sexta-feira, 19 de junho de 2009

SP terá mais 80 mil vagas de professores

Vamos ver quando os projetos de lei serão aprovados. Uma coisa é certa serão aprovados da forma como o governo quer, sem nenhuma alteração, salvo as solicitadas pelo próprio governo. Algumas emendas deveriam ser acatadas ou que pelo menos o governo mudasse, por exemplo a hora-aula, todos nós sabemos que não existe hora-aula de 60 minutos como consta na 836/97, elas foram alteradas pela própria SEE, sendo de 50 minutos no período diurno e 45 minutos no noturno, mas o governo insiste em manter, será que um dia cobrarão estes minutos. A que preço a lei será mantida. Não vou nem falar dos HTPCs que é chover no molhado. Com relação ao concurso que sai logo e que os interessados tenham tempo de estudar e que seja solicitado informação útil para prova e não apenas um número imenso de leis, textos, artigos e cartilhas governamentais que na prática não são usadas para nada.
Fonte: 19/06/2009 - Vinícius Segalla - do Agora
O governo estadual alterou a previsão de contratação de professores nos próximos anos de 50 mil para 80 mil profissionais. A mudança foi publicada ontem no "Diário Oficial Legislativo" do Estado, como forma de aditivo (alteração) a um projeto de lei que foi enviado pelo governador José Serra (PSDB) à Assembleia Legislativa no dia 5 de maio. Outra alteração, essa feita há duas semanas, aumenta o prazo máximo de trabalho contínuo do professor temporário de um para dois anos. O projeto ainda é analisado na Assembleia, mas deve ser aprovado com folga neste ano, já que o Executivo tem maioria entre os deputados. A contratação deve acontecer ao longo dos próximos dois anos. A ideia do governo é acabar com os chamados vínculos precários de emprego entre Estado e professores. Hoje, há entre 80 mil e 100 mil docentes temporários. Além das 80 mil vagas, outro projeto em tramitação na Assembleia prevê a contratação de mais 10 mil docentes, imediatamente após a aprovação da lei. Somando os dois projetos, serão 90 mil professores contratados, número suficiente, acredita o governo, para que a rede mantenha o menor número possível de temporários --só para emergências, como substituição de licenciados ou contratação de mão de obra extra enquanto não se abre um concurso. "A ampliação na previsão de contratados é uma boa notícia. Ficamos contentes que o governo tenha ouvido nossas reivindicações", diz Maria Isabel Azevedo Noronha, presidente da Apeoesp (sindicato dos professores).
Temporários de hoje
A maioria dos professores que trabalham atualmente como temporários não perderá suas vagas. Os que entraram na carreira antes de 2007 ganharam estabilidade através de uma lei estadual. Já os demais, de acordo com os projetos enviados à Assembleia em maio, poderiam trabalhar por apenas um ano consecutivo. Depois disso, teriam que passar por uma "quarentena" de 200 dias até estarem aptos a concorrer a um cargo público novamente. Essa parte do projeto, no entanto, também foi alterada pelo governador. Ao invés de um ano, os temporários terão dois anos como tempo máximo de trabalho. A ampliação do prazo visa reduzir a rotatividade excessiva de mão de obra nas escolas, o que seria nocivo ao processo de aprendizagem, afirma a Secretaria de Estado da Educação. "A mudança é boa, mas insuficiente. A rotatividade atrapalha o processo pedagógico", diz Maria Isabel Noronha. A expectativa do governo é que os projetos sejam aprovados, na pior das hipóteses, até outubro.

4 comentários:

  1. Então os temporários que estão na rede antes de 2007 agora são efetivos ????

    ResponderExcluir
  2. É uma palhaçada, isso sim, esse boçal do Serra, e seu servo, querendo ferrar com a educação, ahahahah, faz-me rir, contratar.......e efetivar, não seria melhor!......depois o cara quer ser candidato a presidência, enfim, o cara se acha, é vingativo, não aumenta o salário dos professores, e vem com provinhas, ou concursos pra punir, eterno e nunca presidente, deus nos livre deste ser. Vem como um rolo compressor pra cim dos funiconarios publicos. Vai perder de lavada, com estas propostas de melhorar a educação, kkkkkkkk, eudacção falida,com direito a material pedagogico pornô , 2 Paraguais etç, e o resto que Serra fala na globo é tudo propaganda enganosa, a educação vai mal, muito mal, a beira de um abismo, vai sucumbir e não demora com o deslumbrado, incompetente, alienado goverandor desgovenado que só pensa em 2010, eheheheh, vai morrer querendo ser presidente, nem do Estado de SP cuida, quiçá presidente, ora=bolas, melhora a educação seu sordido, dá um concurso pra efetivar, e não pra contratar, aff!, o sujeito é jumento msm. Quero mais é que vc se exploda com a corja psdbs, malditos, e vc Paulo Renato, adorei ver sua cara de bundão qdo Deputado Major Olimpo acabou com vc, eheheheh, bem feito, mereceu, adorei ver seu olhos esbugalhados, incompente!pau mandado do Seera, que é pau mandado de FHC. Eca!

    ResponderExcluir
  3. Então os temporários que estão na rede antes de 2007 agora são efetivos ????

    ResponderExcluir
  4. Cuidado, os OFAs categoria F tem a estabilidade vinculada a 12 horas aula por semana, caso não consigam aula e tenham participado do processo seletivo. Entretanto esta estabilidade não garante os mesmo benefícios dos Estáveis pela Constituição Federal.

    ResponderExcluir