terça-feira, 14 de abril de 2009

Paulo Renato assume comando da Secretaria da Educação de São Paulo

Vamos esperar para ver. Será que mudará alguma coisa? Já conhecemos o que fez como ministro, talvez como secretário pense melhor. É aguardar, nada como um dia após o outro .
13/04/2009 - 15h42 - Uol Educação - Da Redação
Em São Paulo
O deputado Paulo Renato (PSBD-SP) assumiu nesta segunda-feira (13) a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. O ex-ministro da Educação do governo Fernando Henrique Cardoso foi anunciado como novo dirigente da pasta no dia 27 de março. Ele substitui Maria Helena Guimarães de Castro, que ficou no posto desde julho de 2007. Na versão do Palácio dos Bandeirantes, a saída de Maria Helena ocorreu por motivos "estritamente pessoais".
Marcia Gouthier/Folha imagem
Paulo Renato de Souza assume a secretaria de Educação de São Paulo

Perfil

O economista Paulo Renato Souza exercia o mandato de deputado federal pelo PSDB-SP e foi Ministro da Educação nos dois governos de Fernando Henrique Cardoso. Como ministro, criou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Provão (atual Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o Fundef (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental) e o Bolsa-Escola. Segundo seu site, Souza defende a prioridade para o ensino básico, o crescimento econômico, a geração de empregos e a democracia. Na área de educação, Souza foi também reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e secretário de educação em São Paulo na gestão de Franco Montoro. O deputado foi ainda diretor do BID (Banco Interamericano do Desenvolvimento) e coordenou o programa das duas candidaturas de Fernando Henrique. Ex-secretária
Carol Guedes/Folha Imagem
Maria Helena Guimarães de Castro deixou o comando da secretaria
Maria Helena, como havia sido anunciado pelo Palácio, continuaria prestando assessoria especial à pasta. No momento, perde os vínculos com a secretaria. Especialista em Educação, Maria Helena foi secretária-executiva do MEC (Ministério da Educação) em 2002 e presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do MEC entre 1995 e 2002, ambos os cargos durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Ela deixa o posto após desgaste na imprensa com os resultados da bonificação para professores e o mau desempenho de estudantes do ensino fundamental em português. Além disso, em março, a Secretaria de Estado da Educação foi criticada pelo governador por ter distribuído livros de geografia para alunos da 6ª série do ensino fundamental com erros em mapas. Os livros traziam um mapa com dois Paraguais e ainda erros de digitação. "Isso não é um erro que alguém possa ignorar. Ninguém acha que tem dois Paraguais. Acho que houve algum problema de impressão, mas acho que secretaria deveria revisar os materiais", afirmou o governador na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário