terça-feira, 23 de julho de 2019

Alunos de escolas públicas vão receber vacina contra Sarampo

Fonte: Folha de São Paulo

Para tentar frear o surto de sarampo, o prefeito Bruno Covas (PSDB), em parceria com a gestão de João Doria (PSDB), anunciou nesta segunda-feira (22) que fará vacinação nas escolas públicas, além de intensificar o envio de equipes para empresas privadas, faculdades e condomínios. A estrutura da Polícia Militar também pode ser usada.
 
"A vacinação só nas unidades básicas de saúde não foi suficiente. Agora estamos vacinando também no metrô, em terminais de ônibus, terminais de trem, shoppings", afirmou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido. "É importante que fique claro à população: sarampo não é uma gripe. Sarampo mata." Segundo Aparecido, empresas com funcionários infectados que se negarem a receber os profissionais de saúde podem ser fechadas por até 21 dias - período de ciclo do vírus. "É uma questão de saúde pública", disse o secretário.
 
Já nas escolas, alunos e professores devem começar a receber as doses em agosto, na volta às aulas, de acordo com o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares. Para Covas, a explosão de casos é decorrente da desinformação. No primeiro momento da campanha, a orientação era que quem já tivesse tomado as duas doses da vacina não precisaria se vacinar de novo. Mas com o aumento do número de infectados houve mudanças e, agora, a orientação é para a vacinação indiscriminada de 15 a 29 anos. Isso porque a faixa etária é a mais suscetível a não ter tomado a segunda dose. O prazo foi estendido até 16 de agosto. Após mais de um mês de campanha e um Dia D de vacinação no sábado (20), São Paulo imunizou 223 mil pessoas contra o sarampo - apenas 5% do público-alvo.