quarta-feira, 27 de abril de 2011

No Rio, um só professor ensina matemática, ciência e português

Projeto... ah ta. É assim que a educação caminha para o buraco. Se for para o 6 ano ser continuação do 5 ano, é importante que o RJ questione a legislação em vigor, pois define conteúdos específicos sim para este segmento de ensino. Duvido que um professor apenas consiga garantir a especificidade das séries finais do ensino fundamental em relação as competências e habilidade requeridas em Lingua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Inglês e Educação Física. Me desculpem e não sintam-se ofendidos, mas hoje em dia a universidade male male forma para a sua disciplina, o que dira para o conjunto delas. Daqui alguns anos veremos o quanto os cofres públicos economizaram de din din e como o indicadores cairam ainda mais, pois píor que esta, pode ficar e muito. Tenho pena dessas crianças que estão servindo de cobaia para esse projeto. Elas no fundo serão as maiores prejudicadas. Espero que ninguém mais queira copiar essa idéia genial. A economia em educação vem sempre maquiada pela questão pedagógica e não e de hoje.
Fonte: 27/04/2011 - 08h22 LUIZA BANDEIRA Folha de São Paulo
Um projeto da Secretaria Municipal de Educação do Rio está colocando um só professor para ensinar português, ciências, matemática e todas as disciplinas básicas no 6º ano (antiga 5ª série) do ensino fundamental.
Pelo sistema tradicional de ensino, os alunos têm aula com um só professor até o 5º ano (antiga 4ª série) e, a partir do 6º, têm diversos professores, especializados nas disciplinas que lecionam. Atualmente, 53 turmas fazem parte do projeto, mas no ano que vem o sistema pode ser ampliado para todas as escolas da rede.
Segundo a secretária Claudia Costin, a ideia é adiar a transição, pois alunos com 11 anos são muito novos para passar pela mudança.
Entre as vantagens do projeto, Costin aponta a criação de um vínculo afetivo mais forte entre aluno e professor. "O professor fica muito mais tempo com a turma."
Para Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP, o projeto também favorece a interdisciplinalidade. "Por ser apenas um professor vai forçar que articulações entre disciplinas seja mais presente."
FORMAÇÃO
Segundo a secretária, apesar de não terem formação específica na área, os professores não têm problemas para ensinar os conteúdos. "Estamos falando de ensino fundamental. Não existe a hipótese de o professor não conhecer o conteúdo."
Eles também têm auxílio de apostilas e recebem supervisão semanal.
Para Maria Márcia Malavasi, da Faculdade de Pedagogia da Unicamp, é essencial que os docentes passem por cursos para saber ensinar os conteúdos. "É muito difícil um professor ter domínio de todas as áreas de conhecimento", afirma.
Malavasi levanta também a hipótese de o projeto representar "uma estratégia para baratear os custos com mão de obra na escola."
A assessoria da secretaria disse que o projeto não tem a ver com economia, apenas com a questão pedagógica.

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