sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Alunos de escolas públicas terão atendimento dentário a partir de abril

Se de fato a saúde pública funcionasse em nosso país, isso seria desnecessário. Porém mais uma vez a responsabilidade social e de saúde fica por conta da educação. Será que de fato, as pessoas acreditam que a educação resolvera todas as desgraças, mazelas sociais e problemas de nosso país. Penso que teremos uma melhora quando a educação for pensada em ação transformadora e não apenas como algo paleativo. Mais uma vez cuidamos dos doentes e não pensamos em prevenir. Para isso precisariamos de fato de uma escola, de educação e de governos comprometidos em investir e não em roubar.
Fonte: 10.02.2012 - 08h07 Carolina Pimentel Da Agência Brasil, em Brasília
A partir de abril, consultórios itinerantes dentários e oftalmológicos vão atender alunos de escolas públicas em 20 Estados. A iniciativa é uma parceria dos ministérios da Educação e da Saúde.
Os consultórios são montados em caminhões, que atenderão em frente às escolas que fazem parte do Programa Saúde na Escola. De acordo com o Ministério da Saúde, são 37 veículos, com até dois consultórios oftalmológicos, e 34 caminhões, onde será feito o atendimento.
As crianças passarão por exames de retina, de fundo do olho e receberão óculos quando detectados problemas. Os consultórios dentários são equipados para limpeza, extração e aplicação de flúor.
Na primeira fase, o atendimento oftalmológico será feito na cidades com hospitais universitários, onde há estudantes de medicina e residentes. Depois, os consultórios serão levados ao interior do país.
De 2011 até o início deste ano, 2.500 municípios aderiram ao Programa Saúde na Escola, segundo o ministério.