sexta-feira, 1 de maio de 2009

Competência Leitora e Escritora

SÃO PAULO (Cidade). Secretaria de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Caderno de orientação didática: referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do Ensino Fundamental da área de Ciências Naturais. São Paulo: SME/DOT, 2007.
Por que um caderno de orientações didáticas para cada área de conhecimento?
- Desenvolvimento da competência leitora e escrito responsabilidade de todos - Gêneros não são conteúdos e sim ferramentas - Difere-se em função dos conteúdos e objetivos específicos - Critério: Gênero que aparece com mais frequência
Aspectos a observar no planejamento do ensino da leitura articulado aos conteúdos das áreas de conhecimento
- Objetivos da área - Resultados obtidos nas avaliações institucionais - Em função dos dados, aprofunda-se nos gêneros - Diferentes procedimentos de leitura - Análise do livro didático - Ampliar repertório, favorecer leitura autônoma - Aprendizagem se torne mais significativa
Como organizar uma rotina de leitura com os alunos do ciclo II
- Organização do tempo - Articular ensino da leitura e da escrita com a área do conhecimento - Modalidades de leitura: - Informativo - científico - Artigo de jornal - Poema ou conto - Objetivo: permitir a convivência freqüente e intensa com o gênero textual - Atividade permanente - Leitura for detalhada: sequência didática ou projeto - Registro das rotinas
Como trabalhar com alunos que não sabem ler e escrever ou que têm pouco domínio da leitura e da escrita
- Média de alunos ainda não alfabetizados: 1,7% - SAPs, projetos de recuperação - Alunos conhecem o sistema alfabético, mas apresentam dificuldades - Para que isso ocorra, é preciso: • Favorecer o acesso ao assunto ou tema tratado nos textos, permitindo que os alunos arrisquem e façam antecipações bastante aproximadas sobre as informações que trazem. • Centrar a leitura na construção de significado, e não na pura decodificação. • Envolver os alunos em atividades em que a leitura seja significativa, despertando-lhes o desejo de aprender a ler. • Organizar trabalhos em grupo para que os alunos participem dos momentos de leitura com colegas mais experientes. • Envolver os alunos em debates orais para que expressem sua opinião sobre os temas tratados. - Garantir sucesso da aprendizagem
Ler, falar e escrever em Ciências Naturais
- Desejo que os alunos aprendam - Pontos Centrais: - Importância dos conhecimentos científicos para as sociedades contemporâneas - Falta de conhecimento compromete a cidadania, favorece a exclusão social - Contribuição de formar para e na cidadania - investigação, questionamentos, percepção, discordância - Participação responsável: autonomia do pensamento e avaliação crítica - Conhecimento científico e as tecnologias: Cuidado Verdades Absolutas - Processo ensino-aprendizagem: Ocorre pela interação professor, estudante e conhecimento - Professor mediador das múltiplas linguagens - Mais do que ensinar, precisa garantir que eles aprendam
Leitura e aprendizagem de Ciências na escola
- Relação da leitura e compreensão dos textos com a aprendizagem de Ciências - Avaliações institucionais revelam a dificuldade com o ensino de Ciências - Dificuldade com a leitura compromete a aprendizagem - Processo de leitura é contínuo, não pode ser apenas nas séries iniciais - Questão é complexa e difícil de ser simplificada - O professor de Ciências embora depende da leitura como atividade básica, não considera como necessidade ensinar - Procedimentos de Ciências oferecem condições privilegiadas para a leitura: - Modos de buscar, organizar e comunicar - Ultrapassar o modelo tradicional de aula expositiva - Formação do aluno leitor: cabe ao professor - Conteúdo procedimental - Planejar para desenvolver os conteúdos na diversidade de gêneros
O texto expositivo
- Objetivo: informar o leitor sobre determinado assunto ou tema • descrição ou lista simples; • seqüência temporal ou cronológica; • definição e exemplo; • processo/relação de causa e efeito; • comparação e contraste; • problema/solução; • episódio; • generalização ou princípio. - Útil quando não se conhece muito o assunto - Textos e esquemas
TEXTOS DA ESFERA ESCOLAR
O artigo científico e o texto didático de Ciências
- Artigo Científico: - Texto expositivo característico da área - Função explicativa e compreensão do conteúdo - Leitor com conhecimento - Lógica da Ciência é familiar - Texto didático: - Modifica-se para atender ao público - Palatável, facilmente compreendido - Como falta, o aluno nem sempre consegue construir as várias etapas. - O aluno realiza a leitura sem perceber que existe um mundo por trás - O professor precisa considerar as lacunas e garantir as informações - Interpretação condicionada ao repertório - Compreensão diferente por diferentes alunos - Significa-se ao ler em função do que já se conhece
Formas de comunicação próprias da área
Recursos de comunicação:
- Analogias: - Facilitar a comunicação de conceitos difíceis - Parte básica do pensamento humano – permite a comparação - Estratégias de cognição - Imagens: - Importante recurso: torna o texto inteligível - Apenas ilustrações: imagens estáticas - Séries Iniciais: imagens naturalistas e realistas - Séries Finais: ilustrações abstratas e esquemática - Dificuldade com elementos abstratos - Demanda de mais tempo para pensar e analisar - Comparação de imagens - Leitura seletiva - Facilidade da leitura de imagem, ignorando a leitura do texto - Favorece o processo de construção de representações - Agentes analógicos
Imagens e texto em um trabalho com um artigo de divulgação científica
- Texto e ilustração da revista Ciência Hoje na Escola
• Na composição da primeira página há a ficha técnica do animal em foco e uma ilustração artística. • Uma fotografa do animal ocupa as duas páginas centrais. • A quarta página apresenta um texto, escrito por especialista na área, com informações sobre a espécie e os motivos pelos quais ela está ameaçada de extinção. • A edição n. 171, de agosto de 2006, abordou a tartaruga-verde. - Ilustração e a foto, fornecem pistas, favorecendo a leitura compreensiva - Observação dirigida, o professor pode fazer alguns questionamentos
* Antes da leitura
- Levantamento das expectativas despertadas pela ilustração - Levantamento do conhecimento prévio - Avaliar hipótese, permitir controvérsias - Exploração dirigida: partes da ilustração – o que sugere? - Respeitar a manifestação livre: registrar na lousa - Diferenças entre as imagens: Ilustração e foto
* Durante a leitura
- Finalidade da leitura - As informações confirmam ou negam as hipóteses levantadas - O papel do autor: em alguns casos toma partido em outros não - Leitura compartilhada: nas pausas questionar
* Depois da leitura
- Relação da imagem com o texto - Confirmação das hipóteses - Situações de escrita e apresentação
O trabalho com o texto nas aulas
- Aprendizagem da leitura ocorre lendo - Ler com propósito, com orientação - O professor deve conhecer o texto antes para planejar a aula - Deve levar em consideração o ritmo e conhecer seus alunos para ajustes - Priorizar algumas capacidades para o desenvolvimento da leitura - Sugestão para ampliar a leitura: livros e sites
Atividades práticas
- Características do ensino de Ciências: atividades relevantes - São pouco frequentes - Situações privilegiadas para a leitura e escrita - Atividade experimental: texto instrucional
O livro didático
- Principal fonte de textos - Textos jornalísticos, de divulgação científica, biografias e ficção são raros - Os livros sofrerão mudanças, apresentando hoje um maior rigor conceitual - A leitura do livro didático necessidade de um conjunto de habilidade - Proporcionam situações diversificadas - Quando o uso é burocrático as possibilidades não se concretizam - A análise do livro é um trabalho de leitura - Deve planejar as ações presentes no livro - Atualizar as informações
Os jornais na escola
- Diversidade de gêneros textuais - Linguagem mais simples e atraente - As escolas recebem jornais: necessidade de uso - Conteúdo escolar com fatos do cotidiano - Organização dos jornais: Caderno de Ciências
Reportagem
- O interesse do público estabelece a demanda pela reportagem - Comparação das reportagem entre os jornais – leitura crítica
Textos literários e Ciências
- Raramente aparecem em Ciências: são presentes em Língua Portuguesa - São utilizados para abrir ou fechar discussão - Trabalhar a diferenças entre os gêneros textuais e expositivos - A literatura permite criar mundos inexistentes - Oferecer indicadores para separar a ficção da realidade
Ficção científica
- Tem identificação com Ciências: pouco utilizado - Reconhecimento do papel crítico da ciência na sociedade - Permite ampliar conteúdos para além dos conceitos - Fornecer referências: aprofundar conceitos envolvidos na história
Quadrinhos
- Relação das Ciências e HQ: Super-heróis - Limites da produção científica e sua relação com o meio: Ex. X-Men - Combina textos e imagens - Não existem regras para o uso: Criatividade
Crônicas
- Textos curtos, linguagem simples - Fatos e situações cotidianas - Quando atrelada a Ciências avança no desenvolvimento de uma leitura mais crítica
Internet
- TICs: são incorporadas à vida cotidiana, com múltiplas aplicações - Tecnologia: crescimento rápido - Relação com a leitura e escrita: - professor precisa mediar - direcionar e limitar algumas situações - comparar o material pesquisado com os outros textos de apoio - Pesquisa de temas da área - Códigos: apropriar para oferecer uma leitura compreensiva - Cuidado para não dispersar - Livro indica sites: utilizar esta situação para aprofundar a aprendizagem