terça-feira, 14 de abril de 2009

Desempenho no ensino médio piora em MG

Alguns dias atrás postei uma matéria sobre o ensino médio em MG, pois lá como publicado os alunos a partir do 2 ano escolhem o que querem estudar. O resultado esta na frente de todos, mas o governo não abre mão do que chama de inovação e o píor é que acreditam de verdade que estão inovando, quando na verdade comete um retrocesso. No ensino fundamental, cresceu o número de alunos do 5º ano que atingiram o nível "recomendado" PAULO PEIXOTO DA AGÊNCIA FOLHA, Folha de São Paulo - EM BELO HORIZONTE O desempenho em português e matemática dos alunos do 3º ano do ensino médio (antigo colegial) da rede pública estadual de Minas caiu entre 2007 e 2008. Os alunos de 5º e 9º anos do ensino fundamental obtiveram resultado melhor, mas, na média, também não atingiram a meta desejada. O nível recomendado para o 5º ano era de 225 pontos ou mais em português e 225 em matemática. No 9º ano, era de 275 e 300 nas mesmas disciplinas. No ensino médio, a pontuação era de 300 e 375. Os dados são do Proeb (Programa de Avaliação da Educação Básica), que integra o sistema geral de avaliação do governo mineiro e trata especificamente desses três anos do ensino fundamental e médio. Esses dados não podem ser comparados com os de São Paulo, pois foram obtidos por metodologias diferentes. A avaliação dos alunos do ensino médio mineiro mostra, na variação de 2007 para 2008, que o desempenho do 3º ano foi negativo, sendo -0,07% em matemática e -0,04 em português. Nesse grupo, 61,8% dos estudantes tiveram desempenho "baixo" em matemática, contra 34,4% que ficaram no "intermediário". Apenas 3,8% dos alunos atingiram o nível "recomendado". Em português, 30,4% ficaram no "recomendado", 40% no "intermediário" e 29,7% no "baixo". O governo Aécio Neves (PSDB) vê "avanços", considerando a variação positiva dos alunos de 5º e 9º anos nas duas disciplinas, mas sobretudo em relação aos do 5º ano. Cresceu quase dez pontos (de 35,2% para 44,7%) o número de alunos do 5º ano que atingiram o nível "recomendado" em matemática. Em português, o crescimento foi de cinco pontos (de 26,5% para 31,5%). "Tem que investir na alfabetização", disse a secretária de Educação, Vanessa Guimarães.

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