como nota de bimestre, acontece que uma garota que sabia do Bullying do Colégio Particular e também estudava no Público e era "amiga" da minha filha passou a ofendê-la. Minha filha que já estava fragilizada ficou ainda pior e começou a faltar agora no público. A diretora conversou com as duas, mudou minha filha de turma, mas aí já perdeu mais trabalhos e provas. Qdo ela retornou para o colégio foi atrás de vá rios professores, mas nenhum deu prova de segunda chamada, todos falavam fica tranquila, eu juro que não entendo... No colégio particular é feito um requerimento e o aluno tem direito a refazer a prova. Para completar a confusão que já estava pouca desde o Bullying do Colégio Particular, marcamos uma viagem para novembro, já estava programada a muito tempo e fomos nesse tumulto para Disney. Resultado reprovaram minha filha de 17 anos no 2º ano do Ensino Médio, colocaram notas relativas ao 3º e 4º bimestre q não sabemos o q é, ela repetiu em Quimíca, Matemática e Biologia. Fui essa semana fevereiro de 2013 conversar com a diretora, foi grossa, falou q se eu não saísse ia me deixar falando sozinha e eu toda educada só pedi para ver as notas dela e tentei explicar os fatos ocorridos. Ela falou q fomos viajar para Disney, q isso não mostra preocupação e q os professores a repetiram no conselho. Ela sugeriu uma prova de reclassificação, mas não passou conteúdo. Não concordo com a prova, pq faltaram 2 pontos para passar em Biologia e eles colovaram no boletim notas q não correspondem a prova q ela fez, mas não estão nos dando abertura para cobrar como foram lançadas essa notas. Elas estão nos acuando, não estou conseguindo lidar com essa situação, não sei ser grosseira, fazer barraco. Como conseguir saber que notas são essas lançadas no 3º e 4º bimestre de Biologia, caso ela passe nessa matéria não precisaria fazer reclassificação, estaria apenas de dependência, mas no 3º ano. Como eu deixaria de viajar em novembro, a viagem para Disney estava paga a meses, não estava nos nossos planos a mudança de escola em setembro quase outubro. Por favor precisonda sua ajuda. adriana.seabra@ig.com.br Urgente

    ResponderExcluir
  34. Olá Adriana, entendo sua aflição. Tem que ser prática, fazer barraco na escola, discutir com a diretora já percebemos que não ajudara em nada. Relate tudo isso por escrito e protocole na xsecreataria municiapl de educação não dando certo, procure o conselho municipal de educação e estadual de educação. Com certeza vc tera uma resposta mais ponderada. Boa sorte, qualquer copisa me mande email.

    ResponderExcluir
  35. Oi João Wagner, Hj era o dia combinado para minha filha fazer a prova de reclassificação, estão a tratando mal e não aplicaram a prova e tb não querem falar se vão aplicar em outro dia, eles não gostam de perguntas e nos tratam de uma maneira q nunca vi igual, meu Deus q confusão! Qual seu email?

    ResponderExcluir
  36. Acima é o meu comentário adriana.seabra@ig.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá,meu nome é Rosi, moro em Minas Gerais, estou MUITO preocupada porque quero pedir uma prova de reclassificação na minha nova escola, eu sempre estudei lá, porém fiquei um ano em outra cidade e este ano quero voltar pra minha antiga antiga escola e pedir uma reclassificação. As minhas dúvidas são praticamente AS MESMAS da "Bárbara" aí em cima, não faço ideia de como proceder com o pedido da prova, não sei exatamente a data limite (li em algum lugar que é até abril, porém li em outro lugar que para alunos que cheguem de outra escola, o pedido pode ser feito em qualquer período do ano letivo), não sei COMO PEDIR a prova e se a minha escola (estadual) é "obrigada" a aplicar a prova caso seja solicitado. No caso, essa prova me passaria do 9º ano para o 1º ano do ensino médio, então nesse caso como seria a reclassificação? eu teria que estudar um certo tempo no 9º ano até fazer a prova? ou a prova é feita alguns dias após o pedido? se teria, quanto tempo eu ficaria no 9º?




    1. Gostaria de saber se todas as escolas públicas são obrigadas a fornecer essa prova ou somente as que quiserem.

    2. Quando deve ser feito o pedido? Sei que pode ser feito até o final de abril. Mas eu poderia solicitar (no caso, meu responsável), por exemplo, em janeiro, ou teria que esperar até a escola decidir quando deve "abrir" as datas para serem solicitadas as provas reclassificatórias? (Tanto em caso de transferência como no caso de continuar na mesma escola em que foi reprovado).

    3. Como deve ser feito o pedido? Sei, também, que deve ser feito por escrito. Teria outro meio de fazer esse pedido? Como, por exemplo, ligando ou indo pessoalmente à escola e solicitando; ou SOMENTE e EXCLUSIVAMENTE por escrito? E, caso somente possa ser feito por escrito, como deveria ser esse documento? Pois minha mãe não tem a mínima noção sobre esse processo de reclassificação e muito menos sobre o que se deveria escrever para solicitar a prova. Se puder deixar em sua resposta um modelo do documento a ser escrito para que eu possa mostrar à minha mãe para que ela solicite a prova, eu ficaria muito agradecida!

    4. Essa lei sobre a prova de reclassificação é aplicada ao país todo?

    Desde já agradeço muiiito a sua resposta! e agradeçeria mais ainda se você respondesse com rapidez, pois se for até abril, meu prazo vai acabar logo e eu nem me matriculei na escola antiga. Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. João,o comentário acima é meu, peço desculpas e peço que ignore o ITEM Nº 2, pois como disse que minhas dúvidas são as mesmas da outra pergunta, copiei e colei pra facilitar, porém não percebi que o número dois não se aplica ao meu caso, pois já estamos em fevereiro, mas gostaria de saber a data limite para o pedido sim.

    Conto com a sua resposta o mais rápido possível. Obrigada (denovo) rsrsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  39. meu nome é Bárbara, minha filha reprovou na 7ª serie em uma escola da rede municipal e agora estou matriculando ela no ensino estadual, como no estado nao tem mais 7ª serie no estado pedi para fazer a reclassificaçao e fui informada que como ela reprovou ela nao tem direito a reclassificação, como devo proceder neste caso????

    ResponderExcluir
  40. oi boa tarde!
    eu gostaria de saber como faço para conseguir a reclassificação do meu filho,pois ele vai completar 10 anos em agosto e está no 4º ano.quem devo procurar?

    ResponderExcluir
  41. Vamos as respostas:

    A escola pode, alegando problemas jutsificaveis não aplicar a prova no dia marcado. Mas deve obrigatoriamente marcar nova data e avisar aos pais e ou responsáveis. Infelizmente como ja disse aqui, as escolas não gostam de aplicar a prova de reclassificação. Caso se sinta injustiçada procure o órgão responsável pela escola e protocole a reclamação.

    Olá Rosi não postei as respostas da barbara pq respondi por email. mas vamos lá:
    Todas as escolas são obrigadas a oferecer a prova de reclassificação.

    Para alunos da mesma escola a data limite é o final de abril, mas claro que pode ser aplicada antes, depende também depende do regimento de cada unidade escolar.

    O documento de solicitação tem que ser escrito, não existe outra opção e dirigido ao diretor da escola, solicitando a prova de reclassificação para a série desejada.
    De uma olhada nas respostas, que ja tem publicado modelo de solicitação de reclassificação.
    A legislação de reclassificação é federal e deve sim se aplicada em todo territorio nacional.

    Olá Barbára, provavelmente teve um erro de comunicação. No Estado e nem na prefietura existe mais 7 série, o que existe e um período de transição. No caso sua filha deve estar matriculada no 8 ano que é o correspondente a 7 série. Caso ela não esteja matriculada no 8 ano, me escreva um email e conversamos com mais detalhes. Mas se ela estiver matriculada no 8 ano na escola estadual, esta tudo certo.

    No caso para alguém pedir reclassificação para o 5 ano, deve ter completados 10 anos no início do ano letivo. Infelizmente como ele faz 10 anos em agosto, a lei não permite nesse caso a prova de reclassificação, pois ela considera como critérios a aprovação no teste bem como o fator idade.

    ResponderExcluir
  42. voceis sabem o que vai cair na prova de reclassificação do 1° ano do ensino medio eu não sei oque estudar

    ResponderExcluir
  43. João Wagner, completo 18 anos nesse mês de março, estou no 2º ano do ensino médio, o bimestre da minha escola termina dia 22 de Abril, reprovei 2 vezes na 8ª serie, posso pedir reclassificação ?

    ResponderExcluir
  44. Olá João, meu nome é Roque, eu repeti o 1º ano do ensino médio por conta de uma doença que contraí no último bimestre, portanto serei obrigado a fazer a prova de reclassificação para poder passar para o 2º ano, poderia me informar o que devo estudar? No que focar? Minha principal dificuldade é matemática.. obrigado.

    ResponderExcluir
  45. Olá João, por favor, me ajuda! Meu nome é Cleyton, eu tenho 15 anos (faço 16 em julho) reprovei a 8ª série 2 vezes (2011 - 2012) por faltas e outros motivos. Pedi a reclassificação em 2012, a diretora disse que a 8ª série não pode fazer porque "é final de ciclo". Isso é mesmo verdade? Eu não posso mesmo fazer? Obrigado desde já! Ah, eu estudo numa escola pública de São Paulo.

    ResponderExcluir
  46. Conteúdos de prova de reclassificação, são atribuições exclusivas de cada escola. Seria leviano de minha parte sugerir algo para estudar.

    Se tem 18 anos compeltos, pode pedir sim a prova de reclassificação para o 3 ano do ensino médio.

    Olá Roque, sinto muito pelo ocorrido, mas como disse não posso sugerir nenhum contéudo, pois é uma atribuição direta da escola e claro dos professores.

    Olá Cleyton, sua diretora esta correta. Poder fazer, vc pode, pq a lei permite, so que vc concluira o ensino médio, sem concluir o ensino fundamental, burocraticamente isso vai te prejudicar. Eu sugiro, que vc curse a 8 serie/9 ano e assim que for para o ensino médio pede a reclassificação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde meu nome é Gabriela Werneck
      meu email é gabi__werneck@hotmail.com
      oi por favor me ajuda eu cursei e reprovei o 3º ano do ensino medio fiz a prova do enem com o pedido de certificação do ensino medio. Atingi todas as notas exeto a de matematica que tirei 435 pts gostaria muito de entrar na faculdade esse semestre. vcs sabem se tem mais alguma prova reclassificatoria, ainda para esse semestre??????
      Aguardo resposta! Um abraço e muito legal esse site de duvidas... parabens. se precisar de divulgação estou as ordens...


      Excluir
  47. Olá, aqui é o Cleyton novamente. Obrigado por responder a minha dúvida e pelo conselho. Mas, só pra esclarecer e eu ter certeza, então a 8ª série pode mesmo fazer a prova sem problema nenhum certo? Porque tem alguns alunos que precisam mesmo fazer e a escola diz a mesma coisa pra todos "final de ciclo, tem que fazer a formatura". Grato!

    ResponderExcluir
  48. Olá , meu nome é Dayane e tenho 14 anos, irei fazer uma prova de reclassificação, estou na 7° serie, e vou fazer a prova para poder ir á 8°. Estou querendo saber que conteúdos cairá nessa prova, para que eu possa revisar alguns. Obrigada

    ResponderExcluir
  49. Oi professor, me chamo Paulo e tenho uma dúvida. A reclassificação pode ser feita em qualquer época do ano?

    ResponderExcluir
  50. Ola João Wagner, tenho 15 anos e vo faze 16 esse ano, estou no 9º ano e ja reprovei 2 anos, gostaria de saber se tem como eu fazer essa prova no 9º ano ou é só no colegial msm? vlw

    ResponderExcluir
  51. oi por favor me ajuda eu cursei e reprovei o 3º ano do ensino medio fiz a prova do enem com o pedido de certificação do ensino medio. Atingi todas as notas exeto a de matematica que tirei 435 pts gostaria muito de entrar na faculdade esse semestre. vcs sabem se tem mais alguma prova reclassificatoria, ainda para esse semestre??????
    Aguardo resposta! Um abraço e muito legal esse site de duvidas... parabens. se precisar de divulgação estou as ordens...

    ResponderExcluir
  52. Olá Gabriela, infelizmente não existe prova de reclassificação no 3 ano do ensino médio. Nesse caso vc tera que fazer o enem de novo para ter a aprovação em matemática e assim ter o certificado do ensino médio.

    E isso mesmo Cleyton, tem que fazer a formatura, brigar com isso será perda de tempo, pq vc faz, mas não tera o certificado nem do fundamental e nem do médio, será um atraso de vida tentar brigar por isso. O ideal e termninar o fundamental e no medio pedir a reclassificação.

    A reclassificação para alunos que já estão na escola, acontece até o final do primeiro bimestre letivo, para alunos oriundos de outras unidade, a prova pode acontecer a qualquer momento.

    Com relação a conteúdo, não posso ajudar, pois depende de cada escola.

    ResponderExcluir
  53. professor, me chamo alessandra, eu tenho umas dúvidas q acho que o senhor não saberia responder. em qual telefone eu tenho que entrar em contato? ou o nome do local... moro em sp. parabens pelo blog. e por favor, responda o mais rapido possível, pois não tenho muito tempo!

    ResponderExcluir
  54. Olá,meu nome é Anderson e tenho 15 anos,irei fazer uma prova de reclassificação, estou na 6° serie, e vou fazer a prova para poder ir á 7°. Estou querendo saber que conteúdos cairá nessa prova, para que eu possa revisar alguns. Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Boa tarde, tudo bem?
    Me chamo Ricardo e tenho 17 anos. Atualmente estou no Primeiro Ano, e sempre estudei em Escola Particular. Repeti duas vezes o primeiro ano.
    Agora, estou matriculado novamente em uma escola particular, mas fiquei sabendo que ainda é possivel fazer reclassifcação até o fim desse mes.
    Isso é, ainda é possivel? Onde eu devo procurar me informar? Que tipos de escola vão estar fazendo? Como eu conheço ou fico sabendo das escolas que fazem? Gostaria de me reclassificar apenas para o segundo ano mesmo. Ainda não terminou o primeiro bimestre na minha escola, mas está perto. Preciso agir rápido, né? A minha maior duvida é, em qual escola vou conseguir prestar reclassificação?
    Moro em SP, no Grande ABC. Santo André.
    Abraços,
    Ricardo.

    ResponderExcluir
  57. Olá professor, por favor, me ajude é urgente!! Minha irmã recebeu a convocação para a prova de reclassificação, porém no dia da prova (ontem) a diretora da escola dela não permitiu que ela realizasse a prova, não sei o motivo. Minha irmã tem 16 anos já reprovou 2 vezes e está na oitava série, não sei o motivo que a diretora teve para barrá-la na entrada da prova. O que podemos fazer agora?

    ResponderExcluir
  58. Gostaria de saber quais os assuntos principais q caem na prova de reclassificação do 1° ano do ensino médio, para o 2° ano do ensino médio, me ajudem urgente!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  59. A reclassificação pode pular dois anos ou é só um? (exemplo: eu tô no primeiro, reprovei duas vezes e quero ir pro terceiro)

    ResponderExcluir
  60. Gostaria de saber quais Materia caem Nessa Prova.

    ASS: Lucas Bueno

    ResponderExcluir
  61. Professor, me chamo Cleyton, eu acho que a minha escola me passou a perna! Eu fui o único aluno da 8 série a fazer a prova na minha escola, tirei uma nota perfeita, acertei 90% da prova, estava tudo pronto pra ir para o 1 ano. Mas hoje eles chamaram a minha mãe, e disseram que eu NÃO PODIA PASSAR, porque além de ter passado na prova, EU TERIA QUE TER NOTAS BOAS NO PRIMEIRO BIMESTRE DE 2013, E ISSO CONTA. ninguém me falou nada sobre isso, eu fiquei muito nervoso. Sendo que no diário lá, eu já estava no 1 colegial, porque passei na prova. Aí do nada eles dizem isso... e mandaram a minha mãe assinar uns papeis lá, eu não sabia o conteúdo, mas vou descobrir, sendo que só a minha mãe foi assinar coisas lá, e muitos alunos reprovaram na prova. Isso aconteceu dia 07/05, eu queria saber se tem algo errado ai, porque eu quero tomar uma providência na minha escola

    ResponderExcluir
  62. Se alguém quiser entrar em contato por email, segue: joaowagner@uol.com.br.

    Como já postei outras vezes, reforço, que seria leviano de minha parte citar qualquer conteúdo para a prova de reclassificação ou classificação. Essa atribuição é exclusiva da escola.

    Hayate sua duvida foi respondida por email.

    Infelizmnete sem saber o motivo que levou a diretora a barrar a entrada de sua irma, fica dificil qualquer opinião. Mas deve ser alguma coisa séria, pois a legislação diz que nenhum aluno pode ser proibido de entrar na escola, mas existe a exceção para desacato ou algo mto grave, precisa apurar, se souber e quiser me contar, ai fica mais facil para ajudar.

    Na reclassificação se vc tiver idade de 17 anos , pode ir sim para o 3 ano, desde que passe na prova.

    Olá Cleyton, alguma coisa esta errada sim. Sugiro que peça para sua mae entrar com recurso na diretoria de ensino.

    ResponderExcluir
  63. Olá João, eu vou fazer 15 anos agora no próx mês, reprovei a oitava série por faltas anos passado ,mudei de bairro e escola este ano, gostaria de saber se ainda há alguma esperança de fazer a prova e o que minha mãe deve recorrer a essa situação, desde já muito obrigado. Aguardo uma resposta, abs Thayna.

    ResponderExcluir
  64. Olá Thayna.
    Vc esta na 8 série/9 ano, se for isso o ideal e vc terminar e o ano que vem quando estiver no ensino médio, vc pede a reclassificação.
    abraço

    ResponderExcluir
  65. Olá João, eu queria saber quantas vezes posso fazer a prova de reclassificação no ano é quantas vezes na mesma escola ? ... é eu só posso faze-la no 2° semestre ? fico no agurde de sua resposta ! abraços !

    Ass : Joaquim .

    ResponderExcluir
  66. Olá Joaquim, estando na mesma escola, vc so pode fazer a reclassifiação uma vez ao ano, até o final do primeiro bimestre letivo, depois so no próximo ano.]abraço

    ResponderExcluir
  67. boa noite, meu filho fez 17 anos em dezembro/2012 e é repetente do 1 ano colegial ,então pedi prova de reclassificação e o agente escolar me falou para pedir a prova para o 3 ano e caso meu filho reprovase ele (agente)aplicaria a do 2 ano , porém desde abril não consigo saber se meu filho foi aprovado pois segundo o agente o site está em construção e Ele não tendo o resultado não pode dar a segunda prova caso não tenha sido aprovado na primeira , o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  68. A escola tem que ter essa informação junto com a prova. Esse papo de site é balela e enrolação, ate pq a escola ja deveria desde abril ter esse resultado e publicado. Solicite as explicações por escrito.

    ResponderExcluir
  69. boa noite , no meu caso eu saiu da fundação casa um dois dias antes de iniciar a minha aulas na escola.no dia que eu foi pelo primeiro dia para escola eles apricaro a prova, mais eu não estava sabendo que iria cai na prova não dero tempo para eu estudar , eu infelizmente não passei na prova.
    A direção fez certo , o eles não deveria dar um dias para eu
    estudar?

    ResponderExcluir
  70. Olá Wallace, primeiramente espero que a escola seja um recomeço, já trabalhei na fundação casa em alguns projetos e sei que não e nada fácil. Que essa nova chance seja agarrada com todas as suas forças.
    Sim a escola, tem que dar um prazo de 15 dias entre o pedido da prova e aplicação da mesma, dando ciência ao aluno do que será cobrado. Caso se sinta prejudicado. Faça um documento por escrito, solicitando os esclarecimentos. Mas no momento o que posso te orientar, termine o ano e peça a reclassificação no começo do ano que vem. Se tiver duvidas, ajudo no pedido, abraço

    ResponderExcluir
  71. Parei de estudar esse ano, estou no segundo e só tenho notas do primeiro e do segundo bim. Ano que vem se eu quiser fazer uma prova de reclassificação eu posso? estudo em escola particular, ou é melhor ir atrás disso em escola publica? E o preço varia muito? vc sabe mais ou menos uma base?

    ResponderExcluir
  72. Olá Sarah, toda escola pública no estado de São Paulo tem que aceitar o pedido de reclassificação, entretanto isso não acontece nas escolas particulares, dependera do regimento de cada uma. Sugiro que faça a matrícula no 2 ano do ensino médio e no ato da matrícula peça a prova de reclassificação para o 3 ano do médio, lembrando que vc deve ter 17 anos completos para fazer tal solicitação. abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  73. BOA NOITE , MEU FILHO FEZ PROVA PARA 2 ANO ENSINO MÉDIO RECLASSIFICAÇÃO O PROFESSOR CORRIGIU COM 34 ACERTO DE 60 QUETÕES APÓS ISSO PASSOU UM TRAÇO NAS RESPOSTAS CERTAS E DEU 18 QUETÕES ACERTADA E DISSE QUE HAVIA CORRIGIDO PELO GABARITO DE OUTRA PROVA E REPROVOU MEU FILHO, PORÉM NÃO ME MOSTROU A PROVA E DISSE QUE NÃO TEM COMO MOSTRAR UMA LISTA DE NOMES DE APROVADOR /RETIDOS POR QUE O SITE ESTÁ COM PROBLEMA DESDE ABRIL/2013, TENHO UMA XEROX DA CORREÇÃO ASSINADA E CARIMBADA,ONDE POSSO CONFERIR E VER A PROVA?

    ResponderExcluir
  74. Olá, primeiramente a senhora tem o direito de ver a prova, pois a mesma tem que estar no prontuário de seu filho. Solicite por escrito a prova na escola. Caso seja negado, procure o supervisor da mesma na diretoria de ensino e relate todo o fato, sempre por escrito e no final solicite explicações com o devido amparo legal. Abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  75. Olá, meu nome é Laízi e eu preciso fazer a prova pois quero trabalhar como Fotógrafa Pericial e tenho que fazer um curso técnico que tem que estar no segundo ano e terminar logo o ensino médio. Estou no 1ºano do médio por três vezes na mesma escola, mas esse ano minhas notas estão boas e eu vou conseguir passar(pro segundo), tenho 17 anos e quero passar direto pro terceiro ano fazendo a prova, tem como? A escola pode me dar a prova pra 'pular' o segundo ano? Se sim, quais matérias que caem na prova reclassificativa? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  76. Olá Laizi
    vc pode solicitar sim a prova no começo do ano na sua escola. Vc passando na prova será matriculado no 3 ano. Quanto aos conteúdos e disciplinas depende do regimento interno. Nesse caso converse com alguém da gestão escolar, para melhores e maiores esclarecimentos.
    abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir
  77. Olá, Boa noite.
    Minha filha estudou dois anos em uma escola particular (o segundo e o terceiro ano ensino fundamental) e a escola foi extinta. Dei entrada na Secretaria de Educação um pedido de documentação escolar da menor e fui informada que não havia registro dela na SEEDUC. A SEEDUC me orientou a solicitar um amparo na escola em que ela estuda atualmente, mas a diretora me informou que ela precisa fazer uma prova de reclassificação e que constará no histórico essa informação e por conta disso não poderá prestar concurso militar, pois eles não aceitam alunos reclassificados. Essa informação confere? Qual outra opção eu teria para resolver este problema? Ela vai fazer prova para o Pedro II (sexto ano) e não sei o que fazer.
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  78. Olá! Eu repeti a setima serie por faltas, e esse ano eu perguntei para a escola se eu poderia fazer a prova de reclassificaçao, mas eles me disseram que como eu havia repetido por falta nao tinha jeito. E semana passada eu perguntei para a diretora se quando eu tivesse 15 anos eu poderia fazer a prova para passa para primeiro colegial, mas ela disse que eu preciso ter 17 anos para fazer a prova. Eu posso ou nao posso fazer a prova quando eu tiver 15 anos?

    ResponderExcluir
  79. Ola. Quanto a reclassificação. Nenhuma escola pode usar isso como critério para acesso. Isso não existe na lei. O próprio Pedro II e do governo federal o mesmo que criou na LDB o mecanismo de reclassificação.

    Na verdade, vc tem que concluir o ensino fundamental. Ai quando vc entrar no médio, vc pede a reclassificação. Mais uma coisa, vc pode sim fazer a reclassificação por faltas. Basta seu responsável pedir na escola. Tem que pensar na relação idade x serie e passar na prova.

    ResponderExcluir
  80. Oi, João Wagner, meu nome é Mariana e eu queria saber o seguinte: eu reprovei dois anos consecutivos por falta, porém esse ano só peguei recuperação em quatro matérias. Mesmo assim é o suficiente pra reprovar pela segunda vez, então eu queria saber de você se pra eu estar solicitando a prova de reclassificação eu preciso de uma justificativa pras minhas faltas ou não é necessário? E caso não seja e eles se recusem a me dar a prova, o que eu devo fazer? Não quero mudar de escola, sei que é um direito meu fazer a prova lá e queria saber como solicitar legalmente caso me seja recusada. Preciso de uma resposta o mais rápido possível porque tenho pouco tempo pra estar solicitando a prova. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  81. Olá Mariana, se vc ficar reprovada, seu responsável no ato da matrícula para 2014 deve solicitar a prova de reclassificação, se for escola pública ela é obrigada a oferecer, se for escola particular, depende do que consta no regimento interno ou comum da escola.

    ResponderExcluir
  82. boa tarde , entao eu peguei o resultado hoje e fui reprovada , so que fiquei em algumas materias por apenas um ponto , ou um ponto e meio ! e vou mudar para sao paulo tem como eu fazer essa prova reclassificatoria e passar de ano , no caso iria passar para o segundo colegial

    ResponderExcluir
  83. bom dia , estou no primeiro ano do ensino medio e fui reprovada , em algumas materias faltando poucos pontos como 1,5 e 4 , e quero fazer essa prova reclassificatoria , como que eu faço ? no caso vou para o segundo colegial obrigada !

    ResponderExcluir
  84. Olá, vcs podem fazer a prova para o segundo ano do ensino médio, sem problemas em função da retenção no primeiro ano. Porém para fazer a prova vcs devem ter 16 anos completos no ato da matrícula, nesse momento solicite ao diretor da escola o processo de reclassificação. Lembrando que escolas públicas são obrigadas a ofertar o mecanismo de reclassificação, entretanto escolas particulares ofertam desde que contemplem o regimento interno da instituição de ensino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha filha nao atinjiu os60 por cento da escola em que ela estava ,a direçao falou que em 30 de janeiro tem um provao,mas ate la como proceder ,posso matricular ela em uma escola estaduau ja na serie seguinte,ou em caso desta prova ela nao obiter resultado,como fasso para pedir reclassificaçao em escola estadual .ela estava ursando o 9 ano,iria para o 1 ano

      Excluir
    2. Olá, sem o resultado da prova de reclassificação, não pode matricular no ano pretendido, apenas com o resultado e de modo geral, matricular na escola que fez a prova de reclassificação.

      Excluir
  85. Ola, estou 2 anos atrasada na escola, mas sai de uma escola particular e estou indo para uma pública, gostaria de saber se isso teria algum problema, ou se seria só pedir a prova no ato da matricula? Essa prova existe em todos os estados do Brasil? ( Obs:Fiquei retida no 1°ano, quero fazer a prova para o 2°ano)

    ResponderExcluir
  86. Posso avançar mais se 1 ano com essa prova? Tipo ir do 1°ano pars o 2° ano?

    ResponderExcluir
  87. professor eu repiti o 3º ano em uma escola particular
    posso fazer a prova de reclassificação para concluir o ensino médio em uma escola publica?

    ResponderExcluir
  88. Olá João , estudava em escola privada que passei no Vestibulinho , mais foi retida , pois la era muito puxado e n consegui me adapta .. e acabei ficando em 4 matérias, queria pedi a prova de reclassificação o ano que vem , fui retida do 1ºano do ensino médio , mais como vou mudar pra escola estadual e não sei o que estudar , porque no meu colégio era mais coisas de vestibular , o que eu estudo , a matéria do meu colégio anterior ou da matéria dessa escola estadual ? as provas são objetivas ? Joao se eu fazer a prova em uma escola e depois querer mudar pra outra eu n posso ?

    ResponderExcluir
  89. A reclassificação é um mecanismo previsto e garantido em lei em todo o território nacional. Vc pode sim fazer a prova para o 2 ano.

    Sim pode avançar mais de um ano na prova de classificação desde que tenha a idade e que passe na prova.

    3 ano do ensino médio não tem prova de reclassificação.

    Vc pode fazer a prova em uma escola estadual e tera que ficar nela. O tipo de prova se objetiva ou dissertativa, fica a cargo da unidade escolar.

    ResponderExcluir
  90. Olá, tudo bem ? Vou solicitar a prova de reclassificação do segundo ano para o terceiro, se eu por um acaso conseguir passar, eu não posso mudar de escola em hipótese alguma ? nem se eu mudar de cidade ? pq eu realmente vou me mudar em abril...

    ResponderExcluir
  91. Olá professor, me chamo Cleyton e reprovei duas vezes por faltas (2011-2012) na 8´ª série (9ª ano do ensino fundamental) Passei de ano, e agora em 2014 cursarei o primeiro ano do ensino médio. Eu vou pedir a reclassificação, mas eu tenho uma dúvida.. Eu posso fazer a reclassificação e avançar dois anos? Eu queria ir do primeiro pro terceiro. Ou então, eu posso fazer a prova do primeiro pro segundo, e depois do segundo pro terceiro no mesmo ano? A escola não tirou minhas dúvidas... Obrigado, tenho 16 anos e estudo numa escola pública de SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A reclassificação funciona apenas em sequência e uma vez por ano; você poderá fazer a reclassificação do 1º para o segundo e se estiver com dois anos de defasagem.

      Excluir
  92. Ola,meu nome é Giovanna fui reprovada no (9ª ano do ensino fundamental) minha mãe entrou em contato com a escola pra minha fazer a prova de reclassificação gostaria de saber oque cai nessa prova, pois o coordenador da minha escola disse que a prova é muito difícil.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  93. Olá professor, eu moro em Goiás e repeti 2 vezes a 7 série, hoje estou no primeiro ano do EM. Conversei com a minha mãe sobre a prova de reclassificação e aí ela foi na minha escola saber dessa prova eu tenho 16 anos e eles estão alegando que não posso fazer a prova, que essa prova é aplicada apenas em alunos com 18 anos. O que devo fazer professor? Devo apresentar as leis na escola? Estou preocupado pois preciso muito fazer essa prova o Sr poderia esclarecer isso pra mim por favor. Agradeço desde já! Nilo.

    ResponderExcluir
  94. Oi João, Me chamo Mariana, minha situação é a seguinte; Fui retida no 3º ano do ensino médio, mas a questão é que estou totalmente desmotivada de recomeçar esse ano; estou ciente que não existe prova de reclassificação para quem esta no 3º ano, porem ouvi dizer que existe uma prova de certificação do ensino médio, isso é verdade? e mais se isso for verdade, caso eu venha a passar na prova, esse certificado conta supletivo? aguardo ansiosamente sua resposta ! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  95. Olá professor João, a reclassificação acontece no mesmo período em todas as escolas? Em que mês é? - Marcos, SP.

    ResponderExcluir
  96. Olá,moro no Rio de Janeiro e pedi a prova de reclassificação para o segundo ano na minha escola (publica) lá me informaram que não sabem o que é isso.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  97. Todos que solicitarem prova de reclassificação devem permanecer na mesma escola, mas claro que se mudar de cidade pode pedir transferência, mas deve avisar a escola de destino essa situação, para evitar problemas futuros.

    Olá Cleyton, como vc tem apenas 16 anos, vc tem que pedir a reclassificação para o segundo ano, e não pode pedir reclassificação duas vezes no ano na mesma escola.

    Olá Giovanna como a prova e feita pela escola, não tenho condições de dizer o que vai cair, isso é uma prerrogativa da escola e ela e obrigada a informar o que vai cair na prova.

    Olá Nilo, sua mae deve fazer a solicitação por escrito dizendo que quer fazer a prova de reclassificação, amparada pelo artigo 24 da lei n 9394/96. E solicite no documento o amparo legal, caso haja a negativa.

    Olá Mariana, existe sim a prova de certificação de ensino médio que é o ENEM, vc se inscreve para o ENEM com o objetivo de ser certificada para o ensino médio, tem que ter 18 anos, e se vc for aprovada, alem do certificado, tem direito a todos os beneficios que o enem oferece.

    Olá Marcos a reclassificação tem que ocorrer até o ultimo dia letivo do primeiro bimestre.

    Misericordia, como uma escola pode não saber o que é reclassificação. Peça para seus responsáveis solicitar por escrito a prova e para a escola em caso de negativa justificar por escrito com o devido amparo legal. Assim eles correm atrás e ficam sabendo o que é reclassificação. ou peçam para lerem aqui no blog, tem várias postagem explicando o que é a reclassificação.

    ResponderExcluir
  98. Olá joao eu queria saber o q a pessoa q vai fazer a prova tem q estudar ?

    ResponderExcluir
  99. Professor, me chamo Cleyton. Então eu posso fazer a prova em uma escola, e depois me mudar de escola, e fazer nessa nova?

    ResponderExcluir
  100. Quanto aos conteúdos de prova, estes devem ser passados pela unidade escolar.

    Olá Cleyton, vc so pode mudar de escola depois da reclassificação, se vc mudar de cidade.

    ResponderExcluir
  101. João, me chamo Walter, eu posso fazer a reclassificação em qualquer época do ano? Caso eu queira fazer antes da escola dar a prova, posso solicitar?

    ResponderExcluir
  102. Olá Walter, estando matriculado na escola, vc so pode fazer a reclassificação até o ultimo dia letivo do primeiro bimestre. Vc pode sim solicitar a prova, antes da escola aplicar, depois de feito o pedido, a escola tem 15 dias para aplicar a prova.

    ResponderExcluir
  103. Ola,me chamo Alanis,tenho 14 anos e repeti 2 vezes a 6ª série por faltas e notas. Posso fazer a prova mesmo assim?TODAS as escolas são obrigadas a aplicar a prova?tem idade exata? minha mãe acha que o conselho da escola que determina se o aluno pode ou não fazer a prova (ex: por mal comportamento eles não aplicam a prova,etc..) . Ela está certa? estou desesperada,me ajude!

    ResponderExcluir
  104. Se depender do jeito q esse pessoal escreve, ninguém foi reclassificado...
    Maldita progressão continuada...

    ResponderExcluir
  105. Olá Alanis, com 14 anos, vc pode pedir a prova para o 9 ano. Toda escola pública tem que oferecer a prova. Sua mãe pode pedir simples assim.

    Anônimo, pode fazer o comentário que bem entender, pq mesmo não concordando, respeito. embora poderia caso queria apresentar inumeros motivos positivos da reclassificação.

    ResponderExcluir
  106. João Wagner , eu acabei de passar para o segundo ano mais tenho 18 anos e não sei nada do segundo , e me escrevi para fazer a prova de Reclassificação da qui do meu bairro e não deram para nós o que estudar ( matéria que ira cair nas provas ) que que devemos fazer???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conteúdo a ser estudado da prova de reclassificação pode ser tudo o que deveria saber até o segundo ano do ensino médio, pois a lógica é que se você irá para o terceiro ano é porque domina tudo até o segundo ano.

      Excluir
  107. Ola, gostaria de saber , ha como cancelar o pedido de Reclassificacao?

    ResponderExcluir
  108. Boa Tarde, minha filha tem 6 anos vai completar 7 em junho e está n a1ª série, mas já esta alfabetizada, como faço para ela ser reclassificada para a 2ª série, a direção da escola falou que ela tem o perfil mas não pode fazer nada, sendo que na escola anterior ela usou o material de 1ª séria, mas não pode me dar um histórico pois não tem autorização de dar aulas para o ensino fundamental. Ajude-me por favor.

    ResponderExcluir
  109. Olá boa tarde professor eu queria saber estudei em uma escola até julho e depois pedi transferência e parei de estudar agora voltei pra mesma escola
    E solicitei a prova de reclassificação posso fazer no meu caso ou não
    Obg

    ResponderExcluir
  110. Insisto , infelizmente não posso falar sobre conteúdos de prova, pois isso e de cada escola, e seria leviano falar qualquer conteúdo.

    Sim, vc faz um novo documento pedindo o cancelamento da reclassificação.

    Olá Angelica, infelizmente a escola não pode fazer nada, pq a lei não permite, as provas de reclassificação só podem ocorrer a partir do 2 ano. A lei diz que todas as crianças na idade de 6 anos tem que cursar o primeiro ano.

    Claro que pode fazer a prova. Na verdade a sua prova seria de classificação haja vista que vc parou de estudar. Mas pode pedir sim.

    ResponderExcluir
  111. ola , meu nome é Renata . e gostaria de saber se uma escola particular pode negar reclassificar o meu filho . eu já paguei a matricula e a mensalidade , comprei material escolar . Acontece que meu filho estudava numa escola no primeiro ano só que a escola ainda está em processo de autorização para funcionar . Como as donas receberam o meu filho muito bem e descobriram que ele tinha uma sindrome e mesmo assim aceitaram ele e fizeram um excelente trabalho com ele. Ele hoje se socializa bem e aprendeu numa rapidez que impressionou a todos. como devo proceder. me ajude por favor .

    ResponderExcluir
  112. Olá, a escola particular não é obrigada a fazer a reclassificação, ao menos que isso conste no regimento escolar da unidade.

    ResponderExcluir
  113. Ola, eu estou no nono ano e pedi a reclassificacao na minha escola e eles disseram que eu nao posso fazer a prova pois eu preciso terminar o ciclo. Ou seja eu nao posso pular do nono ano para o primeiro ano do ensino medio. Isso pode?

    ResponderExcluir
  114. Na verdade, se vc brigar vc consegue, pq é lei. Mas de fato no sistema estadual, eles criam muitos obstaculos e de fato nem e culpa da escola, o próprio sistema e quem faz isso. Impede de vc concluir o médio se não tiver concluido o fundamental.

    ResponderExcluir
  115. Professor, me chamo Mario a prova pra mim ocorre dia 24 de março. Eu estou no primeiro ano do ensino médio e tenho 16 anos. Eu queria fazer a prova, mas se eu passar, só queria ir pro Segundo ano depois do fim do segundo bimestre, e não na próxima semana como é a regra. Será que que eu consigo entrar em um acordo com a escola? Eu queria pegar mais conteúdo do primeiro ano para o ENEM, porém, quero fazer a prova

    ResponderExcluir
  116. Oi João, boa tarde!
    Meu nome é Thais e gostaria de tirar uma duvida, eu tenho 16 anos de idade e reprovei no 1º ano do ensino médio, porém eu continuei estudando e hoje eu estou cursando o 2º ano do ensino médio e agora apareceu uma oportunidade de fazer a prova de reclassificação e fiquei interessada em realiza-la, só que o Coordenador da escola em que eu estudo nos informou que quem fizer a prova, fica impossibilitado de prestar o ENEM, SISU e FIES. procede esta informação?

    ResponderExcluir
  117. Oi João, boa tarde!
    Meu nome é Thais e gostaria de tirar uma duvida, eu tenho 16 anos de idade e reprovei no 1º ano do ensino médio, porém eu continuei estudando e hoje eu estou cursando o 2º ano do ensino médio e agora apareceu uma oportunidade de fazer a prova de reclassificação e fiquei interessada em realiza-la, só que o Coordenador da escola em que eu estudo nos informou que quem fizer a prova, fica impossibilitado de prestar o ENEM, SISU e FIES. procede esta informação?

    ResponderExcluir
  118. Olá professor, me chamo Gustavo e pedi a prova de reclassificaçao, mas a diretora me disse que eu tenho que ter exelentes notas no primeiro bimestre, depois disso ela disse que iria avaliar junto com os professores se vale a pena me passar a prova. Mas eu fiquei sabendo que só pode pedir a prova no primeiro bimestre , dai como vou fazer a prova , se eu tenho que esperar o bimestr. acabar para ela poder ver se minhas notas estão excelentes e se vale a pena passar a prova ?

    ResponderExcluir
  119. Olá Mario, infelizmente isso não é possível, pois a legislação e quem estabelece esse prazo.

    Alcione / Thais, é uma inverdade, não existe nada na lei que diz que quem faz reclassificação esta fora das avaliações e benefícios que o governo possa vir a ofertar.

    Olá Gustavo, não faz sentido essa fala. Peça para sua mãe protocolar na escola o pedido de reclassificação. Simples assim, a escola é obrigada a ofertar a prova em até 15 dias após pedido, boa prova.

    ResponderExcluir
  120. Olá meu nome é Joyce a escola que eu estou estudano so vai ter a prova no meio do ano reclassificação eu repeti 2 anos tenho 18 anos e estou cursando o 2 grau mais estou querendo troca de escola so que a escola que eu quero ir ja foi realizada a prova ja faz uma semena . eu queria saber se eles pode me da a prova ? ou ñ

    ResponderExcluir
  121. Ola Sou mãe de um filho que repetiu por 2 anos. Ela tem 16 anos e esse ano faz 17. Está no primeiro colegial ainda. Como sei qual é a data da prova para estudar junto com meu filho? Se por acaso ele repetir esse prova ele tem chance de fazer outra? qual o tempo?

    ResponderExcluir
  122. Joyce, as escolas são obrigadas a ofertar a prova até o ultimo dia letivo do primeiro bimestre.

    So existe uma prova por ano, se não passar, não tem mais prova. A data quem estabelece é a unidade escolar, bem como os conteúdos a serem estudados.

    ResponderExcluir
  123. Oi eu queria fazer a prova de reclassificação . Mais eu queria tira uma duvida eu mudei de escola . e a escola que eu estou já foi realizada a prova de reclassificação . Mesmo assim eu posso pedi a prova pra fazer , eu fiquei sabendo que eu posso sim pedi a prova por que no meu caso é transferencia ..

    ResponderExcluir
  124. Olá Vagner , Reprovei a 5ªsérie em 2008, e o 1º EM em 2013 por ficar sem notas em um bimestre.Gostaria de saber se posso solicitar ainda em Abril uma prova de reclassificação em minha escola. Nao quero terminar em supletivo , tenho 17 anos mais ir pro 2ºano ja ta bom...

    ResponderExcluir
  125. Olá,
    Reprovei o 1o ano do EM por falta de notas fracionárias, gostaria de fazer a prova de Reclassificação, a escola pede qual a Lei, e o artigo que consta a obrigatoriedade da prova! O primeiro bimestre ainda não acabou!! Preciso de respostas!!

    ResponderExcluir
  126. A prova de reclassificação deve ser aplicada sempre que solicitada, a escola nao pode negar o pedido se ele estiver dentro do prazo que é até o fim do ultimo dia letivo do primeiro bimestre. Sendo por transferência a escola tem que fazer a classificação.

    Quanto a ir para o 2 ano, vc pode pedir a prova e se for aprovado, aproveite e curta e estude no 3 ano do médio.

    Sim artigo 23 da LDB.

    ResponderExcluir
  127. Oi professor, sou o Gustavo e gostaria de saber se há alguma coisa que eu possa fazer caso não passe na prova ?

    ResponderExcluir
  128. Olá professor, meu nome é Bete.
    Prof coloquei minha filha em uma escola particular pois ela faz aniversario em setembro, e por este motivo fica um ano atrasada na escola. Eles disseram que colocaria ela no primeiro ano, porém depois de feita e pago a matricula eles disseram que ela teria que fazer uma prova de reclassificação, então eu juntamente com a professora preparamos ela para a prova e agora a direção da escola não quer mais aplicar a prova alegando que a mudança pode ser traumática pra ela. Detalhe ela já sabe escrever e ler tanto letra bastão como cursiva e a professora que tb é psicopedagoga disse que ela tem condições sim de ir pro primeiro ano pois ela é muito madura pra idade. Agora eles disseram que nós é que temos que procurar a delegacia de ensino e solicitar a prova de reclassificação. Estamos sem saber o que fazer, todos os dias eles tem uma desculpa.

    ResponderExcluir
  129. Boa noite!
    Professor, minha filha esta cursando o segundo ano do ensino médio, e obteve otima nota no enem já estamos no fim do segundo bimestre, sera que se eu transferir minha filha de escola posso no ato da matricula dela pedir a reclassificação? Como devo fazer?,Ou devo primeiro matricular ela na escola e depois fazer o pedido de reclassificação?

    ResponderExcluir
  130. Esqueci de dizer que ela tem 16 anos, e que conseguiu uma vaga em engenharia civil pelo prouni e não pode fazer a matricula por não ter terminado o ensino médio.

    ResponderExcluir
  131. Olá Gustavo, não passando na prova, vc fica na série ou ano que esta matriculado, nesse caso, so pode estudar para não reprovar.

    Ola Bete, a escola agiu de má fé, fato, talvez não tenha a regularização junto ao sistema de ensino e por isso não faz, ou de fato, entende que não deve ser feita a reclassificação. Primeiro a lei não permite reclassificação ou classificação para primeiro ano do fundamental. O que a lei coloca e claro, toda criança que completara seis anos até o dia 31 de dezembro tem direito a matricula no primeiro ano. isso e lei, nesse caso procure a diretoria de ensino para denunciar a escola.

    Olá Daisy, a reclassificação é apenas para alunos com defasagem idade serie. o que não é o caso da sua filha, entrar com ação na justiça e uma possibilidade, mas dependera de cada juiz.

    ResponderExcluir
  132. Boa noite.
    Meu filho tem 17 anos, sempre estudou em escola particular, nível altíssimo de conhecimento. Ano passado entrou em depressão e foi reprovado no 2º ano do Ensino Médio e este ano não frequentou a escola direito por estar com depressão. Tirei-o da escola particular e fiz matrícula numa escola Pública, onde entrei com pedido de reclassificação, pois leciono nesta escola e sei que meu filho tem competências para seguir no 3º ano. A escola fez a matrícula e aplicou uma prova de reclassificação, só que não fez a correção porque meu filho não frequentou nenhum dia e eu apresentei atestado médico solicitando estudos em regime domiciliar, pois meu filho não quer sair de casa, depressão profunda. Ele aceitou ir à escola para fazer a prova de reclassificação a noite e na sala da coordenação, pois conhece a coordenadora e não tinha mais ninguém por perto. A direção quer que ele retorne a escola e frequentes alguns dias para reclassificá-lo, alegando que a Supervisão exige a presença do aluno para reclassificar, não encontrei na legislação nada que diga que o aluno tem que frequentar a sala de aula antes de ser reclassificado. Pelo que sei, ele foi bem nas provas de Matemática e Português, incluindo uma redação. O que devo fazer? Outa coisa, a Direção solicita um laudo médico especificando se o meu filho pode fazer exercícios domiciliares, quer um laudo detalhado e alega que se não teria aplicado a prova de reclassificação se eu tivesse apresentado o atestado médico no ato da matrícula, pois só apresentei após ele ter feito a prova e o laudo é anterior a matrícula. Pensei em entrar na justiça para que meu filho seja reclassificado e conclua o Ensino Médio em casa, pois ele tem condições para isso.
    Solicito orientações.

    Agradeço

    Ana Rosa

    ResponderExcluir
  133. Fui novamente conversar com a direção da escola e não me apresentaram a nota da prova de reclassificação, alegando que a escola precisa do histórico escolar e que só fará a correção após o término da licença saúde, pois ele não frequentou nenhum dia a sala de aula? A licença termina em julho, após a licença a escola pode aplicar nova prova ou utilizar a prova que ele já fez mesmo em licença saúde?

    ResponderExcluir
  134. Olá Ana,
    vamos por parte. Nesse caso não houve reclassificação e sim classificação de aluno transferido a qualquer tempo no ano, de acordo com o artigo 24 da LDB. A classificação acontece antes da matricula. Sendo matriculado e de posso de atestado, ele ficara sem frequentar, se precisar de exercicio domiciliar precisara constar de laudo. Mas ele pode ficar em casa e quando retornar, fara as atividades de compensação de ausencia. Simples assim. Se a escola ficar dificultando muito, faça uma solicitação para a diretoria de ensino e informe que se continuar sem informações pedira ao Conselho estadual de educação. Vc vera que rapidamente todos se mobilizarão.

    ResponderExcluir
  135. Olá Wagner solicitei a prova na direçao e a instrutora pedagógica falou que primeiro os professores tinham que autorizar a prova , depois os professores alegaram que não tinha notas tão alta no 1ºbimestre , sendo que a regional autorizou o andamento da prova oque faço? preciso da sua ajuda.

    ResponderExcluir
  136. Olá, vamos por parte, vc solicitou classificação? veio de outra escola? pq se for isso, eles precisam dar a prova e um direito seu e um dever deles, independente de notas de prova no primeiro bimestre. Solicite por escrito e peça a resposta com amparo legal caso eles indefiram o pedido.

    ResponderExcluir
  137. Eu fiz um pedido na minha propria escola em que tinha reprovado, A instrutora pedagógica falou q a escola nao era obrigada a dar essa prova eai? oque falo pra ela oq faço ? estou pensando em largar os estudos de vez.

    ResponderExcluir
  138. o que devo estudar para prova de reclassificação pretendo fazer a prova para ir para o segundo ano do ensino medio devo estudar conteus da oitava ou do primeiro

    ResponderExcluir
  139. e tambem fiquei sabendo que nessa prova de reclassificaçao cai conteudos do terceiro ano do ensino medio, isso pode mesmo acontecer pois pretendo ir para o segundo entao não sei materias do segundo muito menos do terceiro!!fiquei esse ano de 2014 sem estudar entao não sei nada nem do primeiro

    ResponderExcluir
  140. Olá, quanto a escola se for pública ela não tem opção de dar ou não a prova, ela é obrigada a ofertar e pronto. Se for escola particular esse procedimento tem que estar presente no regimento interno. Esse documento normatiza a escola, mas não pode ferir as legislações estaduais e federais.

    Heloisa, conteúdo é uma prerrogativa da escola, mas se vc esta fazendo a prova para o 2 ano do médio, os conteúdos devem versar sobre o primeiro ano. Não tem fundamento e nem amparo legal cobrar conteúdo do 2 e 3 ano, que vc ainda nem cursou.

    ResponderExcluir
  141. Olá, eu queria tirar uma duvida, eu estudo em uma etec, e lá eu posso ficar em até 3 matérias, só que eu fiquei em mais. Se eu tiver ficado em por exemplo 5, eu teria que passar nas 5 ou se eu passasse em 2 já ia dar? Eles podem negar a prova por causa das faltas do aluno? Obg.

    ResponderExcluir
  142. Olá,tenho algumas dúvidas sobre a prova de reclassificação e ficaria muito grata caso pudesse me ajudar: a prova de reclassificação só pode ser feita uma única vez? Posso pedir uma prova de reclassificação para pular dois anos? Existe idade minima para faze-lá?

    ResponderExcluir
  143. Olá, João olha eu tenho 16 anos agora e vou fazer 17 quando for dia 5 de maio de 2015.. repeti o 1° ano do ensino médio duas vez por não frequentar a escola, em 2015 vou pedir a prova de reclassificação, gostaria de saber se tem como eu solicitar uma prova para o 3° ano?

    ResponderExcluir
  144. Nas etec alem das regras gerais de educação vale o regimento de cada instituição, que contemplara inclusive critérios de falta e compensação de ausência e provas substitutas, nesse caso precisa pedir para ler esse documento que e publico e todo aluno pode ter acesso.

    A prova de reclassificação e feita apenas uma vez durante o ano letivo. Vc precisa alem de passar na prova ter a idade minima para aquele ano. Exemplo com 16 anos tem que estar no 2 ano do ensino médio.

    Olá Gleison, vc pode pedir para o 2 ano , pois para o 3 tem que ter 17 anos completos.

    ResponderExcluir
  145. Oi meu nome é Kézia, tenho 14 anos e dia 12/12 faço 15 anos. Queria saber se posso fazer a reclassificação já que repeti de serie, pois é ano passado repeti por faltas e notas. Mais esse ano pelo objeito vou repetir por nota, mais esse ano foi porque fiquei muito doente e tomando remedios fortes que me deixaram de cama por uma semana ou duas. Porem a demora dos PS sempre esquecia de pegar atestado, ai fui justificar na diretoria da minha escola com a minha mãe, e disseram que era frescura minha e tal. Mais minha conversou e não foi tratada bem, queria saber se com receita posso justificar e se tem como fazer a prova pra passar para o ensino médio .

    ResponderExcluir
  146. Olá, meu nome é Thamires, tenho 16, faço 17 no dia 4/12. Era pra eu estar no 3º ano, porém repeti o primeiro e quando passei pro segundo ano (neste ano), cai em depressão e vou repetir por falta pela segunda vez.
    Eu queria saber se ao invés de uma prova de reclassificação, eu possa fazer algo pra concluir o ensino médio de vez.

    ResponderExcluir
  147. A instrutora pedagógica continua falando que vai precisar da aprovação dos professores para realizar a prova. O que devo fazer?!

    ResponderExcluir
  148. Kézia, vc pode justificar as ausências por escrito e pedir exercícios para compensar ausência. Faça isso por escrito. Para vc pedir a prova de reclassificação para o ensino médio, precisa ter 15 anos, no início do ano letivo.

    Thamires vc so pode fazer prova de certificação para concluir o médio com 18 anos. O que vc pode fazer e pedir a reclassificação para o 3 ano do médio no próximo ano.

    Prova de reclassificação é um direito do aluno, não precisa de autorização de professores, eles apenas devem elaborar a prova.

    ResponderExcluir
  149. Olá, eu queria saber se caso eu repita o 1 ano e faça a prova de reclassificação e eu sou aprovado, no 2 ano eu irei estudar somente as coisas do 2 ano ou como muitos dizem terei que estudar as coisas do 2 ano + as matérias que eu peguei da recuperação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que ótimo, não coloquei o meu e-mail... aqui vai...

      Excluir
  150. Meu filho irá completar 8 anos no dia 19/04/2015 e cursará o 2º ano.Procurei o diretor da escola para pedir que fizessem a avaliação de reclassificação dele para cursar o 3º ano em 2015 e me negaram alegando que ele não tem condições de ir para o 3º ano porque ele não teria como realizar uma prova com conteudo que ele ainda não aprendeu e que isso poderia prejudica-lo caso fosse para o 3º ano sem saber algumas coisas importantes no 2º ano.Enfim,que não seria possivel realizar a reclassificação em nenhuma fase.Gostaria de saber se o conteudo dessa avaliação é feita pela escola?Qual seria o real motivo para negarem,será só preocupação com a criança?Não sei o que fazer!

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  151. pode fazer a prova de reclassificação na 8 série (para ir pro 1 ano)? e oq é preciso para pedir a prova?

    ResponderExcluir
  152. ano passado reprovei a 8 série por nota e esse ano reprovei por falta devido o falecimento do meu avô e descoberta do cancer do meu pai,eu fiquei abalada e fiz tratamento psiquiatrico,mesmo levando atestados e fazendo trabalhos em casa a escola me reprovou então queria saber se posso fazer a prova dadas as circunstancias,tenho 15 anos.Caso a escola diga que não tem como,que recursos posso usar para pular a 8 série e continuar no ensino médio,pois eu sei todo conteudo dessa série e nao queria empacar denovo.Grata

    ResponderExcluir
  153. ano passado reprovei a 8 série por nota e esse ano reprovei por falta devido o falecimento do meu avô e descoberta do cancer do meu pai,eu fiquei abalada e fiz tratamento psiquiatrico,mesmo levando atestados e fazendo trabalhos em casa a escola me reprovou então queria saber se posso fazer a prova dadas as circunstancias,tenho 15 anos.Caso a escola diga que não tem como,que recursos posso usar para pular a 8 série e continuar no ensino médio,pois eu sei todo conteudo dessa série e nao queria empacar denovo.Grata

    ResponderExcluir
  154. Olá,meu nome é Felipe tenho 16 anos e reprovei o segundo ano do ensino médio em uma escola particular, gostaria de saber se toda escola estadual do estado do rio de janeiro é obrigada a dar reclassificação pq eu fui em uma escola aqui perto e ela disse que não tinha, oque eu faço? gostaria de cursar o terceiro ano em 2015

    ResponderExcluir
  155. Bom dia,
    Conclui o ensino fundamental em 2013, porém em 2014 fiquei sem estudar. Agora em 2015 completo 17 anos em julho. Posso pedir a prova de reclassificação para o 3° ano do ensino médio ou somente para o 2° ano?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  156. Bom dia,
    Posso pedir reclassificação para o 3° ano em julho?
    Completo 17 em julho

    ResponderExcluir
  157. Ola , tenho 16 anos e repeti o segundo ano do em eu posso pedir a prova ?

    ResponderExcluir
  158. Boa tarde,

    Tenho 17 anos e completo 18 anos em 2015.
    Gostaria de saber se há possibilidade de prova de reclassificação em minha situação.
    Estou no 3° ano do ensino médio e repeti em apenas uma matéria, Inglês, gostaria de saber se há possibilidade de fazer a prova de reclassificação para pegar o certificado de conclusão de ensino médio ou se existe outra forma de conseguir esse certificado sem precisar cursar o ano letivo inteiro novamente.


    Att,

    ResponderExcluir
  159. Vou responder, como exceção de uma pergunta, todas tem respostas. Vcs adolescentes que estão tão preocupados com a reclassificação, pq ficaram retidos, poderiam fazer um exercício de lerem todas as respostas que eu já ofertei, pq responde a quase tudo o que vcs perguntam. Mas na sociedade de hoje, as pessoas, principalmente os alunos, querem tudo mastigado. Eu vou responder, mas que isso sirva de reflexão, talvez até para justificar pq muito ficaram retidos na escola.

    Na hipótese de repetir o primeiro ano, ao fazer a reclassificação para o segundo ano, vc cursa o 2 ano e nenhuma recuperação.

    Dona Daniela, entendo sua preocupação, mas de fato para a escola nesse momento e complicado fazer essa avaliação, mas nada impede de a senhora pedir isso no próximo ano. Lembrando que e um direito da criança a reclassificação, a escola cabe aplicar a prova, mas não pode negar o pedido.

    Thamires, temos um grande problema, como vc esta no final de segmento, vc até pode pedir a reclassificação para o ensino médio, mas não vai concluir o fundamental, o que sugiro a vc, fazer a 8 série 9 ano e depois no ensino médio pedir a reclassificação.

    Felipe, sim toda escola tem que oferecer o mecanismo de reclassificação, so que vc precisa ter 17 anos completo no início do ano.

    No caso de quem parou de estudar, vc não vai pedir a prova de reclassificação e sim de classificação para o 3 ano do ensino médio.

    Reclassificação só pode ser pedida no primeiro bimestre.

    So pode pedir reclassificação pra o 3 ano, com 17 anos completos.

    Se vc só ficou em Inglês, vc só deve cursar Inglês, outra opção e fazer a prova do Enem como prova de certificação, sendo aprovado, vc pega certificado do ensino médio.

    ResponderExcluir
  160. Oii meu nome é stefhany, e repiti o 1ano do ensino médio,gostaria de saber se eu posso fazer a prova de reclassificação, tenho 16 anos e a diretora disse que teria que ser de maior pois estou na idade certa, ja repiti a 8 série gostaria de não ficar tão atrazada.Poderia me explicar como funciona corretamente desde já muito obrigada

    ResponderExcluir
  161. Ooii eue tenho 13 anos , vo faze 14 esse ano de 2015 .. agora tipo repiti a setima serie era pra mim cai na 8 serie ! repiti por falta eu posso aze a prova de reclassificaçao para consigui ir pra oitva serie ?

    ResponderExcluir
  162. Ola tenho 17 anos e estou no 2 ensino médio, ano passado estava no 1 ano perdi um ano na escola por motivos familiares, fiz o pedido da prova de reclassificação e a escola negou a prova para mim dizendo que eu não havia tirado uma boa nota na prova São Paulo, a escola pode se negar a me conceder a reclassificação? Eles também não avisaram a data da prova dizendo "no dia da prova iremos passar na sala e chamar os alunos para a prova" ou seja os alunos que prestariam a prova de reclassificação não tiveram o direito de saber a data, isso e justos? A escola pode fazer isso? Esse ano quero prestar a reclassificação para o 3 ano eu posso ?

    ResponderExcluir
  163. Stefhani com 16 anos vc pode fazer sim a prova de reclassificação para o 2 ano do ensino médio, faça o pedido por escrito e protocole na escola.

    Todo aluno da rede estadual sendo reprovado por falta, tem direito a reclassificação.

    Com 17 anos completos, vc pode pedir a reclassificação para o 3 ano do ensino médio, a escola é obrigada a avisar a data e dar ciência ao aluno ou responsável,

    ResponderExcluir
  164. Olá senhor joão, tenho 14 anos, acabei repetindo duas vezes, ano passado e em 2012, eu queria fazer a prova de reclassificação apenas para mim pular um ano, gostaria de esta no 9 ano, era pra mim ta no primeiro ano , mas não quero fazer a prova para o primeiro ano, quero pular apenas 1 :(, tem como? Mas o professor falou no ano passado, quando recebi a noticia que repeti, que eu não poderia fazer a prova de reclassificação porque eu repeti por falta, não por nota! Vlw, tamo junto joão, boa noite.

    ResponderExcluir
  165. Iuri, vc pode fazer sim a prova para o 9 ano. Peça para sua mãe fazer o pedido, de uma olhada aqui nos comentários tem modelo. Protocole e fique com uma cópia, a escola tem 15 dias para aplicar a prova depois do pedido, Lembro que esse pedido não pode passar do término do 1 bimestre letivo. Peça para sua mãe escrever no fim do pedido que se caso houver o indeferimento para justificar com o devido amparo legal. Reforço apenas que todo aluno que fica retido por falta em escola estadual tem o direito de fazer a prova de reclassificação. Boa prova

    ResponderExcluir
  166. Olá,em caso de transferência, posso fazer o pedido de reclassificação no 2 ou 3 bimestre ?

    ResponderExcluir
  167. joao repeti a 7 por falta tenho que estudar todas as materias

    ResponderExcluir
  168. Oi professor joão, eu aqui de novo rs, Bom o professor falou que a prova de reclassificação vai cair dia 30 do mês que vem, eu sei que não é permitido o senhor passar a respostas, óbvio que não é! O de matemática falou que vai cair notação cientifica e algumas coisas do 9 ano, notação cientifica to estudando pra caramba, mas não sei oque estudar para o resto, pode me dar algumas dicas do que devo estudar? To muito preocupado, quero voltar a estudar de manhã, estudar de tarde atrapalha muito, porque eu quero fazer um curso, e na série atual não tem de manhã! Valeu professor!

    ResponderExcluir
  169. Em caso de transferência deve ser pedido a classificação que pode ser feita em qualquer época do ano letivo.

    Quem faz reclassificação por faltas tem que estudar para a prova de língua portuguesa e matemática e produção de texto. A escola pode avaliar outras disciplinas, dependendo do que consta no regimento interno.

    Iuri, que bom que conseguiu. Quanto aos conteúdos infelizmente não posso ajudar. Pois quem determina isso é a escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me ajuda por favor te imploro estou desesperada
      entre em contato comigo pelo email raissard@hotmail.com ou pelo facebook raissa dino

      te imploooro!!

      Excluir
  170. Olá . boa noite , vou fazer uma prova de reclassificação , estou na 7 serie , e quero saber se aprova é de assinala ou não . e que devo estudar direitinho . me ajudem obrigado .

    ResponderExcluir
  171. Quem estabelece se a prova e objetiva ou dissertativa e a unidade escolar, bem como o conteúdo que será cobrado da mesma, boa prova.

    ResponderExcluir
  172. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  173. A ultima pergunta, eu prometo! Bom, fiz a prova ontem, e até que não tava muito difícil como eu pensei, quantas perguntas maios ou menos tenho que acertar na prova? Vai demora sera pra mim ir para outra série caso eu passar na prova?

    ResponderExcluir
  174. Iuri pode perguntar sempre que precisar. Bem a escola tem até o ultimo dia letivo do primeiro bimestre para te dar a resposta, haja vista que vc precisa começar no 2 bimestre na série caso tenha sido aprovado na prova. Quanto a quantidade, vc tem que tirar 5 se for escola estadual de São Paulo, caso seja outro sistema depende do que consta no regimento interno da escola. Boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me ajuda por favor te imploro estou desesperada
      entre em contato comigo pelo email raissard@hotmail.com ou pelo facebook raissa dino

      te imploooro!!

      Excluir
  175. Olá,eu tenho 15 anos e repeti o 9°ano por falta em uma escola municipal(a escola vai só até o 9° ano)Eu posso solicitar a prova de reclassificação no meio do ano? Ou eu tenho que mudar para uma escola que tenha o 9° ano e o 1° ano.
    Ou posso mudar de escola e sosolicitar a reclassificação no meio do ano a escola é obrigada a me dar a prova?

    ResponderExcluir
  176. ola me chamo matheus estou na 8° serie faço 14 anos esse ano em 2015 em 2016 vou ter q fazer o 9° ano queria saber se quando eu entrar no 9° ano posso solicitar a prova para o 1° ano do ensino médio?

    ResponderExcluir
  177. me chamo matheus estou na 8° série faço 14 anos esse ano (2015) ano que vem vou ter q fazer 9° ano queria saber se posso fazer uma prova quando eu estiver no 9° ano para ir para o 1° do e.m

    ResponderExcluir
  178. Me chamo Jessica,
    Queria saber to no 2ano tenho 17 anos posso pedir a prova de reclassificao , mas eu to na primeira semana Do 2 bimestre tem alguma coisa ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jessica
      somos duas
      se encontrar respostas me avisa pf
      meu email é raissard@hotmail.com
      e o meu face é raissa dino
      estou desesperada e passando pela mesma situacao

      Excluir
  179. Me chamo Jessica,
    Queria saber to no 2ano tenho 17 anos posso pedir a prova de reclassificao , mas eu to na primeira semana Do 2 bimestre tem alguma coisa ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. jessica
      somos duas
      se encontrar respostas me avisa pf
      meu email é raissard@hotmail.com
      e o meu face é raissa dino
      estou desesperada e passando pela mesma situacao

      Excluir
  180. me ajuda por favor te imploro estou desesperada
    entre em contato comigo pelo email raissard@hotmail.com ou pelo facebook raissa dino

    te imploooro!!

    ResponderExcluir
  181. Vamos as respostas:
    A prova de reclassificação só pode ser aplicada até o ultimo dia letivo do primeiro bimestre. Sendo assim, se já entrou no segundo bimestre não pode ser ofertada essa possibilidade. Contudo quando se pede transferência de escola a classificação pode ser feita a qualquer momento.
    No caso de classificar do 9 ano para o 1 ano do ensino médio, quem faz essa classificação é a escola que recebe alunos do médio. A escola do ensino fundamental não vai te reclassificar haja vista que não oferece o segmento desejado. Mas basta pedir transferência e solicitar a reclassificação.

    Matheus, se vc tiver completado 15 anos no início do ano em 2016 vc pode solicitar a reclassificação para o primeiro ano do ensino médio.

    Raissa, caso não tenha respondido sua duvida, por favor escreva o que precisa.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  182. Professor, fui na regional aqui da minha cidade e a mulher disse que não conhece essa lei, falta uma semana pra acabar o primeiro bimestre o que posso fazer?! Como funciona a classificação? Tenho 18 anos e não quera terminar no supletivo.

    ResponderExcluir
  183. E uma pena alguém que trabalha com educação desconhecer a lei, mas e nossa realidade. Uma pena. Enfim, vc já não pode solicitar mais a reclassificação, pois o prazo venceu, mas se vc pedir transferência de escola, vc pode pedir a classificação para o 3 ano do ensino médio.

    ResponderExcluir