domingo, 5 de abril de 2009

PROFESSOR SÓ PODE FICAR DOENTE SEIS VEZES POR ANO

PRECISAVA COLOCAR ESTE EDITORIAL, PORQUE DA FORMA COMO ESCREVEM PARECE QUE PROFESSOR NÃO TRABALHA, E COMO SEMPRE JULGAM SEM SABER DA REALIDADE. INFELIZMENTE MUITOS (E SÃO MUITOS MESMOS) PROFESSORES ADOECEM PELA PRÓPRIA ESCOLHA. DAR AULA NA ESCOLA PÚBLICA NÃO É NADA FÁCIL, MUITAS SÃO AS MAZELAS QUE ENCONTRAMOS NA ESCOLA, NO SISTEMA E PRINCIPALMENTE NO ALUNADO, QUE ENFRENTAM MUITAS DIFICULDADES E TRAZEM ISSO PARA DENTRO DA SALA DE AULA, E SEMPRE SOMOS ORIENTADOS A ENTENDER, A COMPREENDER, A DAR OUVIDO AS NECESSIDADES DOS JOVENS, ESTA CORRETO. É ISSO MESMO, PRECISAMOS RECEBER E ACOLHER BEM NOSSOS ALUNOS, MAS NÓS TAMBÉM PRECISAMOS DE AFETO, CARINHO, ATENÇÃO E ACIMA DE TUDO RESPEITO, TAMBÉM PASSAMOS POR DIFICULDADES DE TODOS OS TIPOS, TAMBÉM TEMOS PROBLEMAS, PORQUE COMO OS ALUNOS, SOMOS TODOS SERES HUMANOS VULNERÁVEIS AOS ACONTECIMENTOS DO NOSSO COTIDIANO. PRECISA DE UMA LEI PARA COLOCAR ALGUNS LIMITES, NINGUÉM NUNCA QUESTIONOU, O QUE INCOMODA E QUE OS JORNAIS, TRABALHAM A INFORMAÇÃO COM OS DADOS ESTATÍSTICOS, COM GRÁFICOS, TABELAS, NÚMEROS E SOMOS SERES HUMANOS, TEMOS FAMÍLIA, E DE ACORDO COM A LEI PROFESSOR SÓ PODE FICAR DOENTE SEIS VEZES POR ANO, E APENAS UMA VEZ AO MÊS, CLARO QUE TEMOS O DIREITO DA LICENÇA-SAÚDE, MAS QUEM CONHECE BEM COMO SÃO OS PROCEDIMENTOS NO DPME, SABE QUE POR VEZES É MUITO MAIS FÁCIL ASSUMIR AS FALTAS, PARA EVITAR AINDA MAIORES PROBLEMAS. O BÔNUS QUE ESTABELECE O DESEMPENHO ATRAVÉS DA MERITOCRACIA E É COLOCADO COMO ALGO INOVADOR, NÃO INOVA NADA, O IDESP DE MUITAS ESCOLAS EM 2008 FICOU PIOR DO QUE EM 2007, E ALGUMAS ESCOLAS QUE TINHAM UM IDESP MUITO PEQUENO CONSEGUIU ATINGIR OU ULTRAPASSAR A META, E OUTRAS JÁ COM UM IDESP ALTO E QUE NÃO CONSEGUIU E NÃO FICOU NOS 10% QUE O GOVERNO PERMITIU QUE RECEBESSE FICARAM SEM. SERÁ QUE ISSO É JUSTO? SERÁ QUE ESSES SÃO OS CRITÉRIOS QUE ESTABELECEM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, UMA ESCOLA PARA TODOS E DE QUALIDADE PARA TODOS. PENSANDO NOS ÍNDICES DE CADA ESCOLA TEMOS CLAREZA QUE QUALIDADE É PARA POUCOS. PRECISAMOS DE CONDIÇÕES DE TRABALHO, VALORIZAÇÃO DA CARREIRA E DO PROFISSIONAL, NÃO PODEMOS SER COM PERDÃO DA PALAVRA "PROSTITUTOS DA EDUCAÇÃO", POIS DE MODO GERAL OS PROFESSORES TRABALHAM PARA QUE SUA ESCOLA SEJA SEMPRE A MELHOR. MAS SOMENTE OS PROFESSORES E GESTORES, NÃO REALIZARÃO TAL PROEZA E OLHA QUE MUITA COISA SE FAZ NA ESCOLA GRAÇAS NÃO A POLÍTICAS PÚBLICAS, MAS AO ENVOLVIMENTO, ARTICULAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS PROFESSORES, QUE SÃO MUITOS. COMO EM TODA PROFISSÃO EXISTE AQUELES QUE NÃO CORRESPONDEM, MAS COMO EM TODA PROFISSÃO ESTES SÃO A MINORIA E NA EDUCAÇÃO NÃO PODERIA SER DIFERENTE, POR ISSO PASSEM A FALAR E A ESCREVER PELO MILAGRE QUE MUITOS FAZEM DIARIAMENTE TENTANDO DAR UMA AULA DIGNA E DECENTE, COM QUALIDADE, COM MOTIVAÇÃO NÃO APENAS DE ENSINAR, MAS TAMBÉM DE PERMITIR QUE O ALUNO APRENDA, PQ COMO DIZ PAULO FREIRE "NINGUÉM EDUCA NINGUÉM, NINGUÉM SE EDUCA SOZINHO, NÓS NOS EDUCAMOS EM COMUNHÃO". PARABÉNS AOS PROFESSORES QUE NA SUA GRANDE MAIORIA SÃO GUERREIROS, PQ LUTAMOS DIA A DIA POR UMA ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE, MESMO QUANDO DEIXAMOS NOSSOS PARENTES DOENTES EM CASA, OU QUANDO VAMOS TRABALHAR DOENTE. A VOCÊS MEUS PARABÉNS. Editorial do Jornal Agora São Paulo 04/04/2009 Menos faltas A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou que o número de faltas de professores justificadas com atestados médicos caiu 56% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2008. É um número impressionante. Ele confirma o acerto da lei aprovada no ano passado que limitou a possibilidade de faltas sem desconto no salário. Pelas regras anteriores, os servidores podiam faltar até metade do ano sem terem desconto dos dias perdidos, desde que as ausências fossem em dias alternados e com atestado médico. A diminuição nas ausências indica que estava ocorrendo um abuso na utilização desse benefício. Quem não é funcionário público sabe que não existe moleza para as faltas que não forem causadas por problemas de saúde. O cidadão é descontado e fica mal com a chefia. Além disso, todos sabem que uma forma de melhorar o salário é se dedicar mais, favorecendo o serviço de todos. Não existe razão para ser diferente no serviço público. Por isso, é positiva também a introdução dos bônus por produtividade nas escolas estaduais. Professores e funcionários das escolas que melhoraram o desempenho dos alunos receberam pela primeira vez no contracheque um valor extra, que chegou a até 2,9 salários adicionais. Espera-se que essas medidas provoquem uma melhora nas escolas estaduais nos próximos anos. A queda nas faltas dos docentes já foi um sinal positivo. Falta agora às autoridades melhorar a remuneração e o treinamento dos professores.

Um comentário:

  1. Olá João, tudo bem?? Acredito que tais medidas, como o "ficar doente somente por 6 meses" é uma forma de impedir que a minoria de mals profissionais acabe prejudicando a educação de seus alunos. Vira e mexe surgem notícias de que professores não se mantém em uma mesma escola por mais de um ano ou mesmo por mais de alguns meses, e o maior prejudicado nesse caso, é o aluno, pelo menos aqueles que querem realmente aprender. Imagino a batalha dos professores todos os dias, e entende-se o motivo de tantas mudanças de escolas, afinal, é desanimador dar aulas para um "público" que não quer aprender e vê a escola como um local para extravasar seus problemas de casa ou da rua. Solução para isso? Muito difícil. Afinal, boa parte da educação do aluno vem de casa, e é muito difícil governo ou qualquer outro órgão controlar isso. Mas talvez uma mudança mais radical no sistema educacional de base seja um bom início. Acredito que a escola deva tornar o ensino mais atrativo. Deva fazer o aluno querer aprender e a buscar o conhecimento e o professor sozinho não consegue fazer isso porque está preso a algumas regras. O ensino no Brasil segue as mesmas maneiras que o as do fim do século XIX. A velha maneira de aluno na carteira e professor com giz e lousa, pelo menos na minha concepção deve ser modificada. Afinal no mundo como hoje em que tudo acontece muito rápido e com novidades a toda hora, acaba sendo entediante ficar sentado na carteira ouvindo o professor um assunto que não interessa ao aluno. O ensino hoje para mim deve seguir as tendencias da internet, como a WEB 2.0, onde o usuário contribue no conteúdo. O aluno não deve apenas sentar e escutar. O ambiente deve ser de contribuição. O aluno deve fazer a aula e o professor apenas orientá-los de como encontrar o conhecimento necessário. Para finalizar, além das matérias tradicionais, problemas do cotidiano deveriam ser trazidas para dentro da sala de aula como um pouco de economia, admnistração, etc. O aluno deveria aprender na escola também, como pagar uma conta no banco, como consertar uma torneira pingando, trocar um chuveiro, enfim, coisas que hoje em dia não se aprende na escola e deveria.

    Acho que escrevi bastante, hehehe, mas espero ter contribuido

    Douglas Vidotto Carvalho

    ResponderExcluir