sexta-feira, 1 de maio de 2009

CARVALHO, I. C. de M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo, Cortez, 2004.

Capítulo III
Um sujeito ecológico em formação
Esse modo ideal de ser e viver orientados pelos princípios do ideário ecológico é o que chamamos de sujeito ecológico. O sujeito ecológico é um ideal de ser que condensa a utopia de uma existência ecológica plena, o que também implica uma sociedade plenamente ecológica. Vários estudos têm sido feitos para traçar um perfil da ação ecologista e do movimento ecológico. Para tanto, buscam identificar quem são, quantos são, onde estão e como se organizam os sujeitos da ação ambiental. Há estudos que se detêm mais no perfil dos movimentos e organizações ecológicas e outros que, com base em entrevistas e grupos focais, tencionam traçar um perfil biográfico dos ecologistas. Tudo isso nos ajuda a entender como se forma o sujeito ecológico e como são as pessoas reais que aderem a seu ideário, seja como ecologistas “de carteirinhas”, em uma adesão que se pretende o mais plena e radical possível a esses valores, seja como “simpatizantes”, isto é, identificando-se em alguma medida com a causa e tentando incorporar parcialmente alguns valores ecológicos em suas opções e projetos de vida. O sujeito ecológico, nesse sentido, é um sujeito ideal que sustenta a utopia dos que crêem nos valores ecológicos, tendo, por isso, valor fundamental para animar a luta por um projeto de sociedade bem como a difusão desse projeto. O sujeito ecológico agrega uma série de traços, valores e crenças e poderia ser descrito em facetas variadas. Assim, a existência de um sujeito ecológico põe em evidência não apenas um modo individual de ser, mas, sobretudo, a possibilidade de um mundo transformado, compatível com esse ideal. Fomenta esperanças de viver melhor, de felicidade, de justiça e bem-estar. Contribuir para a constituição de uma atitude ecológica caracteriza a principal aspiração da EA. Dessa maneira, a EA está efetivamente oferecendo um ambiente de aprendizagem social e individual no sentido mais profundo da experiência de aprender.