sábado, 5 de novembro de 2011

PORTARIA DA SME INSTITUI O PROGRAMA LÍNGUA INGLESA PARA ALUNOS DO CICLO I DO ENSINO FUNDAMENTAL

Muito boa a iniciativa, mas preocupante quando os resultados apontam que os alunos ainda não sabem o básico da língua portuguesa.
Fonte: SINPEEM
A Portaria nº 5.361, publicada no DOC de 05 de novembro, institui o programa “Língua Inglesa: brincar, estudar e aprender”, destinado aos alunos do 1º ao 5º ano do ciclo I do ensino fundamental nas Emefs e Emefms, que consiste na oferta de duas horas/aula semanais. Serão duas horas/aula semanais, dentro do horário regular de aulas dos alunos.
O programa prevê que, na hipótese de não haver professores da titularidade específica, as aulas poderão ser ministradas por professores que possuam habilitação própria, independentemente da área de sua titularidade, na forma estabelecida em Portaria específica de escolha e atribuição de classes/aulas em vigor.
No entanto, é importante destacar que a Portaria em vigor não trata do assunto, visto que o programa não existia. Portanto, o SINPEEM reivindica que a SME divulgue a referida forma que será estabelecida a posteriori.
Também é importante considerar que a SME seja rigorosa na implementação deste programa, especialmente no que se refere à obrigatoriedade de os professores que escolherão as aulas possuírem habilitação em licenciatura do ensino superior no componente. A pedagogia do ensino de Língua Inglesa presente no programa é muito específica. Por isso, é necessário e prioritário que a SME ofereça a formação exigida a estes profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário