SÃO PAULO (Cidade). Secretaria de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Caderno de orientação didática: referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental da área de Ciências Naturais. São Paulo: SME/DOT, 2007.
Por que um caderno de orientações didáticas para cada área de conhecimento?
- Desenvolvimento da competência leitora e escrito responsabilidade de todos
- Gêneros não são conteúdos e sim ferramentas
- Difere-se em função dos conteúdos e objetivos específicos
- Critério: Gênero que aparece com mais frequência
Aspectos a observar no planejamento do ensino da leitura articulado aos conteúdos das áreas de conhecimento
- Objetivos da área
- Resultados obtidos nas avaliações institucionais
- Em função dos dados, aprofunda-se nos gêneros
- Diferentes procedimentos de leitura
- Análise do livro didático
- Ampliar repertório, favorecer leitura autônoma
- Aprendizagem se torne mais significativa
Como organizar uma rotina de leitura com os alunos do ciclo II
- Organização do tempo
- Articular ensino da leitura e da escrita com a área do conhecimento
- Modalidades de leitura:
- Informativo - científico
- Artigo de jornal
- Poema ou conto
- Objetivo: permitir a convivência freqüente e intensa com o gênero textual
- Atividade permanente
- Leitura for detalhada: sequência didática ou projeto
- Registro das rotinas
Como trabalhar com alunos que não sabem ler e escrever ou que têm pouco domínio da leitura e da escrita
- Média de alunos ainda não alfabetizados: 1,7%
- SAPs, projetos de recuperação
- Alunos conhecem o sistema alfabético, mas apresentam dificuldades
- Para que isso ocorra, é preciso:
• Favorecer o acesso ao assunto ou tema tratado nos textos, permitindo que os alunos arrisquem e façam antecipações bastante aproximadas sobre as informações que trazem.
• Centrar a leitura na construção de significado, e não na pura decodificação.
• Envolver os alunos em atividades em que a leitura seja significativa, despertando-lhes o desejo de aprender a ler.
• Organizar trabalhos em grupo para que os alunos participem dos momentos de leitura com colegas mais experientes.
• Envolver os alunos em debates orais para que expressem sua opinião sobre os temas tratados.
- Garantir sucesso da aprendizagem
Ler, falar e escrever em Ciências Naturais
- Desejo que os alunos aprendam
- Pontos Centrais:
- Importância dos conhecimentos científicos para as sociedades contemporâneas
- Falta de conhecimento compromete a cidadania, favorece a exclusão social
- Contribuição de formar para e na cidadania
- investigação, questionamentos, percepção, discordância
- Participação responsável: autonomia do pensamento e avaliação crítica
- Conhecimento científico e as tecnologias: Cuidado Verdades Absolutas
- Processo ensino-aprendizagem: Ocorre pela interação professor, estudante e conhecimento
- Professor mediador das múltiplas linguagens
- Mais do que ensinar, precisa garantir que eles aprendam
Leitura e aprendizagem de Ciências na escola
- Relação da leitura e compreensão dos textos com a aprendizagem de Ciências
- Avaliações institucionais revelam a dificuldade com o ensino de Ciências
- Dificuldade com a leitura compromete a aprendizagem
- Processo de leitura é contínuo, não pode ser apenas nas séries iniciais
- Questão é complexa e difícil de ser simplificada
- O professor de Ciências embora depende da leitura como atividade básica, não considera como necessidade ensinar
- Procedimentos de Ciências oferecem condições privilegiadas para a leitura:
- Modos de buscar, organizar e comunicar
- Ultrapassar o modelo tradicional de aula expositiva
- Formação do aluno leitor: cabe ao professor
- Conteúdo procedimental
- Planejar para desenvolver os conteúdos na diversidade de gêneros
O texto expositivo
- Objetivo: informar o leitor sobre determinado assunto ou tema
• descrição ou lista simples;
• seqüência temporal ou cronológica;
• definição e exemplo;
• processo/relação de causa e efeito;
• comparação e contraste;
• problema/solução;
• episódio;
• generalização ou princípio.
- Útil quando não se conhece muito o assunto
- Textos e esquemas
TEXTOS DA ESFERA ESCOLAR
O artigo científico e o texto didático de Ciências
- Artigo Científico:
- Texto expositivo característico da área
- Função explicativa e compreensão do conteúdo
- Leitor com conhecimento
- Lógica da Ciência é familiar
- Texto didático:
- Modifica-se para atender ao público
- Palatável, facilmente compreendido
- Como falta, o aluno nem sempre consegue construir as várias etapas.
- O aluno realiza a leitura sem perceber que existe um mundo por trás
- O professor precisa considerar as lacunas e garantir as informações
- Interpretação condicionada ao repertório
- Compreensão diferente por diferentes alunos
- Significa-se ao ler em função do que já se conhece
Formas de comunicação próprias da área
Recursos de comunicação:
- Analogias:
- Facilitar a comunicação de conceitos difíceis
- Parte básica do pensamento humano – permite a comparação
- Estratégias de cognição
- Imagens:
- Importante recurso: torna o texto inteligível
- Apenas ilustrações: imagens estáticas
- Séries Iniciais: imagens naturalistas e realistas
- Séries Finais: ilustrações abstratas e esquemática
- Dificuldade com elementos abstratos
- Demanda de mais tempo para pensar e analisar
- Comparação de imagens
- Leitura seletiva
- Facilidade da leitura de imagem, ignorando a leitura do texto
- Favorece o processo de construção de representações
- Agentes analógicos
Imagens e texto em um trabalho com um artigo de divulgação científica
- Texto e ilustração da revista Ciência Hoje na Escola
• Na composição da primeira página há a ficha técnica do animal em foco e uma ilustração artística.
• Uma fotografa do animal ocupa as duas páginas centrais.
• A quarta página apresenta um texto, escrito por especialista na área, com informações sobre a espécie e os motivos pelos quais ela está ameaçada de extinção.
• A edição n. 171, de agosto de 2006, abordou a tartaruga-verde.
- Ilustração e a foto, fornecem pistas, favorecendo a leitura compreensiva
- Observação dirigida, o professor pode fazer alguns questionamentos
* Antes da leitura
- Levantamento das expectativas despertadas pela ilustração
- Levantamento do conhecimento prévio
- Avaliar hipótese, permitir controvérsias
- Exploração dirigida: partes da ilustração – o que sugere?
- Respeitar a manifestação livre: registrar na lousa
- Diferenças entre as imagens: Ilustração e foto
* Durante a leitura
- Finalidade da leitura
- As informações confirmam ou negam as hipóteses levantadas
- O papel do autor: em alguns casos toma partido em outros não
- Leitura compartilhada: nas pausas questionar
* Depois da leitura
- Relação da imagem com o texto
- Confirmação das hipóteses
- Situações de escrita e apresentação
O trabalho com o texto nas aulas
- Aprendizagem da leitura ocorre lendo
- Ler com propósito, com orientação
- O professor deve conhecer o texto antes para planejar a aula
- Deve levar em consideração o ritmo e conhecer seus alunos para ajustes
- Priorizar algumas capacidades para o desenvolvimento da leitura
- Sugestão para ampliar a leitura: livros e sites
Atividades práticas
- Características do ensino de Ciências: atividades relevantes
- São pouco frequentes
- Situações privilegiadas para a leitura e escrita
- Atividade experimental: texto instrucional
O livro didático
- Principal fonte de textos
- Textos jornalísticos, de divulgação científica, biografias e ficção são raros
- Os livros sofrerão mudanças, apresentando hoje um maior rigor conceitual
- A leitura do livro didático necessidade de um conjunto de habilidade
- Proporcionam situações diversificadas
- Quando o uso é burocrático as possibilidades não se concretizam
- A análise do livro é um trabalho de leitura
- Deve planejar as ações presentes no livro
- Atualizar as informações
Os jornais na escola
- Diversidade de gêneros textuais
- Linguagem mais simples e atraente
- As escolas recebem jornais: necessidade de uso
- Conteúdo escolar com fatos do cotidiano
- Organização dos jornais: Caderno de Ciências
Reportagem
- O interesse do público estabelece a demanda pela reportagem
- Comparação das reportagem entre os jornais – leitura crítica
Textos literários e Ciências
- Raramente aparecem em Ciências: são presentes em Língua Portuguesa
- São utilizados para abrir ou fechar discussão
- Trabalhar a diferenças entre os gêneros textuais e expositivos
- A literatura permite criar mundos inexistentes
- Oferecer indicadores para separar a ficção da realidade
Ficção científica
- Tem identificação com Ciências: pouco utilizado
- Reconhecimento do papel crítico da ciência na sociedade
- Permite ampliar conteúdos para além dos conceitos
- Fornecer referências: aprofundar conceitos envolvidos na história
Quadrinhos
- Relação das Ciências e HQ: Super-heróis
- Limites da produção científica e sua relação com o meio: Ex. X-Men
- Combina textos e imagens
- Não existem regras para o uso: Criatividade
Crônicas
- Textos curtos, linguagem simples
- Fatos e situações cotidianas
- Quando atrelada a Ciências avança no desenvolvimento de uma leitura mais crítica
Internet
- TICs: são incorporadas à vida cotidiana, com múltiplas aplicações
- Tecnologia: crescimento rápido
- Relação com a leitura e escrita:
- professor precisa mediar
- direcionar e limitar algumas situações
- comparar o material pesquisado com os outros textos de apoio
- Pesquisa de temas da área
- Códigos: apropriar para oferecer uma leitura compreensiva
- Cuidado para não dispersar
- Livro indica sites: utilizar esta situação para aprofundar a aprendizagem