terça-feira, 25 de novembro de 2014

Segurança ligada à qualidade da educação

Segurança e valorização dos professores e funcionários são os fatores mais importantes para que as escolas sejam de qualidade, segundo um levantamento realizado pelo Instituto Data Popular que revela a opinião da população sobre a educação e os profissionais da área. O estudo foi divulgado durante a 2ª Conae (Conferência Nacional de Educação), na última sexta-feira (21/11), em Brasília.

A falta de perspectiva na carreira é outro ponto a ser analisado, já que a população considera a profissão de professor o ofício mais importante para que o país tenha um bom futuro. Porém apenas 15% gostariam de virar educador. A pesquisa também levou em consideração os aspectos relacionados à valorização, formação e remuneração dos professores e dos profissionais da educação. O estudo mostra que 99% dos brasileiros acreditam que a educação é muito importante para o futuro do país.

Os entrevistados também entram em consenso quando o assunto é valorização dos docentes. Para 98% a profissão deveria ser mais reconhecida. E oferecer uma educação de qualidade está ligada diretamente à valorização do professor. Por isso, os entrevistados acreditam que a saída para uma educação de qualidade é ter professor qualificado, bem preparado e com melhor salário. para 76%, os professores são menos valorizados do que deveriam pelo povo, enquanto 85% acham que os professores são menos valorizados do que deveriam pelo governo. A pesquisa foi realizada em setembro deste ano, com 3 mil pessoas com mais de 16 anos, em 100 municípios, nas cinco regiões do país.