sexta-feira, 1 de maio de 2009

Expectativas de aprendizagem

SÃO PAULO (Cidade). Secretaria de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações curriculares e proposição de expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental II – Ciências Naturais. São Paulo: SME/DOT, 2007.
1.1. Apresentação do programa
- Finalidade de organizar e aprimorar os PP das escolas
- Programa de Orientação Curricular do Ensino Fundamental
- Educação de qualidade – envolve diferentes variáveis
- Trajetória da escola pública:
- Escola tradicional
- Sócio-Construtivismo
- Definir e buscar alcançar metas:
- Expectativas de aprendizagem
1.2. Articulação de programa com projetos em desenvolvimento
- 2005: Programa Ler e Escrever:
- TOF
- PIC
- Ler e Escrever em todas ás áreas no Ciclo II
- TIC
- CEFAI: Centro de Formação e Apoio a Inclusão
- SAAI: Sala de Apoio a Inclusão
- Avaliação Institucional:
- Prova São Paulo
- Prova Cidade
1.3. Articulação do programa com o PP das escolas
- Reelaborar o PP de cada escola
- Idealizar: o que ainda não foi realizado
- Trabalho Coletivo
- Singularidade e especificidade
2.1. Fundamentos legais e articulação entre áreas do conhecimento
- Organização curricular:
- Objetivos Gerais e Específicos
- Professor organiza sua ação de intervenção
- LDB (componentes curriculares)
- Conhecimento fragmentado
- Ação articulada / interdisciplinar
2.2. Aprendizagem, ensino e avaliação
- Papel da escola
- Distante de cumprir seu papel
- Aprendizagem significativa / contextualizada / necessidade sentida
- Conteúdo da escola deve ampliar o entendimento e compreensão do mundo
- Processo de organização e desenvolvimento do currículo
- Dinâmica da aprendizagem:
- Linear
- Cíclica
- Multifacetada
- Ambiente escolar favorável à aprendizagem
- Referências sociais, pessoais e afetivas
- Garantir: construir, modificar, interagir, pensar, refletir, superar ...
- Linguagem e comunicação
- Avaliação formativa
2.3. Critérios para seleção de expectativas de aprendizagem
- Relevância social e cultural
- Relevância para a formação intelectual do aluno e pontecialidade para a construção de habilidades comuns
- Potencialidade de estabelecimento de conexões interdisciplinares e contextualizações
- Acessibilidade e adequação aos interesses de faixa etária
2.4. Aspectos a serem considerados para a organização de expectativas de aprendizagem nas U.E.s
* Tempo cronológico e Pedagógico
- Abordagem nas dimensões interdisciplinar e disciplinar
- Leitura e escrita como responsabilidade de todas as áreas de conhecimento
- Perspectiva de uso das tecnologias disponíveis
3.1. Finalidades da matéria de Ciências Naturais no ensino fundamental
- Conhecimentos científicos e tecnológicos:
Compreender mundo contemporâneo
- Ampliar conhecimento do mundo junto aos outros componentes
- Ensino da Ciências
- Temática do mundo natural e tecnológico
- Interesse pessoal e alcance social
- Vivência dos processos de investigação
- Estimula a curiosidade, inquietação, solução de problemas
- Estudos e estrutura idéias científicas (relações significativas)
- Aquisição de conceitos científicos: não pode ser a única finalidade
- Desenvolver competência para aprendizagem permanente
3.2. Problemas a serem superados
- Passividade intelectual
- Falta de aprendizagem significativa
- Desvinculados da realidade
3.2.1. Com relação à organização dos conteúdos conceituais
- Conteúdo fragmentado
- PCN, expectativas estabelecem conteúdos compartilhados
3.2.2. Com relação às questões de natureza didática e metodológica
- Sequência Didática
- Sentido nos conteúdos / contextualizando
- Livro didático – tradicional
- Utilização de outros meios
3.3. Objetivos gerais de Ciências Naturais para o ensino fundamental
• Compreender a Ciência como um processo de produção de conhecimento e uma atividade essencialmente humana;
• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;
• Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo benefícios e riscos à vida e ao ambiente;
• Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;
• Reconhecer e utilizar diferentes linguagens - verbal, escrita, corporal, artística - para descrever, representar, expressar e interpretar fenômenos e processos naturais ou tecnológicos;
• Combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para a coleta, a organização, a comunicação e a discussão de fatos e informações;
• Saber utilizar conceitos científicos básicos, associados à energia, à matéria, à transformação, ao espaço, ao tempo, ao sistema, ao equilíbrio e à vida;
• Formular questões diagnosticar e propor soluções para problemas reais, a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes de sentido cultural e social, desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
3.4. Pressupostos norteadores da construção curricular de Ciências Naturais
- Escolha de temas relevantes e significativos
- Voltado para a formação da Cidadania
- O foco deixa de ser “o que ensinar” para focalizar “para que ensinar”
- Questões:
- Quais temas, abordagens e conexões são fundamentais para a apropriação de conhecimentos, procedimentos, atitudes e valores que promovam a inserção dos jovens na sociedade e na cultura?
- Que favoreçam sua formação intelectual?
- Que permitam estabelecer relações com outros conhecimentos?
- Que levem em consideração suas vivências, interesses e potencialidades?
- Foco eixos temáticos – integrados
- Relacionar com os aspectos tecnológicos
3.5. Critérios de seleção das expectativas de aprendizagem e de sua organização
3.5.1. Critérios gerais de seleção de expectativas
3.5.2. Critérios de organização das expectativas de aprendizagem
* Eixos temáticos:
- Ponto de partida e de chegada do processo de ensino
1. Vida e Ambiente
2. Corpo Humano e Saúde
3. Matéria e Energia
4. Terra e Universo
* As dimensões do conhecimento:
1. Linguagem, representação e comunicação
2. Fenômenos, conceitos e processos naturais e tecnológicos
3. Contextualização histórico – cultural
4. Ética e responsabilidade social
Orientações metodológicas e didáticas para a implementação das expectativas de aprendizagem de Ciências
5.1. Diagnósticos e ajustes
- Diagnóstico individual
- Retomada constante de conceitos e procedimentos
5.2. Organização dos conteúdos
- Relação Eixos temáticos com dimensões do conhecimento
- Bimestre, ano e ciclo II
5.3. Questões de natureza didática e metodológica de Ciências Naturais
- Variabilidade didática
5.3.1. Valorização do conhecimentos prévios e concepção de mundo dos alunos
- Escola um dos espaços de aprendizagem
- Incorporar no processo de ensino e aprendizagem
- Sistematização do conhecimento prévio
5.3.2. A contextualização, o cotidiano e o interesse dos alunos
- Propor desafios e questões reais
- Transformar e superar os conhecimentos do senso comum
- Interesse do aluno: considerado, enriquecido, transformado e ampliado
5.3.3. Os procedimentos de investigação
- Postura investigativa = mera execução de experimentos
- Motivação: desafio real. Os alunos participam da elaboração dos meios para resolvê-los
- Textos científicos e jornalísticos
- Teoria e prática / texto e experimento: Complementam
5.3.4. As formas de trabalhar a linguagem
- Linguagem escrita
- Linguagem verbal
- Competência leitora e escritora; Caderno DOT
5.3.5. O trabalho em grupo e o trabalho individual
- Trabalho em grupo: sócio-interação
- Situações de estudo e pesquisa: individual
5.3.6. Os estudos do meio e saídas a campo
- Observação no próprio meio em que ocorrem
- Planejar e articular com outras áreas
- Interação do conhecimento científico ou tecnológico com o trabalho produtivo e a sociedade em geral
5.3.7. A revolução de problemas
- Exercícios x situação-problema
5.3.8. Avaliação
- Avaliação formativa
- Critérios diferenciados
- Evitar critérios de memorização
- Evolução ao longo do processo
- Auto-avaliação
5.4. Propostas de estratégias
Momento 1 – Sensibilização, levantamento inicial
- Conhecimento prévio
- Vivência e conhecimentos pessoais
Momento 2 – Problematização
- Essencialmente questionar
- Ação coletiva
- Primeiras respostas
Momento 3 – Organização do conhecimento e desenvolvimento
- Atividade sequencial
- Diferentes: textos, experimentar, jogos, resolução de problemas
- Diversificação de estratégias
Momento 4 – Síntese e fiscalização
- Síntese do que foi trabalhado
- Retomar as questões iniciais
- Solucionar duvidas
- Redação, poema, conto, debate, teatro
- Organizar exposição