quarta-feira, 2 de março de 2011

FÉRIAS COLETIVAS NOS CEIs: DIREITO DOS EDUCADORES E DAS CRIANÇAS

Infelizmente existem pais que ainda acham que a escola é um depósito para os filhos e que por eles estaria aberto 24 horas por dia, todos os dias do ano, afinal de contas fazer é fácil, o difícil como sabemos é criar e ai nessa hora, joga-se a resposabilidade para os outros, no caso, a escola. O que me deixa triste é saber que a justiça ao invês de cobrar a resposnabilidade da família, faz o contrário, isenta e joga a mesma para a unidade escolar. Todos os estudos mostram o quanto é importante a referência familiar no desenvolvimento de toda e qualquer criança, dessa forma, a justiça alimenta esse distanciamento, o que é um grande erro, pois potencializa a invernsão de valores e uma sociedade ainda mais desigual. Porque a justiça não cobra desses pais planejamento familiar? melhor uso dos métodos contraceptivos? e não venham os asssitencialistas falarem que ninguém oferece isso, pq é o que mais se faz em postos de saúde hoje. Enquanto a sociedade continuar olhando para a escola como único meio para resolver todos os problemas, perderemos a essência da mesma contruindo uma sociedade injusta e desigual. Mas quem sabe, não seja essa mesma a intenção. Por favor, senhores pais, cumpram pelo menos com uma parte de sua obrigação, não a de fazer (que é a parte mais gostosa), mas a de cuidar, que é a parte mais recompensatória. Pensem nisso.
Fonte: SINPEEM
O SINPEEM conquistou, em 2007, o direito de férias coletivas para os profissionais dos Centros de Educação Infantil (CEIs), depois de muitos anos de luta. O direito se efetivou nas férias de janeiro de 2008.
Infelizmente, esta importante conquista despertou descontentamento em organizações sociais, que não compreendem que as férias coletivas, mais do que direito dos profissionais de educação é também uma necessidade para as crianças.
A própria Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) afirmam que a educação é um processo que ocorre na família, na escola e na sociedade.
Vale destacar que as férias coletivas em janeiro também permitem intervenções nos equipamentos, impossíveis de serem realizadas em período regular de funcionamento, como reformas, ampliações, manutenções, desratizações, dedetizações, entre outros.
A ação destes movimentos, no entanto, desconsiderando as características e o papel da escola na educação das crianças, motivou a Defensoria Pública a ingressar com ação contra a conquista que obtivemos junto à Secretaria Municipal de Educação (SME), que incluiu no calendário escolar as férias coletivas em janeiro, já previstas inclusive para 2012.
A decisão que ocorreu em primeira instância, depois de julgamento de recurso da Prefeitura para manter as férias, não é final, portanto cabe recurso.
Em reunião com o secretário municipal de Educação, o presidente do SINPEEM, Claudio Fonseca, reivindicou e o secretário confirmou que a SME ingressará com todos os recursos cabíveis junto ao Poder Judiciário para manter as férias coletivas em janeiro.
O SINPEEM, por seu papel na luta e na conquista deste direito, e com autoridade de quem também exige o recesso em julho, atuará para convencer a todos que agem equivocadamente, prejudicando as crianças, os profissionais de educação e o bom funcionamento das escolas.
PROJETO DE LEI PREVÊ RECESSO EM JULHO PARA OS CEIS
Na luta pela manutenção e ampliação dos direitos dos profissionais de educação, o SINPEEM continua lutando pelo recesso em julho para os CEIs, apesar das pressões de representantes de movimentos sociais para que a SME não atenda a esta justa e necessária reivindicação.
Para fortalecer esta luta do sindicato, tramita na Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 413/2009, de autoria do vereador e presidente do sindicato, Claudio Fonseca, que prevê a extensão do recesso em julho para os CEIs.
Outro passo importante do SINPEEM foi conseguir aprovar este direito durante a Conferência Municipal de Educação, realizada em junho de 2010, no Palácio das Convenções do Anhembi.
O SINPEEM convocará manifestações e realizará abaixo-assinado em defesa direito de recesso em julho, ainda que contrarie posicionamentos de movimentos sociais que não compreendem que, ao defendermos o direito de férias coletivas em janeiro e de recesso em julho, estamos defendendo a saúde dos trabalhadores em educação e a socialização das crianças com a família e a comunidade.

4 comentários:

  1. Sou professora em um CEI e posso afirmar que, nossos alunos necessitam de um período de socialização com seus familiares.As crianças começam a expressar cansaço de uma rotina vivenciada no CEI ou na creche através de suas atitudes para com seus colegas.
    Nós profissionais da área de Educação Infantil também necessitamos de cuidados e uma vida social pois, afinal, não somos cuidadores e sim, professores.

    ResponderExcluir
  2. ...Falta-me palavras para expor tamanha indignação... Até quando a escola e nós professores seremos cobrados de responsabilidades que não nos compete!!! Principalmente nós professores que atuamos nos CEIs, a sociedade precisa compreender que as creches deixaram de existir e tornaram-se Centros de Educação Infantis,com profissionais preparados e devidamente qualificados para atender as cças.Bem como deixou de ser um direito da mãe que trabalha,um depósito de cças e passou a ser um direito da cça,onde integra-se o cuidar e EDUCAR.Somos profs e cumprimos todos os deveres exigidos, onde estão nossos DIREITOS e merecemos RESPEITO!!!

    ResponderExcluir
  3. os ceis sao ,um direito da mãe que trabalha e nao onde deixar seu filho,nuca se tratou de deposito de crianças ,as mae da ceis necessitam nao tem ferias em janeiro,nem reunioes onde nao se resouve nada ,como paradas pedagogicas e reunioes bi mestrais nao proveitosas !

    ResponderExcluir
  4. A sociedade Brasileira não prepara os homens e mulheres para serem pais e mães , tudo é do jeito que der, de maneira que cabe ao governo cobrir a falta de estrutura criada por pessoas mal organizadas . Antes de ter um filho devemos pensar nele como algo bom e não um problema. O que eu vejo todos os dias, são os pequenos sendo trazidos para ficar dez horas, no Cei as vezes sem roupas para um dia inteiro, doentes , sem banho tomado em casa, carentes de afeto total.
    Estruturalmente as profissionais dos Ceis , são muito bem formadas e lidam com diferente problemas todos os dias , somente escolheram entre os muitos campos da educação trabalhar com crianças pequenas, o que não deve ser desprezado por ninguém, nas reuniões costumamos ensinar algo aos pais que por falta de uma boa educação muitas vezes não sabem nem ao menos , que doenças o seu filho pode ter na infância ou mesmo como arrumar uma mala para vir para a escola adequadamente. As reuniões pedagógicas servem, para formação e informação de um grupo que muitas vezes não consegue conversar sobre a sua escola por tamanha correria entre os corredores de um CEI no dia-a-dia,delas saem muitas idéias do que ira acontecer para as crianças.
    Por fim sou mãe, trabalho também , mas coube a mim e minha familia organizar a rotina dos meus filhos sem culpar os outros por tê-los.

    ResponderExcluir