terça-feira, 1 de junho de 2010

MEC lança manual de cursos técnicos

Fonte: 01/06/2010 Karina Chimenti do Agora
A nova edição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do MEC (Ministério da Educação) foi lançada, ontem, em um seminário em Brasília e já está disponível para consulta na internet.
A publicação foi atualizada e possui dez novos cursos, em três novos eixos tecnológicos: o militar, o de segurança e o de apoio educacional.
Criado em 2006, o catálogo é atualizado anualmente e tem o objetivo de orientar estudantes, educadores, instituições, sistemas e redes deensino, entidades representativas de classes e empregadores sobre o teor e a infraestrutura de cada uma das formações tecnológicas existentes, além de contribuir para dar maior visibilidade e reconhecimento público e social a essas graduações.
O catálogo inclui 112 graduações tecnológicas divididas em 13 eixos diferentes.
Cursos como o de produção fonográfica, agora, podem ser encontrados nas instituições que oferecem os cursos tecnológicos, o que deve auxiliar na formação desses profissionais.
Além de representar a criação de novas graduações e ampliar o acesso ao ensino superior, os cursos de tecnologia podem receber uma concepção regional, ou seja, um curso técnico em produção poderá ter sua especialidade definida de acordo com as características da região onde ele será ministrado.
O desconhecimento da população e das empresas ainda traz algumas dúvidas sobre esse tipo de formação, mas, aos poucos, a sociedade poderá compreender como o ensino tecnológico é importante para o desenvolvimento da educação. "Os cursos superiores de tecnologia, a cada dia, ganham mais espaço no Brasil, que ainda tem uma cultura bacharelesca", disse Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do MEC.
O catálogo está disponível para consultas no site do Ministério da Educação, e os interessados podem adquirir o catálogo impresso nas instituições que oferecem os cursos tecnológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário