sexta-feira, 29 de maio de 2009

"Modelo de comprar deve mudar", afirma Secretário de Educação do Estado de São Paulo

Vamos esperar que erros deste tipo não ocorram mais. É esperar para ver. Fonte: 29/05/2009 - Folha de S.Paulo
O secretário Paulo Renato Souza disse que vai mudar a compra de livros para as escolas. Ele quer criar uma comissão de especialistas que fará um parecer sobre cada obra.
Pergunta - Como se escolhem os livros?
Paulo Renato Souza - Cada processo teve uma sistemática. No Ler e Escrever [projeto do governador José Serra (PSDB) quando era prefeito de SP], mais da metade dos 818 títulos já era usada na secretaria municipal. O Estado usou as mesmas obras e, como alguns títulos estavam fora de catálogo, pedimos que elas [editoras] mandassem novos livros para essas faixas etárias. Quem fez a seleção foi a mesma comissão do município. Havia normas claras, que, obviamente, não foram seguidas. O que não tem sido destacado é que o programa é bom. Se há dois títulos errados, 816 são bons. Mas, de fato, foi detectado problema com o livro sobre futebol [que continha palavrões]. Quem escolheu aquele livro leu o prefácio e algumas histórias, mas não as três que eram complicadas. O segundo livro é claramente inadequado para a idade.
Pergunta - Onde ocorreu o erro?
Paulo Renato - No fato de não termos comissão formal de especialistas, que deveria ter escrito um parecer sobre cada livro. É o que faremos daqui para a frente, como eu fazia no Ministério da Educação [na gestão FHC].
Pergunta - Foi um erro da secretária Maria Helena Guimarães de Castro [as compras foram feitas no ano passado, na gestão dela]?
Paulo Renato - Foi um erro da secretaria, da coordenação do programa, não quero responsabilizar ninguém.
Pergunta - Após o primeiro problema, a secretaria disse que passava pente-fino nas demais obras...
Paulo Renato - Vai acabar hoje [ontem]. A poesia havia sido detectada na noite anterior à publicação [da reportagem de ontem]. Se houver necessidade, vamos excluir mais alguns títulos do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário