Blog voltado para discussão sobre as ações e construções dos processos de ensino e de aprendizado, políticas públicas de educação e concursos públicos, além de ser um espaço colaborativo tentando estabelecer uma aprendizagem coletiva com trocas de experiências dentro deste imenso e maravilhoso universo chamado EDUCAÇÃO.
sábado, 10 de setembro de 2011
MEC muda formato de divulgação das notas do Enem por escola para evitar distorções
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
SME convoca professores de educação infantil e de ensino fundamental II e médio
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
Autorizada a contratação temporária de professores de ensino fundamental II
Juiz e Promotoria cobram solução para evasão escolar
terça-feira, 6 de setembro de 2011
Aumento dos professores deve sair após outubro
Para presidente do Inep, exame docente não pode ser usado como "Enem do professor"
O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, que ainda está em fase de elaboração pelo Inep, tem como objetivo ser aplicado para novos professores que pretendem trabalhar na rede pública e, não para avaliar os antigos.
Secretários acham insuficiente proposta do MEC para um exame nacional para professores
segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Projeto de Lei n.º 267/11
Testes não medem eficiência da escola, diz especialista
Em um estudo muito interessante feito nos Estados Unidos, pesquisadores visitaram várias famílias e gravaram o que acontecia em casa por uma hora.
sábado, 3 de setembro de 2011
MP da Paraíba encontrou irregularidades em mais de mil escolas no Estado no último ano
Mais de mil escolas publicas da Paraíba apresentaram algum tipo de irregularidade em inspeções realizadas pelo MP (Ministério Público). Salas de aula com estruturas precárias, armazenamento inadequado de merenda e até rãs dentro do filtro de água são alguns dos tipos de problemas encontrados.
Justiça vira opção para mães conseguirem vaga em creche
sexta-feira, 2 de setembro de 2011
Professores da rede estadual de SP decidem não fazer greve
SINPEEM LUTA PARA MANTER E AMPLIAR DIREITOS DA CATEGORIA
A Udemo esclarece.
Inep cria categoria especial para municípios com poucos alunos serem avaliados pelo Ideb
Após pedidos de municípios de várias partes do país, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) - autarquia federal vinculada ao MEC (Ministério da Educação) – resolveu, a partir deste ano, criar uma categoria especial para que mais localidades possam ser avaliadas por meio do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Com a novidade, mais 328 redes municipais passarão a ser avaliadas.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
A GUERRA MILIONÁRIA DO LIVRO DIDÁTICO
Res. SE 61/2011 - Cria grupo de trabalho para elaborar calendário anual de atividades da SEE
Alckmin propõe elevar a contribuição de servidor
Dia de luta pela Educação Inclusiva no Estado de São Paulo
quarta-feira, 31 de agosto de 2011
Res. SE 60/2011 - Institui Comissão Paritária
Res. SE 59/2011 - Institui comitê executivo
ESTADO MARCA PERÍCIA PARA NOVOS PROFESSORES A PARTIR DE HOJE
VITÓRIA DO CPP: PROFESSORA OBESA GARANTE NA JUSTIÇA O DIREITO DE DAR AULAS
CPP INGRESSARÁ COM AÇÃO JUDICIAL PARA RESTITUIR VALORES
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Professor ameaça mandar prender aluna do Mackenzie em SP
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
Em leitura, 43,9% dos alunos do 3º ano do ensino fundamental não são capazes de encontrar informações num texto escrito
Mais de metade dos alunos do 3º ano do fundamental não conseguem calcular o troco numa compra
No 3º ano do ensino fundamental, ou antiga 2ª série, os estudantes deveriam saber fazer contas de mais e de menos para, por exemplo, calcular o troco numa compra. No entanto, 57,2% dos alunos brasileiros dessa etapa não conseguem resolver problemas de soma ou subtração. Esse é o resultado apresentado pela Prova ABC (Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização), uma avaliação promovida por uma parceria entre o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a Fundação Cesgranrio, o Instituto Paulo Montenegro/Ibope e o movimento Todos Pela Educação. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (25). A avaliação também mediu a proficiência em leitura: 43,9% dos estudantes não alcançou o esperado.
Pública versus particular
Na escola pública, o percentual de alunos que não atingem o nível esperado para o 3º -- as operações básicas de somar e subtrair -- chega a 67,4%. Ou seja, num grupo de cem alunos, 67 não alcançaram o conhecimento mínimo esperado. A situação é mais crítica nas regiões Norte (78,1%) e Nordeste (74,8%).
Mesmo entre os estudantes que pagam pelo ensino, um a cada quatro alunos não aprendem o básico. Na rede privada, 25,7% está com média abaixo de 175 na disciplina de exatas. O comportamento por região é semelhante ao apresentado na escola pública, deixando Norte e Nordeste com os piores resultados.
Escala Saeb
A média nacional de conhecimento em matemática ficou em 171,1 pontos. A Prova ABC considera que o conhecimento "esperado" no 3º ano é 175. A escala utilizada é a mesma do Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e vai de 100 a 375.
O cenário em relação ao desempenho das regiões deixa as regiões Sul (185,6), Sudeste (179,1) e Centro Oeste (176,5) acima da média, enquanto Nordeste (158,2) e Norte (152,6) ficam com índices inferiores a 171, 1.
“Estes dados apontam que os baixos desempenhos em matemática apresentados pelos alunos brasileiros ao final do ensino fundamental, e posteriormente do ensino médio, começam já a serem traçados nos primeiros anos da vida escolar. Fato que nos coloca diante da necessidade de promover políticas públicas de incentivo a aprendizagem de matemática desde a alfabetização”, afirma Ruben Klein, consultor da Cesgranrio.
A Prova ABC foi aplicada no primeiro semestre de 2011 a cerca de 6 mil alunos de escolas municipais, estaduais e particulares de todas as capitais do país.